Conectar

Ver Versão Completa : velocidade qdo tracionado

marco cruz
04/02/2004, 11:34
Pessoal, uma dúvida:
por que não podemos ultrapassar a vel. de 40km/h com a 4x4 acionada? (a pergunta é puramente técnica, esqueçam o lado segurança).
Seria um problema de rolamentos - roda livre, etc? ou a caixa de transmissão não agüenta?

leopoldo
04/02/2004, 11:51
É porque o jeep não tem diferencial central.

Aliás, 4x4 é só na lama. Nem na terra deveria ser usado.

marco cruz
04/02/2004, 11:58
Leopoldo, quer dizer que esse é o único motivo?

Continuando, o que o dif. central alteraria no caso específico?

Mais uma: pelo que sei, apenas os veículos com tração integral têm dif. central, correto? E como ficariam os outros?

leopoldo
04/02/2004, 12:09
1- Só por causa disso.

2- No 4x4 integral, diferencial central permite que existam diferenças entre as rotações dos 4 semi-eixos e entre sobre tudo....o diferencial dianteiro e traseiro.

Ou

Você acreditava que todo mundo girasse junto e na mesma velocidade????

Pois é, isso não acontece.

marco cruz
04/02/2004, 12:19
Leopoldo, na verdade a minha pergunta é como ficam os outros carros e não os outros diferenciais :P
Por ex. Samuca, TR-4, Wrangler, pick-ups, etc.

Ok, mais uma pergunta: o que acontecerá caso o jeep passe de 40km/h?
Os rolamentos da roda livre vão pro saco (isso já sei); o que mais?

leopoldo
04/02/2004, 12:52
Pois é,

Todos os 4x4 integrais , ou seja com câmbios full-time não tem limitação de velocidade com o diferencial central destravado.

Caso o full-time esteja com o diferencial central travado, então cai no mesmo caso do jeep, que é um part-time.

e 40 km/h ....é até alta demais, eu diria uns 20 km/h máximo.

Agora, a roda livre não tem rolamento. Nem que tivesse, o problema não é rolamento mas sim o cambio e o conjunto planetária/satélite

É lá que a coisa estoura.

Como cada roda vira sempre numa velocidade diferente uma das outras, existem permanentes diferenças a serem compensadas, a nível de torções nos eixos e de lá para cima do conjunto da transmisssão