Ver Versão Completa : Sw4 para volta ao mundo 2011 ou 2015?
Otaviano Oliveira
11/08/2022, 17:41
Olá pessoal estou pensando em montar uma sw4 camper pra dar uma volta ao mundo, já rodei do ushuaia aos estados unidos numa kombi, rodei nos estados unidos com uma toyota sienna 2011 e fui até o alaska, e agora to querendo ir de sw4 pro rolê no mundo.
A dúvida seria:
Vou de sw4 2011/11 ou sw4 2015/15?
Queria pegar o último modelo dos "anos" porque geralmente eles vem com as melhorias da epoca. Não quero pegar mais novas pois devo precisar em algum lugar que ela aguente um diesel ruim (mas 90% do mundo pra mais já tem combustivel bom).
é isso! Aceito sugestões e "melhorias" que já fizeram em suas sw4 pra não quebrar, não ando rápido, não preciso de mais força, mas um relóginho a mais na temperatura nunca faz falta! Hahaha!
Sonhador
12/08/2022, 08:44
Não sei optar pelo modelo de Hilux , mas veria como foi a venda desses modelos pelo mundo , pois isso dira a disponibilidade de peças ,
Não disse como e seu perfil de viajante , se vai nas trilhas , ou preferencialmente ambientes de estradas e cidades ...
Mas penso que uma preparação leve (suspensão com aumento de altura , protetores de carter de diferencial , talvez parachoque mais reforçado , etc....)
Emerson Höpner
12/08/2022, 12:42
Opa.
O negócio é ir "Vivendo Mundo Afora"...
Eu sou da opinião que o melhor é o que você pode pagar e manter... E para uma viagem longa destas, tu com certeza vai concordar, precisa antes de qualquer coisa ser um veículo confiável.
No teu lugar pegaria a mais nova possível, dependendo até a gasolina mesmo se o custo do combustível lá fora for mais interessante.
josegalego
12/08/2022, 14:54
Para ambas as escolhas, eu colocaria um bom sistema de pre-filtro de combustível (Racor aqui) e um sistema de monitoramento via OBD2 por exemplo - não é tão comum na Diesel, porém existem.
Quanto ao ano, leve em conta de ambas são D4D, que já são Common Rail, sendo a 2011 o fim da 1a revisão e a 2015 a última da geração 2012-2015. Na 2015, na teoria já precisa de Diesel com baixo teor de enxofre.
Nesses dois anos, acredito que só com cambio automático, 4 velocidades na 11 e 5 na 15. Se desejar cambio mecânico, precisa voltar um pouco, e ai tome cuidado com as 2012-13.
Boa procura!
Otaviano Oliveira
12/08/2022, 15:54
Para ambas as escolhas, eu colocaria um bom sistema de pre-filtro de combustível (Racor aqui) e um sistema de monitoramento via OBD2 por exemplo - não é tão comum na Diesel, porém existem.
Quanto ao ano, leve em conta de ambas são D4D, que já são Common Rail, sendo a 2011 o fim da 1a revisão e a 2015 a última da geração 2012-2015. Na 2015, na teoria já precisa de Diesel com baixo teor de enxofre.
Nesses dois anos, acredito que só com cambio automático, 4 velocidades na 11 e 5 na 15. Se desejar cambio mecânico, precisa voltar um pouco, e ai tome cuidado com as 2012-13.
Boa procura!
Na minha crença as 2015 aguentam ainda o diesel antigo, vendo em outros comentários muita gente diz que até só usa o antigo por acreditar fazer melhor para oseu veiculo. O intuito é rodar com o mais abundante da atualidade que é o S10... mas caso precise ela beba "o que vier" kkk!
Otaviano Oliveira
12/08/2022, 15:56
Vi esse sistema OBD2 na internet esses dias! Pareceu bem interessante porque dá um par de informações do motor em tempo real, não só o arrefecimento.
josegalego
12/08/2022, 20:03
Na minha crença as 2015 aguentam ainda o diesel antigo, vendo em outros comentários muita gente diz que até só usa o antigo por acreditar fazer melhor para oseu veiculo. O intuito é rodar com o mais abundante da atualidade que é o S10... mas caso precise ela beba "o que vier" kkk!
Acredito que a contaminação do Diesel (por água, solventes etc) é a maior preocupação e pode prejudicar o motor rapidamente.
josegalego
12/08/2022, 20:07
Vi esse sistema OBD2 na internet esses dias! Pareceu bem interessante porque dá um par de informações do motor em tempo real, não só o arrefecimento.
A minha é gasolina (como comentei acima mais fácil de achar compatibilidade), olhe duas telas:
579510579511
Fiquei dependente e como pode ver, fiz um esquema com um tablet, recomendo para todo mundo que tenha uma viatura com idéia de ter controle dela.
A minha é gasolina (como comentei acima mais fácil de achar compatibilidade), olhe duas telas:
579510579511
Fiquei dependente e como pode ver, fiz um esquema com um tablet, recomendo para todo mundo que tenha uma viatura com idéia de ter controle dela.
Show!:palmas::palmas::palmas:
Otaviano Oliveira
13/08/2022, 13:40
Que maneiro isso! O que você comprou e qual app se tá usando pra fazer esse controle?
josegalego
13/08/2022, 14:37
Que maneiro isso! O que você comprou e qual app se tá usando pra fazer esse controle?
C U I D A D O !!!! Isso vicia.
Precisa ver a compatibilidade do carro. No meu caso, a SW4 é identica as 4Runner de 3a geração que vendeu muito nos EUA. Num vídeo no YouTube vi o Timmy the Toolman mostrando esse do link abaixo. Fui num evento e comprei na Amazon.
Amazon.com (https://www.amazon.com/BAFX-Products-Wireless-Bluetooth-Diagnostic/dp/B005NLQAHS/?th=1)
579512
Até onde pesquisei, é importante ter o chip ELM327, e ter cuidado com imitações muito baratas. Mas tem muitas no Mercado Livre e pelos preços dá para comprar e testar.
Resumindo, coloca ele na porta OBD2, e pareia via Bluetooth. No Android, smartphone ou tablet (com a idade o tablet ajuda rsrs) você usa o programa Torque, eu depois já comprei o pago Torque Pro. Ele permite criar uns dashboards, tem gente que faz miséria.
Olhe este vídeo:
How to monitor your vehicle's health - Torque Pro App - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UXzu1G9wzpQ)
O cara deve trabalhar com BI hehe.
Ando 100% do tempo com ele.
josegalego
13/08/2022, 14:44
Complementando:
Consegue ler os eventuais códigos de erro, dá até para limpa-los.
Eu tenho grande segurança com ele, você vai se adaptando e entendendo como o carro se comporta. Um exemplo: numa subida longa, como a de Campos do Jordão, o fluido da transmissão automática esquenta bem, com o monitoramento ali, você consegue ir dosando, e usando marchas mais reduzidas por exemplo.
Eu cheguei a colocar num carro mais moderno, e ele consegue muito mais coisas, como a % de etanol no combustível. Como disse virei dependente mesmo.
Depois de definido sua viatura, recomendo muito instalar algo semelhante. Se por acaso for a gasolina, se não me engano foi obrigatório de 2006 aqui no Brasil. Os carros a diesel tem algumas mudanças, e acho que as mais novas funciona também, só não sei lhe dizer de que ano em diante funciona.
C U I D A D O !!!! Isso vicia.
Precisa ver a compatibilidade do carro. No meu caso, a SW4 é identica as 4Runner de 3a geração que vendeu muito nos EUA. Num vídeo no YouTube vi o Timmy the Toolman mostrando esse do link abaixo. Fui num evento e comprei na Amazon.
Até onde pesquisei, é importante ter o chip ELM327, e ter cuidado com imitações muito baratas. Mas tem muitas no Mercado Livre e pelos preços dá para comprar e testar.
Resumindo, coloca ele na porta OBD2, e pareia via Bluetooth. No Android, smartphone ou tablet (com a idade o tablet ajuda rsrs) você usa o programa Torque, eu depois já comprei o pago Torque Pro. Ele permite criar uns dashboards, tem gente que faz miséria.
Olhe este vídeo:
How to monitor your vehicle's health - Torque Pro App - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UXzu1G9wzpQ)
O cara deve trabalhar com BI hehe.
Ando 100% do tempo com ele.
Vai faltar tempo e olho para dirigir, de tanta informação!:mrgreen:
Parece-me que as 2011 eram tração integral full time, as 2015 já eram 4x2. isso faz diferença. quanto a motor e qual o diesel que pode ser usado, não sei.
Olá pessoal estou pensando em montar uma sw4 camper pra dar uma volta ao mundo, já rodei do ushuaia aos estados unidos numa kombi, rodei nos estados unidos com uma toyota sienna 2011 e fui até o alaska, e agora to querendo ir de sw4 pro rolê no mundo.
A dúvida seria:
Vou de sw4 2011/11 ou sw4 2015/15?
Queria pegar o último modelo dos "anos" porque geralmente eles vem com as melhorias da epoca. Não quero pegar mais novas pois devo precisar em algum lugar que ela aguente um diesel ruim (mas 90% do mundo pra mais já tem combustivel bom).
é isso! Aceito sugestões e "melhorias" que já fizeram em suas sw4 pra não quebrar, não ando rápido, não preciso de mais força, mas um relóginho a mais na temperatura nunca faz falta! Hahaha!
Olá Otaviano. Apesar de você estar pensando em uma SW4, na minha opinião uma Hilux com carroceria seria melhor para o tipo de viagem que vocês fazem, pois montando uma Camper na carroceria da Hilux, é possível instalar até um banheiro com porta-pote e chuveiro e cozinhar dentro da Camper, em pé. A Vanessa vai gostar e também é uma questão de saúde, para não ficar com problemas na coluna cervical.
Você conhece o Edu e a Franci do canal Viajo Porque Preciso? Eles viajaram pela América do Sul com uma Hilux/2.009 (se não me engano) e não tiveram nenhum problema sério com o carro. Tem até um vídeo antigo deles "Tour no Camper mais leve do mercado, com banheiro" que é muito elucidativo. Agora eles venderam a Hilux e estão montando uma Van Sprinter e eles são daí do Sul também. Creio que podem te passar dicas valiosas, inclusive das melhorias no carro, como um lift leve e pneus um pouco maiores.
Outra pessoa que talvez possa te ajudar na escolha do ano da Hilux e na sua preparação/revisão é um mecânico chamado Netão, toyoteiro e especialista em Hilux que tem uma oficina em Sinop no Mato Grosso e tem um canal chamado B.D.A 4x4.
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