PDA

Ver Versão Completa : Toyota SW4 2015/15 Volta ao Mundo



Otaviano Oliveira
09/08/2022, 20:54
Fala pessoal tudo bem! Estou pensando em montar uma SW4 15/15 camper para rodar o mundo. Em minhas análises é um motor 4D4 confiável, mecânica mundial, e sendo 15/15 vem com o motor da geração 12/15 mais ajustado, afinal é o último antes da troca. Quem é toyotero aí a muito tempo, tem alguma dica de adaptação para melhorar ainda mais o controle/vida útil do motor? Tipo, colocar um sensor extra da temperatura do motor, etc! É isso! Valeu!

AlonsoFausto
16/08/2022, 15:30
Fala pessoal tudo bem! Estou pensando em montar uma SW4 15/15 camper para rodar o mundo. Em minhas análises é um motor 4D4 confiável, mecânica mundial, e sendo 15/15 vem com o motor da geração 12/15 mais ajustado, afinal é o último antes da troca. Quem é toyotero aí a muito tempo, tem alguma dica de adaptação para melhorar ainda mais o controle/vida útil do motor? Tipo, colocar um sensor extra da temperatura do motor, etc! É isso! Valeu!



OtavianoVMA, o motor 1kdftv ("D4D") não tem histórico de problemas com temperatura [isso era coisa do 1kzt, aquele 3.0 das Sw4 mais antigas (1996/2002) e, ainda assim, há controvérsias].

Para o uso que vai fazer com o carro, eu acho mais importante melhorar o sistema de filtragem do diesel, porque os motores common rail - bicos e bomba de alta - são ainda mais sensíveis às impurezas. Neste caso, um bom pré-filtro, com separador de água, é o indicado e super fácil de adaptar.

Considerando que vai "rodar o mundo" e andará por temperaturas altas e baixas, um manômetro de pressão de óleo trará um mundo de informações quanto à saúde do conjunto. Apesar da parte de baixo do radiador já ser separada e dedicada ao resfriamento do óleo de câmbio, dedicar um pequeno radiador (pode usar um de moto) para o óleo do câmbio AT tb é indicado.

No mais, há um mundo de preparação e modificação, mas tudo depende da proposta de uso do carro.

Abraço