Conectar

Ver Versão Completa : Rebaixar Cabeçote - Motor Original

ROMEULOVSKI
10/06/2006, 21:48
Galera,

Gostaria de informações sobre o qto pode-se rebaixar no cabeçote do motor original 1600 do Niva, visto que estarei instalando o Kit Aerocar e oportunamente pretenderia rebaixar tb o cabeçote para dar uma apimentadinha a mais. Compensa? Como deve ser feito?
Pretendo manter ele rodando a gasolina mesmo.
()S

santiagoniva
11/06/2006, 20:16
Meu colega;

Eu ja fiz varias alterações no motor do meu Niva, e si tu va a colocar o Kit da Aerocar, que tambem coloquei..... Tu so va a sentir a diferença ao motor original, quando trocar o conjunto completo (ignição eletronica, cabos de vela, velas, sistema eletrico ok, dimensionar o escapamento e troca de carburador, desborbulhador, filtro de ar)..... so ai que ele muda... E ainda vou te relatar, ja que a minha e do dia a dia.

Eu moro en Porto Belo, SC, esactamente no Morro dos Zimbros e um morro que divide a peninsula de Bombinhas de Canto Grande. Ou seja subo e deço morro todo dia, bravo, com chuva, com lama... ate para tu imaginar o verão pasado choveou tanto que deslizou no caminho uma pedra de 15 m e ficamos ilhados por uma semana.... E punk!!!
O Niva quando original subia até minha casa em segunda marcha dando solavanco no cruze de uma ponte... hoje ele sobe em segunda e terceira marcha com o motor mas solto, reducida agora e so para brincar, o barulho ficou legal, firme mas discreto, a celeração e ultrpassagem e boa; mas a velocidade final no pasa de 100 / 110com vento a favor. Tenho pNeu original e todo em ordem.....
Agora para obter mas velocidade estou indo a procura de um turbo compressor para instalar e troca da relação de diferencial...

Espero que a minha experiencia sirva , e possa fazer uma boa escolha na hora de começar a gastar$$$$$$$ boa sorte

ROMEULOVSKI
11/06/2006, 23:23
Caro Santiago,

Obrigado pelas informações. Para melhor esclarecer, estou instalando o comando de válvulas da Aerocar, o Webber 460, a bobina Accel Stock, os cabos de vela Accel, o filtro de ar esportivo, as velas Champion.
O escapamento dimensionado 4x1 e a ignição eletrônica meu Niva já possui.
Minha intenção era a de aproveitar que eu tenho que desmontar o cabeçote (para retirar uma arruela que eu deixei cair dentro do motor qdo da retirado do filtro de ar - putz!!!) e fazer esse rebaixamento. O problema é que eu ainda não sei o qto eu teria que aplainar para rebaixá-lo para que fique com uma taxa de compressão boa e que evite a pré-detonação pois eu não vou converter meu Niva pro álcool.

Qto ao resultado desta preparação, verei neste final de semana. Espero q fique mesmo mto bom como vc relatou.

Gostaria que me falasse sobre o desborbulhador. Qual é a vantagem desta peça? Eu vi num site que vendem esta peça para se colocar na linha de entrada do carburador, é sobre esta mesmo que vc se refere? Como esta melhora a perfomance do Niva? Gostaria de mais informações sobre a mesma. Se for viável vou procurar instalá-la tb. Valeu, abraços.

Mineiro do Cerrado
12/06/2006, 06:28
Olá Fabiano!!!

Depois de ler o tópico e dar uma "carona" ontem pro Romeu tô achando que dá próxima vez que formos pra Serra eu e o Mercúrio vamos chegar uma tarde depois de você e do Romeu lá!!!! hehehe :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Mas tudo bem...chegando...

Se o Romeu sair do Dr.Charles antes do final de semana que tal darmos uma voltinha sábado à tarde? :roll:

Abraços.... :concordo:

Rones Jr
12/06/2006, 10:58
Galera,
vamos lá...tb quero saber: quem rebaixou o cabeçote e manteve gasolina tirou quanto? 0,4...0,5?? Quanto custou....? Este serviço é mesmo q fazemos quando empenamos o cabeçote?

santiagoniva
12/06/2006, 21:20
Meu caro acho que não compensa mexer no cabeçote , ja que dependendo de como for feito (angulo de valvulas, etc) voce vera outros resultados no carro, so em altos giros, aumentara o consumo de gasolina, mas voce sabe que eso não significa aumento de torque. Potencia em HP e torque som cosas diferentes. O desborbulhador colabora em evitar a entradade ar pela linha da gasolina no carburador, deixando o funcionamento da bomba mas estavel... e o retorno e ao tanque de gasolina. Vale a pena eu vi diferença na aceleração.

Santiago

Rones Jr
13/06/2006, 11:43
Putz, sempre achei que rebaixar o cabeçote aumentaria o torque e não a potência, por aumento de compressão sem aumento de capacidade cúbica, fazendo com que o motor gire e responda mais rápido. Como então poderia aumentar o torque?

ROMEULOVSKI
21/06/2006, 17:51
Camaradas,
Segundo o Gilberto Perrela da Aerocar, deve-se rebaixar 0,7 mm no cabeçote. Desta forma, "o motor melhorará o torque, reduzirá o consumo e ficará redondinho" - palavras dele.
()s

boimev
22/06/2006, 00:32
Deixa eu só fechar meu raciocinio de ignorante em mecanica, ainda mais motor.
É só "abrir" o motor, rebaixar o cabeçote em 0,7mm e fecha-lo novamente e ele "zaz" tem mais torque?
Se for, vou nessa tb.
Será que dava para fazer esse procedimento e ainda fazer o up-grade com os pistões de tempra que o pessoal faz?

[]´s retificados

boimev
29/06/2006, 10:38
Deixa eu só fechar meu raciocinio de ignorante em mecanica, ainda mais motor.
É só "abrir" o motor, rebaixar o cabeçote em 0,7mm e fecha-lo novamente e ele "zaz" tem mais torque?
Se for, vou nessa tb.
Será que dava para fazer esse procedimento e ainda fazer o up-grade com os pistões de tempra que o pessoal faz?

[]´s retificados

Só repassando por causa da mudança do forum....

renepeter
29/06/2006, 21:46
Simplesmente rebaixar uma determinada altura do cabeçote, não quer dizer muito.
Vamos por partes:
1 - com o cabeçote em mãos, escolhe-se uma das câmaras de combustão que esteje com as duas válvulas fechadas, coloque ele em uma superfície plana ou calce-o para que fique de cabeça para baixo e nivelado.
2 - com um seringa graduada (isso é para quebrar galho, o certo é com uma bureta, acho que é esse o nome), meça o volume da cavidade do cabeçote (câmara de combustão), utilize óleo diesel para isso.
3 - ainda com a seringa, meça o volume da cabeça do pistão (cavidade, que também pertence a câmara de combustão).
4 - some os dois volumes; como a taxa de compressão do Niva é de 8,5:1 e a cilindrada real é 1.570cm3; teremos um volume unitário por cilindro de 392.5cm3, comprimindo isso 8.5 vezes, teremos que ter uma câmara de combustão com 46.18cm3 (soma da cavidado do pistão, mais a cavidade do cabeçote, e mais o volume relativo à junta do cabeçote).
5 - devemos arbitrar uma nova taxa de compressão, em função de conhecimento e da finalidade que se quer atingir, mas vamos no exemplo utilizar uma taxa de 9.5:1, que nao seria nada absurda e com a quantidade de álcool na gasolina, nao deve dar problemas e nem afetar a durabilidade do motor de forma significativa.
6 - então se a taxa desejada é de 9.5:1, devemos ter o seguinte volume na câmara de combustão: 1.570cm3 dividido por 4 cilindros, igual a 392,5; esse resultado dividido por 9.5 dará 41.32cm3, e esse será o novo volume da câmara de combustão.
7 - ai entra geometria para determinar a altura a ser tirada do cabeçote.
Fácil? sim e muito.

boimev
30/06/2006, 22:58
Boa explicação Rener eu quase entendo....auahuaha, brincadeira.
Mas traduz uma coisinha aqui pro leigo, as cc continuam as mesmas, o que aumenta é a taxa de compressão, no real, no acelerador, o que ganho?
Qual a diferença que vou sentir no carro? Utilizando esse seu exemplo, por exemplo.

[]´s

renepeter
01/07/2006, 22:54
Márcio,
A cilindrada é a capacidade volumétrica do motor, ou seja, o que cabe de mistura (ar e combustível) dentro dele (clindros). Com o rebaixamento do cabeçote, ou aumento da taxa de compressão a cilindrada se mantem inalterada, ou seja, é 1.6, vai continuar 1.6. Porém a taxa de compressão, que é a relação entre a capacidade nominal do motor e o volume da câmara de combustão é que será alterado. Quantas vezes a mistura será comprimida é que muda. Ficou claro?
No acelarador não ganha nada. rsrsrsrs. Brincadeira, nesse ponto, tudo vai depender dos "demais" e do que foi feito. É difícil dar um valor para isso, porque normalmente esse tipo de modificação é feito em "pacotes", são várias ou algumas coisas feitas na mesma vez que você abre o motor. Mas que ganha em desempenho, isso é certo. Mas também não adianta extrapolar, acaba comprometendo a vida útil de seu motor (ops - do carro).
E a questão de sentir a melhora, pode ser até quase como tomar placebo em vez de remédio. Para sentir a melhora você tem dois caminhos, o primeiro é fazer medições antes e medições depois, tipo velocidade, arrancada (aceleração), ou até mesmo em dinamometro (é muito caro para quem está buscando uns 10 a 15CV a mais e uns kgfm de torque). Outro caminho é conhecer o carro, mas bem mesmo, e depois de feito comparar empiricamente (no achometro mesmo). Já vi gente na rua, de carro 1.0 que só porque rebaixou o cabeçote, passou a tirar onda, parecendo que estava de turbo completo, e nem sabia o quanto foi rebaixado (em mm) e nem que taxa de compressão estava usando.
Mas pode usar 9.5:1 como no exemplo, é uma taxa consagrada entre os niveiros e nao é abusiva a ponto de prejudicar a vida útil do motor, ainda mais que os Nivas foram feitos para gasolina nao para mistura como a nossa.
Mas tudo o que eu ouvi falar é que esses 9.5:1 dá um folego extra para o Niva, faça os cálculos ai, depois coloca na lista quantos mm dá isso de rebaixamento do cabeçote. Não faço as contas para você porque meu Niva me serve no dia a dia e está bala (e eu ajo como o Parreira, time que está ganhando nao se mexe kkkkkkkkk)
QQ dúvida me contate por mail direto, em PVT.
Abraço,

boimev
02/07/2006, 13:52
Vlw Rener, mais claro que isso só a luz do sol.
Acho que não vou mexer poragora tb não, só to com o carro a 90 dias e só tava saindo final de semana, agora parei para fazer a chaparia geral. Deixa eu rodar bem nele, depois penso nessa modificação, vou só mandar consertar a folga da corrente.

[]´s

sthefano leandro
02/07/2006, 18:18
Estou tirando esse kit do meu niva, pois ele acaba com os cilindros do motor segundo meu mecânico (dino rj) é o 6° que ele esta tirando.
na minha opinião na vale apena mas caso alguem queira eu vendo o meu kit!

renepeter
02/07/2006, 20:42
Stefano,
Quer quanto no comando? Quanto tempo de uso? Tem a polia também? Qual o modelo da polia?
Obrigado,

boimev
02/07/2006, 23:19
Qual a explicação dele para estar acabando com o motor? Se ele é contra claro que vai tirar todos... :)

[]´s

santiagoniva
27/08/2006, 20:44
NO final quanto achan que deveria ser ebaixado do cabeçote para deixar o motor com 9:5:1??? gostaria de experimentar