PDA

Ver Versão Completa : Suspensão Samuka helicoidal



Tony
09/06/2006, 10:51
Bom dia pessoal,

Acabo de adquirir meu 1º Samurai e dei uma pesquisada nos fóruns sobre qual seria a melhor forma de se erguer a suspensão de um modelo 97 helicoidal. Não achei muita coisa, por isso gostaria da ajuda de vocês sobre o assunto (calço, molas, etc....). Alguém já fez ou tem experiência no assunto ?
Desde já agradeço.
abraço,

Tony

ricardo sabóia
09/06/2006, 13:08
Tony, acesse http://planeta.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/ na seção "mecânica", lá você vai ver a maneira descente de levantar teu samurai.

Abraços, Ricardo.

Tekozen
15/06/2006, 18:42
[quote="ricardo sabóia"]Tony, acesse http://planeta.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/ na seção "mecânica", lá você vai ver a maneira descente de levantar teu samurai.
[quote]

Concordo.

Eu estou copiando a fórmula do Jeanilson no meu Samuka.

Me pareceu a menos "gambiarrenta".

[]´s

roger_2
15/06/2006, 19:12
tem tb o esquema do samukanvas que parece bem interessante... pesquise no tópico dele que vc acha... lá no meio dos trocentos posts... um abraço...

Queiroz
22/08/2007, 16:06
Seguem fotos da suspensão do meu samurai erguido 7 cm, com as barras alinhadas, e o pitman alongado.

Fabil
22/08/2007, 16:48
Legal...
mas 3 duvidas...
1- nao deu p/ ver nas fotos se vc fez algo p/ correcao do caster... vc fez?
2- esse pitman foi fundido assim ( customizado p/ vc ou vc achou um de alguma caminhonete que serviu) ou era o original e foi emendado e soldado p/ ficar assim ?
3- as molas traseiras que vc esta usando sao de qual carro ? ficou legal ? se colocar 2 pessoas sentadas no banco de tras a traseira do carro nao arria muito nao?

a foto do eixo traseiro mostra que os suportes dos links do seu eixo ainda sao os originais e ainda nao quebraram ( coisa muito comum de acontecer, praticaemnte todo samurai helicoidail que eu conheco que faz trilha quebra), e agora com sua suspensao com lift é questao de pouco tempo p/ quebrar... eu faco um suporte novo com chapa em 4.25mm ( a original tem apenas 2,5mm) que fica no lugar da original ( é preciso remover a original do eixo) e resolve de uma vez por todas as quebras ali. se interessar...

Supercharger
22/08/2007, 17:21
O Pitman me parece que foi "feito". Reparou que tem um olhal para o amortecedor de direção?

Queiroz
22/08/2007, 17:30
mas 3 duvidas...
1- nao deu p/ ver nas fotos se vc fez algo p/ correcao do caster... vc fez?
... corrigi um pouco aumentando o suporte da barra (a ponta que usa as buchas maiores)

2- esse pitman foi fundido assim ( customizado p/ vc ou vc achou um de alguma caminhonete que serviu) ou era o original e foi emendado e soldado p/ ficar assim ?
...original emendado com a devida solda apropriada. Foi um torneiro quem fez.

3- as molas traseiras que vc esta usando sao de qual carro ? ficou legal ? se colocar 2 pessoas sentadas no banco de tras a traseira do carro nao arria muito nao?
...não tenho bancos atrás, pra não ter de carregar a sogra. hehehe
As molas não sei dizer se são originais, mais em breve colocarei molas mais duras e compridas para eliminar o calço e ganhar um pouco mais de firmeza.
Vc tem alguma sugestão de molas para substituir?

a foto do eixo traseiro mostra que os suportes dos links do seu eixo ainda sao os originais e ainda nao quebraram ( coisa muito comum de acontecer, praticaemnte todo samurai helicoidail que eu conheco que faz trilha quebra), e agora com sua suspensao com lift é questao de pouco tempo p/ quebrar... eu faco um suporte novo com chapa em 4.25mm ( a original tem apenas 2,5mm) que fica no lugar da original ( é preciso remover a original do eixo) e resolve de uma vez por todas as quebras ali. se interessar...[/QUOTE]
... o link tz quando quebrar te ligo. Quanto esta pedindo pelo par de chapas?

À disposição

Fabil
22/08/2007, 17:50
as lanternas traseiras do seu parachoque sao de qual caminhao/onibus?

T+

Queiroz
23/08/2007, 13:14
São usadas em carroceria de ônibus urbano de várias marcas, dentre elas os da BUSSCAR. Encontrei em lojas especializadas em acessórios elétricos para caminhões e ônibus.
R$9,00 cada. E tem todas as cores.
A de ré preferi colocar em formato retangular, localizada na tampa trazeira.