PDA

Ver Versão Completa : MAnchas na pintura - Barro

vagnermonteiro
09/06/2006, 09:25
Pessoal,

Voltei de uma trilha e no fm do dia fui dar uma lavada no carro.
Após retirar a lama, vi que a pintura ficou com diversas manchas que não saíram só com sabão...
Uma vez eu passei aquela cera Gran-Prix para pinturas queimadas e resolveu bem. Mas após a trilha deste fim-de-semana, tentei passar outra cera (menos abrasiva) e não saiu nada... Acho que vou ter que mandar polir ($ eca!)

É normal barro manchar assim a pintura??
Tem algum jeito pra proteger isso?

Já pensei até em cobrir tudo com "magi-pack", mas acho que no primeiro buraco vai sair tudo... :putz:

[s]
Vagner

Teo
15/06/2006, 20:26
Oi Vagner

Não é normal manchar não, e quando mancha nada que uma cera não dê jeito.

Tenho feito muitas trilhas em lugares que tem muito barro, e sempre após a lavagem tá tudo bem, claro que tem riscos e amassados que ai não tem jeito, mas aí faz parte. :lol:

Sua viatura foi pintada ou ainda é a original :?: A minha é original ainda.

Abraços

_portela
19/06/2006, 08:06
Vagner,

O meu eu mantenho sempre encerado, assim sempre foi fácil tirar qualquer barro e nunca manchou.
Tá todo arranhado, mas mancha não tem.
A pintura também é original.

Agora, que é possível barro manchar, é. Tem química na parada que pode reagir com a tinta...

[]s

Elmer_Jeep
19/06/2006, 09:11
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=20234 :pensativo:

ramiro_eli
19/06/2006, 10:45
O meu Willys original tb sofre com essas manchas...
Mando lavar o carro o mais rápido possível, e ao chegar na minha casa passo cera virgem de carnaúba com algodão egipcio sobre a pintura original do meu CJ.
Este processo deve ser feito a noite, pois os raios solares assim como a alta temperatura podem ocasionar manchas a pintura já afetada pela lama.
Outra dica legal é guardar o veículo dentro de uma bolha inflável, onde pode-se controlar a umidade relativa do ar que estará em contato com o carro.
Se puder evite fazer trilhas, pois isso deteriora o carro.

Ronaldo B.
19/06/2006, 11:11
Mando lavar o carro o mais rápido possível, e ao chegar na minha casa passo cera virgem de carnaúba com algodão egipcio sobre a pintura original do meu CJ.
Este processo deve ser feito a noite, pois os raios solares assim como a alta temperatura podem ocasionar manchas a pintura já afetada pela lama.

Ramiro,

Tenho algumas dúvidas... :pensativo:

Caso eu não encontre cera virgem de carnaúba, pode ser de cera de uma carnúba limpa ??? Ou no caso da carnaúba a expressão "Lavou tá nova" não se aplica ??? :pensativo:

Na falta de algodão egipcio, pode ser usada flanela escocesa, a mesma usada na confeccção dos kilts ?? Se for possível a cor da flanela influencia no resultado final?? :putz:

Na impossibilidade de aplicar a cera a noite, ou seja, aplicarei durante o dia, posso misturar protetor solar na cera para amenizar os efeitos dos raios solares ??? Se puder, qual fator de proteção solar você indica 40 ou 50 ?? :pensativo:

[]´s

samukanvas
19/06/2006, 11:39
Caro amigo ramiro,

Assim como o ronaldo, tb tenho algumas dúvidas: :pensativo:

Se eu esfregar a própria árvore carnaúba no carro será que obtenho um efeito prolongado ou mais forte? Tenho uma árvore dessas no quintal e pensei em usá-la. :pensativo:

Outra coisa: Eu tenho uma criação de bichos da seda no egito tb (que sorte a minha :concordo: ) que hoje se reproduzem em ambiente completamente estéril e controlado. Existe alguma possibilidade de usar essa seda na remoção das manchas de barro? É que uso ela pra secar o carro todo o dia pela manha por causa do orvalho em dias frios.... :roll:

Abraços a todos

ramiro_eli
19/06/2006, 11:42
Ronaldo,

O ideal é usar a cera virgem, pois a limpa nada mais é do que o refugo do processo de industrialização da cera da Carnaúba virgem. Certifíque-se através do numero, data e hora de lote de que a cera que está comprando tenha sido fabricada até as 9hs da manhã, pois assim voce terá garantia de baixa umidade e tambem uma cera que pernoitou na fábrica, ou seja teve tempo de sublimar as impurezas.

Em relação a flanela, eu pessoalmente não recomendo a sua utilização, pois apesar de aparentar um toque macio e delicado ela pode apresentar algum fio torcido que pode porventura vir a danificar a pintura do veículo. A Flanela (teoricamente) é feita 100% de algodão, então não vejo motivos para a não utilização de algodão Egípcio, se não for possível a adquisição deste pode-se em caráter de emergência utilizar-se de algodão em forma de discos, comunmente utilizado para a remoção de maquilagem feminina. Neste caso recomendo a marca suiça Mudzoutz, pois é a que tem os disco s de maior diametro do mercado.

E por final, nunca, NUNCA trate de aplicar a cera virgem da Carnaúba no seu veículo durante o dia, pois certamente sua pintura será agraciada com manchas permanentes, que é justamente o que queremos evitar, não é mesmo?
A cera jamais deve ser "batizada" com protetores solares, pois estes removerão a virgindade da cera e não trarão beneficiência alguma a pintura, pois estes protetores solares foram desnvolvidos para uso dermatológico.
Se o seu carro usualmente é exposto em demasia ao Sol, recomendo que voce aplique 8 camadas de cera. Deve-se aguardar de 70 a 80 minutos entre as demãos de cera.

Ronaldo B.
19/06/2006, 12:58
Ramiro,

Mais uma vez, obrigado pelas informações, com certeza irão contribuir muito para a manutenção da pintura do meu Samurai... :concordo:

Só que agora surgiu uma outra dúvida... :pensativo: .... por um descuido do proprietário anterior do meu samurai, fui necessário fazer um pequeno retoque no paralama dianteiro esquerdo e acredito que por imprudência ou imperícia do profissional que fes o reparo na pintura do citado paralama, acabou aparecendo um pequeno defeito na pintura, é um enrugado, conhecido popularmente como "pé de galinha".

A dúvida é:

Sabemos que o popularmente chamado "pé de galinha", nada mais é que uma pequena ruga que pode se formar por vários fatores e sendo uma, poderia ser solucionado o problema com a aplicação diária de algum creme anti-rugas ???? :pensativo:
Se for possível, qual creme anti rugas seria o mais indicado para ser aplicado ???? :pensativo:
Também sabemos que os raios solares são responsáveis pelo aparecimento precoce de rugas, então nesse caso seria indicada a aplicação de um protetor solar antes de expor o veículo à incidência de raios solares, como por exemplo em uma trilha ?? :pensativo:

[]´s

Ronaldo B.
19/06/2006, 13:05
Eu tenho uma criação de bichos da seda no egito tb (que sorte a minha :concordo: ) que hoje se reproduzem em ambiente completamente estéril e controlado. Existe alguma possibilidade de usar essa seda na remoção das manchas de barro? É que uso ela pra secar o carro todo o dia pela manha por causa do orvalho em dias frios.... :roll:

Abraços a todos

Samukanvas,

Se a seda for um substituto a altura para o algodão egipcio, é possivel você me fornecer alguns metros do tecido produzido em sua criação ???

Estou com dificuldade de encontrar algodão egipcio de qualidade, somente encontrei em lojas pouco confiáveis o que me faz suspeitar da procedência duvidosa e da qualidade do referido tecido.

[]´s

ramiro_eli
19/06/2006, 13:14
Caro amigo Rodrigo,

A seda do tipo egípcia não é a mais apropriada para a aplicaçao da cera virgam de Carnaúba, pois estas fribras apresentam baixo índice de absorsão, portanto não irá conseguir conter cera a contento para uma aplicação satisfatória. Entretanto a seda pode ser empregada para o polimento da última camada, ela irá proporcionar um brilho imensurável ao seu carro!

Em relação a esfregar a árvore de Carnaúba isto sim pode ser feito, mas não nesta ordem.
Dever-se-à esfregar o carro em questão a árvore, pois se for feito o contrário a árvore será prejudicada. Não esqueça de que somos jipeiros e devemos sempre preservar o meio ambiente.
Esfregar o carro na árvore pode ser muito trabalhoso, mas acredito que a utilização de un Munk pode facilitar em muito o processo. Dê preferência aos galhos de meia idade, pois os mais velhos podem contar com superfícies resecadas que podem agrdir a pintura e os galhos mais novos devem ser preservados virgens para que produzam cera virgem em um futuro breve.

Marcelo Carvalhal
19/06/2006, 13:15
Caros colegas, venho deixar registrado que as informações do amigo RAMIRO, são de relevante importância.
Como testemunhei IN LOCCO o sestado da pintura de seu CJ AZUL reluzente, digo que os procedimentos devem se seguidos a risca.

Lembrando que as explicações e técnicas do colega são comprovadamente usadas e com resultados.

Este é um raro momento em que o colega RAMIRO, nos agracia com outro procedimento que pode ser muito util na trilha.

COMO TALONAR SEU PNEU NA TRILHA SEM AR COMPRIMIDO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8185&postdays=0&postorder=asc&&start=4580)

Outra prática que ajuda tbm na integridade da pintura é o procediemento que nosso amigo ZECA BOYOLETA!, usou em uma de nossas trilhas

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=26233

ramiro_eli
19/06/2006, 13:29
Ronaldo,

O efeito "pé de galinha" assombra quaisquer proprietário de veículo que tenha caido nas garras de oficinas de pintura clandestinas ou simplesmente de má fé.
O tratamento da pintura com este sintoma pode ter solução, dependendo do estágio em que se encontra o temeroso "pé de galinha".
Primeiramente deve-se lavar bem a pintura com detergente neutro sem glicerina. O detergente deve ser diluído na relação 75:1. Deixe esta solução descansar por aproximadamente 1 hora, com o intuito de deixar a espuma sumir, pois ela pode criar o efeito "lente", ampliando o poder degenerativo dos raios solares.
Com um punhado de algodão(este pode ser nacional mesmo, porem de boa procedência e qualidade) embebido cuidadosamente na solução para não criar espuma novamente, esfrege com uma pressão moderada a leve sobre a pintura para a remoção de impurezas. Enxague com bastante água.
Deixe secar a sombra, após a completa evaporação da água utilizada no enxágue pegue um punhado de algodão egípcio e umedeça-o com leite de rosas e aplique-o cuidadosamente na pintura afetada em movimentos circulares, se for do lado esquerdo do carro faça em movimento anti-horário e vice versa.
Deixe secar novamente e aplique a cera virgem.
Estre tratamento deve estender-se por 15 aplicações diárias.

Marcelo Carvalhal
19/06/2006, 13:36
Ramiro por favor...

Com um punhado de algodão(este pode ser nacional mesmo, porem de boa procedência e qualidade) embebido cuidadosamente na solução para não criar espuma novamente, esfrege com uma pressão moderada a leve sobre a pintura para a remoção de impurezas.

Qual seria essa pressão, poderia nos passar em BAR, ou outra medida??

Sergio Rocha
19/06/2006, 13:39
Prezados

Um produto muito difundido como tira manchas é o leitedeminhapica, tem o seu uso comprovado por diversas proprietarias de veículos arranhados e manchados.
Produto facilmente encontrado, nacional e totalmente natural, não tendo nenhuma contra indicação nào degrada a natureza nem tampouco agride a camada de ozonio.Maiores informações para obtenção de tão precioso produto podem ser solicitadas por MP.
[]'

Ramiro - Bin Lôco
19/06/2006, 14:12
Mas que tópico DENGOSO esse heim... :pensativo: :pensativo:

É cada uma que aparece neste Fórum... :putz: :putz: :putz:

[]'s rindo pra não chorar!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Ronaldo B.
19/06/2006, 14:30
E por falar em manchas, alguém teria uma dica de como tirar as manchas de barro que ficam nos pneus ??? Após as trilhas, mesmo lavando os pneus com escovas com cerdas com pontas arredondadas as manchas permanecem.... :pensativo:

[]´s

samukanvas
19/06/2006, 14:46
Vixe ronaldo :putz: Essa eu me ferrei tentando descobrir.

Comigo funciona óleo de amêndoas do deserto africano hidratadas e purificadas por águas trazidas ainda em forma solida do polo sul. A essência é produzida por freiras virgens albinas que nunca viram o sol e por isso sua pele não contamina o óleo.

Basta passar o tecido de seda o qual produzo embebido na tal essência de amêndoas sobre os pneus de 2 em 2 horas durante 47 dias que as marcas desaparecerão. :concordo:

Estarei preparando uma nova seleção desse tecido para entregá-lo em mãos retirados de bichos de seda ainda bebês, os quais são mais tenros para que o amigo tenha um melhor desempenho.

Abs

Ronaldo B.
19/06/2006, 14:58
Caro amigo Samukanvas,

Obrigado pela dica do óleo e pela preocupação em estar produzindo o tecido para mim, assim que estiver pronto, por favor me envie os seus dados bancários para que eu possa depositar em sua conta corrente o valor referente a produção e envio do tecido.

Já estou providenciando a compra do algodão egipcio para o polimento da pintura, como esse algodão que encomendei será enviado diretamente do Cairo, surgiu um dúvida.... é possivel substituir óleo de amêndoas do deserto africano hidratadas e purificadas por águas trazidas ainda em forma solida do polo sul, por óleo de tâmaras que foram plantadas por 70 virgens nos oásis, regadas por águas cristalinas trazidas das nascentes do Rio Nilo em lombo de camelos também virgens e colhidas por eunucos ??? Se for possível, já mando trazer tudo do Cairo de uma vez só ... :pensativo:

[]´s

samukanvas
19/06/2006, 15:12
Ronaldo, não se preocupe com o frete..... os produtos virão junto da água colhida diretamente de geisers vulcânicos a 300º e resfriadas imediatamente que servirão para uso na conservação das palhetas limpadoras do parabrisas em contato com o barro. O frete pra vc sairá de graça.

Abs

Elmer_Jeep
19/06/2006, 15:12
E por falar em manchas, alguém teria uma dica de como tirar as manchas de barro que ficam nos pneus ??? Após as trilhas, mesmo lavando os pneus com escovas com cerdas com pontas arredondadas as manchas permanecem.... :pensativo:

[]´s

Cara isso aí só o grande gurú ramiro_eli pode te informar com detalhes.

Mas se vc prefere a técnica postada anteriormente, utilizada pelo forista Sergio Rocha, pode entrar em contato com o mesmo via MP.

[]'s tentando ajudar :roll:

ramiro_eli
19/06/2006, 15:35
Ronaldo,

Deixe de frescura!
Os Camelos não precisam ser virgens, basta que sejam monogâmicos.

Para remover as manchas dos pneus eu tenho uma dica blaster-bacana:
Pegue um copo de vidro da geléia Mocotó(só o copo, a geleia vc pode consumila previamente, mas não lave o copo) complete até 7/8 de sua capacidade com água Perrier não carbonatada, 1/32 de extrato de seiva de caule de Cacau(dê preferência aos cultivados no sul da Bahia), 1/64 de doador de brilho Jonhson&Jonhson, 1/64 de manteiga de garrafa nordestina de leite de cabra e 1/16 de gel fixador Bozanno (azul, s/ álcool).
Misture bem, mas cuidadosamente e deixe as enzimas e bactérias da geléia de Mocotó digerirem a solução por 28 dias em local seco e a sombra.
Aplique esta solução com um pincel de crina de Ponei n4, ao pneu previamente limpo.
Repita a operação a cada 16hs.
Esta medida serve 4 pneus de até 33', acima deste tamanho deve-se utilizar como medida um copo de requeijão Vigor.

Ronaldo B.
19/06/2006, 15:36
Mas se vc prefere a técnica postada anteriormente, utilizada pelo forista Sergio Rocha, pode entrar em contato com o mesmo via MP.

Elmer,

Dessa técnica, eu tô fora, tem quem goste mas não é o meu caso, então deixo prá quem aprecia usar esse tipo de material, o problema vai ser do Sérgio se ele começar a receber muito pedidos, mas até aí.... CUSP :mrgreen:

[]´s

Ronaldo B.
19/06/2006, 15:38
Ronaldo, não se preocupe com o frete..... os produtos virão junto da água colhida diretamente de geisers vulcânicos a 300º e resfriadas imediatamente que servirão para uso na conservação das palhetas limpadoras do parabrisas em contato com o barro. O frete pra vc sairá de graça.

Obrigado,

Vou ficar no aguardo do envio e posteriormente postarei o resultado do uso.... :concordo:

[]´s

Ronaldo B.
19/06/2006, 15:41
Ramiro,

Essa solução para pneus também serve para tirar manchas dos bancos ???? ou para os bancos você tem outra sugestão ??? :pensativo: :pensativo:

[]´s Ficando com o Samurai limpinho e brilhante... :mrgreen:

ramiro_eli
19/06/2006, 15:56
Ronaldo,

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...

Para tecidos dos assentos manchados eu tenho várias dicas, dependendo do tipo de manchas.
É barro, poluição ou flatulência?

Ronaldo B.
19/06/2006, 16:10
Ramiro,

Os assentos não são de tecido, são de curvim, as manchas são de diversos tipos, inclusive algumas causadas por flatulência, mas essas estão localizadas apenas no banco do Zequinha :putz: :putz: nos bancos dianteiros tem apenas manchas causadas por barro, poluição, cinza de cigarro, cerveja, molho de sanduiche consumido durante as trilhas, cuspida com o vidro fechado, etc...

Qualquer sugestão, é bem vinda...

[]´s

ramiro_eli
19/06/2006, 17:35
Ronaldo,

Para o seu caso de manchas de origens múltiplas nos bancos forrados em courvim, ou vulgarmente conhecido como couro ecológico, tenho uma receita que é tiro e queda:
Misture 1 litro de ácido sulfurico, 600ml de nitrometano líquido, 850ml de metanol, 250ml de Benzina e 2 colheres de sopa de Groselha Milani.
Coloque tudo em uma compota de vidro(troque a junta de borracha por uma de kevlar ou manta de titânio) e mexa bem, bem mesmo por umas 6 horas sem parar. Isto deve ser feito manualmente e por uma -unica pessoa, assim garantindo uma solução bem homogênea.
Imediatamente borrife a solução em abundância nos bancos em questão, mas para uma maior eficiência, dever-se-à empregar o produto dentro do veículo com as portas, janelas e dutos de ventilação fechados, pois os vapores emulcionados durante a aplicação são muito importantes para o efeito final. Toda a superfície dos bancos deve estar devidamente saturada pela solução. Aguarde dentro do veículo por 20 minutos (um leve ardor nos olhos é esperado, por causa do metanol) após este período chamusque os bancos com um fósforo Fiat-Lux longo(tem que ser longo p/ não queimar os dedos)
Uma sensação de queimação pelo corpo pode ser sentida no final do processo.
Detalhe: Não use roupas de tecido de origem sintética, pois as mesmas podem encolher no processo final de limpeza.

ramiro_eli
19/06/2006, 17:53
Ramiro por favor...

Com um punhado de algodão(este pode ser nacional mesmo, porem de boa procedência e qualidade) embebido cuidadosamente na solução para não criar espuma novamente, esfrege com uma pressão moderada a leve sobre a pintura para a remoção de impurezas.

Qual seria essa pressão, poderia nos passar em BAR, ou outra medida??

Caro colega carioca Marcelo,

Infelismente não possuo dentro dos meus aparatos de higienização um manômetro, mas eu monitoro a pressão exercida da seguinte forma:
Durante todo o processo de aplicação do leite de rosas monitoro o coloramento das unhas dos dedos utilizados na operação. A unha deve apresentar descoloramento na sua parte inferior(ponta do dedo). Esta porção da unha deve ser maior que 1/4 e inferior a 1/3 da mesma.
Estes dados são válidos para dias com temperatura amena(Entre 22 a 25c)
Para dias mais frios ou quentes deve-se contar com o bom senso do aplicador.

leovalle
19/06/2006, 18:42
Caro Vagner Monteiro,

Acho bastante deselegante o comportamento de certas pesoas no fórum. Sua dúvida é prudente e relevante, já que ninguém copra uma vaca branca pra depois ter uma malhada.

Existem diversas formas de vc tentar resolver esse problema:

a) compre tinta da cor mais clara e aplique somente nos locais onde aparecem as manchas. Ex: vc comprou um carro branco e apareceram manchas azuis, então vc compra o barnco e pinta no local que está azul. Lembre-se de usar pincel com pelo natural, pq os sintéticos provocam estática e como consequencia bolhas. Se não tiver natural, compre os sintéticos, MAS NÃO DEIXE DE ATERRAR O CARRO(é só vc lembrar daquela experiência da escola que se passa a lã no bastão de vidro e da eletricidade produzida, que se não aterrada provoca rachaduras tipo daquelas quando tem seca brava no nordeste e o solo fica rachado). Bom, mas se a parte mais escura é que está em maior quantidade, tirando como exemplo o do carro branco com tinta azul, compre a azul e passe seguindo o memso método aplicado pra branca, mas lembre-se que se for usar o pincel sintético ATERRE O CARRO.

B) Use cera de limpeza tipo Grand Prix mesmo, com papel crepom. O papel crepom em contato com a cera provocará uma reação com a cera e prencherá os locais onde tem as manchas ,homogeinizando a cor do carro, mas tem que ter o cuidado de fazer o casamento certo da cor do papel crepom, com a cor desejada. Ex: se o carro for verde e as manchas brancas, compre o pael crepom azul que ao reagir com o amarelo da cera ficará verde. É assim que funcionam aqueles produtos alemães. Lembre-se que as cores possíveis e que formam as outras sã: branca; amarela, verde e magenta.

c) Existe hoje no mercado uma tinta que imita fórmica. Basta comprar a branca e o corante da cor desejada. Dessa maneira não vai ter mancha nunca mais. Obs: USE A PISTOLA PARA APLICAÇÃO

Bom, espero ter ajudado.

[]'s

Marcelo Carvalhal
19/06/2006, 21:30
Gsotaria de salientar que as opiniões e procedimentos deste tópico sestão realmente contribuindo para a melhoria e conservação de nossos tão estimado veículos..

CARO, LEO NÃO VALLE NADA!!!

Realmente muito transtornado neste momento, pois no procedimento que nosso amigo RAMIRO DA VINCI ELI, nos passou de esfregar o carro contra a ARVORE DE CARNAÚBA, fiquei com algumas manchas na CARROÇARIA...

Gostaria de saber se este procedimento supra citado é aplicável a pinturas com pigmentação complexa, no caso metálicas???

Espero que as fotos os amigos possam me ajudar, afinal não nunca usei o veículo em trilhas, e não sei como isto apareceu??

Desde já agradeço!!!

Ronaldo B.
20/06/2006, 08:17
Realmente muito transtornado neste momento, pois no procedimento que nosso amigo RAMIRO DA VINCI ELI, nos passou de esfregar o carro contra a ARVORE DE CARNAÚBA, fiquei com algumas manchas na CARROÇARIA...

Gostaria de saber se este procedimento supra citado é aplicável a pinturas com pigmentação complexa, no caso metálicas???

Espero que as fotos os amigos possam me ajudar, afinal não nunca usei o veículo em trilhas, e não sei como isto apareceu??

Desde já agradeço!!!

Carvalhal,

Acredito que as manhas que surgiram no seu veículo após você utilizar o precesso indicado pelo Ramiro ocorreu pela inobservância de um pequeno, porém fundamenteal, detalhe, observe a orienteção abaixo que descreve o procedimento:

Esfregar o carro na árvore pode ser muito trabalhoso, mas acredito que a utilização de un Munk pode facilitar em muito o processo. Dê preferência aos galhos de meia idade, pois os mais velhos podem contar com superfícies resecadas que podem agrdir a pintura e os galhos mais novos devem ser preservados virgens para que produzam cera virgem em um futuro breve.

Posso afirmar quase que com certeza, que as manchas que surgiram no seu carro e que podem ser observadas na fotos que você postou e que tão bem ilustram o resultado final, foram originadas pela ação de esfregar o carro nos galhos mais velhos da árvore de carnaúba, o que resultou no efeito indesejado já mencionado e alertado pelo Ramiro Eli, agredindo assim a pintura.

Eu sugiro que você repita o processo, porém desta vez observando que o carro deve ser esfregado apenas nos galhos de meia idade, evitando assim os galhos mais velhos e tomando o cuidado de preservar os galhos mais novos.

[]´s

Ronaldo B.
20/06/2006, 08:36
Misture 1 litro de ácido sulfurico, 600ml de nitrometano líquido, 850ml de metanol, 250ml de Benzina e 2 colheres de sopa de Groselha Milani.

Ramiro,

Ontem a noite comprei todos os ingredientes acima para providenciar a limpeza dos bancos, porém não consegui encontrar a Groselha Milani. Ao questionar o português que é dono da mercearia perto de casa sobre um produto similar, fui informado pelo mesmo que na impossibilidade de encontrar a Groselha Milani, pode ser usada como substituto na fórmula de limpeza que você enviou uma mistura de 352ml de Grapete, 126ml de Cruhs, meio pacote de Ki-suco sabor cereja, 3 biscoitos Mirabel sabor morango, um Dan Top ralado, duas bolinhas de naftalina e duas colheres de sopa de urina de gato branco castrado (obs: segundo o portugues é imprescindivel que a urina seja de gato branco, urina de gato de qualquer outra cor pode causar um efeito indesejado na fórmula e que seja castrado para garantir a pureza do produto).

Apesar de garantido pelo portugês que essa mistura funciona, você sabe me informar se a substituição da Groselha Milani por essa fórmula produzirá o mesmo efeito ???? :pensativo:

[]´s

Marcelo Carvalhal
20/06/2006, 09:35
Carvalhal,

Acredito que as manhas que surgiram no seu veículo após você utilizar o precesso indicado pelo Ramiro ocorreu pela inobservância de um pequeno, porém fundamenteal, detalhe, observe a orienteção abaixo que descreve o procedimento

:putz: Realmente colega RONALDO, nao fui prudente neste procedimento, a arvore que encontrei estava com os galhos jovens muito altos, ainda tentei com muito afinco subir a pequena depressao, mas como nao tenho bloqueio 100% ENSIMEC, nao tive sucesso.
Optei entao de como havia uma rampa perto da arvore, usá-la como artefado de acrobacias e em velocidade média de 75 km/h, entao transpo-la para que atingisse a altura necessaria.Mesmo assim nao atingi a altura necessaria, vc acham que se imprimir mais velocidade terei sucesso???

Irei tentar novamente com mais velocidade, e retorno entao!!!

Obrigado pela atencao :palmas:

Elmer_Jeep
20/06/2006, 09:40
Marcelo Carvalhal, pow, não inventa cara, o grande gurú Ramiro_eli já falou, deixa de ser mão de vaca e aluga um munk pra içar teu carro e fazer um serviço decente.

[]'s

Marcelo Carvalhal
20/06/2006, 10:33
Bom amigos voltei então lá densa floresta da SERRA DA PEDRA BRANCA, e agora acho que atingi o topo da arvore....
Tive alguns problemas na aterrisagem, então como o amigo ELMER, falou contratei o MUNCK, para me ajudar a carregar o resto do carro, afinal forão só as partes de suspenssão que forão danificadas, nada demais.
Acho que consegui extrair o sumo das folhas e galhos, para tratar da pintura do meu querido JEEPINHO :mrgreen:

Segue, fotos do momento em que consegui atingir a velocidade apropriada :mrgreen:

ramiro_eli
20/06/2006, 10:39
Caro Marcelo,

Nota-se claramente de que o seu veículo foi danificado por incompetência do aplicador. Pelas características do dano à pintura do paralama, é óbvio que foi utilizado o tronco ou tora principal da árvore de Carnaúba para aplicação.
Repito: Deve-se utilizar para a plicação unicamente os galhos de meia idade, de 24 a 69 semanas após o aparecimento do broto.
No seu caso, pode-se utilizar o processo citado para o tratamento de "pés de galinha" com leite de Rosas, mas deve-se incluir em sua fórmula 3 cápsulas de Lacto Purga Plus. Realize a aplicação durante 9 semanas.

Ronaldo,
A receita citada pelo Portuga é indicada única e somente para revestimandos em veludo monocromático, comunmente encontrado nos veículos norte americanos da década de 60. Para um melhor rendimento deve-se subtituir a urina de gato branco por urina de raposa inglesa selvagem.

Ronaldo B.
20/06/2006, 11:38
BELEZA !!!!!

Agora já temos como tirar manchas da pintura, como deixar os pneus pretinhos e como deixar o estofamento com aparência de novo, mas nem tudo está resolvido.............. e os vidros ???? :putz: :putz: :putz:

Acredito que todos já viram como ficam os vidros depois de uma trilha, então a higiêne íntima e pessoal das nossas viaturas não poderia ficar completa se deixarmos de limpar os vidro, assim sendo, peço ajuda mais uma vez aos nobres colegas para saber qual a melhor solução para limpeza dos vidros ?????? :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:

[]´s No aguardo de mais uma explicância aculturativa e higiênica dos nobres colegas.

Elmer_Jeep
20/06/2006, 11:49
Amigo Ronaldo B., as questões levantadas por vsa. senhoria são muito boas para o andamento do tópico :palmas:

Veja só, meu jeep usa capota de lona, nesse caso posso optar por adaptar vidros no lugar do plastico transparente ou seria melhor trocar minha viatura por um niva ou outro tipo de jeep que tenha vidros pra que eu possa limpá-los após uma possível trilha :pensativo:

Desculpe se a pergunta foi boba mas peço paciencia pois para mim a questão é muito importante.

obrigado.

Ronaldo B.
20/06/2006, 12:40
Caro Elmer,

Você tem toda razão.... :concordo:

Eu mesmo esqueci que no meu caso, o meu Samurai é canvas.... :putz:

Mas mesmo se tratando de um Canvas ou de um CJ com capota de lona, não podemos esquecer que ainda resta o parabrisas e que é de fundamental importância mantê-lo limpo para assegurar a total visibilidade.

Então, complementando a minha dúvida, qual seria o procedimento mais adequado para manter a perfeita higiêne, não só dos vidros, mas também dos plásticos das janelas das capotas conversíveis ???? :pensativo: :pensativo:

[]´s

Sergio Rocha
20/06/2006, 14:35
Senhores

Desculpem a minha intromissão, mas são tão poucas as oportunidades que temos de se falar em higiene, que não posso deixar passar.
A dúvida que me aflige é como fazer de uma maneira aceitável a higiene do meu tenis que ficou sujo de barro, na última trilha.A dias que não durmo com tão agoniante desventura.

Ficarei eternamente grato se alguem puder me livrar dessa torturante agonia.

[]'

Elmer_Jeep
20/06/2006, 14:55
Sergio Rocha, meu amigo, aqui estamos falando de como remover as possíveis sujeiras obtidas depois de uma trilha nos jipes, acho melhor o senhor criar outro tópico referente à sua dúvida.

à propósito, o sr está mais jovem e parece um pouco assustado na foto do avatar. :mrgreen:

um cordial abraço e boa sorte na busca de soluções para suas desventuras.

Ronaldo B.
20/06/2006, 15:54
Sérgio e Elmer,

Acho que não só podemos, como devemos aproveitar este tópico tão instrutivo para tratarmos de todos assuntos relacionados a higiêne não só das nossas viaturas mas também das roupas que usamos durante as trilhas e que, claro, devem ser lavadas cuidadosamente após o seu uso para evitar assim, a proliferação de ácaros, fungos, bactérias, pulgas, carrapatos ou outros tipos de insetos e micro organismos aos quais corremos o risco de estarmos expostos durante uma trilha, afinal do que vale uma viatura impecável se o dono é relaxado com sua higiêne intima e pessoal ??? :pensativo: :roll:

Em breve e com a colaboração de todos, este tópico poderá se tornar de leitura quase que obrigatória para todos aqueles que desejam manter seus veículo, roupas e até mesmo suas garagens e ferramentas sempre limpas e brilhantes, desde que continuemos a debater este assunto tão importante com a mesma seriedade que estamos mantendo até agora, mas para isso, como já disse anteriormente, a colaboração de todos é fundamental, afinal a higiêne de um povo também é fundamental para o seu bem estar e desenvolvimento, tanto quanto uma boa alimentação, entre outros hábitos saudáveis que devemos sempre encorajar e difundir.

[]´s Higienizados e aguardando novas dúvidas e principalmente sugestões de como limpar os vidros dos nossos veículos e o tênis do Sérgio.

Elmer_Jeep
20/06/2006, 16:01
Amigo Ronaldo B., acho que vc não entendeu qual tÊNIS o Sr Sergio sujou em que tipo de BARRO na ultima TRILHA em que o mesmo se enfiou...

Mas já que o amigo está interessado na limpeza e conservação do tÊNIS do sr Sergio seria mais conveniente para o bom andamento do fórum não tornar pública a intimidade de vossas senhorias.

Ronaldo B.
20/06/2006, 16:16
Elmer,

Até o momento, tudo me levava a crer que o problema do Sergio era realmente e tão somente com o TÊNIS sujo por causa do BARRO que pegou na TRILHA. Mas, se você afirma com tanta certeza, que o problema com o TÊNIS que ele sujou é outro, quem sou eu prá discordar.... :discordo: ..... afinal depois da sua afirmação de forma tão enfática, parece que você conhece bem o TÊNIS do Sérgio.... :shock: ...., logo sou obrigado a concocrdar com você que para o bom andamento do fórum não vamos tornar pública a intimidade de vossas senhorias .... :roll: :roll: :roll: :mrgreen:

[]´s higienicos mas sem me introMETER na intimidade alheia... :mrgreen:

Sergio Rocha
20/06/2006, 18:05
Calma

Tem tenis pra todo mundo, é só organizar a fila.

:mrgreen:

[]' ainda de tenis sujo

Ronaldo B.
21/06/2006, 14:04
Calma

Tem tenis pra todo mundo, é só organizar a fila.

Propaganda enganosa é crime..... :roll: :roll: :roll:

E aí, nenhuma nova receita para limpeza ?????

Acho que o Ramiro tá ocupado testando novas "fórmulas" de limpeza !!!!

[]´s

ramiro_eli
21/06/2006, 17:37
Estava a pesquisar métodos de limpeza dos calçados utilizados nas trilhas, por isso a minha ausência neste que considero o tópico mais importante desde a fundação deste honrado Fórum.

Pude me deparar com duas vertentes no que diz respeito a higiene dos habitáculos dos pés.

A primeira teoria, é, por assim dizer, mais simplista e prática no que se diz respeito a adquisição dos produtos e substâncias empregadas no proceso, que eu batizei de "pés de lavanda".
Este processo é na realidade um método preventivo a proliferação de bactérias, fungos, caramujos, larvas daninhas e/ou odores desenvolvidos dentro dos calçados durante a trilha.
No dia anterior à trilha deve-se comprar 20 gramas de Mortadela NÃO defumada p/ cada cm de pé.
A mortadela deve ser fatiada em lâminas de 1,3 a 1,8mm(aconselha-se lâminas c/ 2,1mm p/ usuários c/ o pé chato) de espessura e as mesmas devem ser expostas a luz indireta do sol durante 5 horas, virando-as a cada 23 minutos sobre uma superfície inerte.
Após o "bronzeamento" as lâminas devem apresentar superfícies levemente crocantes, mas não quebradiças. Estas lâminas devem ser anexadas à sola dos pés com o auxílio de elásticos de dinheiro, preferencialmente da cor azul ou âmbar. Após a total cobertura das solas dos pés deve-se alojar mortadela dentre os dedos de modo que não exista mais contato entre os mesmos. Terminada esta fase devemos bezuntar abundantemente toda a superfície com cream cheese sabor natural. Sobre isto deve-se enrolar os pés com filme plástico utilizado para embalar alimentos ou papel alumínio(c/ o lado espelhado voltado p/ o lado interno dos pés) Sobre esta proteção deve-se utilizar entre 3 a 5 pares de meia de algodão(não precisa ser egipcio, meias de camelô servem). Calçe o tênis e aperte os cadarços vagarosamente até sentir que a solução de cream cheese e mortadela seja comprimida a contento, sem permitir vazamentos.
Detalhe: Este processo não é indicado p/ portadores de micose em fase avançada(que já tenham atinjido o joelho) ou frieiras.

A outra vertente que denominei de "pés laqueados" é mais rápida em seu emprego, mas pode ocasionar algum desconforto durante a sua aplicação:
Complete uma tina pequena ou um balde de 15 litros com nitrogênio Líquido e faça a submersão do pé dentro do líquido por alguns instantes(a gosto) após isto deve-se submergir imediatamente o mesmo pé dentro de piche previamente aquecido entre 280 a 320 graus Celcius, retire o pé da submersão, aguarde aproximadamente 30 segundos e repita a operação(somente a do piche, a fase do nitrogênio serve somente para adormecer momentâneamente o pé). Aplique entre 3 e 5 demãos de piche para uma completa selagem do mesmo.
É fortemente aconselhável a utilização de meias de tecido sintético para evitar manchas aos tênis, assim como o corte rente das unhas, para facilitar a remoção de possíveis resquícios de piche sob as mesmas.

Esta noite irei me empenhar na solução para a limpeza dos vidros. :concordo:

Marcelo Carvalhal
21/06/2006, 17:48
:pensativo: :pensativo: :pensativo:
Perdoe-me, a interrupcão, mas realmante a riqueza de detalhes nas explicações é incrível :palmas:

Confesso que a parte das MORTADELA DEFUMADA, me deixou com muita fome.

Juro que numa leitura rápida, achei que era sério........

Estou preocupado, me peguei lendo algumas mensagens e pensando em como fazer alguns processo.......

Duvido alguem que tenha MAIS CRIATIVIDADE QUE ISSO :shock:
:palmas: :palmas: :palmas:

Amostardeiro
21/06/2006, 21:29
Parodeando o Faustão:

Em todo forum tem um pentelho, mas ninguém sabe de onde veio.

Abraço

Ronaldo B.
22/06/2006, 10:10
Ramiro,

Excelente sugestão para os tênis, porém, a fórmula postada refere-se somente a higiene interna, faltando então a foramula para se fazer a higienização da parte externa.

Confesso que passei horas nos últimos dias procurando no Google, Yahoo e entras ferramentas de busca alguma fórmula que atendesse essa necessidade, porém lamento infomrar que todos os esforços forão em vão pois as buscas forma infrutiferas, mas não desisti, se achar postarei aqui imediatamente.

[]´s A procura da fórmula para limpar os vidros e a parte externa dos tênis.

Ronaldo B.
22/06/2006, 11:45
Após exaustiva pesquisa consegui encontrar uma fórmula que parece poder surtir efeito para a limpeza dos vidros dos nossos veículos na hora da ardua tarefa da higienização pós trilha. Segue abaixo a receita, porém, conforme nota do autor, a receita deve ser seguida rigorosamente, sem mudar as especificações dos elementos nem as suas medidas.

Ingredientes:

125ml de água de rosas
350gr de banha de porco diet
428ml de metanol
28 comprimidos de ácido acetilsalícilico
1 rótulo de garrrafa de Sidra Cereser
1 limão galego cortado em cruz
1 vela de sete dias na cor do veículo
75 gr de Gumex
1 pacote de absorvente higiênico

Modo de usar:

Em um balde de zinco, dissolver a banha de porco diet na água de rosas, acrescentar os 28ncomprimidos de ácido acetilsalicilico e deixar descançar por 3 dias longe da incidência de luz solar. Após os 3 dias, levar a fogo alto por 3 horas e 47 minutos, mexendo para não empelotar, a segui acrecentar o metanol, 3 partes do limão galego cortado em cruz, o rótulo da garrafa de Sidra Cereser e as 75 gr de Gumex, continuar mexendo por mais uma hora e 28 minutos, em fogo alto mexendo no sentido contrário ao que foi mexido anteriormente, aplicar imediatamente usando a vela de sete dias. Após aplicar a solução deixar secar por 72 horas e após esse período usar o absorvente higiênco para retirar o produto e dar brilho, porém tomar o cuidado de não usar o lado do absorvente que contem as fitas adesivas para evitar a impregnação da cola nos vidros.

[]´s Procurando a fórmula pra limpar a parte externa do Tênis!!!

Marcelo Carvalhal
28/06/2006, 17:11
AMIGOS....
Desculpe a pergunta que no seja pertinente ao assunto em questao, ms alguem sabe como fazer para remover a sujeirinha qua fica na debaixo das unhas.
Sempre tive o cuidado de com os dentes ir limpando tudo e o que ficava debaixo das unhas ia engolindo, o problema e que recentemente fui a uma trilha que tinha algumas lambrancas de alguns RUMINANTES , junto com a lama, e quando estava fazendo a acepcia das unhas com os dentes, um gosto diferente daquele de lama foi sentito, foi um pouco desagradavel......:confused:
Existe outra forma de fazer este trabalho sem ter que engolir os detritos:pensativo: :pensativo:

Joao Baeta
29/06/2006, 23:06
:arrow: Única solução!!!!!!!!!!!!
É mandar lavar GERAL o jipe........... e a mancha sai!!!!!
Simples não:?:

Absssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Alexandre Vaz Ferreira
30/06/2006, 03:30
AMIGOS....
Desculpe a pergunta que no seja pertinente ao assunto em questao, ms alguem sabe como fazer para remover a sujeirinha qua fica na debaixo das unhas.
Sempre tive o cuidado de com os dentes ir limpando tudo e o que ficava debaixo das unhas ia engolindo

Carvalhal

Se tu gospe ou engole fica a teu critério:lol: :lol:

Sugiro limpeza dos cantinho das unhas com ácido de bateria, que é de fácil obtenção mesmo na trilha:concordo: :mrgreen:

[]s

Ronaldo B.
30/06/2006, 09:13
:arrow: Única solução!!!!!!!!!!!!
É mandar lavar GERAL o jipe........... e a mancha sai!!!!!
Simples não:?:

Absssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Sem graça...:pensativo: ..... prefiro as receitas deste tópico...:mrgreen:

[]´s

Ronaldo B.
30/06/2006, 10:28
Ok,

Após alguns dias pesquisando sobre como tirar a lama, barrro, terra, cavaco, e outros substâncias de origem organica ou não e nem sempre identificáveis de baixo das unhas consegui finalemente encontrar a fórmula ideal e que postarei a seguir, porém para que funcione vale a mesma regra que foi usada pra a receita anteiror, ou seja, tem que ser seguida fielmente sem subsituição de componentes ou medidas para que o resultado seja garantido, mas vamos lá:

Fórmula para tirar sujeira das unhas após a trilha:

Ingredientes:

500ml de fluído de freio
250 ml de solução de bateria com PH inferior a 3,12
127 gr de areia fina
2 espinhos retirados das costas de um porco espinho albino e canhoto
45 gr de graxa grafitada
1 cueca branca de algodão, sem rendas nem remendos, usada por um monge do Tibet por no minimo 3 anos bissextos

Modo de preparo:

Em um vasilhame de plástico, juntar a solução de bateria, o fluido de freio, a areia peneirada e a graxa grafitada. Mexa durante 5 horas, deixe repousar por 3 dias.mexa por mais 18 horas sem parar, novamente deixe descansar por uma noite de lua cheia e stá pronto para ser usado.

Modo de usar:

Aplicar nas unhas utilizando os espinhos de porco, deixar a fórmula agir por dois dias, sem lavar as mãos para não retirar o produto. Depois de dois dias, limpar as unhas com a cueca do monge do Tibet.

O resultado é garantido.:concordo:

[]´s

Cotrim
30/06/2006, 10:34
Ronaldo,

Para limpar os vidros, tenho uma fórmula que utilizávamos quando eu estudava Patologia Clínica e precisávamos de recipientes de vidro (tubos de ensaio, Beckers, pipetas, etc) limpos, desengordurados e estéreis. Embora a fórmula gere uma quantidade enorme de solução, não dá para fazer em quantidades menores, mesmo que guardando a proporção, pois a reação química catalizadora não ocorrerá em intensidade suficiente para fundir os núcleos dos átomos.

Em um recipiente grande (capacidade de 100 litros), de aço inox, junte:

50 litros de água desmineralizada e bi-destilada, própria para confecçao de cosméticos
30 litros de metanol purificado, o mesmo que é utilizado nas corridas da IRL
4 litros de detergente ODD de maçã, não serve de outra marca, pois os tensoativos são impróprios
10 Kg de Sódio Pastoso. Não é bicarbonato e nem cloreto, é Sódio puro.
100 g de cerejas ao marasquino ou balas de goma "Jujuba"Em uma câmara de vidro, para não guardar impurezas, pressurizada em 1,34 ATM e saturada na proporção de 1/3 de Gás Natural, misture a água o metanol e o detengente e, durante 15 minutos, mexa no sentido horário. Sente-se e coma as jujubas ou as cerejas, mastigando cada unidade por 50 vezes, pois este será o tempo correto de descanso da solução. Por mais 15 minutos, mexa a solução no sentido anti-horário. Aguarde 37 segundos e, de uma só vez, mergulhe os 10Kg de sódio pastoso na solução. Após descansar por 33 horas, a solução estará pronta para ser utilizada nos vidros do seu automóvel.

Volto a lembrá-los de que não adianta fazer uma diminuição proporcional dos ingredientes, pois a reação química não terá intensidade suficiente para catalizar o produto.

Espero ter ajudado com essa solução.

[]'s

Marcelo Carvalhal
30/06/2006, 13:03
AMIFOG...

purt favvor deuslpe a figitcao,,estou com os ejspinh nas udnhas

sind tem uns sujeiom,mas o aociodo demba tbEIirutRIAa ta AJUtiando

OBRIGJHHADO!!! ROUNALDFOIU!!!

Sergio Rocha
30/06/2006, 13:57
Srs

Esse método da mortadela me pareceu muito bom e de fácil uso.O do nitrogenio, tb muito interessante mais de difícil execução pela dificuldade de encontrar os ingredientes.

Agora me surgiu uma ideia que me parece ser um verdadeiro "ovo de Colombo". preservativos masculinos, tb conhecido como camisinha.Para proteger tenis contra fungos,bacterias ou mesmo barro , esse deve ser um bom metodo, desde que não fure ou rasgue.Porque nada mais desagradável que depois de uma trilha fantástica nos depararmos com o nosso tenis todo sujo de barro, tira toda vontade de fazer a trilha de novo.
[]':pensativo:

Beto Lacerda
30/06/2006, 14:09
a trilha do feijão né sr Sergio ...
[]'s

Sergio Rocha
30/06/2006, 14:24
a trilha do feijão né sr Sergio ...
[]'s

Grande Beto.

:lol::lol::lol::lol:

abs

Ronaldo B.
30/06/2006, 21:58
Agora me surgiu uma ideia que me parece ser um verdadeiro "ovo de Colombo". preservativos masculinos, tb conhecido como camisinha.Para proteger tenis contra fungos,bacterias ou mesmo barro , esse deve ser um bom metodo, desde que não fure ou rasgue.Porque nada mais desagradável que depois de uma trilha fantástica nos depararmos com o nosso tenis todo sujo de barro, tira toda vontade de fazer a trilha de novo.
[]':pensativo:

Se o problema todo é só isso, tá fácil de resolver....

Manda plastificar o seu "tênis" que ele vai estar sempre limpo e pronto prá usar de novo, sem esses desgradáveis problemas...:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]´sempre colaborando para o bem estar dos amigos.

ramiro_eli
05/07/2006, 15:52
Meus caros colegas foristas,

Voces estão presos a uma linha de raciocínio incorreta.
Não devemos lutar contra a natureza, e sim deixá-la trabalhar a nosso favor.
Se os pés forem mantidos aerobicamente isolados do meio ambiente, eles certamente não serão contaminados por agentes externos, mas as bactérias, fungos, coliópteros e caramujos já existentes irão se desenvolver de forma avassaladora.
Os pés devem respirar, desta forma cria-se um equilibrio no eco-sistema intra-podólogo.
O método que citei anteriormente c/ o emprego de mortadela e cream cheese cria uma atmosfera propensa e cômoda durante o lazer na trilha.

Marcelo Carvalhal
11/08/2006, 13:55
Caros amigos...

Gostaria de saber se alguem ja terminou o procedimento de lavagem dos estofamentos, os meus estao agora passados quase um mes na ultima mao de lavagem....
Ainda nao consegui melhorar o polimento da minha pintura....aja visto do problema que tive com o procedimento de passar o carro nas folhas da arvores!!!

RAMIRO....como hé:?: já deiu um BEIÇO.. naquele bloqueio ou nao te entregarao ainda:twisted: :twisted:

Augusto Braga
13/08/2006, 14:36
Acompanhei o tópico com muito interesse,como tenho Jipe a pouco tempo ainda não domino bem o assunto,mais quero compartilhar algumas soluções simples e baratas que adotei no dia a dia:

.Apesar de não ser o assunto em discussão, uma coisa que me incomodava era o barulho daquelas alavanquinhas,que foi resolvido com custo zero, tirei as ditas cujas!

.Quanto as manchas, achei por demais complicadas e caras as soluções apresentadas,foi em um site da França que encontrei a solução:Não lavar o Jipe. Esta técnica de baixo custo possibilitou um isolamento térmico e acustico da melhor qualidade,somando ao fato de que a carroceria fica isolada do oxigenio,portanto imune a ferrugem.Outra vantagem é o fato de ninguem mais aqui em casa quer sair com o Jipe.

Com a economia da lavagem do Jipe, vou poder trocar os pneus do carro da Esposa e aproveita-los no Jipe, substituindo os atuais , grandes e barulhentos.

. Problema de limpeza dos calçados não tenho,pois sandalia havaiana não tem cheiro e é facil de lavar!

. Quanto a lavagem dos bancos, as soluções apresentadas me parecem muito insalubres para os carrapatos que voltam de carona nas trilhas, pode dar problema com o Ibama.

Esperando ter somado com algo,

Abrs.

Augusto Braga
13/08/2006, 15:40
Apesar de tb não ser o assunto em discussão, lembro aos companheiros (principalmente aos Mineiros) que tem coisas que não se deve fazer economia.Eu sempre achei que deixando o estepe em casa, teria um melhor desempenho(alem de gastar menos combustivel),porem nas trilhas sempre ficava atolado, era chamado de bração,rolha de trilha e outras coisas que não se pode escrever.

Analisando friamente(Skol gelada),percebi que tds iam 5x4, só Eu 4x4,portando agora, alem do estepe , vou levar + um pneu escondido no porta malas. Quero ver neguinho tirar onda, 6x4 é ruim de atolar,alem de poder levar mais uns quatro engradados, graças a rodagem suplementar.

Ainda tenho que conseguir convencer meu Filho a emprestar o pneu da bicicleta,ou talvez levar a bicicleta no bagageiro(7x4),isto vejo depois de negociar a conta no botequim do lado,pesquisa sai caro!

Abrs.

Cotrim
13/08/2006, 22:11
Augusto,

Todas as suas posições foram analisadas pelo Instituto de Higienização de Viaturas Porcas, o IHVP, órgão reconhecido internacionalmente e, provavelmente o mantenedor do site francês onde você achou a solução para as manchas de barro (não foi no www.ifdbns.org.fr (http://www.ifdbns.org.fr) ? Institute de France de Baguetê no Suvacô).

[]'s