Ver Versão Completa : EIXO DO TOYOTA NO CJ-5
Guilherme Miossi
08/06/2006, 22:46
BOM...MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE...
DÁ PARA INSTALAR O EIXO DO TOYOTA NO CJ-5 ??? JÁ PESQUISEI E TENHO A INFORMAÇÃO QUE O EIXO DO TOYOTA É 20 cm MAIOR EM RELAÇÃO AO EIXO DO JEEP...SERÁ QUE VAI FICAR DESPROPORCIONAL ??? (VOU COLOCAR PNEUS 33). SE ALGUÉM TIVER ALGUMA FOTO OU ALGUM COMENTÁRIO QUE POSSA ME AJUDAR FICAREI GRATO...
OBS: NÃO SEI SE NESTE CASO AJUDA...MAS...JÁ TENHO INSTALADO O KIT DE SUSPENÇÃO DO TOYOTA NO MEU CHASSI...
OBRIGADO...
Vinicius_4x4
09/06/2006, 08:14
E aí Guilherme!
Dá para instalar, só que se não me engano o eixo dianteiro tem a "bolota" (onde vai a coroa e pinhão e afins :mrgreen: ) do lado esquerdo (motorista). Sendo assim vai ter que desmontar o eixo, inverter os tubos e montar invertido. Isto tudo porque a caixa de transferência do willys tem a saída do cardã dianteiro do lado direito (lado do carona). Vamos ver se o pessoal não tem outra solução para esta inversão :pensativo: . Espera aí que daqui a pouco aparece alguém que já tenha feito isto :concordo: .
JÁ PESQUISEI E TENHO A INFORMAÇÃO QUE O EIXO DO TOYOTA É 20 cm MAIOR EM RELAÇÃO AO EIXO DO JEEP...SERÁ QUE VAI FICAR DESPROPORCIONAL ???
Capaz!! Vai ficar até mais bonito :twisted: :twisted: . O pessoal (eu inclusive :mrgreen: ) coloca os eixos de rural e F-75 que também ficam para fora. E como tu tah com as molas da band, deve ter aumentado bastante a altura do jeep neh! Então já ganha em estabilidade e uma melhora no desempenho do jeep na trilha :lol: .
[]´s
cristiano
09/06/2006, 12:44
O problema de utilizar os eixos da Toyota é a pouca disponibilidade de relações, de resto é só alegria.
Elmer_Jeep
09/06/2006, 12:45
eixo dianteiro tem a "bolota" (onde vai a coroa e pinhão e afins ) do lado esquerdo (motorista). Sendo assim vai ter que desmontar o eixo, inverter os tubos e montar invertido
EITA BESTEIROL :parede:
Meu amigo, com um chute desse vc devia ir pra copa do mundo oh :lol: :mrgreen:
E não vem dizer depois "ah, me confundi pensando q era pra adaptar eixo de troller" :discordo:
[]'s :palmas:
Vinicius_4x4
09/06/2006, 13:08
Meu amigo, com um chute desse vc devia ir pra copa do mundo oh
Tô treinando pra substituir o Roberto Carlos :mrgreen: :mrgreen:
E não vem dizer depois "ah, me confundi pensando q era pra adaptar eixo de troller
Não mesmo :discordo: . Se eu tô errado eu tô errado :concordo: . Eu falei "se não me engano" :lol: .
Mas então é só mudar as sapatas para o lugar certo e pronto?! :pensativo:
Sei que tinha algum impecilho porque quando fui adaptar os eixos de rural no jeep perguntei para um cara que (a princípio :twisted: ) entendia bastante de jeep´s - não vou dizer quem é porque senão ele vai se queimar aqui no Sul :mrgreen: . Não instalei os eixos de band uma porque este cara meteu uma pilha contra e outra porque não achava e os que achava eram muito caros.
[]´s
Elmer_Jeep
09/06/2006, 18:51
BOM...MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE...
DÁ PARA INSTALAR O EIXO DO TOYOTA NO CJ-5 ??? JÁ PESQUISEI E TENHO A INFORMAÇÃO QUE O EIXO DO TOYOTA É 20 cm MAIOR EM RELAÇÃO AO EIXO DO JEEP...SERÁ QUE VAI FICAR DESPROPORCIONAL ??? (VOU COLOCAR PNEUS 33). SE ALGUÉM TIVER ALGUMA FOTO OU ALGUM COMENTÁRIO QUE POSSA ME AJUDAR FICAREI GRATO...
OBS: NÃO SEI SE NESTE CASO AJUDA...MAS...JÁ TENHO INSTALADO O KIT DE SUSPENÇÃO DO TOYOTA NO MEU CHASSI...
OBRIGADO...
Dá pra instalar numa boa, como já foi dito a galera instala normalmente os eixos da F75 que são mais largos ainda que os de toyota.
O dianteiro vai ser praticamente plug and play pois a distancia entre as sapatas dos feixes é a mesma do CJ.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/1f9c68dc7165d8ea0fa5c6fc0ba3f4aa.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/f8d91f58a5b82ecc321ad0b09b03ae85.jpg
No trazeiro vai ter que reposicionar as sapatas aproximando-as.
Daí tem que fazer novos cardans, rodas de 6 furos e outro problema que ja foi falado é a falta de opções de relação coroa/pião, pois só existe 37x9 e 37x10 que são muito longos (a meu ver).
Mais fotos, chassi de CJ6 com eixos band:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/536aae9d7eaad686007cb83d02ab525a.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/55b43d02a07ad1c1bed7ed85b2880570.jpg
Tem uns 2 tópicos com esse assunto, to sem tempo agora, amanhã eu posto aqui.
[]'s
Elmer_Jeep
10/06/2006, 12:28
Bom, sobre os tópicos que falei aqui estão:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3394
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14972
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4341
em alguns vc vai ver a opinião de um tal de billj mas pode desconsiderar pq ele é muito do contra :lol: :twisted:
[]'s
Celso CJ5 diesel
10/06/2006, 13:21
Mandou bem Elmer :palmas:
O assunto é polêmico. Porém, pelo pouco que entendo, acho que os eixos Band são mais resistentes que os Dana 44. Isto fica claro ao analisarmos os munhões do eixo dianteiro, dimensões dos semi-eixos e a presença da homocinética. Só lembrando que o Upgrade dos Dana 44, faz uso deste sistema utilizado na Band. Outro ponto interessante é a utilização do eixo traseiro com cubo flutuante, opcional em alguns modelos de Band e de série em outros. Ao meu ver a única desvantagem são as limitadas relações de diferencial. Sendo estas: 3,70:1 (37 dentes na coroa, e 10 dentes no pinhão), e 4,11:1 (37 na coroa, e 9 no pinhão). Quanto ao preço, façam as contas :!: Se forem comprar eixos de F75 e fazer o upgrade, talvez fique mais caro que os eixos Band. Quanto a disponibilidade de peças, basta viajar pelo Brasil e veremos que existem autopeças e oficinas que trabalham com Band em todos os cantos. Por conta disso, estou instalando os eixos da Band no meu CJ5, que já tem câmbio Toy 4 marchas e motor 14B quase turbo intercooler.
Abraços,
Celso
Elmer_Jeep
10/06/2006, 18:01
e aqui fala algumas características dos eixos band:
http://www.off-road.com/tlc/faq/axle.html
Celso CJ5 diesel, cade as fotos do serviço rapaz, atualiza o tópico pra gente acompanhar :mrgreen:
[]'s
Celso CJ5 diesel
11/06/2006, 12:55
Elmer,
A carroceria tá aqui em Araçatuba, sendo preparada para a pintura. Desmontei o Jeep inteiro e estou refazendo e melhorando o serviço. O chassis levei para o pessoal da TT4 em Bauru, para adaptar os eixos, barras de tração, guincho Ekron e cardãns de Hilux com CV. Estou indo para Bauru neste final de semana e farei umas fotos. Quanto ao turbo e intercooler, falta o coletor de inox. O cara que está fazendo é bom, mas é muito muito muito enrolado. O intercooler já foi adaptado e ficará logo atrás da grade dianteira. Vou instalar o da S10 com a bocas voltadas para a lateral e devidamente encaixado atrás da grade, incluindo coxins de borracha. Não postei nenhuma fotos, pois, queria mostrar o serviço mais adiantado. Quanto aos eixos, comprei do LM e ficarão ótimos, incluindo freio a disco nas quatro rodas, Highsteer e SPOA. Pretendo terminar até o final de junho :!:
Abraços,
Celso
Guilherme Miossi
11/06/2006, 19:38
MEU CARO AMIGO...ELMER
TENHO MAIS DUAS DÚVIDAS QUE ME VIERAM EM MENTE...VEJA SE VOCÊ OU OUTRO AMIGO PODE ME AJUDAR...
1) COMO ESTOU ESTOU COMEÇANDO DO ZERO NÃO VOU INVESTIR MUITO EM MOTOR AINDA, VOU COLOCAR EM DE OPALA 4cc (+/- ENCAPETADO) E UM CÂMBIO CLARK DE 3 OU 4 MARCHAS...SERÁ QUE O EIXO DO TOYOTA É O MAIS RECOMENDADO ??? OU DEVO PARTIR PARA O ORIGINAL DO JEEP OU O DA RURAL ???
2) POR QUE VOCÊ COLOCOU O JUMELO DIÂNTEIRO PARA TRÁS ??? E POR QUE VOCÊ NIVELOU O MESMO EM RELAÇÃO AO OUTRO PONTO DE FIXAÇÃO...SEI QUE ESTE ASUNTO JÁ FOI DEBATIDO NO FORUM...MAS HAVIA TANTA INFORMAÇÃO LÁ QUE ACABEI NÃO ENTENDENDO NADA...COM TODO RESPEITO...SE PUDER EXPLICAR O MAIS SIMPLES POSSÍVEL EU AGRADEÇO
Elmer_Jeep
12/06/2006, 11:30
Guilherme Miossi, vou tentar responder sem complicar.
1 - Como já falamos nesse e nos outros tópicos que indiquei, o problema dos eixos band está apenas nas relações de coroa e pião que são muito longas.
E para esse powertrain(motor+cambio) que vc pretende usar acredito que vai ser necessário a utilização de uma relação(coroa+pião) mais reduzida que as existentes nos eixos band. Nesse caso os Dana 44 ganham a parada, por esse motivo que construí eixos híbridos pro meu CJ5(não é o das fotos acima), carcaças e miolo Dana44 + componentes toyota(semi eixos, homocinéticas, munhões, manga de eixo, flutuantes, cubos de roda e freios a disco) = Várias opções de relação e componentes muito mais resistentes :concordo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5344&postdays=0&postorder=asc&&start=80
2 - Sobre o chassi das fotos acima:
O jumelo está atrás da roda dianteira como nos CJ5 e CJ6 originais, discutimos esse tema no seguinte tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1079 e ao meu ver não chegamos à uma conclusão sobre qual posição fica melhor, de acordo com a tradução feita por um dos foristas a posição do jumelo dianteiro é questão de uso pessoal.
E o ponto de fixação na parte frontal foi nivelado porque mudei o olhal do jumelo montando abaixo do chassi.
Aqui explica o porque isso deve ser feito:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=338&postdays=0&postorder=asc&&start=100
aqui também
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=19572
Aqui também
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=19340
Espero ter respondido, infelizmente vc vai ter q ler, ler, ler e ler tópicos e mais tópicos pra se inteirar no assunto.
[]'s
Guilherme Miossi
12/06/2006, 22:09
OK...FICO GRATO PELA SUA AJUDA...É ISSO MESMO VOU PEGAR UM FIM DE SEMANA E "DEITAR O CABELO" NESTES TÓPICOS QUE VOCÊ ME INDICOU...OBRIGADO MAIS UMA VEZ... :wink:
Henrique Neto
19/10/2007, 18:08
Mandou bem Elmer :palmas:
O assunto é polêmico. Porém, pelo pouco que entendo, acho que os eixos Band são mais resistentes que os Dana 44. Isto fica claro ao analisarmos os munhões do eixo dianteiro, dimensões dos semi-eixos e a presença da homocinética. Só lembrando que o Upgrade dos Dana 44, faz uso deste sistema utilizado na Band. Outro ponto interessante é a utilização do eixo traseiro com cubo flutuante, opcional em alguns modelos de Band e de série em outros. Ao meu ver a única desvantagem são as limitadas relações de diferencial. Sendo estas: 3,70:1 (37 dentes na coroa, e 10 dentes no pinhão), e 4,11:1 (37 na coroa, e 9 no pinhão). Quanto ao preço, façam as contas :!: Se forem comprar eixos de F75 e fazer o upgrade, talvez fique mais caro que os eixos Band. Quanto a disponibilidade de peças, basta viajar pelo Brasil e veremos que existem autopeças e oficinas que trabalham com Band em todos os cantos. Por conta disso, estou instalando os eixos da Band no meu CJ5, que já tem câmbio Toy 4 marchas e motor 14B quase turbo intercooler.
Abraços,
Celso
QUAL SERIAM ESSES MODELOS DE BAND QUE TEM EIXO TRASEIRO COM CUBO FLUTUANTE?
E COMO SERIA FÁCIL, A IDENTIFICAÇÃO DESSE EIXO, QUANDO NÃO SE TEM NENHUMA REFERENCIA DO MODELO DA BAND?
DESDE JÁ
MUITO OBRIGADO
Celso CJ5 diesel
19/10/2007, 19:48
Henrique,
Qualquer modelo de Band pode ter eixo traseiro flutuante. Porém, no Jipe curto e longo o eixo traseiro flutuante era opcional. Quanto aos anos de fabricação, você pode encontrar estes eixos apartir dos modelos fabricados nos anos 80 e 90, mas os últimos anos de fabricação são mais facilmente encontrados. Identificar estes eixos é muito fácil! Basta você observar se existe a presença de um cubo no centro na roda. Algo semelhante ao eixo dianteiro, porém sem roda livre. Qualquer dúvida, basta dar uma no item download do fórum. Lá você encontrará alguns catálogos que postei contendo especificações sobre as Bands.
Abraço,
Celso
Henrique Neto
20/10/2007, 21:28
Henrique,
Identificar estes eixos é muito fácil! Basta você observar se existe a presença de um cubo no centro na roda. Algo semelhante ao eixo dianteiro, porém sem roda livre. Qualquer dúvida, basta dar uma no item download do fórum. Lá você encontrará alguns catálogos que postei contendo especificações sobre as Bands.
Abraço,
Celso
BELEZA, PESQUISEI E ENTENDI, PROCUREI ATÉ ENCONTRAR NO MERCADO, SEGUNDA ESTOU COMPRANDO MEUS EIXOS.
MAS GOSTARIA DE SABER QUAL SERIA O AMORTECEDOR IDEAL?
UM GRANDE ANRAÇO
E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA
willys1960_ctba
11/03/2011, 09:54
Pessoal, alguém consegue me confirmar quantos cm a mais o eixo de toyota tem em comparação com o de willys:?:
:pensativo:
att
Elmer_Jeep
11/03/2011, 10:46
Pessoal, alguém consegue me confirmar quantos cm a mais o eixo de toyota tem em comparação com o de willys:?:
:pensativo:
att
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13394&page=2
willys1960_ctba
14/06/2011, 20:59
Eixos flutuantes? - Página 2 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13394&page=2)
isso flutuantes...
Elmer_Jeep
15/06/2011, 11:14
Não foi bem uma pergunta, aquilo ali é o titulo de um topico, se vc clicar la vai abrir outro topico que tem resposta pra sua duvida.
[]'s
willys1960_ctba
15/06/2011, 15:17
Não foi bem uma pergunta, aquilo ali é o titulo de um topico, se vc clicar la vai abrir outro topico que tem resposta pra sua duvida.
[]'s
assistia chaves?
me lembrei do Chaves falando " :parede:ai que burro da zero pra ele" isso sendo vc falando pra mim kkk
foi mallll
rss
[]s
chinelao4x4
17/11/2012, 11:25
aos entendidos ,
ja tem alguma soluçao pra por o eixo dianteiro da toy no cj ?
tenho aqui em casa o eixo da toy dianteiro que tem a bolta deslocada, mais minha relaçao do cj é 8/43 , tem solução ?
abrçs
rodrigo.hoffman
17/11/2012, 22:16
aos entendidos ,
ja tem alguma soluçao pra por o eixo dianteiro da toy no cj ?
tenho aqui em casa o eixo da toy dianteiro que tem a bolta deslocada, mais minha relaçao do cj é 8/43 , tem solução ?
abrçs
Acho que o unico jeito é bolota de dana 44 e o resto da toyota.. Assim as relações ficam certas
O famoso eixo hibrido
[ ]´s
chinelao4x4
18/11/2012, 09:57
se for dana44 o eixo da toy, e o meu jipe é dana44 . mais ai tem coroa e pinhão , que no jipe uso 8/43 , tem coroe e pinhao pra toy 8/43 ou vou ter que trocar a coroa e pinhao da trazeira ?
se eu tivesse um eixo deslocado traz. da toy , ai daria certo, ficaria com um conjunto igual na diant e traz.
qual a melhor relaçao da toy pra por no cj ?
tenho uma toy 84 aqui pra desmanchar ta completa, mais é só 4x4 sem redução, então o diferencial traz. a bolota é no meio e não serve pra mm , mais o dianteiro a bolota é deslocada e como pretendo adaptar uma caixa de direção com cilindro hidraulico preso no diferencial , achei que o diferencial da toy na minha dianteira ficaria bom pra esta adaptação
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