Ver Versão Completa : VITARA DIESEL
CAROS COLEGAS, TENHO UMA TOYOTA SW4-98 DIESEL, PORÉM ESTOU PENSANDO EM VENDE-LA E COMPRAR UM SUZUKI VITARA A DIESEL.
GOSTARIA DE SABER INFORMAÇÕES SOBRE O REFERIDO CARRO (VITARA A DIESEL).
GRATO
Andre Sousa
08/06/2006, 12:33
Meu caro Jaziel
Vitara a diesel existe a partir do ano de 2000 (Grand Vitara), somente na versão 4 portas. É um excepcional motor, 2.0 turbo diesel interculer, que equipa as versões "Top Line" - o mesmo da GM Tracker.
O desempenho (impressão pessoal) no asfato é semelhante ao motor 1.6 em baixa e retomadas. Na trilha certamente o diesel levará larga vantagem pelo maior torque.
Em velocidade de cruzeiro é que o 2.0 diesel faz diferença, o conssumo é mínimo, uns 12 por litro se não estou enganado.
É um carrão.
Ai Galera,
Alguem sabe se este motor a Diesel da GM Tracker pode ser adaptado no Vitara 95 3P sem grandes mudanças ? Vale a pena ? ja que o motor original a gasolina já está nas ultimas !!!!
fernando, adaptar eh possivel, mas não eh viavel devido ao custo.
quanto ao uso existem duas opçoes, o tracker/g. vitara motor mazda(87cv) ou motor peugeot(110cv).
o mazda eh mais confiavel e dah menos manutenção, fraco na saida e bom redimento na estrada. em trilhas como o seu irmão mais novo nem pensar, terrivel. apenas para passeios não muitos dificeis. carro muito confortavel
obs.: outro ponto fraco eh a fumaceira que esse motor faz.
motor peugeot 110 cv apos 2001. motor eletronico, muito economico, excelente para uso urbano devido a agilidade qdo a turbina esta cheia. o motor gosta de giro alto. em viagens tb eh muito confortavel. ponto fraco eh a manutenção, tomar muito cuidado com a qualidade do diesel e a sujeira no tanque. manutenção cara e sem opção de usar peças de chevette.
boa escolha
edvaldo
Edvaldo,
Oq vc acha do AP/Diesel vira?
Abraços,
fernando, adaptar eh possivel, mas não eh viavel devido ao custo.
edvaldo
Quando você fala em custo você se refere ao preço do motor ou terei que trocar outros componentes, como caixa, diferencial, etc ?
Quando você fala em custo você se refere ao preço do motor ou terei que trocar outros componentes, como caixa, diferencial, etc ?
o valor do motor RHZ ou do RF muito alto inviabiliza, já os diesel eletronicos usados pela gm e vw são boa opções devido ao custo mais em conta. Ultimamentoe tenho acompanhado muitos leilões de motores diesel com preços bem em conta, como os 1.6 e 1.9. um dos grandes arrematadores desses moteres em SP eh o Crestana, que revende em sua loja em SP.
edvaldo
edvaldo,
Você chutaria um valor total de quanto eu gastaria nesta transformação para o diesel ? Custo com compra de motor, Mão de Obra e troca de peças e componentes e adptações ?
Jeanilson
09/07/2006, 21:58
...motor peugeot 110 cv apos 2001. ... manutenção cara e sem opção de usar peças de chevette...
Peças de Chevette em motor Diesel :?: :shock: :pensativo:
[]'s em dúvida.
grlorenzetti
10/07/2006, 12:41
Jeanilson,
Utilizo hoje no meu sidekick 5 Portas o motor 1.9 da VW com turbina da S10. Um motor destes "novo" está em torno de R$10000,00 (preço da crestana e um cara no mercado livre). Some a isto os valores que o Detran vai te cobrar em vistoria e outras coisas, estes eu não tenho idéia, mais R$ 740,00 de um kit da deeptec (capa seca, embreagem, rolamento )para colocar o motor na caixa do suzuki. Outro item a verificar são os diferenciais, o antigo dono que adaptou o motor disse que teve que trocar os diferenciais pelo do Gran Vitara pois no diferencial original do vitara ficou muito reduzido.
Felipe Nogueira Torrano
10/07/2006, 14:14
Fala Gustavo!
Nossa!!
Meu sonho é um Vitara com este motor|!!!
Como ficou o desempenho??
Ouvi dizer que este motor adaptado tem problemas com aquecimento!! Vc teve??
Trocou o câmbio??
[]'s sonhadores
Jeanilson
10/07/2006, 15:55
Jeanilson,
Utilizo hoje no meu sidekick 5 Portas o motor 1.9 da VW com turbina da S10. Um motor destes "novo" está em torno de R$10000,00 (preço da crestana e um cara no mercado livre). Some a isto os valores que o Detran vai te cobrar em vistoria e outras coisas, estes eu não tenho idéia, mais R$ 740,00 de um kit da deeptec (capa seca, embreagem, rolamento )para colocar o motor na caixa do suzuki. Outro item a verificar são os diferenciais, o antigo dono que adaptou o motor disse que teve que trocar os diferenciais pelo do Gran Vitara pois no diferencial original do vitara ficou muito reduzido.
Grlorenzetti,
Obrigado pela informação não não sou eu que estou querendo trocar o motor da viatura.
A minha dúvida foi que em um post anterior o Edvaldo havia mencionado que uma vantagem do motor utilizados nos Gran Vitaras até 2001 (Mazda 87cv) em relação aos motores mais novos (Peugeot 110cv) é que podia utilizar peças de Chevette em sua manutenção. Foi isso que não entendi já que o motor do Chevette é a gasolina e na teoria ele não tem nada a ver com os motores de ciclo Diesel. :pensativo:
Edvaldo, Poderia exclarecer essa questão :?:
Na verdade sou eu que estou querendo trocar o motor do meu VITARA por um Diesel, mas pelo que os amigos escreveram estou desistindo da ideia.
Peças de Chevette em motor Diesel :?: :shock: :pensativo:
[]'s em dúvida.
claro que foi apenas uma brincadeira, mas serve como alerta para alguns.
Rafael_Reis
10/07/2006, 19:16
Alguma coisa contra? Só pq não tem pra vender na Suzucar?
Acho q tu devia começar a fazer um estoque de peça de chevas pra vender na tua bodega...
:mrgreen:
Dedada :concordo:,
Na verdade sou eu que estou querendo trocar o motor do meu VITARA por um Diesel, mas pelo que os amigos escreveram estou desistindo da ideia.
qualquer serviço relacionado a adaptação desse porte sai caro, e mão de obra especializada tb eh muito dificil de encontrar. Bom mesmo eh fazer isso por prazer, por gosto mesmo, ai vc gasta uma fortuna e ainda fica feliz. pense nisso, pois existem um investimentos que não fazem sentido algun mas nos fazem muito bem.
Alguma coisa contra? Só pq não tem pra vender na Suzucar?
Acho q tu devia começar a fazer um estoque de peça de chevas pra vender na tua bodega...
:mrgreen:
Dedada :concordo:,
essa não vou responder pq serei moderado!
nbtmqsfmeccpdcpss.
qualquer serviço relacionado a adaptação desse porte sai caro, e mão de obra especializada tb eh muito dificil de encontrar. Bom mesmo eh fazer isso por prazer, por gosto mesmo, ai vc gasta uma fortuna e ainda fica feliz. pense nisso, pois existem um investimentos que não fazem sentido algun mas nos fazem muito bem.
Edvaldo,
Você falou tudo, a gente as vezes faz umas coisas que não fazem sentido para outras pessoas, mas a satisfação pessoal paga isto. Gastar dinheiro equipando uma viatura para coloca-la numa trilha cheia de buracos no fim de semana é incompreensivel para muitos. Fico as vezes inventando coisas só pelo prazer de mudar, mas isto acontece com todos nos que temos uma paixão pelo Off-Road.
Galera,
O duro vai ser o consumo de um AP/Alcool na terra, o pessoal que roda com esse motor podia dar uma luz pra gente se compensa o investimento.
Abraços
Rafael_Reis
10/07/2006, 22:50
Pessoal, minha opinião sobre adaptações... agora falando sério. ;)
Acredito ter sido um dos grandes difundidores das adaptações em suzuki desde quando, há alguns anos atrás, comprei meu vitara e fiz meu hoje abandonado site. Sempre gostei de fazer as coisas eu mesmo e no começo não tinha conhecimento de onde comprar peças, e vivia cercado pelo comentário que peças originais custavam uma fortuna ou eram difíceis de achar.
Pois bem, com o passar do tempo, comecei a ver essas adaptações de forma diferente, especialmente em relação ao custo. Acho que qualquer adaptação deve ser bem estudada e avaliada, algumas coisas na prática não se justificam. Recebo uns 20 e-mails por dia pedindo se peça disso ou daquilo serve no vitara ou coisa parecida.
O povo deve pensar que meu vitara tem peça de tudo quanto é canto e marca, mas na real nao é assim. Vejo gente se ferrando para enfiar uma embreagem de tempra com plato de niva no vitara enquanto a original custa 280 pila. Tira uma e põe a outra... simples, rápido e barato. Hoje o custo de manutanção de um vitara é comparável (senao mais barato) que qualquer carro popular novo. Vcs tentam enfiar um cabo de embreagem de 147 num celta ou pagam uns 120 conto num cabo específico? Difícil ne?
É o carro de uso diário, precisa ser confiável...
Então pq a obseção por adaptar nos jipes?
Muita gente se vangloria de usar motor de sei lá o que no vitara, mas eu sinceramete vi pouquíssimas adaptações que se justificassem.
Gastar 12 paus para adaptar um motor diesel num vitara? PTZ, isso é 50% do valor dele... Vende o velho, pega esses 12 paus e vc quase compra um GV ou uma SW4.
Não estou desacreditando ninguem a adaptar, só avaliem direito...
Eu mesmo estou fazendo uma modificação bem radical no meu vitara visando o desempenho offroad, mas pode acreditar que motor e transmissão mantem a confiabilidade do projeto original: é tudo ZUK.
ABração,
Rafael Reis,
Não estou falando em colocar peças de Fiat 147 ou Chevete em Vitara, procuro sempre comprar peças originais e levar em oficinas especializadas aqui em BH, mesmo porque Jeep não é carro popular. Quando pensei em trocar o meu motor por um diesel é porque o meu a gasolina ja está muito rodado e precisando ser aberto, então eu queria comparar o custo de uma troca por diesel com o custo de reformar o meu a gasolina. Levantei esta questão por não ser da area de manutenção de veiculos e por isto não tinha ideia dos custos, que agora tenho. Eu também acho que não justifica gastar 12 paus para trocar um motor pelo simples prazer de mudar, mas comparar gastos e vender o jeep velho para comprar um novo todo original também não justifica porque conheço muitos jeeps Willys, Engesa e outros que valem mais que muitos GVs e SW4 e para seus donos cada centavo investido justifica a melhoria do jeep.
Prefiro equipar um Vitara 95 para o off-road com varios acessorios, do que juntar este dinheiro e comprar um Vitara mais novo todo original.
Por isto Rafael, te dou razão em alguns pontos mais acho que tem o outro lado que o Edvaldo comentou acima que tambem é bom fazer por prazer porque isto nos faz bem.
Acho os dois pontos de vista válidos, dependendo da disposição de cada um em gastar, porque o que gastar e onde é coisa muito pessoal e nem todos pensam igual.
Abrs
Rafael_Reis
11/07/2006, 12:59
Quando vc faz alguma modificação, por que quer ou gosta, nao pode considerar custos. Até pq existe um agrande diferença entre quanto vc acha que seu jipe vale e quanto alguem estaria disposto a pagar por ele.
Estamos falando em modificações baseadas em custo x benefício.
Conheço muita gente que tem CJs e Engesas, com valor investido acima de 30 mil, alguns tentam vender pelo q gastaram e nao conseguem. Acabam vendendo pelo valor de mercado, e esse sim é o q manda na coisa.
Quer adaptar por paixão, quebra o cofre e arranca os cabelos
Quer fazer por custo x benefício, presta MUITA atenção.
ABraços,
Jeanilson
11/07/2006, 18:24
claro que foi apenas uma brincadeira, mas serve como alerta para alguns.
Ahhh, Bão! :mrgreen:
Jeanilson
11/07/2006, 18:42
Pessoal, minha opinião sobre adaptações... agora falando sério. ;)
Acredito ter sido um dos grandes difundidores das adaptações em suzuki desde quando, há alguns anos atrás, comprei meu vitara e fiz meu hoje abandonado site. Sempre gostei de fazer as coisas eu mesmo e no começo não tinha conhecimento de onde comprar peças, e vivia cercado pelo comentário que peças originais custavam uma fortuna ou eram difíceis de achar.
Pois bem, com o passar do tempo, comecei a ver essas adaptações de forma diferente, especialmente em relação ao custo. Acho que qualquer adaptação deve ser bem estudada e avaliada, algumas coisas na prática não se justificam. Recebo uns 20 e-mails por dia pedindo se peça disso ou daquilo serve no vitara ou coisa parecida.
O povo deve pensar que meu vitara tem peça de tudo quanto é canto e marca, mas na real nao é assim. Vejo gente se ferrando para enfiar uma embreagem de tempra com plato de niva no vitara enquanto a original custa 280 pila. Tira uma e põe a outra... simples, rápido e barato. Hoje o custo de manutanção de um vitara é comparável (senao mais barato) que qualquer carro popular novo. Vcs tentam enfiar um cabo de embreagem de 147 num celta ou pagam uns 120 conto num cabo específico? Difícil ne?
É o carro de uso diário, precisa ser confiável...
Então pq a obseção por adaptar nos jipes?
Muita gente se vangloria de usar motor de sei lá o que no vitara, mas eu sinceramete vi pouquíssimas adaptações que se justificassem.
Gastar 12 paus para adaptar um motor diesel num vitara? PTZ, isso é 50% do valor dele... Vende o velho, pega esses 12 paus e vc quase compra um GV ou uma SW4.
Não estou desacreditando ninguem a adaptar, só avaliem direito...
Eu mesmo estou fazendo uma modificação bem radical no meu vitara visando o desempenho offroad, mas pode acreditar que motor e transmissão mantem a confiabilidade do projeto original: é tudo ZUK.
ABração,
Fala, Rafael! :concordo:
Concordo contigo, para mim as adaptações devem ser as mínimas possíveis e mesmo assim bastante estudadas, para não tirar a confiabilidade da viatura.
Porém, tem aqueles casos que pode valer a pena, como por exemplo trocar a caixa do filtro de ar por um modelo nacional (na época da poeira em Brasília tem alguns lugares que é quase um filtro novo por trilha... :shock: :putz: ), já que nesse caso seria em um item não vital para a segurança do jipe e do jipeiro.
Agora, quem sabe daqui a uns vinte anos a conversa seja diferente, em que os nossos Suzukis se tornem como os Willys são atualmente, onde adaptar seja mais um caso de atualização mecânica e as peças originais sejam um sonho distante...
[]'s querendo ver os Suks nas trilhas em 2026.
grlorenzetti
12/07/2006, 20:31
Desempenho do carro ficou muito bom, com muita força e pouco gasto. Média de 14km/l. Realmente o motor esquenta um bocado, mas o problema é que eu comprei o carro já com o motor adaptado e o preguiçoso não trocou o radiador, que está pequeno para motor. Utilizo o câmbio original.
grlorenzetti
12/07/2006, 20:39
Rafael Reis,
Não estou falando em colocar peças de Fiat 147 ou Chevete em Vitara, procuro sempre comprar peças originais e levar em oficinas especializadas aqui em BH, mesmo porque Jeep não é carro popular. Quando pensei em trocar o meu motor por um diesel é porque o meu a gasolina ja está muito rodado e precisando ser aberto, então eu queria comparar o custo de uma troca por diesel com o custo de reformar o meu a gasolina. Levantei esta questão por não ser da area de manutenção de veiculos e por isto não tinha ideia dos custos, que agora tenho. Eu também acho que não justifica gastar 12 paus para trocar um motor pelo simples prazer de mudar, mas comparar gastos e vender o jeep velho para comprar um novo todo original também não justifica porque conheço muitos jeeps Willys, Engesa e outros que valem mais que muitos GVs e SW4 e para seus donos cada centavo investido justifica a melhoria do jeep.
Prefiro equipar um Vitara 95 para o off-road com varios acessorios, do que juntar este dinheiro e comprar um Vitara mais novo todo original.
Por isto Rafael, te dou razão em alguns pontos mais acho que tem o outro lado que o Edvaldo comentou acima que tambem é bom fazer por prazer porque isto nos faz bem.
Acho os dois pontos de vista válidos, dependendo da disposição de cada um em gastar, porque o que gastar e onde é coisa muito pessoal e nem todos pensam igual.
Abrs
Fernando, com certeza absoluta fazer o motor do seu vitara vai ser muito mais barato do que adaptar um diesel. Eu só estou com ele pq na época apareceu o sidekick com este motor no negócio por um niva que eu tinha.
Concordo plenamente com o Rafael, pois tenho um outro suzuki vitara 92 canvas automático. Que só não é mais original pq troquei as rodas de resto é original até o Osso. Fica muito fácil trabalhar com o carro assim, tira a peça velha põe a nova e não se incomoda. Mesmo pelo custo das peças originais, que não acho tão alto assim, vale a pena. Ele funciona redondinho.
Galera,
Então o mais lógico seria investir no proprio motor suzuki, continuar na gasolina para não perder a confiabilidade e autonomia, se não tiver jeito então parte para as outras opções dependendo o bolso hehehe...
O meu ta bem rodado mas ta ai aguentando o tranco...
Abraços,
Valeu Gustavo,
Ja estou convencido que fazer o motor sai bem mais em conta, a duvida era minha, mas era para ajudar um amigo que mora no interior de Minas que esta com seu Vitara com o motor travado e que queria evitar de trazer o carro para BH porque na sua terra não tem mecanico especializado. Então surgiu a duvida porque ele teria que alem de ficar sem carro por um periodo maior, gastaria com transporte da viatura para BH, etc. Mas depois de ouvir os argumentos aqui no topico vimos que não vale a pena.
Abrs
Galera,
Então o mais lógico seria investir no proprio motor suzuki, continuar na gasolina para não perder a confiabilidade e autonomia, se não tiver jeito então parte para as outras opções dependendo o bolso hehehe...
O meu ta bem rodado mas ta ai aguentando o tranco...
Abraços,
O meu Vitara também é todo original e está bem rodado, mas o motor está bom ainda. Com certeza vou recorrer aos reparos com peças originais se possivel quando precisar.
Felipe Nogueira Torrano
13/07/2006, 09:03
Desempenho do carro ficou muito bom, com muita força e pouco gasto. Média de 14km/l. Realmente o motor esquenta um bocado, mas o problema é que eu comprei o carro já com o motor adaptado e o preguiçoso não trocou o radiador, que está pequeno para motor. Utilizo o câmbio original.
Valeu pelas respostas Gustavo!!!
Como o pessoal já disse, eu também prefiro manter o motor original!! Mas quando não der mais mesmo, com certeza esse 1.9 Diesel será a primeira opção!!