PDA

Ver Versão Completa : Tenho um problema e preciso de ajuda



Eron Pessanha
07/06/2006, 22:55
Caros amigos
Tive um problema hoje que vai me tirar o sono.
Quando liguei o carro para voltar pra casa notei que a direção estava dura, como se estivesse sem hidráulica.
Pensei que o carro tinha morrido, frio, sabe como é...
Não morreu. Parei, abri o capu e verifiquei o fluido, tudo certo...
Ruido do motor....normal....água....tudo safo....
Etrei no carro, mais uma vez fiquei escutando o ruido...normalíssimo.
Luzes do painel em confusão...
Luz da bateria acesa...check engine acesa....isso era anormal...
Luz do ABS acesa...normal....já discutimos isso por aqui...ela acende e apaga aleatoriamente.
Trabalho a uns 20 KM de casa....A direção estava dura, mas dava pra guiar...praticamente todo o trajeto é numa estrada reta ou praticamente sem transito...demoro 18 min para fazer o trajeto trabalho-casa.
Resolvi ir embora. Pé levinho e fui indo...as vezes as luz da bateria apagava e na mesma hora a direção voltava a ficar leve....
Problema elétrico? talvez...fui tocando....
As luzes voltaram a acender....direção dura, voltava a apagar...tudo normal novamente...êta defeito babaca....
Cheguei em casa...direção dura...ficou phoda pra guinar 90º pra entrar na garagem....manobra aqui...manobra ali...entrei...
Quando entrei uma nuvem de vapor astravazou o capu....desliguei o carro, abri a porta e guarneci o extintor..sei lá o que poderia ter sido?
A fumaça era vapor....zero barulho...olha por baixo....muita água escorrendo por baixo do motor....água quente...
Abri o capu e o motor está todo molhado por cima.....inspeciona....a tampa do reservatório de água estava aberta...como se estivesse esfogado uma grande pressão interior....mas tenho certeza que tinha água e ela estava fechada (tinha checado isso no trabalho). Completei a água com uma mangueira, já que o recipiente estava praticamente vazio.
Olhei para a ventuinha e ela estava levemente ralada na borda de ataque, como se tivesse raspado em algo...tinha algo ali...
Arrisquei ligar o carro novamente e olhar seu funcionamento....
Barulho normal.....e achei algo...a correia estava no lugar...mas sensivelmente solta.....como se algo tivesse afrouxado muito ela....
Ela estava girando, mas patinava e, visivelmente não poderia ser possível comandar os apendices dependentes do motor daquele jeito...
O motor estava com barulho normal...
Meti a mão na correia e vi que realmente ela estava frouxa.
Não estava arrebentada e sim frouxa....
Provavelmente ela já não estava girando o alternador adequadamente e a hidraulica se ressentia do seu mau funcionamento...
A temperatura se manteve estável pela velocidade que fiz o trajeto...o proprio vento frontal tratou de fazer o trabalho com algum sacrifício.
Quando demorei pra fazer a manobrinha afim de entrar na garagem a temperatura subiu rapidamente e pau!....aquele fumacê de vapor...
Espero que não seja nada muito grave....
Pelas notas fiscais a correia foi trocada aos 90.000KM...ela já está com 130.000.
Alguém já passou avaria parecida? Tem alguma idéia pra tranquilizar?
Não gostaria de chegar no mecânico sem conteúdo pra trocar...não gosto de ver o mecânico com cara de "descobridor de defeitos"...apesar de não tentar conduzi-lo no diagnóstico...deixo ele fazer o serviço dele...depois conversamos sobre as possibilidades....
Já pesquizei bastante no AUTOZONE e imprimi algumas figuras que considerei interessantes levar pra ele...
Não vou na concessionária....meu mecânico é excelente e repara inúmeros importados, inclusive SUV´s e mercedes....
Só queria saber se alguém já passou por isso e se tem algum palpite que possa ajudar a aumentar meu conhecimento sobre a Explorer...
Manterei vcs informados sobre o que aconteceu...
Forte abraço.
Eron RJ

Wallace
08/06/2006, 14:12
Pode ser que foi só a correia mesmo, troque ela e veja o que acontece.
No mais algo pode ter feito ela travar.
O proprio esticador dela (não sei como é no seu caso)
Problemas na bomba de agua.
Problemas no alternador.
Problemas na bomba da direção ou em qualquer outra coisa que use tal correio.

Eron Pessanha
08/06/2006, 14:26
Caro Walace
Vc falou em esticador....
Parece que pode ser bem por aí...
Na minha inspeção visual parece mesmo que a correia está é frouxa, como se algo que a fazia permanecer com tensão tenha deixado de atuar na correia.
Tomara que seja mesmo só isso....
As MRDs nunca acontecem sozinhas...já reparou que quando a grana acaba tudo começa a quebrear em casa....geladeira, liquidificador, TV...agora é o carrão...
Deus me proteja dessa.
Forte abraço
Eron