PDA

Ver Versão Completa : Pneu novo faz Vitara gastar mais combustivel: o que faco?

aquifolium
07/06/2006, 19:01
Amigos

Pode ser que voces ja tenham passado por uma situacao parecida e talvez possam me ajudar.

Troquei os pneus do meu Vitara semana passada. Com os pneus antigos (215 75 R15), bem gastos, ele fazia tranquilamente 10Km por litro de gasolina. Sempre abasteco no mesmo posto, ha´ meses. E sempre calibrei os pneus conforme o manual do fabricante, com 23 libras.

Com os pneus novos (tambem 215 75 R15), balanceados e alinhados, meu carro passou a fazer 8,5Km por litro. Fui conferir a calibragem e vi que a loja tinha posto 30 libras nos 4 pneus. Imanginando que este fora o motivo do gasto a mais, recalibrei os pneus com o que o manual do fabricante recomenda: as mesmas 23 libras com que sempre calibrei os pneus antigos. Porem, o consumo continuou alto. Ontem abasteci o carro e vi que ele consumiu perto de 9Km por litro.

Estou pensando em experimentar calibragem abaixo da recomendada no manual. Mas estou suspeitando que nao vai adiantar muito. E´ que ha´ alguns meses eu baixei a calibragem para 16 libras para poder andar, ainda com os pneus velhos, em terreno arenoso, esqueci de recalibrar e andei no asfalto com os pneus baixos, consumindo na base de 8Km por litro. Ou seja, com o pneu antigo, se eu usasse calibragem baixa o carro consumia significativamente mais.

O que voces me recomendariam fazer?

Os pneus velhos estavam ja´ gastos, com um milimetro de sulco no maximo. Era arriscado continuar com eles. Joguei-os fora.

Any idea?

Antecipadamente grato por qualquer resposta,

Wilson

Ramone
07/06/2006, 22:08
Sera que não é algum problema de mecânica que por coincidencia surgiu depois que você trocou os pneus???

aquifolium
07/06/2006, 22:14
Ramone

Olha, foi tão imediata a diferença que fica difícil acreditar na coincidência. Regularmente o carro vinha consumindo a mesma coisa, 10Km por litro mes apos mes, semana apos semana. Ei´ troca o pneu e ele passa a fazer 8,5 ou 9Km por litro nos mesmos percursos, nas mesmas condicoes que rodava antes.

Certamente tem alguma coisa a ver com os pneus. So nao sei exatamente como voltar a consumir o mesmo que antes...

De qualquer modo, obrigado por ter se preocupado com meu caso e ter respondido minha mensagem. Estamos pensando juntos sobre um mesmo problema e acho que junto com outros colegas aqui podemos encontrar uma solucao que podera ser tambem solucao para outras pessoas que passaram pela mesma situacao.

Wilson

equipeminas4x4
08/06/2006, 10:58
Com os pneus novos (tambem 215 75 R15), balanceados e alinhados, meu carro passou a fazer 8,5Km por litro. Fui conferir a calibragem e vi que a loja tinha posto 30 libras nos 4 pneus. Imanginando que este fora o motivo do gasto a mais, recalibrei os pneus com o que o manual do fabricante recomenda: as mesmas 23 libras com que sempre calibrei os pneus antigos. Porem, o consumo continuou alto. Ontem abasteci o carro e vi que ele consumiu perto de 9Km por litro.

Tem gato ae. Pneu com calibragem mais alta gasta menos.

[]´s

aquifolium
08/06/2006, 11:09
Marcel

Em sua opinião qual seria este "gato"?

Com 30 libras ele gastou ainda mais que com 23. A unica coisa que mudou foi o pneu. Os condutores sao os mesmos (eu e minha esposa), os trajetos e percursos sao os mesmos, com as mesmissimas condicoes. Ate o inicio da semana passada gastava 10Km por litro sempre. Foi so mudar os pneus e o carro passou a consumir 8,5 a 9Km por litro...

ALLguem ja passou por coisa parecida antes?

Wilson

Martin Melcop
08/06/2006, 11:28
Gato no sentido que quanto mais baixa a calibragem mais se gasta.

billj
08/06/2006, 11:37
Pneu num é............

Tá esquentando uma das rodas???

equipeminas4x4
08/06/2006, 11:43
apesar da pequena diferença do diam. do pneu, isso tb faz diferença, não só no consumo, mas no velocímetro.

[]´s

Sergio Rocha
08/06/2006, 11:47
Alem de freio agarrando,como suspeitou o Bill, não poderia ser diferença de diametro do novo cjto.
pneu novo e maior calibragem= diam maior.
Velocimetro marca menos.

!5% é muita coisa

[]' :pensativo:

aquifolium
08/06/2006, 11:48
Bill

Nao percebi ainda se alguma roda esquenta mais que o normal. Vou passar a observar. Obrigado pela sugestao!

Wilson

equipeminas4x4
08/06/2006, 12:15
Wilson,

tem certeza que o Ricardão não tá usando o carro??????????? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Essa semana num to aguentando esperar a 6ª sem lei.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

JOSE CANDIDO
08/06/2006, 21:37
FAto pitoresco .... nao acredito que seja por causa de pneu ... pode ter certeza que suas velas estao ruins, e pioraram justamente qdo vc trocou os pneus .. coisas da vida ...

OU entao, vc ta pisando mais fundo pq agora tem pneu e confia no carro !!! :mrgreen:

Abs

edwint
09/06/2006, 17:38
troca os pineu

Jose Augusto Bagorra
19/09/2006, 17:38
Boas
Se o pneu 215 for de MUD (lama ) terá esse gasto, mas se for de rodovia gastará menos.