PDA

Ver Versão Completa : identificacao de motor



DinoGuimaraes
07/06/2006, 18:38
tenho esse motor na minha rural, gostaria de saber se é o 151 ou 153 e qual é o mais moderno?
obrigado.

Gomes Neto
03/07/2006, 23:11
tenho esse motor na minha rural, gostaria de saber se é o 151 ou 153 e qual é o mais moderno?

Dino, vc postou essa mesma pergunta em um tópico la no Cjs e como não sei se vc viu minha resposta, estou re-escrevendo aqui.

O 153" equipava os primeiros Opalas 4 cil. (vulgarmente apelidado de "Toyotinha") tinha 2.509 cm³ (153 pol³ - 98,4 x 82,5) potencia bruta de 80 cv a 3800 rpm, sua cor original era o vermelho ou alaranjado (não me recordo bem) isso até 1974.

O seu motor é posterior e portanto mais moderno, é um 151", 2.471 cm³ (101,6 x 76,2), 94cv brutos e mesmo torque que o 153" 18 m.Kgf.
Os motores 151" verdes eram os movidos a gasolina e os azuis a álcool, nas versões 6 cil. os vermelhos eram gasolina e os amarelos, álcool.
Tenho qualquer informação sobre este motor, se precisar é só perguntar.
Ah propósito, uso ele no meu Cj5 que no momento está em reformas, veja em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17003.

Precisando estamos ai, belê?!!!

[]s

DinoGuimaraes
04/07/2006, 00:14
mas so uma duvida, como identificou sendo o 151? somente pela cor? ou por detalhes no bloco, tampas etc?
pois esse motor esta verde, mas é com pistoes retos, vareta baixa e graxeta.
e se reparar ele tem a tampa lateral, (tuchos) dividida em 2 peças, nao é como o seu.

uso uma 3E de vw original a alcool, ficou show de bola.
q me indica a fazer? para aumentar potencia?
abracao e obrigado pelas dicas.
ps: seu motor ficou muito bom. to pensando em desmontar o meu pra tirar vazamentos e fazer igual a sua ideia.
mas somente vou trocar graxeta (se estiver vazando, sinao nem mexo no vira), e juntas do cabecote, tampa de valvulas e carter.

DinoGuimaraes
04/07/2006, 00:29
o distribuidor é de qual carro?
estou com um AP moderno akele sensor hall
sera q consigo colocar ele no lugar so trocando o pezinho?
quanto pagou em seu distribuidor novo? abraços

COLOMBO1
04/07/2006, 08:08
Tenho um motor 4cc a alcool, mas não sei onde fica a numeração dele, alguem pode ajudar?

Gomes Neto
04/07/2006, 23:36
mas so uma duvida, como identificou sendo o 151? somente pela cor? ou por detalhes no bloco, tampas etc?

pois esse motor esta verde, mas é com pistoes retos, vareta baixa e graxeta.
e se reparar ele tem a tampa lateral, (tuchos) dividida em 2 peças, nao é como o seu.

Sim, detalhes do bloco, tampas etc.
O 153" era mais esguio, mais alto, a tampa do cabeçote era mais arredondada.
Não há vestígios de ter tido outra cor, que não a verde, e a tampa dos tuchos que você citou como bi-partida, pela foto eu não notei essa separação. Na verdade parece igual a minha e pelo visto já foi trocada pois, ao contrario do resto do motor, tem vestígios de pintura azul.
Tem outra foto onde de para ver melhor essa tampa???

Pistões retos são modernos, aliás hoje em dia os "côncavos" e "cabeçudos" são difíceis de serem encontrados novos, foi tudo unificado, você compra o reto tanto para gas. como para álcool.
Graxeta o meu também tem, na verdade todos dessa idade tem, retentor é mais recente.
Eu tinha uma foto do 153", vou ver se encontro e depois posto.

Gomes Neto
04/07/2006, 23:52
uso uma 3E de vw original a alcool, ficou show de bola.
q me indica a fazer? para aumentar potencia?
abracao e obrigado pelas dicas.


Se o bura ta bom não mexe, só que se é original a álcool e vc estiver rodando na gasolina pode estar gastando mais que o necessário.
Se vc estiver rodando no álcool e quiser uma envenenada de leve, porém um pouco cara, aí vai a receita:
Rebaixamento do cabeçote para altura de 76mm.
Rebaixamento do bloco para (-0.5mm PMS), ou seja, pistões saindo 0.5mm acima do bloco quando estão no Ponto Máximo Superior.
Resultado, taxa de 11,5:1, ótima para o álcool.
Comando do 153" gasolina, privilegia o torque em baixa.
Ignição eletrônica e bobina do Gol 1.6 Mi.
Já vai dar uma baita diferença, coisa de 120 cv e 20 m.kgf.

Gomes Neto
04/07/2006, 23:58
o distribuidor é de qual carro?
estou com um AP moderno akele sensor hall
sera q consigo colocar ele no lugar so trocando o pezinho?
quanto pagou em seu distribuidor novo? abraços


Sinceramente não cheguei nessa parte, mas em outros motores de Opala que mexi sempre utilizei o original, funciona bem e não da xabú.

Gomes Neto
05/07/2006, 00:07
Tenho um motor 4cc a alcool, mas não sei onde fica a numeração dele, alguem pode ajudar?


Se for a numeração do modelo, fica (em alto relevo) no bloco do lado esquerdo (lado do passageiro) próximo a traseira do motor acima do motor de arranque.

Se for a numeração de identificação (que consta na nota), fica (em baixo relevo) ao lado do encaixe do distribuidor.

COLOMBO1
05/07/2006, 07:50
Valeu pela dica Gomes, mas depois que eu ver o numeor voce sabe onde eu posso puxar o ano dele, tem algum site?

RogérioNunes
05/07/2006, 17:43
Motor 153 tem suporte de apoio nos coxins com 2 furos e o motor 151 com 3.