PDA

Ver Versão Completa : Câmbio Automático Jimny Sierra - simulação de marcha

raulvalentim
30/06/2021, 10:16
Oi pessoal, uma curiosidade.

Tenho um Suzuki Jimny Sierra 2020 automático 4 marchas e estou intrigado com uma coisa. Em algumas situações, como por exemplo, quando estou subindo uma serra a 50km/h em 3ªmarcha (e tenho certeza que está em 3ª) e tipo 2.500rpm (só exemplo), se a subida começa a ficar mais forte e exigir um pouco mais do carro, eu noto que o motor realiza uma espécie de reduzida e pula a rotação de 2.500 para 3.000rpm. O que me intriga é que ele não faz isso reduzindo a marcha, pois sei que ele continua em 3ª. Prova disso é que se reduzo a marcha manualmente (do Drive para o 2), a rotação vai para uns 4.500rpm.

O intrigante é que ele faz isso (2500 para 3000rpm) instantaneamente, sem variação da velocidade. E eu não consigo entender mecanicamente como isso acontece, pois ele possui somente 4 marchas.

Alguém tem conhecimento sobre isso?

AlemãoRS
30/06/2021, 10:41
Isso é feito pelo conversor de torque, fazendo uma analogia bem simples com cambio manual, é como se "patinasse" a embreagem.
Se pesquisar por conversor de torque na internet vai ter bastante material para você entender bem como isso acontece.

raulvalentim
30/06/2021, 12:30
Isso é feito pelo conversor de torque, fazendo uma analogia bem simples com cambio manual, é como se "patinasse" a embreagem.
Se pesquisar por conversor de torque na internet vai ter bastante material para você entender bem como isso acontece.

Valeu Leonardo, vou pesquisar. Já entendo de forma básica como funciona o conversor de torque, mas ainda me intriga, pois entendo que o conversor tem o papel de tirar o carro da inércia até que o câmbio acople. Depois disso passa a valer as 4 marchas do carro. Na situação que mencionei, vc sugere então que o conversor passa a "deslizar" criando uma diferença de rotação entre motor e árvore do câmbio, é isso?

Abs,
Raul

AlemãoRS
30/06/2021, 13:58
Valeu Leonardo, vou pesquisar. Já entendo de forma básica como funciona o conversor de torque, mas ainda me intriga, pois entendo que o conversor tem o papel de tirar o carro da inércia até que o câmbio acople. Depois disso passa a valer as 4 marchas do carro. Na situação que mencionei, vc sugere então que o conversor passa a "deslizar" criando uma diferença de rotação entre motor e árvore do câmbio, é isso?

Abs,
Raul

Sim, exatamente isso.
A central entende que é mais eficiente deslizar do que trocar de marcha.

vitorich
05/07/2021, 13:52
Também percebo isso no meu. Esse câmbio de 4 marchas da AISIN é assim mesmo. Não esconde nem um pouco a ação do conversor. Até acho divertido.