PDA

Ver Versão Completa : Fotos do suporte do motor GM 6cc

Pagani
06/06/2006, 17:07
AE !!!

Gostaria de receber algumas fotos das soluções adotadas pela galera para os suportes do coxim do motor GM 4100. (parte q fica no chassi)

[]´s sem criatividade

Vinicius_4x4
06/06/2006, 17:31
No meu caso não utilizei os calços originais do motor. Apesar de ter dado uma certa polêmica quando postei as fotos, não deu nenhum problema até agora. Tô postando as fotos assim mesmo :mrgreen: :

leopoldo
06/06/2006, 18:58
bom, analisando as fotos, eu digo o seguinte:

1- O calço esquerdo ( olhando o jeep por trás) está visivelmente envergado o que pode indicar que a distância entre os furos esquerdo direito está muito aberto. O calço vai romper em serviço. Parece que está fora de 1 a 2 polegadas :parede:

2- Tubulação de cobe no freio >> :discordo: :discordo: :discordo:

3- Os suportes estão muito altos e necessitam reforço tipo mão francesa. Veja essa 2º foto >>>> vc tem que impedir que numa frenagem ou arranque o suporte tenda a ir pra frente-pra trás, com o peso do motor. falta um reforço de cima (no suporte) para baixo, (no chassis) a uns 45º. :pensativo:

Treme Terra
06/06/2006, 20:47
Eu mosmo fiz toda a adaptação do meu motor 4.100, utilizei primeiramente o calço (coxim) original do Opala, mas não aguentaram e se quebraram logo, instalei então os coxins do motor Perkins, mais reforçado e acabou o problema, aconselhoi a não instalar os coxins do Opala. Na foto abaixo ainda esta com o coxin do Opala.

Junior

Varginha -MG
Terra do ET.
EquipeTerra.

Treme Terra
06/06/2006, 20:54
A titulo de informação, na instalação do meu motor 4.100 + caixa 260F (tudo da caminhonete C-20), o cambio ficou com o suporte afastado 18 cm da sua posição original, optei então pela instalação de mais uma travessa (original do CJ-5) para servir de reforço no chassis.

Junior
Varginha-MG
Terra do ET
EquipeTerra.

GuTo_Cerulli
06/06/2006, 22:44
Pagani, vê se ajuda...

Vinicius_4x4
07/06/2006, 08:27
1- O calço esquerdo (olhando o jeep por trás) está visivelmente envergado o que pode indicar que a distância entre os furos esquerdo direito está muito aberto. O calço vai romper em serviço. Parece que está fora de 1 a 2 polegadas

Isto foi arrumado, me indignei quando o mecânico me mostrou aquele calço todo torto e disse que estava pronto :evil: . Só que eu só tinha esta foto, postei mais para dar idéias :concordo:

3- Os suportes estão muito altos e necessitam reforço tipo mão francesa. Veja essa 2º foto >>>> vc tem que impedir que numa frenagem ou arranque o suporte tenda a ir pra frente-pra trás, com o peso do motor. falta um reforço de cima (no suporte) para baixo, (no chassis) a uns 45º.

Não acredito que o suporte do motor vá se movimentar para a frente e para trás, pois a chapa utilizada tem quase 1 cm de expessura. O que estou para fazer é uma base maior para o coxim, tipo uma mesa para que pegue a parte de baixo inteira do coxim. E ainda uma espécie de copo com a boca para cima. Assim se o coxim arrebentar o motor fica "preso" a este copo e não vai cair do jipe :mrgreen: .

Sem prévia autorização, mas vou indicar estas fotos do album do Giovani, é do jeep do irmão dele :mrgreen: :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/5e8534c4c7d62f6c6b1848ac7f89e6a1.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/e16bd21db435d4bf39996f4b518613ee.jpg

[]´s

Treme Terra
07/06/2006, 09:14
Prezado Pagani,

Quando da instalação do motor GM 4.1, é de fundamental importancia que se observe a inclinação do motor, já vi muita porcaria neste tipo de instalação.
Eu fiz da seguinte forma:
1- Com um nivel de bolha nivele o chassis, colocando o nivel na parte central do chassis nos dois sentidos longitudinal e transversal.
2- Posicione o conjunto motor/cambio no chassis com uma talha ou girafa, colocando o nivel na boca do carburador, observe que o coletor de admissão tem uma inclinação para compensar a inclinação do motor, o carburador deve ficar nivelado.
3- Depois de posicionado e nivelado o conjunto motor/cambio, utilize pedaços de barra chata ou cantoneiras e solde provisoriamente os suportes do motor no chassis, observe que o motor/cambio fica ligeiramente para a direita, olhando o conjunto de frente.
4- Feito isto, confeccione os suportes para os coxins, compensando a deformação do coxim pelo peso do conjunto motor/cambio.
5- No meu caso, o cambio ficou deslocado para traz 18 cm. o que obrigou o corte e afastamento da parede de fogo em 14 cm.
6- Para o radiador mande confeccionar um com a colmeia do Opala com ar condicionado, aumentado na altura em 11 cm.
7- A helice usada foi a original do motor (metalica) com as pás ligeiramente recurvadas para não atingir o radiador. Se voce for fazer isto, faça em todas as pás observando a similariedade em todas, se alguma ficar diferente pode ocorrer um desbalanceamento e até mesmo o rompimento da pá por vibração.

Espero ter contribuido.

Junior
Varginha-MG
Terra do ET.
EquipeTerra.

ramiro_eli
07/06/2006, 10:27
Prezado Pagani,

Quando da instalação do motor GM 4.1, é de fundamental importancia que se observe a inclinação do motor, já vi muita porcaria neste tipo de instalação.
Eu fiz da seguinte forma:
1- Com um nivel de bolha nivele o chassis, colocando o nivel na parte central do chassis nos dois sentidos longitudinal e transversal.
2- Posicione o conjunto motor/cambio no chassis com uma talha ou girafa, colocando o nivel na boca do carburador, observe que o coletor de admissão tem uma inclinação para compensar a inclinação do motor, o carburador deve ficar nivelado.
.......

Espero ter contribuido.

Junior
Varginha-MG
Terra do ET.
EquipeTerra.

Junior,

Sua observação é muito importante, mas tem um problema ai!
O nivelamento do motor deve ser feito sobre o carro já montado, sobre os pneus, suspensão, etc. Simulando o carro em ordem de marcha.
Se for feito o nivelamento somente pelo chassi, o motor provavelmente ficará desnivelado, pois o chassi raramente fica paralelo ao chão qdo o jeep está pronto. :concordo:

Pagani
07/06/2006, 12:24
AE !!!

Ramiro vc poderia mandar umas fotinhos do seu motor :oops:

Ja que suspensão,paralamas, etc são copias do Devasso....

hihihihihihihi

[]´s copiadores

GuTo_Cerulli
07/06/2006, 13:19
AE !!!

hihihihihihihi

[]´s copiadores

Pagani,

Copia o meu ali em cima..é cópia da mesma coisa que você está copiando! :mrgreen:

[]'s copiando também!

Beto Lacerda
07/06/2006, 14:06
Copia o meu ali em cima..é cópia da mesma coisa que você está copiando

jaja vaiu sair o copia , o xerox ,a imitação e e o muito inspirado em hahah tem uns 5 devasso cover no forno hahahahah
[]'s

Pagani
07/06/2006, 15:03
AE !!!

hihihihihihihi

[]´s copiadores

Pagani,

Copia o meu ali em cima..é cópia da mesma coisa que você está copiando! :mrgreen:

[]'s copiando também!

Tks...

Saindo mais uma copia !!!! :mrgreen:

[]´s copiando o q ja deu certo

Walnei Boteon
07/06/2006, 21:32

X2

O que já provou que é bom é uma ótima inspiração :D ...

[]'s só imaginando os monstrinhos juntos na trilha :twisted: ...

GuTo_Cerulli
08/06/2006, 08:30

X2

O que já provou que é bom é uma ótima inspiração :D ...

[]'s só imaginando os monstrinhos juntos na trilha :twisted: ...

Vai ser beeem legal, além do mais, a Petrobras agradece! heheheheheh :twisted:

[]'s

Pedro Freitas
08/06/2006, 08:42
esse suporte é usado até pra calçar a geladeira lá de casa.. :mrgreen:

[]`s

ramiro_eli
08/06/2006, 11:01
Voces não tem criatividade mesmo, né?!?!? :lol: :lol:

Não esqueçam de respeitar os mais velhos na trilha!

Pagani,
Os suportes do motor do Devasso são muito parecidos aos do chassi(futuro xerox do Devasso :mrgreen: ) do Guto
Vou tirar umas fotos e posto aqui! :concordo:

FernandoRisso
08/06/2006, 15:55
Não é cópia do Devasso, mas funciona !!! :concordo:

[]'s

Pagani
08/06/2006, 16:10
AE !!!

Show de bola esta foto....

Ja vai ajudar nos suportes dos novos amortecedores... :mrgreen:

Agora aproveitando tira uma o resto do chassi.... :oops: (traseira)...

[]´s com os suportes encaminhados

FernandoRisso
08/06/2006, 16:21
Pagani,

Ai eles não estão completos, simplesmente um teste. Veja algumas mais completas...

No site da minha assinatura vc consegue ver a maioria das fotos, se precisar de mais alguma é só pedir, eu posto lá no tópico do BoB :concordo:

[]'s

Pagani
08/06/2006, 22:00
AE !!

Show de bola....

No coxim existe um tipo de encaixe parecendo um V ele tem q escaixar neste V ou o suporte fica na aste menor do coxim?

T+

Cláudio Brasília
09/06/2006, 21:10
Prezados Amigos,
Como estou reformando o chassis, aproveito o tópico, com a permissão do autor, para perguntar aos demais se poderia, usando uma travessa para suportar o motor, não realizar nenhuma solda e somente parafusar a mesma por cima das longarinas. Esclareço melhor; este jeep está com um motor de opala e sempre tive problemas com a bola do diferencial batendo e furando o carter. Agora, com a reforma, vou retirar os suportes soldados do tipo mão fancesa e colocar outros para suspender o máximo que der para evitar isto de bater e penso que uma travessa apoia melhor do que os antigos suportes em vão livre, vez que os novos estarão com sua altura aumentada e a torsão transversal à travessa aumenta também. É claro que vou procurar melhorar a altura entre o carter e a bola do diferencial com o aumento do tamanho dos suportes fixos e dos jumelos dos feixes de molas; isto tudo deverá acarretar em aumento dos suportes de carroceria, também, pois o motor subindo um pouco vai acabar bater a tomada do carburador no capot. Então é isto; um grande abraço a todos e saudações.

GuTo_Cerulli
09/06/2006, 22:24
Cláudio,

"Meus dois centavos":
1- Já que vai reposicionar, porque não coloca a polia do motor, na linha do eixo, ou um pouco mais atrás? Assim, além de não pegar o carter na bola do diferencial, ainda por cima fica com uma melhor distribuição de peso. :concordo:
2- Existem carros, em que a fixação dos suportes de coxins de motores é feita parafusadas as longarinas...mas em um Jeep, eu faria soldada, não tem muito mistério nisso...
3- Cuidado ao mudar a posição do motor...como dito em algumas mensagens postadas aqui neste tópico, fique atento ao nível do motor...isso para o bom funcionamento do mesmo.

[]'s

Pagani
11/06/2006, 10:36
ae !!

Ja mandei bala nos suportes, segui as dicas do Guto, Ramiro, Walney e deixei a polia um pouca depois dou eixo.
Me chamou a atenção a capa seca da C20 que estou usando parece que a luva/cardã vao pegar quando o CJ articular a suspenção, vcs perceberam isso em suas instalações?
Outro ponto eh que pra deixar o carbura devidamente em nivel o motor parece estar com a parte da frente muito empinada...

[]´s esperando as sugestões.

Treme Terra
11/06/2006, 10:55
Veja a foto do meu... Acho que da para notar a inclinação...

Treme Terra
11/06/2006, 10:59
Mais uma foto...

Treme Terra
11/06/2006, 11:05
1- Já que vai reposicionar, porque não coloca a polia do motor, na linha do eixo, ou um pouco mais atrás? Assim, além de não pegar o carter na bola do diferencial, ainda por cima fica com uma melhor distribuição de peso.

Cuidado em colocar o motor muito para traz, o cardã fica muito pequeno, e muito inclinado.

Pagani
11/06/2006, 11:06
ae !!!

Tks... Agora estou mais tranquilo...hehehe...
Aproveitando... qual capa seca vc usa? eu acho q a minha da C20 vai pegar no cardã qdo a suspenção trabalhar...

VLW

[]´s

Treme Terra
11/06/2006, 11:09
Nesta posição do motor, o meu diferencial não atinge o carter...

Treme Terra
11/06/2006, 11:13
Eu usei tudo da C-20, capa seca, e cambio, a principio observe se o cardã dianteiro não vai atingir o motor de arranque, no meu motor passa bem perto mas sem ´problema....

Treme Terra
11/06/2006, 11:18
O meu motor é ano 1982, não sei se há diferença na capa seca para motores de outros anos, recordo ainda que tive que cortar uma ponta da caixa seca, do lado do carburador , pois a mesma ficou muito perto do chassis (onde tem aquela chapa que fixa o cilindro mestre original do JEEP), mas este corte não afetou estruturalmente a caixa seca.

Treme Terra
11/06/2006, 12:02
Corte na capa seca

GuTo_Cerulli
11/06/2006, 19:42
ae !!

Ja mandei bala nos suportes, segui as dicas do Guto, Ramiro, Walney e deixei a polia um pouca depois dou eixo.
Me chamou a atenção a capa seca da C20 que estou usando parece que a luva/cardã vao pegar quando o CJ articular a suspenção, vcs perceberam isso em suas instalações?
Outro ponto eh que pra deixar o carbura devidamente em nivel o motor parece estar com a parte da frente muito empinada...

[]´s esperando as sugestões.

Pagani,

Você fez tudo direitinho...hehehhehehehe, agora, se o cardã pega, ai eu não sei..na versão original, não pega em nada....

[]'s