Ver Versão Completa : Fumaça ao dar partida de manhã
Alex SPI
06/06/2006, 10:21
Olá pessoal,
Acabei de comprar meu CJ5 ano 58, motor BF161 e câmbio 3m (ambos originais (depois eu coloco ele no frota pra vcs verem).
Bom, fui levar na oficina para tirar alguns vazamentos (carter e etc) e perguntei pro mecânico pq ele solta uma fumaça branca quando ligo ele na primeira vez no dia e fica até ele esquentar um pouco ou acelerar bastante por um tempo.
Segundo ele, pode ser os aneis, mas tem que abrir o motor pra confirmar. Será?
Outra coisa, quando acelero forte (estrada ou trilhas) a luz do óleo acenda na lenta, o que pode ser?
Acabei de comprar e o cara disse q o Jeep tava blz,
Por favor me ajudem,
Alex
Bicho... achar um BF redondinho é bem difícil... a fumaça podem ser os anéis mesmo.
Quanto a luz de óleo, tem um tópico bem legal aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14068
Se comprou agora é bom ver se tem o filtro de óleo... é 50% de chance de não ter nada lá... :mrgreen:
Aproveita que tá no mecânico e já troca fluido de freio e todos os óleos... motor, câmbio, t-case, diferenciais... Não dá pra confiar, troca tudo. :concordo:
BF tem umas frescurinhas mas não para. :twisted:
Alex, se for aquela fumaça que no sol fica azulada, com cheiro e óleo, que sobe e se espalha rápido, pode ser mesmo desgaste de anéis, etc. Aí pra corrigir tem mesmo que abrir o motor, MAS se é só um pouco quando liga de manhã, ele ainda agüenta um bom tempo. Como bem disse o companheiro aí de cima, BF tem umas frescurinhas mas não pára.
Já se a fumaça é branca mesmo, pode ser só vapor. Não sei como é o clima aí, mas aqui, nessa época, é frio pra %*#*&¨de manhã e a água proveniente do álcool misturado na gasolina condensa dando aquela fumacinha branca. Depois que esquenta some.
[]s
Elmer_Jeep
06/06/2006, 15:31
o retentor de válvula do BF é muito simples e se deteriora(desaparece) com o tempo, a causa mais provável é esta, mas o correto mesmo seria remover o cabeçote pra analisar o estado das camisas...
Sergio Rocha
06/06/2006, 17:51
o retentor de válvula do BF é muito simples e se deteriora(desaparece) com o tempo, a causa mais provável é esta, mas o correto mesmo seria remover o cabeçote pra analisar o estado das camisas...
x2
[]'
cmte_carvalho
09/06/2006, 12:07
Olá pessoal!
Ao ligar o meu Jeep depois de limpá-lo hoje pela manhã também percebi essa tal fumaça branca. O motor já estava desligado há um bom tempo (estava frio) e a tal fumaça surgiu logo após a partida. Ela se espalhou rapidamente mas não sei dizer se ela fica azulada com a luz do sol incindindo diretamente sobre ela (não fiz o teste).
Pelo fato do motor ser a Gasolina deve haver uma mudança de motivos/soluções em relação às sugeridas para o companheiro que possui o BF161 à Álcool. Afinal, quais podem ser os diagnósticos e as respectivas soluções para o meu caso? Ajudem-me doutores! :)
Desde já muito obrigado, até!
Elmer_Jeep
09/06/2006, 12:25
era bom avisar que teu motor é um GM250...
mas... o GM250 gosta de fazer isso também por conta dos retentores de válvula que são apenas o'rings e se saírem da posição (durante a montagem das molas de válvulas) não funcionam corretamente.
Assim também como os retentores do BF161, estes do GM deterioram facilmente permitindo que passe uma certa quantidade (muito pequena) de óleo para dentro da camara de combustão. Daí logo que funciona o óleo queima junto com o combustivel e sai aquela fumaça branca.
Quando as guias de válvula estão desgastadas aí acontece o efeito da fumaça azulada pois com o motor trabalhando aquecido o óleo passa pra camara de combustão e acaba fazendo parte da mistura ar+combustivel...
Quando os anéis e as camisas estão desgastadas o óleo sobe pra camara de combustão, mas daí a fumaça incomoda(muito visivel, escape melado) e o nível do óleo baixa constantemente pois está sendo consumido junto com o combustível na camara de combustão.
[]'s
cmte_carvalho
09/06/2006, 16:02
Obrigado pelos esclarecimentos Elmer!
Bom, pelo que eu entendi, enquanto o escape não estiver "melado" eu posso ficar despreocupado, é isso?
Agradeço também pelo nome do motor que eu também não conhecia. Irei atualizar minha assinatura colocando-o.
Muito obrigado, até mais!
Elmer_Jeep
09/06/2006, 16:20
cmte_carvalho, isso mesmo, se não tiver baixando óleo nem melando o escapamento as fumaçadas logo na partida são insignificantes.
E sobre a assinatura com o nome do motor vc escreveu 6cc, mas cc é abreviatura de cilindrada.
O correto seria "4.1cc/6cil" :concordo:
1 abraço.
cmte_carvalho
09/06/2006, 18:19
Bem que eu sabia que havia algo errado mas nunca percebi de fato o que era, eheheheheh! Obrigado novamente Elmer, é realmente bom estar sempre à par de informações corretas e aprender coisas novas!
Grande abraço companheiro, até!
cmte_carvalho
09/06/2006, 21:39
Olá novamente pessoal!
Aproveitando a sua experiência com motores gostaria de perguntar o seguinte: como identificar o meu motor como sendo o modelo GM250 ou o GM250S (mais potente)...? Por favor não digam que eu terei de levar o Jeep num dinamômetro, ehehehehhe! :)
Afinal, quais as diferenças visuais entre um e outro modelo?
Obrigado e até!
Elmer_Jeep
10/06/2006, 09:29
cmte_carvalho, bom dia, essa daí eu vou deixar pros opaleiros de plantão.. :mrgreen:
Dizem que há diferenças se o motor for amarelo, cinza ou vermelho... não sei :pensativo:
E sobre a maior potencia do "S" até onde conheço a diferença está apenas no desenho da face dos pistões que dá maior taxa de compressão que nos outros modelos :concordo:
[]'s aguardando uma opinião mais concreta.
Sergio Rocha
10/06/2006, 10:37
cmte_carvalho, bom dia, essa daí eu vou deixar pros opaleiros de plantão.. :mrgreen:
Dizem que há diferenças se o motor for amarelo, cinza ou vermelho... não sei :pensativo:
E sobre a maior potencia do "S" até onde conheço a diferença está apenas no desenho da face dos pistões que dá maior taxa de compressão que nos outros modelos :concordo:
[]'s aguardando uma opinião mais concreta.
Não tenho certeza, mas ACHO que o 250 tem tucho hidraulico e o 250S tucho mecanico.
O 250S tem akela batidinha de tucho....
[]'
Elmer_Jeep
10/06/2006, 10:40
Sergio Rocha, eu ia falar sobre isso mas não sei também ao certo em qual modelo vai o tucho mecanico :lol:
Tenho quase certeza que é folga nas camisas.
Vc não vê a fumaça quando esta andando mais ela existe.
O motor ainda pode durar um bom tempo assim se cuidar do nível do óleo, o que pode acontecer futuramente, caso vc não conserte, é começar a sujar as velas de óleo ... daí é só colocar uns prolongadores que vai durar mais um tempão.
A retífica é um pouco cara mais dependendo do seu bolso e grau de experiencia em Jeep as alternativas são diversas.
Olá pessoal,
Acabei de comprar meu CJ5 ano 58, motor BF161 e câmbio 3m (ambos originais (depois eu coloco ele no frota pra vcs verem).
Bom, fui levar na oficina para tirar alguns vazamentos (carter e etc) e perguntei pro mecânico pq ele solta uma fumaça branca quando ligo ele na primeira vez no dia e fica até ele esquentar um pouco ou acelerar bastante por um tempo.
Segundo ele, pode ser os aneis, mas tem que abrir o motor pra confirmar. Será?
Outra coisa, quando acelero forte (estrada ou trilhas) a luz do óleo acenda na lenta, o que pode ser?
Acabei de comprar e o cara disse q o Jeep tava blz,
Por favor me ajudem,
Alex
cmte_carvalho
10/06/2006, 17:28
E o que seria esse tal de "tucho" pelo amor de Deus...? Ah, o meu motor é cinza...
Até!
Alex SPI
22/06/2006, 08:12
Pessoal,
Gostaria de agradecer todos os comentários que foram postos neste tópico.
Só para esclarecer, meu mecânico e outros que consultei disse que pode ser folga nos aneis, mas que eu posso andar sem problemas por enquanto, mas terei que mexer futuramente.
Atte.
Alex de Paula
pode ser também os retentores de valvula, guias de valvulas do cabeçote folgados, como ele fica parado por um tempo maior o oleo do motor passa um pouquinho, daí a fumaça ao liga-lo
Thiago Serpa
02/07/2006, 18:16
O meu jeep tem o motor GM 151 e também tem dessas... logo depois da primeira ligada do dia ele cospe uma fumaça branca que logo dissipa.. geralmente nas tres primeiras aceleradas, depois ta de boa. O meca falou que o era bom deixar como ta,que devia me preocupar com o comando de valvulas, que ta beeeeem gasto... mais pra frente faço o cabeçote e rebaixo... eheheheh
Treme Terra
03/07/2006, 21:20
Prezado Cmte. Carvalho, pelo seu login acredito que vc seja do ramo aeronautico. Tuchos nada mais é que pequenas peças que fazem a ligação entre o comando e as valvulas, em alguns motores os tuchos são mecanicos, o que não passa de um pequeno pino de aço muito resistente, são conhecidos como tuchos mecanicos, em outros motores estes pinos possuem uma coluna de oleo em seu interior o que faz com que as valvulas tenham sua folgas ajustadas automaticamente e ainda apresentam baixo ruido em seu funcionamento. Os motores aeronauticos, tanto o Lycoming como o Continental ( e em alguns motores automotivos com comando lateral e valvulas no cabeçote)tem tuchos hidraulicos e ainda utilizam varetas para ligação dos tuchos com os balancins. Quando vc descarenar um motor aeronautico para alguma inspeção, observe acima dos cilindros alguns tubos (dois por cilindro) ligando o bloco e os cabeçotes, estes tubos são chamados de capa dos tuchos, em seu interior estão as tais varetas que mencionei acima (estes tubos são chamados erroneamente de "capa dos tuchos", mas os tuchos estão no bloco do motor e não no interior destas capas.
Abraços.
cmte_carvalho
04/07/2006, 07:50
Olá Junior!
Você também é do ramo aeronáutico? No momento eu sou "apenas" um amante da aviação estudando para realizar o sonho de entrar na FAB...
Tenho de admitir que, mesmo após o seu texto, eu permaneço sem conseguir identificar um tucho. Será que você não poderia conseguir alguma imagem? Gostaria muito de poder encontrar tal peça no motor do meu Jeep para descobrir se o mesmo se trata da versão "S" (mais potente) ou da GM250 "tradicional"...
Grande abraço, até!
Treme Terra
04/07/2006, 08:31
Sim, sou do ramo aeronautico (civil), sou piloto e mecanico de aeronaves. pella sua msg acredito que esteja querendo entrar na EPCAR. Meu filho fez tres anos de EPCAR, mas graças ao bom Deus ele pediu desligamento no terceiro ano com 17 anos de idade. hoje ele é Engenheiro Mecatronico, e esta no Egito a serviço de uma empresa Francesa de petroleo..
Mas vamos aos tuchos, vou tirar algumas fotos e coloco aqui no forum.
Acredito que o seu motor seja o 250 comun, o S tem um ruido caracteristico de valvula, observe isto.
Abraços,
cmte_carvalho
05/07/2006, 12:42
Fala Junior!
Pôxa, porque você não queria que ele (seu filho) sevisse na FAB? Você não imagina o quão estou desesperado neste momento estudando e dando o máximo de mim para entrar lá... Na verdade estou estudando para a Academia da Força Aérea, uma vez que não tenho mais idade para tentar a Epcar...
Quanto aos tuchos, eu não sei diferenciar o som... Acredito que teria de ouvir os dois motores em separado para então entender a diferença. De qualquer forma permaneço no aguardo das fotos.
Grande abraço, até!
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