PDA

Ver Versão Completa : Niva X Outros

Giuliano MO
05/06/2006, 15:32
Olá pessoal!

Estou querendo entrar para o mundo 4X4 e pintou uma dúvida.
Sempre gostei do visual do Niva, e agora que pretendo comprar um Jipe, estava com a idéia fixa de comprar um Willis.
Porém lembrei-me do Niva e quero saber, em termos de gastos de manutenção, adaptações etc, o que gasta mais, um Niva ou um Willis??

Para comprar um Niva quais são os pontos fundamentais a serem analisados??

Um abraço!!

pedrodoniva
05/06/2006, 19:00
Na boa cara,eu tenho um niva e meu pai tem um willys,e eu recomendo o niva...
Tá certo que o willys tem lá seus encantos,tais quais manutenção e diversão...mas o niva é mais seguro,mais confiável e todo mundo fala mal,mas todos pagam pau!!!
auehuehauehauehaueaheauhe

emtsuhako
05/06/2006, 22:49
Giuliano, Niva e Willys são beeeeeemm diferentes!!! Pra começar, o Niva é monobloco, o que limita e muito adaptações mecânicas nele. Já o Willys é chassis, permitindo uma gama enorme de adaptações, inclusive de motores. Em relação a manutenção, o Niva, com motor original e bem regulado, bebe menos do que um Willys, porém, as peças para o Willys são bem mais fáceis de se encontrar, além do mais, é possível adaptar um motor diesel sem maiores dificuldades nele. O Niva, por sua vez, para a colocação de motor diesel, vai depender do tamanho, pois o espaço é bem menor do que o cofre do Willys (esquece o motor AP 1.6 diesel da Kombi para o Niva, é muito fraco!!!). Se sua intenção é off-road puro, eu sugiro um Willys ou uma Bandeirantes. Mas, se mesmo assim vc quiser se arriscar com um Niva, vale as dicas para se comprar qq carro usado, levando um bom mecânico de Niva para te ajudar. Os pontos básicos a serem verificados são as longarinas, não podendo estar amassadas ou trincadas. Verifique bloqueio e reduzida, se estão funcionando. Há muitos Nivas com adaptações mecânicas no motor, como carburador Webber, retifica de 1.6 para 1.7 ou até mesmo troca do motor original por AP 1.8 e outros. Nas caixas de roda dianteira, direita e esquerda, há 3 parafusos formando um triângulo, é onde está fixada a caixa de direção, verifique se há trincas. Verique o assoalho, muitos tem podres formando buracos onde cabe um pé. A mais de 80km/h a caixa de transferência pode começar a vibrar, verifique se não há trincas, na lataria, nos pontos de fixação da caixa de transferência. Nivas capotados costumam apresentar ondulação no teto. Bom, seu eu lembrar de algo mais, posto aqui. Boa sorte!

Márcio Magalhães
05/06/2006, 23:14
Olá,

Tem que ser Niva ou Willys? Não quer ampliar seu leque de opções?

Dependendo do que vais fazer com a viatura e quanto podes pagar, pode ter opção melhor!

[]´s,

Giuliano MO
06/06/2006, 13:43
Beleza Marcio,
O caso é o seguinte, quero um Jipe para curtir trilhas, vamos dizer assim, "leves", nada de subir parede!!
E para fazer trilhas com a família (eu, esposa e filha), então tinha em mente as seguintes alternativas.
- Jeep Willis
- Rural
- Niva

Agora estou tentando colher o máximod e informação aqui mesmo no forum.
Tinha idéia de gastar no máximo uns 8 mil de arrancada, e depois ir equipando a Viatura!!!
Será que consigo alguma coisa descente por 8mil??

Um abraço.

Fio
06/06/2006, 14:03
Não, não consegue.

Rangel Cesar
06/06/2006, 14:48
talvez consiga um niva pe duro sim !!
Quando fui comprar meu 4x4 também fiquei na duvida niva ou willys pois a grana tava curta!(nove mil)
Dai optei pelo niva pois como é uma carro fechado também poso usa-lo no dia a dia e fazendo trilhas em dia de sol o willys e so poeira em dia dia chuva no willys mesmo com capota voce leva um banho.
O niva e muito mais limitado em relação ao willys mas pra trilhas leves e média e um bom jeep.

Rangel Cesar
06/06/2006, 14:49
A manutenção do niva não é cara não!! E so conhecer os contatos rio e são paulo e ter um bom mecanico na sua cidade...

Márcio Magalhães
06/06/2006, 17:12
Olá,

Por 8 mil é difícil. Pode até encontrar. Se vai demorar ou não, depende da sua sorte... que por 8 mil, tem que ser grande.

Passeio com a família (esposa e filhos) dá uma certa descartada no Willys. Claro que tem um monte de gente que topa numa boa o velho jipão, mas que há um desconforto e uma dificuldade confiabilidade isso é fato.

Pelo Niva ser um veículo fechado leva uma boa vantagem, já que não vais fazer trilhas pesadas (até o mosquito 4x4 te morder! He he he...).

Quanto a manutenção... a do Niva não é cara mesmo não, mas é mas constante do que deveria. Tem os que concordam com isso e tem os que não querem ver! rs...

Se puder, dá mais uma economizada e parte logo para uma coisa mais segura, sendo Niva e Willys ou não.

[]´s,

pedrodoniva
06/06/2006, 17:40
Com 8 mil vc consegue comprar um niva muito que bom até...O fato de ser constante a manutenção não é problema,uma vez que decidido ser jipeiro,tem de por a mao na massa...(4x4 sem nada pra fazer é sem graça)...
Porém,vc tambem acha um willys por esse preço,mas particularmente,pelo fato de o niva ser mais seguro ,prefiro mesmo o russo... Imagina levar a esposa e a filha para passear no seu jipe novo num dia de chuva ,com willys é só desespero......com niva é só diversão...

boimev
06/06/2006, 18:32
Da uma olhada nesse link: http://br.groups.yahoo.com/group/nivaclube/message/33635
O cara ta anunciando um por R$ 7000,00. Não vi nem fotos, to so dando a referencia do que vi.

Depois negociamos a minha comissão.... :lol: 8)

[]´s comissionados

boimev
06/06/2006, 18:54
Eu denovo, se estivesse procurando carro pra comprar não achava um. Olha lá.
http://www.alternativa4x4.com.br/classificados_pop.asp?id=1191
Tambem R$ 7000,00.

Márcio Magalhães
06/06/2006, 20:16
Olá,

"(4x4 sem nada pra fazer é sem graça)..."

Até concordo. Mas ter sempre muita coisa fica muito sem graça também, principalmente para o bolso.

[]´s,

pedrodoniva
06/06/2006, 20:34
Queria aproveitar o meu próprio comentário ("4x4 sem nada para fazer é sem graça...") para ter a audacia ainda de dizer que 4x4 sem nada para fazer não é 4x4...não é off-road...e sim um veiculo para "apenas" levar aonde vc quiser...........
Quem escolhe ir para o 4x4 sabe que vai aprender mecanica querendo ou nao,ou pelo menos deveria...
Mas isso já são outros quinhentos...
Fato é que qualquer jipe que você comprar por 8 mil,você vai ter sim que no mínimo dar uma revisada legal...
Esse último link que passaram aí de um niva vermelho por 7 pau,tá muito bonito mesmo ein!!!acho que vale a pena você dar uma olhada!!!

Márcio Magalhães
06/06/2006, 20:44
Olá,

A pergunta é: o nosso camarada procura um "4x4" ou um "veículo para 'apenas' levar aonde quiser"?

Com família a coisa complica! Crianças então! Complica na segurança de ir e voltar e a segurança do bolso!

O legal é levar a viatura que vais comprar num mecânico que entenda do riscado. Por aí tem muito: por fora bela viola...

[]´s,

pedrodoniva
06/06/2006, 21:00
wow.....Para levar a família para passear tem de ser um carro legal...seguro...divertido e de fácil manutenção.......
Opa...acabei de descrever o niva!!!

Cavalcante
06/06/2006, 21:31
Bom, quando comprei o Niva, meu filho tinha 9 meses. Paguei no carro 7k, e depois de uma rápida e cara (2k) parada no estaleiro, o bichão já estava pronto pra briga (pro que eu queria do carro, na época...). Tirei o carro da oficina e não tive dúvida: me mandei pra terra (veja bem: terra, não barro) com mulher e filho, sacolejando e dormindo na cadeirinha... Conversa vai, conversa vem, raid vai, raid vem, mexe daqui e dali, mais uns 6k gastos no carro, estou mais perto de deixá-lo como quero (se bem que o quero do carro agora é bem mais...), o Pedro (meu filho), que já está com dois anos e uns quebrados, agora só quer saber de iva, papai... bao, papai... e continua tranquilão lá na cadeirinha, como se estivéssemos andando com ele no corsa... Dá pra fazer isso num Willys? Acho que não.
Um não é nem melhor nem pior que outro. São só diferentes.

Márcio Magalhães
06/06/2006, 23:19
Olá,

Como eu disse. Tem gente que leva família em vários tipos de veículos: Niva, Willys, Toyota e por aí vai.

Nosso amigo tem que pesar o que é melhor para ele.

Nenhum dos citados acima (nem outro qualquer) é só alegrias. Se comprar Niva, saiba que vais gastar um bom dim dim para deixá-lo confiavel e outros tantos para a manutenção constante dele. Willys idem. Ainda mais colocando família dentro. Por isso que o bolso dele é um fator determinante nessa brincadeira.

O Niva é super legal, divertido, num estilão só dele (isso não dá para negar), robusto, gostoso de dirigir (o meu era!) e tudo mais...

A dica mesmo é andar bastante de zequinha para ver!

[]´s,

emtsuhako
07/06/2006, 13:19
Passeio com a família, trilhas leves, veículo na faixa de oito mil latinhas, carro confiável e de fácil manutenção, eu aconselharia um Gurgel X-12. Apesar de não ser 4x4, ele possui um sistema muito interessante chamado selectration, quase equivalente aos bloqueios. E ainda tem a vantagem de ser leve, mais leve do que o Niva, e o fundo (assoalho) é liso, o que ajuda o X-12 a sair fácil de um atoleiro. O X-12 é tão leve que pode ser utilizado um guincho manual sem muito esforço. Outra vantagem é a boa mecânica VW, ou seja, peças não faltarão além de que, a manutenção é bem mais em conta do que qq outro utilitário.

kemramone
07/06/2006, 16:32
Isso é verdade por 6.000 latinhas como vcs dizem aqui no forum não se ira encontrar coisa muito boa não! pelo menos ai pelo Sudeste do País não. Acho que nem aqui pelo Nordeste não mais, pois a uns 8 meses atrás encontrei um que estava em "bom" estado pra um carro com 15 aninhos de idade por 3.300 latas e ainda tinha o desconto né! e nesse fim de semana último encontrei um 92 vermelho em péssimo estado de conservação por 6.000 olha o quanto inflacionou de 8 meses pra cá e isso na mesma concessionária! E esse maldito almento se deve a difusão do tal "Thundix" que usa a plataforma do nosso Niva por isso quem tem so vende por muita grana é phoda!
Mais fica a seu critério vc quem deve decidir deve analizar as dicas sempre excelentes dos companheiros do forum e decidir boa sorte.

Fio
07/06/2006, 18:41
Gurgel????

putz, aí é sacanagem...

[]´s

Márcio Magalhães
07/06/2006, 21:19
Olá,

Sabe quando falam mal do Niva por não conhecerem? É assim também com o Gurgel.

Não é 4x4, mas por 8 mil... ele compraria um Gurgel e juntaria uma grana para quando for para um 4x4 não entrar em furada.

Mês que passou um amigo meu comprou um Gurgel. Sabe qual era o carro anterior dele? Niva.

[]´s,

emtsuhako
07/06/2006, 22:17
Fio, não é sacanagem não... se vc tiver a oportunidade de andar em um, verás que é um valente nas trilhas, basta respeitar os limites desse bravo tupiniquim. Meu pai foi feliz e ele sabia, essas foram as palavras dele, pois foi um feliz proprietário de um X-12 por quase 5 anos. Qdo eu era moleque, lembro como era uma festa ir de Gurgel ao sítio do meu avô. Nunca esqueço uma vez em que um trator estava desatolando um monte de carros na estrada que ia pro sítio. Choveu muito, uma lagoa transbordou, alagando a estrada e somente passava tratores, alguns poucos jipes e caras bom de braço, mas, pasme, o Gurgel do meu pai passou facilmente, como se estivesse deslizando no barro, parecia um hovercraft. Passou facilmente onde Willys, Rurais, Toyotas e Engesas passavam com dificuldades ou acabavam atolando. Assim que eu terminar a reforma do meu Niva, vou ver um X-12 meia boca e botar um AP refrigerado a água (o original é a ar). Se puder, entre no site do Gurgel Guerreiro: http://www.jcgurgelguerreiro.hpg.ig.com.br/

Fio
07/06/2006, 23:04
Marcio,

não foi ofença, mas posso providenciar pelo menos uns 20 motivos para esquecer dessa bobagem de Gurgel (seja qual for). Lembre-se que pelo menos o Niva ainda é produzido e vendido no mundo todo (há 30 e tantos anos).

E te digo mais, como membro desse forum, pesquiso e aprendo todos os dias... e estaria agindo completamente contra meus principios recomendar a compra de um carro desses, assim como nunca recomendei a ninguém a compra de um Niva.

Quer um carro com tração traseira e mecanica VW? Compre um fusca, transforme em Baja e seja feliz.

[]´s

Márcio Magalhães
08/06/2006, 01:28
Caro Fio,

Eu sei que não foi ofença! rs... Mas vamos por partes:

O Niva ainda é produzido... aqui no Brasil não, o que o coloca em pé de "igualdade" com o Gurgel. Nem é igualdade porque não há falta de peças para este tipo de Gurgel, já o Niva... Sem falar que o Niva já está "indo" até na Rússia.

Ele disse que queria um carro para passear etc e tal... aqui demos sugestões.

Já tive meu Niva 95 GNV e gostava muito dele. Recomendar... bem, com muitas ressalvas recomendo sim. Talvez o Niva seja a melhor opção para o primeiro passo no fora-de-estrada!!!

Hoje eu recomendaria um Suzuki sem sombra de dúvida... o problema é o preço absurdo que eles estão.

Tudo depende do que ele vai realmente fazer com o carro, o quanto o bolso dele pode pagar por isso (carro+manutenção) e o que pode vir a precisar. Simples! :putz: rs...

[]´s,