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Ver Versão Completa : Cambio willys 3m forjado



KitiU.
14/04/2021, 10:40
Olá pessoal,

Tenho em meu jeep motor opala 4 turbo, e ainda com o cambio original 3m...

Atualmente estou com 141 cv de roda com 22 kgf de torque... isso com 0,6 kg de pressão de turbo... estou louco para aumentar a pressão... mas com medo de quebrar o cambio!!!

Tendo em vista que estou muito satisfeito com a relação de marchas e não tenho interesse em mudar de cambio tão cedo...

Me surgiu a ideia de forjar o cambio original juntamente com a caixa de tração!

Estou em contato com pessoal da BF câmbios, a princípio eles fariam as engrenagens...

A grande duvida, aumentando a resistência das engrenagens, o casco irá aguentar?

KitiU.
20/04/2021, 13:13
Olá pessoal, pelo visto poucos conhecem até onde vai a resistência do câmbio original do Willys...

Bem, conversando com pessoal da BF Cambios, me informaram que, até onde vai o conhecimento deles, o câmbio Willys 3m suportaria uma boa cavalaria e alto torque, tendo em vista dimensionamento de engrenagens, oque pode torná-lo menos resistente, seria justamente o material das engrenagens e a própria carcaça!

Sendo assim vou prosseguir e forjar o câmbio, ficando somente condicionado a resistência da carcaça como limitante de potência e torque, no entanto, pessoal da BF acredita que a carcaça possa aguentar algo em torno dos 400 a 500cv aplicado de forma linear, sem trancos!

Como almejo algo em torno dos 250cv na roda, que seria de 280 a 290 no motor, acredito que a carcaça vai aguentar!

Dimmy
29/05/2021, 09:05
Olá pessoal, pelo visto poucos conhecem até onde vai a resistência do câmbio original do Willys...

Bem, conversando com pessoal da BF Cambios, me informaram que, até onde vai o conhecimento deles, o câmbio Willys 3m suportaria uma boa cavalaria e alto torque, tendo em vista dimensionamento de engrenagens, oque pode torná-lo menos resistente, seria justamente o material das engrenagens e a própria carcaça!

Sendo assim vou prosseguir e forjar o câmbio, ficando somente condicionado a resistência da carcaça como limitante de potência e torque, no entanto, pessoal da BF acredita que a carcaça possa aguentar algo em torno dos 400 a 500cv aplicado de forma linear, sem trancos!

Como almejo algo em torno dos 250cv na roda, que seria de 280 a 290 no motor, acredito que a carcaça vai aguentar!


Bom dia

seu cambio é 3 marchas 1 seca? também tenho interesse em forjar.

Meu motor é 6c com 132cvs originais, mas fiz muitas mudanças, acredito que ganhei uns 20 a 30 cvs.

meu cambio ainda não quebrou. esta firme e forte.. Não sei onde é limite também.

fiz um montagem bem técnica com peças originais.
se quiser me chamar no zap 17-99729-1990

Abraço

KitiU.
02/06/2021, 11:34
Ola Dimmy...

Meu cambio é o 3m original mas com a primeira sincronizada... credito que só muda o sincronizado de um pra outro...

No entanto caso forjar, a BF câmbios não faz a primeira sincronizada... não entrei em detalhes para saber porque não...

Mas após uma longa conversa por telefone... resolvi deixar em banho maria as engrenagens forjadas... pois o pessoal da BF comentou que, se o cambio original esta em bom estado e justinho, aguenta "praticamente" a mesma coisa que o cambio C10, pois construção e dimensão das engrenagens são bastante similar, o cambio original teria uns 5 a 10% menos resistência...

Como já vi cambio C10 aguentar muito desaforo inclusive de opala 6 turbo... vou apostar no cambio original por um tempo, tenho 2 câmbios, um deles vai ser cobaia até quebrar...

Entrei na pilha de alguns amigos aqui... estou montando um motor novo, biela e pistão forjado e etc... só vou aumentar potencia com esse motor novo então vai demorar um pouco para por a prova o cambio original, mas assim que acontecer posto aqui até onde ele vai...

Dimmy
02/06/2021, 11:57
Ola Dimmy...

Meu cambio é o 3m original mas com a primeira sincronizada... credito que só muda o sincronizado de um pra outro...

No entanto caso forjar, a BF câmbios não faz a primeira sincronizada... não entrei em detalhes para saber porque não...

Mas após uma longa conversa por telefone... resolvi deixar em banho maria as engrenagens forjadas... pois o pessoal da BF comentou que, se o cambio original esta em bom estado e justinho, aguenta "praticamente" a mesma coisa que o cambio C10, pois construção e dimensão das engrenagens são bastante similar, o cambio original teria uns 5 a 10% menos resistência...

Como já vi cambio C10 aguentar muito desaforo inclusive de opala 6 turbo... vou apostar no cambio original por um tempo, tenho 2 câmbios, um deles vai ser cobaia até quebrar...

Entrei na pilha de alguns amigos aqui... estou montando um motor novo, biela e pistão forjado e etc... só vou aumentar potencia com esse motor novo então vai demorar um pouco para por a prova o cambio original, mas assim que acontecer posto aqui até onde ele vai...


Bom dia

O meu é primeira seca, vi que as engrenagens da primeira sincronizado é uma pouco mais estreita e a engrenagem da primeira é helicoidal e não dente reto igual do primeira seca. Montei tudo bem justo no meu também e até agora não deu sinais de problemas. Acredito que peças boas e originais eles vão longe . Tenho mais 4 cambios primeira seca de reserva também kkkk.

Muito forte o da C10 so não gosto dele é a posição da alavanca. E no meu caso tenho adaptação para o motor também.