PDA

Ver Versão Completa : Pajero Sport 2008 - luz de freio acesa direto

edson83
12/04/2021, 21:14
Fala pessoal, tudo bem?

A alguns dias atrás estava no Jalapão e durante meus dias de muita estrada de terra esburacada e costela de vaca, a luz de freio acendeu.

Olhei o nível do óleo e está uns 0,5cm acima do mínimo. Venho olhando dia-a-dia e o nível não está baixando.

Já verifiquei aquele "gatilho" que fica abaixo do freio de mão para acender e apagar a luz no painel, para ver se estava travado e está normal.

O carro está freando normalmente (desde que a luz acendeu, rodei uns 1.100km nessa viagem).

Alguma ideia do que pode ser? Talvez algum sensor danificado nas estradas do Jalapão?

Agora estou em Brasilia e devo descer para São Paulo nos próximo dias, ou seja, mais uns 1000km até chegar em casa.

MR.TESCH
13/04/2021, 12:44
A luz de advertência do freio acende no painel normalmente por dois motivos, freio de mão puxado ou nível baixo do fluído. Se o freio de mão não está puxado e o sensor está funcionando normalmente, então é falta de fluído.

É normal o fluído de freio abaixar. Conforme as pastilhas vão sofrendo desgaste (diminuindo a espessura), os pistões das pinças de freio vão se movimentando cada vez mais para frente sendo necessário mais fluído para empurrar o pistão.

Por algum motivo o sistema da Pajero Sport tem uma tolerância muito baixa. Qualquer diminuição no nível, a luz acende. Provavelmente deve ser algum erro de projeto por não considerar esse volume extra devido ao desgastes das pastilhas.

Mas de qualquer maneira é sempre bom dar uma olhada para ver se tem algum vazamento. Normalmente é nítido quando se tem uma perda de pressão no sistema. No momento de pisar no freio. O freio fica meio "borrachudo" e o freio perde eficiência. Acredito que isso não seja o seu caso.

Se você completou e a luz apagou, é só seguir viagem. Você deve ter utilizado bastante os freios nas estradas de terra do Jalapão rsrsrs.

edson83
13/04/2021, 17:25
Pior que eu pensei em completar, mas não sei se o mecânico que fez a troca na última vez usou dot 3 ou dot 4 ... vou tentar ligar pra ele, ai completo. Vamos ver no que dá ...