PDA

Ver Versão Completa : Novo joteiro na praça.



Fernando César Ximenes
04/06/2006, 20:29
Olá pessoal,

Acabo de adquirir um j, adaptado. Trata-se de um CD, ano 94, capota de fibra, lata boa, pintura e estofamento nem tanto, motor da hylux 2.8, aspirado, com direção hidráulica, cx.mudanças do caminhão 3/4 D 40, da GM, de 05 velocidades à frente, cx.transferência do próprio j, eixos dianteiro e traseiro, este último, flutuante, da toyota band, suspensão do j, pneus 7,50x16 que, posteriormente, troquei por 265.70.16, por achar q. o 265 ficaria melhor, pelo menos, esteticamente. No teste drive, verifiquei q ele é muito esperto no trânsito de rua, acompanhando, fácil, os veículos de passeio. Muito estável em curvas fachadas. O teste fora de estrada foi pequeno ñ dando para se conhecer toda a sua potencialidade mas, o pouco q vi, deu p sentir firmeza. Um detalhe: sai-se em segunda marcha porque , na primeira marcha, o veículo mal se move.Outro detalhe: a segunda marcha é próxima da ré ,o que causa uma acerta apreensão de minha parte porque estando o veículo parado e vc. vacilar na hora de engrenar a segunda e entrar a ré o susto será medonho e o prejuízo no carro de trás maior ainda. Aliás, já li relatos aqui no Fórum sobre colegas proprietário de Engesa que levaram baita susto com suas viaturas em situação semelhante àquela hipoteticamente levantada por mim logo acima. Ñ sei se a configuração de motor, câmbio e eixos é exagerada p esta viatura mas, pelo sim pelo não, acho que é melhor sobrar do que faltar.Na parte interna da cabine vou tirar todo o carpete, já mto. desgastado, e colocar tapetes de borracha de fácil manutenção no piso ,porque como vou usá-lo em estrada de muita poeira o carpete só serve para reter muito pó. Os bancos também vão precisar trocar o revestimento. É isso aí , colegas . espoero que esta viatura vá me trazer muitas alegrias :D

kaducrema
05/06/2006, 00:18
Oi Fernando,

Bem vindo ao Grupo. Por mais de uma vez escutei falar bem desse motor no JPX. No 1o. Encontro Nacional de JPX realizado no último mês de abril tinha um J preto de SP com essa motorização. O carro estava lindo e numa segunda votação para desempate de votos foi eleito o JPX do encontro. Agora é arrumar a máquina e levantar poeira.

Abraço,

Marcelo R. A. da Cunha
05/06/2006, 13:23
Fernando

Bom te ver por aqui :concordo:

Agora só falta colocar as fotos.

um abraço

Marcelo

Martin Melcop
05/06/2006, 13:32
Fernando,

os dois eixos são de Band?

Pelo que vc falou o seu carro = robustez

Pois câmbio de GM é muito forte, e como vc percebeu a primeira o pessoal fala que é só para "balançar" o carro.

Coloca fotos ai.

leogc
05/06/2006, 18:53
Fala Fernando,

seja bemvindo...mas cade as fotos?!

abs

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
07/06/2006, 10:15
Legal mais um companheiro do jota,ainda bem que vc pegou o seu com motor da hi lux,tenho um amigo que colocou um 3.0 td da hi lux tambem e ficou muito bom o desempenho,um abraço e cuide bem do 4x4

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
07/06/2006, 10:15
Legal mais um companheiro do jota,ainda bem que vc pegou o seu com motor da hi lux,tenho um amigo que colocou um 3.0 td da hi lux tambem e ficou muito bom o desempenho,um abraço e cuide bem do 4x4

Fernando César Ximenes
08/06/2006, 18:03
Oi Fernando,

Bem vindo ao Grupo. Por mais de uma vez escutei falar bem desse motor no JPX. No 1o. Encontro Nacional de JPX realizado no último mês de abril tinha um J preto de SP com essa motorização. O carro estava lindo e numa segunda votação para desempate de votos foi eleito o JPX do encontro. Agora é arrumar a máquina e levantar poeira.

Abraço,

Olá, Kaducrema,

Grato pelas boas vindas. Realmente, esse motor da hylux interagiu bem com o câmbrio do D 40. A vontade de arrumar a máquina está no corpo todo. Ma$$$$, agora, preciso pisar um pouco no freio. Além do mais, ñ gostaria de colocá-lo no estaleiro para reformas. Quero ir fazendo aos poucos, pois assim vou tendo a oportunidade de ir curtindo a viatura.Abraços.

Fernando César Ximenes
08/06/2006, 18:17
Fernando

Bom te ver por aqui :concordo:

Agora só falta colocar as fotos.

um abraço

Marcelo

Olá, Marcelo.

É uma satisfação estar no grupo de voces. Qto. às fotos, já tirei algumas mas estão fora do padrão exigido pelo Fórum. Vou providenciar outras.Abraços.

Fernando César Ximenes
08/06/2006, 18:22
Fernando,

os dois eixos são de Band?

Pelo que vc falou o seu carro = robustez

Pois câmbio de GM é muito forte, e como vc percebeu a primeira o pessoal fala que é só para "balançar" o carro.

Coloca fotos ai.

Olá, Martin,

Os dois eixos são da band, inclusive, os dois cardãs. Colocarei as fotos brevemente.Abraços.

Fernando César Ximenes
08/06/2006, 18:25
Fala Fernando,

seja bemvindo...mas cade as fotos?!

abs

Obrigado, Leonardo.

As fotos estarão aqui brevemente.Abraços.

Fernando César Ximenes
08/06/2006, 18:43
Legal mais um companheiro do jota,ainda bem que vc pegou o seu com motor da hi lux,tenho um amigo que colocou um 3.0 td da hi lux tambem e ficou muito bom o desempenho,um abraço e cuide bem do 4x4

Olá, João Lucena,

Tive mta. sorte ao adquirir esse jota. A configuração do motor foi bem escolhida. A parte mecânica dele está excelente. Do meu conhecimento, só existem 03 jotas rodando aqui em Teresina ,sendo, um deles, este que adquiri. Pretendo cuidar mto. bem dele. Abraços.

Augusto Braga
08/06/2006, 18:43
Bem Vindo e boas trilhas!


Abrs

Fernando César Ximenes
08/06/2006, 18:46
Bem Vindo e boas trilhas!


Abrs

Obrigado, Augusto.
Abraços.

Fernando César Ximenes
09/06/2006, 21:05
Amigos joteiros, eis as fotos prometidas

Fernando César Ximenes
09/06/2006, 21:10
Mais uma

Fernando César Ximenes
09/06/2006, 21:13
Outra

Fernando César Ximenes
09/06/2006, 21:18
e, outra mais

leogc
09/06/2006, 21:45
show....parabens.
abs

Paulo Sabra
11/06/2006, 07:16
Parabéns, Sr. Fernando, que a bela viatura lhe traga bons momentos de lazer e descontração.

mnishio
12/06/2006, 10:40
Fernando, parabéns! o carro esta bonito.
Também tenho um J com motor da Hilux e achei o motor muito bom.

Abraço,

Fernando César Ximenes
12/06/2006, 18:37
leogc,

show....parabens.
abs
_________________
Leonardo G Cardoso
JPX Fio Entupido - "A caminho do desentupimento definitivo".
Rio de Janeiro


Paulo Sabra,



Parabéns, Sr. Fernando, que a bela viatura lhe traga bons momentos de lazer e descontração.
_________________
Um forte abraço

Paulo Sabra




mnishio,




Fernando, parabéns! o carro esta bonito.
Também tenho um J com motor da Hilux e achei o motor muito bom.

Abraço,
_________________
Vendo NOTEBOOK Pentium M 1.7 Centrino
|| Marcelo Nishio
|| JPX - Vermelho
|| São Paulo - SP



Grato, amigos, pelas congratulações.

abraços joteiros.

Marcelo R. A. da Cunha
14/06/2006, 18:01
Fernando

Como está a media de consumo do seu carro com essa mecanica??

rgds

Marcelo

Fernando César Ximenes
14/06/2006, 20:26
Marcelo,
Ainda ñ estou muito confiante no velocímetro do j depois de tantas modificações mecânicas(motor,caixa,eixos). O q tenho de mais concreto até agora é nas passagens pelos redutores eletrônicos de velocidade,onde no velocímetro do j registra uma determinada velocidade , no display do redutor aparece essa mesma velocidade acrescida de 3 ou 4 km/h, dependendo do redutor(acho q eles ñ são também mto. confiáveis). Solicitei a um amigo nosso q me ajudasse a aferir o velocímetro do j utilizando um GPS de propriedade dele, mas ainda ñ foi possível fazermos isso. Assim q tiver um resultado definitivo farei a medição do consumo postando o resultado aqui. Outras aferições q desejo fazer é do marcador de RPM e de nível de combustível, porque esses aparelhos são os originais do j.
Será q eles são compatíveis com o motor da hilux? Ou, terá o exproprietário feitos as devidas adaptações?Preciso conferir isso. No teu caso, com a adaptação do motor, como procedeste?[]'s

Marcelo R. A. da Cunha
15/06/2006, 09:43
Marcelo,
Ainda ñ estou muito confiante no velocímetro do j depois de tantas modificações mecânicas(motor,caixa,eixos). O q tenho de mais concreto até agora é nas passagens pelos redutores eletrônicos de velocidade,onde no velocímetro do j registra uma determinada velocidade , no display do redutor aparece essa mesma velocidade acrescida de 3 ou 4 km/h, dependendo do redutor(acho q eles ñ são também mto. confiáveis). Solicitei a um amigo nosso q me ajudasse a aferir o velocímetro do j utilizando um GPS de propriedade dele, mas ainda ñ foi possível fazermos isso. Assim q tiver um resultado definitivo farei a medição do consumo postando o resultado aqui. Outras aferições q desejo fazer é do marcador de RPM e de nível de combustível, porque esses aparelhos são os originais do j.
Será q eles são compatíveis com o motor da hilux? Ou, terá o exproprietário feitos as devidas adaptações?Preciso conferir isso. No teu caso, com a adaptação do motor, como procedeste?[]'s

Obrigado Fernando

Com relação ao velocímetro no meu carro estou usando um aparelho que é aferível chamado “Trip Totem” não é caro e tem uma série de funções, serve também para algumas modalidades de competição.
Dá uma olhada nesse link abaixo:

www.totemonline.com.br/produtos/trip_totem.htm

Sobre o restante dos instrumentos posso te dizer o seguinte, o marcador de temperatura do JPX não é muito confiável, mas se você deseja deixar o mesmo instrumento você deve instalar o sensor de temperatura do motor original do JPX no seu motor (é possível que precise se fazer uma nova furação ou mexer na atual do seu motor), a minha sugestão e que alem do original (se for deixar o mesmo funcionando) você deve colocar um de mercúrio, pois a precisão e de quase 100%, eu tenho o da Cronomac (ótimo acabamento, bem preciso, e tem a opção de comprar com o fundo branco, prata ou preto) e comprei aqui mesmo no fórum (veja o link abaixo).

www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7678&highlight=cronomac

Já o de nível do combustível a mudança de mecânica não altera em nada desde que a sua bóia seja a original e esteja 100%, muitas pessoas já tiveram problemas na marcação, mas acho que tive sorte, pois tanto no outro JPX que tive como nesse o meu marca 100% (a minha bóia foi comprada com o César da Torque Maximo).

Sobre o conta giros se ele não foi aferido pelo antigo proprietário e quase certo que ele esteja marcando errado, pois o que manda o pulso para o conta giros é o alternador. Não sei se ai na sua região tem, mas existem algumas casas especializadas nesse tipo de serviço, vale levar o carro lá e dar uma conferida. No meu caso comprei um digital e um especifico para o meu motor, se não tiver ninguém especializado a primeira coisa que voce deve verificar é se o seu conjunto de alternador, polias e correias são todos originais, pois no caso do alternador ou uma das polias ou se todo o conjunto for diferente do original a sua marcação vai estar fora e não vale apena comprar um especifico para o seu motor (não sei se voce vai encontrar um para o motor da Hilux, mas acredito que o pessoal da Cronomac possa te dar uma ajuda.).

Bem se precisar de qualquer outra coisa é só falar.

Fernando César Ximenes
15/06/2006, 13:30
Marcelo,
Ainda ñ estou muito confiante no velocímetro do j depois de tantas modificações mecânicas(motor,caixa,eixos). O q tenho de mais concreto até agora é nas passagens pelos redutores eletrônicos de velocidade,onde no velocímetro do j registra uma determinada velocidade , no display do redutor aparece essa mesma velocidade acrescida de 3 ou 4 km/h, dependendo do redutor(acho q eles ñ são também mto. confiáveis). Solicitei a um amigo nosso q me ajudasse a aferir o velocímetro do j utilizando um GPS de propriedade dele, mas ainda ñ foi possível fazermos isso. Assim q tiver um resultado definitivo farei a medição do consumo postando o resultado aqui. Outras aferições q desejo fazer é do marcador de RPM e de nível de combustível, porque esses aparelhos são os originais do j.
Será q eles são compatíveis com o motor da hilux? Ou, terá o exproprietário feitos as devidas adaptações?Preciso conferir isso. No teu caso, com a adaptação do motor, como procedeste?[]'s

Obrigado Fernando

Com relação ao velocímetro no meu carro estou usando um aparelho que é aferível chamado “Trip Totem” não é caro e tem uma série de funções, serve também para algumas modalidades de competição.
Dá uma olhada nesse link abaixo:

www.totemonline.com.br/produtos/trip_totem.htm

Sobre o restante dos instrumentos posso te dizer o seguinte, o marcador de temperatura do JPX não é muito confiável, mas se você deseja deixar o mesmo instrumento você deve instalar o sensor de temperatura do motor original do JPX no seu motor (é possível que precise se fazer uma nova furação ou mexer na atual do seu motor), a minha sugestão e que alem do original (se for deixar o mesmo funcionando) você deve colocar um de mercúrio, pois a precisão e de quase 100%, eu tenho o da Cronomac (ótimo acabamento, bem preciso, e tem a opção de comprar com o fundo branco, prata ou preto) e comprei aqui mesmo no fórum (veja o link abaixo).

www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7678&highlight=cronomac

Já o de nível do combustível a mudança de mecânica não altera em nada desde que a sua bóia seja a original e esteja 100%, muitas pessoas já tiveram problemas na marcação, mas acho que tive sorte, pois tanto no outro JPX que tive como nesse o meu marca 100% (a minha bóia foi comprada com o César da Torque Maximo).

Sobre o conta giros se ele não foi aferido pelo antigo proprietário e quase certo que ele esteja marcando errado, pois o que manda o pulso para o conta giros é o alternador. Não sei se ai na sua região tem, mas existem algumas casas especializadas nesse tipo de serviço, vale levar o carro lá e dar uma conferida. No meu caso comprei um digital e um especifico para o meu motor, se não tiver ninguém especializado a primeira coisa que voce deve verificar é se o seu conjunto de alternador, polias e correias são todos originais, pois no caso do alternador ou uma das polias ou se todo o conjunto for diferente do original a sua marcação vai estar fora e não vale apena comprar um especifico para o seu motor (não sei se voce vai encontrar um para o motor da Hilux, mas acredito que o pessoal da Cronomac possa te dar uma ajuda.).

Bem se precisar de qualquer outra coisa é só falar.

Grato, Marcelo, por tão valiosas informações.
O Trip Totem é realmente uma boa alternativa. Sou candidato,futuramente, a adquirir um.
O meu j já tem um marcador de temperatura de mercúrio instalado pelo ex proprietário. É da marca Willtec(desconhecido, para mim). Vou tentar fazer funcionar o marcador original,cfe. tuas orientações.
O marcador de nível de combustível esta com um funcionamento meio irregular.Vou examinar se é mal contato ou é defeito da bóia . Na Automix, existe uma oferta de bóia de dois fabricantes diferentes,uma custando 35 e a outra 62 reais, se ñ me engano. Uma deve ser nac e a outra importada, acho eu. Vou dar uma olhada na da Torque Máximo.
O conta giros acredito q ñ tenha sido aferido pelo ex proprietário. Em marcha lenta ele acusa 1000 rpm. Tenho uma L 200 que na marcha lenta o conta giros dela acusa 750 rpm. Se colocarmos um veículo ao lado do outro , e ambos com motor funcionando em marcha lenta , constatamos pelo ouvido/olhômetro que suas rpm se equivalem. Daí eu achar q o do jeep esteja alterado. Vou tentar resolver isto e, se ñ for possível, procurarei outro equipamento,cfe. sua sugestão.
O ex proprietário do meu j começou a reforma dele há dois anos. Antes de concluí-la, foi obrigado a vendê-lo. Eu herdei essa tarefa. Certamente, vou precisar de mta. ajuda dos amigos joteiros que já passaram por isso.
A parte mecânica já foi 90% concluida. Estou agora instalando os freios a disco nas rodas dianteiras. Sobre freios, constatei q , com os eixos da band ,ñ é possível colocar os cabos do freio de mão nas rodas traseiras porque no sistema da band o freio de mão atua num pequeno tambor acoplado no cardã traseiro. Já estou colocando os nerônios p/funcionar porque logo mais terei de solucionar essa pendência. Grande abraço.

leogc
15/06/2006, 19:49
Fala Fernando,

Esse problema do marcador de combustível pode não ser a bóia e sim o próprio aparelho. assim que comprei meu jota, tive que mandar calibrar temperatura e combustível, estava uma bosta...desde esse dia nunca mais tive problema.

é melhor fazer isso antes de verificar a boia.

abs

Fernando César Ximenes
15/06/2006, 20:39
leogc,

Fala, Leonardo.

Vou procurar alguém ou empresa ,aqui na minha região , q faça calibragem de aparelhos eletro/eletrônicos. Ñ sei se existe porque nunca precisei desse serviço. Um sabraço.

leogc
16/06/2006, 18:50
Isso aí Fernando,

qdo comprei o jota nem sabia da existencia desse tipo de serviço....mas agora sei que se der pau, meus instrumentos estão calibrados. aí é mais fácil de saber qual o problema.

abs e boa sorte.

Fernando César Ximenes
02/07/2006, 17:30
Colegas joteiros,

Após instalar os freios a disco no meu j, ficou constatada a necessidade de se colocar alargadores de bitola porque a roda ficou roçando na pinça. Estou usando, provisoriamente, uns calços de 9mm em cada parafuso das rodas dianteiras. Para se mandar fazer esses alargadores qual seria o material mais adequado?Grato pelas respostas.

Fernando César Ximenes
05/09/2006, 14:29
Olá amigos joteiros e amantes das trilhas. Recebi algumas imagens do meu J qdo ele ainda estava em poder do seu ex-proprietário e gostaria de colocá-las à apreciação de voces. As fotos foram tiradas no ano passado, durante um de seus passeios aos Lençóis Maranhenses:

Fernando César Ximenes
05/09/2006, 15:08
Bem, amigos.
Ñ consegui enviar os anexos.Mesmo tendo seguido os passos de Responder, não encontrei ¨Modo Avançado¨, e no Gerenciador de anexos existem vários tipos de arquivo e ñ consegui localizar a qual deles pertence o meu. Fico devendo. Estou saindo de viagem hoje à tarde e só voltarei na próxima semana,estando, no momento, impossibilitado de pesquisar como enviar anexos. Então, até lá.

betocatu
05/09/2006, 22:20
olá amigo está muito bom este jota tive um engesa quase com esta configuração só que um 2.8 powerstrocke e agora com um jota tambem e coloquei um motor GM 2.0 flex está bom mais estou tambem pensando em colocar este motor ai do hilux

Marcelo R. A. da Cunha
06/09/2006, 08:26
Colegas joteiros,

Após instalar os freios a disco no meu j, ficou constatada a necessidade de se colocar alargadores de bitola porque a roda ficou roçando na pinça. Estou usando, provisoriamente, uns calços de 9mm em cada parafuso das rodas dianteiras. Para se mandar fazer esses alargadores qual seria o material mais adequado?Grato pelas respostas.

Fernando

Não sei se vc já resolveu esse problema dos espaçadores de roda, mas a TT4 ( www.tt4.com.br )tem kit's desses espaçadores com 3 medidas diferentes, é so procurar o Afonso, pode dizer que foi o Marcelo de Casimiro de Abreu que te indicou. Pode comprar sem susto pois o cara só trabalha com material de exelente qualidade e é tudo feito na oficina dele.

um abraço dos sem comissão :mrgreen:

Fernando César Ximenes
13/09/2006, 11:27
olá amigo está muito bom este jota tive um engesa quase com esta configuração só que um 2.8 powerstrocke e agora com um jota tambem e coloquei um motor GM 2.0 flex está bom mais estou tambem pensando em colocar este motor ai do hilux


Olá Beto,
Realmente, estou mto. satisfeito com este meu J. Até agora, está correspondendo às expectativas.[]'s

Fernando César Ximenes
13/09/2006, 11:47
Fernando

Não sei se vc já resolveu esse problema dos espaçadores de roda, mas a TT4 ( www.tt4.com.br )tem kit's desses espaçadores com 3 medidas diferentes, é so procurar o Afonso, pode dizer que foi o Marcelo de Casimiro de Abreu que te indicou. Pode comprar sem susto pois o cara só trabalha com material de exelente qualidade e é tudo feito na oficina dele.

um abraço dos sem comissão :mrgreen:

Marcelo, tudo blz?

Depois de muito procurar por espaçadores, avaliar instalação, segurança, valor(custo da peça + frete), optei pela troca das rodas. Até q fui feliz nesta escolha, porque, a meu ver, melhorou inclusive o visual do J. Paguei $ 150,00 por cada roda, de aço,tendo elas design semelhante a um modelo usado nas F 1000. De qualquer maneira, grato pela dica.

Fernando César Ximenes
13/09/2006, 18:39
Mais imagens do J nos Lençóis Maranhenses

Fernando César Ximenes
13/09/2006, 18:47
Outras mais