leococitz
19/02/2021, 20:18
Amigos, lhes desejo tudo de bom.
Meu pai infelizmente faleceu e me deixou, junto com minha irmã a caminhonete. Era o sonho dele, e estou tentado em comprar a parte da minha irmã. Gostaria de tirar algumas dúvidas antes para ter certeza de que para manter ela eu não ficarei quebrado $$$$$.
Por favor, gostaria de tirar dúvidas sobre uma F1000 diesel 1992.
Agradeço as respostas e não encontrei as respostas por pesquisas no forum.
Por gentileza:
1- Observei que a ré é para baixo da quinta marcha, diferente do que diz o manual, que seria primeira para baixo e ré no lugar da primeira. Alguma idéia de que câmbio seria esse e se ele aguentaria um turbo? Pergunto isso porque se não for o câmbio original tenho chances de ter tido sorte com o câmbio instalado nela.
2- Em 2500 rpm em quinta marcha ela fica em 100km/h e pela força que o motor tem eu achei muito giro para pouca velocidade. Possivelmente causado pelo câmbio, conforme comentei acima. Caso turbine, valeria a pena alterar o diferencial para um mais longo ou trocar rodas e pneus (atual 255/75 r15 medida original)?
3- Seria ideal dimensionar a relação dela para estar a 110km/h ou 120km/h a uns 2000 rpm em quinta marcha para aproveitar a faixa de rpm estabelecida pela fábrica? Citei essas velocidades pois são as mais comuns em nossas estradas. Gostaria de deixar ela uma caminhonete para estrada, econômica e forte, com boa velocidade de cruzeiro, visto ela ser 4x2 e eu não tenho interesse em mudar isso. A faixa verde do contagiros fica entre 1500 a 2500 rpm.
4- Mwm 229 4 cilindros com 220 mil km, não fuma, pega no estalo, não baixa óleo nem água. Alguém já turbinou algum desses sem abrir para revisão ou modificar? Sou um motorista calmo e não ando forçando e nem tenho interesse em forçar o motor com excesso de giros ou arrancadas, mas tenho interesse em manter melhor a velocidade em subidas. Tenho interesse em manter a maior durabilidade possível, com fôlego extra.
4- Ela está com ferrugem em ambas as soleiras de porta. Já atravessou a chapa. Não olhei por baixo ainda. Essas caminhonetes são fáceis de solucionar estes problemas?
5- Ao adicionar turbo nesse motor, com bomba injetora em linha original, eu posso manter a regulagem original ou DEVO alterar a regulagem para injeção de mais diesel? Pergunto isso pois os meus planos de ter um veículo voltado a estrada, econômico e com desempenho na medida para viagens seguras.
Muito obrigado pelas ajudas.
Meu pai infelizmente faleceu e me deixou, junto com minha irmã a caminhonete. Era o sonho dele, e estou tentado em comprar a parte da minha irmã. Gostaria de tirar algumas dúvidas antes para ter certeza de que para manter ela eu não ficarei quebrado $$$$$.
Por favor, gostaria de tirar dúvidas sobre uma F1000 diesel 1992.
Agradeço as respostas e não encontrei as respostas por pesquisas no forum.
Por gentileza:
1- Observei que a ré é para baixo da quinta marcha, diferente do que diz o manual, que seria primeira para baixo e ré no lugar da primeira. Alguma idéia de que câmbio seria esse e se ele aguentaria um turbo? Pergunto isso porque se não for o câmbio original tenho chances de ter tido sorte com o câmbio instalado nela.
2- Em 2500 rpm em quinta marcha ela fica em 100km/h e pela força que o motor tem eu achei muito giro para pouca velocidade. Possivelmente causado pelo câmbio, conforme comentei acima. Caso turbine, valeria a pena alterar o diferencial para um mais longo ou trocar rodas e pneus (atual 255/75 r15 medida original)?
3- Seria ideal dimensionar a relação dela para estar a 110km/h ou 120km/h a uns 2000 rpm em quinta marcha para aproveitar a faixa de rpm estabelecida pela fábrica? Citei essas velocidades pois são as mais comuns em nossas estradas. Gostaria de deixar ela uma caminhonete para estrada, econômica e forte, com boa velocidade de cruzeiro, visto ela ser 4x2 e eu não tenho interesse em mudar isso. A faixa verde do contagiros fica entre 1500 a 2500 rpm.
4- Mwm 229 4 cilindros com 220 mil km, não fuma, pega no estalo, não baixa óleo nem água. Alguém já turbinou algum desses sem abrir para revisão ou modificar? Sou um motorista calmo e não ando forçando e nem tenho interesse em forçar o motor com excesso de giros ou arrancadas, mas tenho interesse em manter melhor a velocidade em subidas. Tenho interesse em manter a maior durabilidade possível, com fôlego extra.
4- Ela está com ferrugem em ambas as soleiras de porta. Já atravessou a chapa. Não olhei por baixo ainda. Essas caminhonetes são fáceis de solucionar estes problemas?
5- Ao adicionar turbo nesse motor, com bomba injetora em linha original, eu posso manter a regulagem original ou DEVO alterar a regulagem para injeção de mais diesel? Pergunto isso pois os meus planos de ter um veículo voltado a estrada, econômico e com desempenho na medida para viagens seguras.
Muito obrigado pelas ajudas.