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Ver Versão Completa : S10 - 2018/19 - acusando falha do esc e falha no sistema de tração.



Gabriel Levrero
15/02/2021, 12:49
Olá,

Recentemente comprei uma S10 2018/19 - 4x4 diesel MANUAL e tenho tido alguns problemas... Ela esta indicando falha no ESC e falha no sistema 4x4. Quando as mensagens aparecem, o controle de estabilidade é desligado, assim como o auxilio ladeira e a tração 4x4 não ativa.
Pelo que estou vendo são problemas eletrônicos com os códigos:
C0396 - sintoma 8
C0398 - sintoma 28
C0381 - histórico DTC
Alguém ja corrigiu esses sintomas? Tenho visto que são meio comuns nesse carro...

Além disso, apresenta algo similar a cortes de injeção quando em subidas mais pesadas entre as rotações 1.500 e 1.900 rpm da segunda marcha em diante (sendo mais perceptível na 4, 5 e 6 marchas), esses problemas podem estar interligados?

Baruk
29/04/2021, 20:38
Jogando os código que você passou, no site autocodes.com (excelente site - em inglês) parece ser algum problema no Sensor de posição (velocidade) da caixa de transferência. Pode estar mal encaixado, com mau contato ou até queimado.
C0396 CHEVROLET Incremental Sensor (https://www.autocodes.com/c0396_chevrolet.html)
C0398 CHEVROLET Range Actuator Position - Range Position Correlation (https://www.autocodes.com/c0398_chevrolet.html)
Espero ter ajudado.

LucNeto
22/10/2021, 14:35
A minha começou a apresentar problema no ESC e controle de tração após a troca dos pneus, alinhamento e balanceamento.

Pesquisando na internet vi que poderia ser falha no serviço de alinhamento, levei em uma concessionária para refazerem o serviço e problema sumiu.

Espero ter ajudado...

BomRapaz
24/11/2021, 11:32
A minha começou a apresentar problema no ESC e controle de tração após a troca dos pneus, alinhamento e balanceamento.

Pesquisando na internet vi que poderia ser falha no serviço de alinhamento, levei em uma concessionária para refazerem o serviço e problema sumiu.

Espero ter ajudado...

Possuo uma S10 LTZ 4x4 Flex 18/19 com 57 mil km.
Estimo que a cada 10 partidas, em uma delas aparece a mensagem informando problema no ESC.
O comportamento do carro está normal, mas é algo que me incomoda um pouco e gera preocupação, pois às vezes preciso fazer viagens de quase 1.500 km com minha família e fico com receio do carro apresentar um problema mais sério e me deixar na mão no meio do nada.
Pretendo trocar os pneus do carro (ainda são os originais) nos próximos dias. Se mudar algo após o alinhamento e balanceamento, informo aqui.
Se alguém tiver alguma dica também, peço que informe aqui, por favor.

Abraços a todos!

rmagnani
18/01/2022, 17:15
Prezado…boa tarde!
A minha tem essa característica também há muito tempo. A cada aproximadamente 10 partidas, por uma fração de segundo antes de ligar o carro, surge a mensagem de problema no ESC. Porém, nada acontece depois. Carro com 200 mil kms e nenhum problema após as partidas. Na CCS disseram que não há o que fazer e que outros veículos da GM apresentam característica semelhante. Enfim, também não gostaria de ver a mensagem, mas por enquanto não sei o que poderia ser feito. Você encontrou resposta melhor por onde passou? Alguma sugestão ou comentário? Obrigado e um abraço.

rmagnani
03/02/2022, 21:53
Possuo uma S10 LTZ 4x4 Flex 18/19 com 57 mil km.
Estimo que a cada 10 partidas, em uma delas aparece a mensagem informando problema no ESC.
O comportamento do carro está normal, mas é algo que me incomoda um pouco e gera preocupação, pois às vezes preciso fazer viagens de quase 1.500 km com minha família e fico com receio do carro apresentar um problema mais sério e me deixar na mão no meio do nada.
Pretendo trocar os pneus do carro (ainda são os originais) nos próximos dias. Se mudar algo após o alinhamento e balanceamento, informo aqui.
Se alguém tiver alguma dica também, peço que informe aqui, por favor.

Abraços a todos!

Prezado…boa tarde!
A minha tem essa característica também há muito tempo. A cada aproximadamente 10 partidas, por uma fração de segundo antes de ligar o carro, surge a mensagem de problema no ESC. Porém, nada acontece depois. Carro com 200 mil kms e nenhum problema após as partidas. Na CCS disseram que não há o que fazer e que outros veículos da GM apresentam característica semelhante. Enfim, também não gostaria de ver a mensagem, mas por enquanto não sei o que poderia ser feito. Você encontrou resposta melhor por onde passou? Alguma sugestão ou comentário? Obrigado e um abraço.

Glaicon
04/02/2022, 06:41
Com a tecnologia eletrônica embarcada nas viaturas, um aviso deste tipo está interligado com outros componentes que, aparentemente nada tem em comum.
No caso de piscar o ESC, por exemplo, na minha viatura, que é uma Pajero Full diesel, o problema era de carbonização da válvula EGR.
Além de piscar a luz ESC, ainda desligava o piloto automático.
Ou seja, coisas bem distantes uma das outras.
Fiz a descarbonização em agosto de 2019, e nunca mais deu o problema.
Por isso, sugiro verificar sujeira na EGR, turbina e admissão, pois pode estar aí a causa do problema.:concordo:

lcdalzoc
04/02/2022, 07:45
Não é por nada que quem possui S10 e vai pra outra picape, não quer mais saber de S10 nem com macumba.
Sucessivos e diversos probleminhas que enchem o saco, e a porcaria das concessionárias que não sabem resolver o básico... Por essas bandas o apelido da citada é "biscateira"...

wiliaan
06/04/2022, 05:36
meu pai tinha 1 S 10 nova e tb deu varios problemas,ele vendeu

BomRapaz
06/07/2022, 21:11
Prezado…boa tarde!
A minha tem essa característica também há muito tempo. A cada aproximadamente 10 partidas, por uma fração de segundo antes de ligar o carro, surge a mensagem de problema no ESC. Porém, nada acontece depois. Carro com 200 mil kms e nenhum problema após as partidas. Na CCS disseram que não há o que fazer e que outros veículos da GM apresentam característica semelhante. Enfim, também não gostaria de ver a mensagem, mas por enquanto não sei o que poderia ser feito. Você encontrou resposta melhor por onde passou? Alguma sugestão ou comentário? Obrigado e um abraço.

Boa noite a todos!

Passados aproximadamente 8 meses, minha S10 está próxima de completar os 65 mil km e o problema persiste, embora com menor frequência.
Na revisão de 60 mil km questionei o consultor técnico sobre essa questão mas ele me disse que só deixando o carro na autorizada para realizarem testes e tentarem encontrar a causa do problema.
Após a troca dos pneus, além do balanceamento das rodas, fiz o alinhamento da direção e observei que, após o procedimento, a mensagem está aparecendo menos vezes. Parece que (pelo menos no meu caso) há alguma relação entre o alinhamento da direção e essa mensagem de falha no ESC.
Pior que estou planejando trocar de carro e não consigo descobrir como resolver definitivamente essa questão. Embora o carro esteja com a mecânica em dias, funcionando perfeitamente, não quero colocá-lo à venda com essa pendência.
Acho que vou pesquisar alguma oficina pra levar o carro e verificarem, inclusive essa questão da direção.
Qualquer novidade, informo aqui.

Abraço!

BomRapaz
20/02/2023, 15:41
Boa tarde!

Atualizando a situação da minha S10, atualmente com 73 mil km rodados, o problema continua.
Na revisão dos 70 mil km aproveitei para fazer o alinhamento na autorizada junto com o reset do sensor de ângulo da direção. A mensagem sumiu por uns dias mas logo depois voltou a aparecer.
Não sei o que fazer para solucionar essa questão, que me incomoda bastante.
Se alguém tiver alguma novidade, compartilhe aqui, por favor.

Grato!

Carlos Becker
05/10/2023, 21:19
Eu também tenho uma s10 LT 18/19 4x4 AT, hoje com 76mil km, venho tendo o mesmo problema, porem uma semana atrás ela acendeu apareceu a msg e eu estava saindo para uma pequena viagem com a família, durante o percurso ela começou a puxar o volante para esquerda ( não muito, mas o suficiente para ser bem chato de dirigir). Fui a uma oficina, onde o gerente me relatou que:

Problema comum em S10 e Land Rover, segundo ele é no sistema da direção e quando o sistema encontra um desalinhamento na direção, ( ou no meu caso encontrou um erro que não existia), ai tem que reiniciar alinhar, se for o caso. E após isso reiniciar o sistema da direção e recalibrar. (valor cobrado para resetar e realinhar R$ 100,00)

no momento resolveu e achei que estava livre do problema, porem hoje a msg apareceu no painel novamente e sumiu após uns 10 minutos.... mas enfim
Perdi a confiança e a principio a esperança de resolver isso.

Carlos Becker
05/10/2023, 21:21
Eu também tenho uma s10 LT 18/19 4x4 AT, hoje com 76mil km, venho tendo o mesmo problema, porem uma semana atrás ela acendeu apareceu a msg e eu estava saindo para uma pequena viagem com a família, durante o percurso ela começou a puxar o volante para esquerda ( não muito, mas o suficiente para ser bem chato de dirigir). Fui a uma oficina, onde o gerente me relatou que:

Problema comum em S10 e Land Rover, segundo ele é no sistema da direção e quando o sistema encontra um desalinhamento na direção, ( ou no meu caso encontrou um erro que não existia), ai tem que reiniciar alinhar, se for o caso. E após isso reiniciar o sistema da direção e recalibrar. (valor cobrado para resetar e realinhar R$ 100,00)

no momento resolveu e achei que estava livre do problema, porem hoje a msg apareceu no painel novamente e sumiu após uns 10 minutos.... mas enfim
Perdi a confiança e a principio a esperança de resolver isso.

Obs o Cidadão da Oficina citou que um conhecido dele trocou varios itens do sist de ABS e alguns sensores na Css tentando resolver isso, mas sem sucesso.

baraço e boa noite

richardmilk
16/10/2023, 16:37
Tenho uma Trailblazer diesel 19 que tem um bugzinho de aparecer mensagem "reparar ESC" que acontece nas seguintes situações: 1- você entra no carro, não fecha a porta, espera pelo menos/mais de 5 segundos, aí fecha a porta e vira a chave na ignição, aparece a mensagem; 2- você desliga o carro, permanece dentro com a porta fechada, aí depois de alguns segundos liga de novo, aparece a mensagem. Para mim são essas 2 situações, e depois de pesquisar cheguei à conclusão tratar-se de bug do sistema, não tem nada para reparar, está tudo muito bem, manutenções 100%, não dá problema mecânico nenhum, perto de 60.000km, enfim, nem esquento a cabeça mais tentando saber exatamente de onde saiu isso. É diferente se você tem a mensagem em qualquer situação, porque aí obviamente pode realmente ser o caso de mandar verificar o controle de estabilidade.

richardmilk
16/10/2023, 16:41
Prezado…boa tarde!
A minha tem essa característica também há muito tempo. A cada aproximadamente 10 partidas, por uma fração de segundo antes de ligar o carro, surge a mensagem de problema no ESC. Porém, nada acontece depois. Carro com 200 mil kms e nenhum problema após as partidas. Na CCS disseram que não há o que fazer e que outros veículos da GM apresentam característica semelhante. Enfim, também não gostaria de ver a mensagem, mas por enquanto não sei o que poderia ser feito. Você encontrou resposta melhor por onde passou? Alguma sugestão ou comentário? Obrigado e um abraço.

Esse camarada deve ter o mesmo caso do meu comentário acima.

BomRapaz
04/02/2024, 20:29
Prezados,

Passando por aqui pra atualizar a situação da minha S10 LTZ Flex 4x4 18/19, hoje com 86 mil km rodados.

Realizei a troca da bateria logo no início de janeiro, pois a peça ia completar 3 anos e já estava apresentando sinais de que ia "me deixar na mão".

Curiosamente, após a instalação da bateria nova (Moura 75 Ah, mesma marca e amperagem da que estava instalada no carro), a mensagem de falha no ESC nunca mais apareceu!

Ainda não consegui entender o que houve. De qualquer forma, estou bem feliz com isso, pois era algo que me incomodava muito.

Alguém tem algum palpite?

Abraços!

Glaicon
05/02/2024, 05:58
Prezados,

Passando por aqui pra atualizar a situação da minha S10 LTZ Flex 4x4 18/19, hoje com 86 mil km rodados.

Realizei a troca da bateria logo no início de janeiro, pois a peça ia completar 3 anos e já estava apresentando sinais de que ia "me deixar na mão".

Curiosamente, após a instalação da bateria nova (Moura 75 Ah, mesma marca e amperagem da que estava instalada no carro), a mensagem de falha no ESC nunca mais apareceu!

Ainda não consegui entender o que houve. De qualquer forma, estou bem feliz com isso, pois era algo que me incomodava muito.

Alguém tem algum palpite?

Abraços!
Apenas 75 ampéres?
No manual consta esta indicação de bateria?

BomRapaz
05/02/2024, 14:29
Apenas 75 ampéres?
No manual consta esta indicação de bateria?

No manual consta 70Ah (tanto para o modelo diesel quanto para o modelo flex).

Glaicon
06/02/2024, 05:53
No manual consta 70Ah (tanto para o modelo diesel quanto para o modelo flex).
Certo.
Fiquei intrigado com isto.
Mas, se está até acima do recomendado, elimina minha desconfiança.
Havia imaginado amperagem aquém do necessário, o que poderia gerar uma perda prematura da capacidade da mesma.
Todavia, não é isso.
Boa sorte com a viatura.:concordo:

richardmilk
19/09/2024, 19:37
Ano passado eu respondi que esses problemas seriam um bugzinho de sistema e que não esquentava a cabeça e tal.

Eu continuo com a Trailblazer 18/19 e recentemente tinha começado a aparecer mais essas mensagens de REPARAR ESC e FALHA SISTEMA 4X4. Então mês passado levei na concessionária aqui no Interior do RS e aparentemente resolveram o problema. Segundo o mecânico, ele fez a limpeza dos terminais conectores, inclusive do comando seletor 4x4, e não tem mais mensagens de erro desde então.

Quem ainda estiver com essas mensagens então sugiro mandar verem os erros no scanner e limpar os contatos.