PDA

Ver Versão Completa : Barulho caixa de marcha quando engranado sem acelerar

ricardo_zan
26/01/2021, 14:40
Boa tarde pessoal. Comprei meu Willys em fevereiro de 2020 e não tenho experiência com os 4x4, mas já mexi tanto no meu Willys que tenho noção de algumas coisas. Porém, depois que mandei reformar a caixa de marcha (4 marchas original), devido estar escapando a primeira + a terceira e a terceira quase nunca entrava, está com um barulho horrível (parece que está moendo as engrenagens) quando entra em desaceleração engatado na 4ª ou em ponto morto. Alguém tem noção do que possa ser? O mecânico que fez diz que é normal do Willys, mas antes da reforma, não fazia esse barulho.

Parece que resolveu as escapadas, mas a terceira só entra depois de pisar 2 vezes na embreagem.

Desculpa se ficou difícil de entender. Posso tentar explicar de outra forma.

Grato pela ajuda.

Sydney66
26/01/2021, 20:23
Boa noite Ricardo;

Não é normal não o que diz esse "mexanico". Como vc disse que já mexeu muito nele, faça você mesmo, retire a tampa do assoalho (onde ficam as alavancas) que dá acesso ao câmbio. O jeep foi feito para ser simples e prático, retire a tampa do câmbio (são 4 parafusos) e com as mãos ou uma chave de fenda na última engrenagem (a grande do lado da CT), tente mover as engrenagens no sentido do eixo, se elas tiverem esse jogo de liberdade mande para outro mecânico pois esse montou a caixa com folga no eixo secundário e isso vai acabar com seu câmbio.

Se não encontrar folga, relate o que encontrou ou mande fotos para vermos outra solução. Aproveita e veja o nível de óleo, deve estar no nível do parafuso de enchimento, que fica na lateral da caixa, lado do passageiro (direito).

Abs

ricardo_zan
01/02/2021, 09:37
Opa, o problema estava no alinhamento do cardan traseiro. Foi só inverter a luva e resolver o problema. Vibração causava o barulho. Menos mau.
Grato pela colaboração.

Aristides Jr
01/02/2021, 11:43
Olá Ricardo!

Que bom que encontrou o problema maior, e foi fácil corrigir!

Já aconteceu comigo, o funcionamento é terrível parece que está moendo tudo!

E a questão da terceira marcha? Continua com "dupla embreagem".

Att. Aristides Júnior