bernardoni
22/01/2021, 12:09
Comprei uma pajero GLX-B há 3 anos aprox. E nunca funcionou a reduzida, o 4x4 normal, então, toda vez que engatava a reduzida, imediatamente na saída, a reduzida desengatava e caia para o neutro. Mas como eu nunca usei e nem precisava dela mesmo, nunca dei a devida atenção, já que o restante se portava normalmente. Então, um belo dia resolvi mexer e tentar resolver o problema. Iniciei a empreitada pelas alavanca de mudança, e de cara encontrei dificuldade para remover 2 dos 8 parafusos que fixam a base das mesmas, após a remoção, me deparei com o motivo da dificuldade em remove-los, pois os parafusos estavam com o comprimento excessivo, chegando a danificar a carcaça do cambio, e imediatamente concluí o motivo do problema do escape da alavanca da reduzida. O corpo roscado do parafuso da tampa invadiu o espaço necessário para o completo deslocamento da alavanca da reduzida, limitando seu encaixe na engrenagem e por estar mau encaixada, ao mínimo esforço a engrenagem escapava, forçando seu retorno ao neutro. Na desmontagem, percebeu-se o nível de amadorismo da última pessoa que fuçou neste lugar, não só nos parafusos errados, mas na quantidade de silicone colocado a esmo, resíduos de juntas antigas, uma mistura de terra com óleo com fezes de rato e outros bichos. Tive de efetuar uma higienização no local antes de começar o processo. Após a montagem e os devidos testes, o veículo funcionou normalmente, inclusive as luzes do painel indicando o 4x4, voltaram a acender. Impressionante. Bom proveito, abraço a todos. Segue foto:
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