Ver Versão Completa : Adaptação Motor 709 x 14B
Luiz Alexandre
03/06/2006, 13:08
Olá pessoal...estou pretendendo comprar minha primeira BAND e gostaria da ajuda de vocês. Quais as verdadeiras vantagens e desvantagens dos motores MB709 e 14B? Vale a pena comprar uma BAND 92, motor MB709, 4 marchas, do que uma BAND 96, motor 14B, 5 marchas? Apesar do motor 14B ser importado sua manutenção é realmente cara, de difícil reposição das peças? É possível adaptar um motor MB 709 numa BAND com motor 14B? É só mudar o motor ou também a caixa de marcha, transferência e eixos?
Obrigado, e espero que alguém possa me ajudar neste assunto tão polêmico. MB709 ou 14B?
:?
Elmer_Jeep
03/06/2006, 13:20
Bem vindo ao fórum :palmas:
Compre a 96 :concordo:
Aproveita e faz essa pesquisa também no www.toyoteiros.com.br
1 abraço.
jomlenom
04/06/2006, 21:36
hehe ... :mrgreen:
compra a 92 :lol: :lol: !
Valeuz....
Luiz Alexandre
06/06/2006, 02:10
Valeu galera, mas paixões à parte...tenho dúvida em relação à manutenção? Vou ficar na mão com o motor 14B?
elmestizo
06/06/2006, 08:07
Ops...
Motor diesel se não faltar agua e oleo não dá problema...
.. se tiver que fazer uma retifica.. vai gastar os mesmos 5 mil reais
a bomba injetora do 14b é igual das hilux 3.0... ou seja.. tem de monte...
MOral da história.. 14b por concepção é melhor!!!
abrass
jomlenom
06/06/2006, 13:45
elmestizo :
MOral da história.. 14b por concepção é melhor!!!
:discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo: :twisted:
Luiz Alexandre,
Aconselho voce a dar um passeio tipo "test drive" em ambas e sentir os motores ... PQ gosto é ingual cú, cada um tem o seu ... Mas que as peças do 14b são mais caras e mais dificeis de encontrar ahhhh isso são ... :twisted:
... Plagiando ...
Motor é MERCEDES, mulher é MARIA ! :mrgreen:
Cadü Smith
15/09/2010, 03:57
Motor diesel na maioria dos casos tem bom torque em baixas rotações, muda muito pouco o jeito de dirigir de um pra outro .
Barulho , dá pra tentar amenizar um pouco aumentando a camada isolante , o que ajuda a manter a temperatura e o sistema de ar condicionado agradece , se houver um no caso . hehe
Peso do motor é um fator importante se vc pretende usar ele em trilhas , dunas , off-road mais variado . Se for andar em asfalto e no máximo estradas de chão , qualquer um serve .
Manutenção mais fácil e barata também é um fator importante , assim como durabilidade do motor .
a regra é que os motores mais antigos foram feitos pra durar mais e são mais simples , os novos tem melhor desempenho e geralmente foram feitos pra não durar tanto , forçando a troca por um modelo novo . Nada que uma manutenção preventiva não equilibre um pouco essa balança.
Se eu fosse bom de cascaio ( $$$ ), hehe , comprava um toyota velhão bom de estrutura , só o chassi , sem soldas se possível . Faria tudo do zero . sistema de transmissão da Hilux SR5 , eixos Toyota c diferenciais Dana , Motor MWM Sprint 2.8 TDIntercooler . Suspensão original , mas nova , e feito o SPOA direito , com os prolongamentos todos . Pneus 33 bem lameiros . Snorkel , guincho elétrico e equipamentos variados .
Aí eu seria um cara feliz da vida .
canzilao
15/09/2010, 08:04
Leve em considerações outros acessorios tbm, como ar, Dh, freio a disco, snorkel, suporte de estepe, etc, etc, etc...
Se as duas estiverem peladas, eu iria de 96, por conta da 5ª marcha.
Se a 92 tiver uma DH eu ja ia ficar mais pro lado dela.
Qual o uso que vc vai fazer??
Ambas são jipes curtos, longos ou pick ups??
Se for pra trilha pra que ar condicionado né??
Tudo isso influi na escolha.
O motor 14B tambem é um moor muito confiavel, porem a fama dos 314, e dos 364 meu amigo essa nem V8 tem.
edubasile
15/09/2010, 08:34
Temos uma picape 94, primeiro mes do 14B, tiramos zero KM, nunca tivemos problema no motor, o cambio ja abrimos 1 vez, mas o motor nunca, só limpeza da bomba injetora ( manutenção preventiva ), até o alternador ainda é original. Baita motor, nào dá problema!!! Toda vez que necessito de peças acho com certa facilidade em São Paulo, tem diversas lojas especializadas em Toyota, acho que o mais dificil sera achar o motor de partida mas o meu ainda é o original, ja troquei rolamentos e buchas e o bichinho continua 100%.
Em 1995 tive um jipe com oo motor do 709 e 4 marchas junto com a picape , como andei em ambos ao mesmo tempo posso te falar com segurança, ficaria com o 14B sem duvidas, na estrada não tem comparação e no campo são iguais, toyota = trator.
Boa sorte na escolha,
Eduardo.
Bira IJC
15/09/2010, 09:02
Luiz Alexandre,
Talvez eu "chova no molhado" mas vamos lá:
Aconselho andar nas duas antes e tirar suas próprias conclusões.
São bem diferentes. Esse assunto desperta paixões e qq depoimento aqui será tendencioso, inclusive o meu.
Posso falar mais sobre a Band 96 pois tenho uma, mas já dirigi Bands com OM 314 e 364 (aspiradas).
Se o seu propósito for uso misto, asfalto/trilha, aconselharia a 96.
Antes de entrar no assunto do motor, importante dizer que uma Band 96 já vem com 5 marchas, barra estabilizadora dianteira, tanque 65Litros, freio a disco dianteiro e DH de fábrica. Partindo de uma 92 original vc vai precisar investir substancialmente para ter tudo isso.
A não ser que vc considere eses itens superfluos em um jipe...
Agora, sobre o motor, o 14B vibra menos em relação aos MB, faz (um pouco) menos barulho, é mais elástico, mantem 100 por hora nas estradas na boa, sem rotação excessiva. O consumo é mais subjetivo, mas equivalente (na faixa de 9-12km/L). Na minha opinião, não há nada que desabone este motor.
Manutenção de rotina. Filtros de combustível, de óleo, de ar, trocar e verificar nível de óleo, fluidos... que mais? Não são coisas caras de se fazer, mas é FUNDAMENTAL que esteja em dia como em qq motor diesel.
Ahhhh mas peraí... "QUAAAAAAAANDO um motor destes pedir arrego vai ser mais barato arrumar, alem do mais, qq um mexe e encontra peças em qq boteco"... realmente, ninguém está livre de uma quebra lá no meio do sertão dos esquecidos... a chave prá tentar evitar isso, mais uma vez, é a manutenção de rotina. Um motor destes prá quebrar precisa de muita negligência e abuso, ou ter rodado centenas de milhares de km sem a devida manutenção... se esse ponto for muito preocupante, talvez vc precise reavaliar se quer investir na compra de um jipe com 14/18 anos de idade, que vc já deve ter visto que não é barato.
Qdo preciso de alguma peça, procuro na internet e recebo em casa. Não é pq é dificil achar, mas pq os preços de qq coisa aqui em BSB é uma coisa fora da realidade.
Se seu uso inclui bastante trilhas ou vai botar o carro prá trabalhar carregado, talvez o motor OM 364 te satisfaça mais pelo seu maior torque em baixa. Também é um SR. motor, utilizado em caminhões, de durabilidade a toda prova, tanto que ainda é a escolha de muitos. Por esta razão, as Band c/ OM 364 costumam ser mais valorizadas. Algum bom motivo deve ter...
Por fim, use a ferramentas de busca, vai achar bastante informação interessante. Esse assunto é recorrente e já foi bastante discutido.
Boa sorte na busca,
Abraços,
Bira.
fabioband4x4
15/09/2010, 09:26
estou com a minha Band 14B tem mais de 4 anos , nunca tive problemas com motor , fiz uso de uma 92 mb quatro marchas q tbm era excelente só que na estrada passar dos 90 km/h já era complicado ,muita vibração , barulho etc...já os 14B andam a 100 km/h na boa...ontem mesmo rodei 180 km gastei 13 litros de diesel,enfim mitos à parte, qualquer um dos motores vc estará bem servido.
peças tem aos montes , e não acho tanta diferença de $ entre elas uma vez que manutenção de motores diesel são mais caros que gasolina mesmo....:concordo:
Cesar Machado
15/09/2010, 20:25
Vamos prestar atenção na data o tópico...:lol::lol::lol:
Ele foi aberto em 2006...
e o LA já comprou o jipe,, há pelo menos uns 04 anos...:lol::lol::lol:
:lol::lol::lol:
canzilao
15/09/2010, 20:56
Isso é que é vontade de ajudar um colega 4x4 rsrs.:putz::putz::putz::putz::putz::putz:
elmestizo
15/09/2010, 22:10
e o LA já comprou o jipe,, há pelo menos uns 04 anos...:lol::lol::lol:
:lol::lol::lol:
Ja comprou, curtiu, reformou, foi pro atacama, voltou.... literalmente!!!
Mas tudo isso é culpa do alemão
Cadü Smith
16/09/2010, 16:59
Luiz Alexandre,
Talvez eu "chova no molhado" mas vamos lá:
Boa sorte na busca,
Abraços,
Bira.
Bira , parabéns pela resposta . Mandou muito bem . :concordo:
[]
Cadü Smith
16/09/2010, 17:04
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
Pode crê , é verdade . Mas foi bom , pq era uma dúvida minha entre os Toyotas , já que quero trocar o meu vitara por um destes .
[]s
Luiz Alexandre
18/09/2010, 15:58
Hahaha... e feliz da vida com o motor MERCEDES... não me arrependo...
Abraços...
Bira IJC
20/09/2010, 17:39
huahuaahuahua!!!! Podicrê, Cesar! Desatenção total! Mas como chovê no molhado só aumenta a lama :dance::dance::dance:
Bira , parabéns pela resposta . Mandou muito bem . :concordo:
[]
Valeu Cadu! Boa sorte na escolha!
Hahaha... e feliz da vida com o motor MERCEDES... não me arrependo...
Abraços...
Pô LA, falta o depoimento agora, com conhecimento de causa, heheheh!
Abraços,
Bira.
Luiz Alexandre
21/09/2010, 21:56
Pô LA, falta o depoimento agora, com conhecimento de causa, heheheh!
Abraços,
Bira.
Vamos lá...
Tenho minha Band... ano 91... desde 2006... sou o terceiro dono...
Possui 5 marchas (o antigo dono colocou)... eixo traseiro flutuante (eu coloquei)... A/C original... DH original... freio a disco dianteiro original... freio a disco traseiro (eu coloquei)...Tanque CLA de 80 litros (eu coloquei)... ponteiras do caminhão 608 (eu coloquei)... amortecedores Rancho com regulagem interna (o antigo dono colocou)...
Só falta a barra estabilizadora para ficar "filé"... não pretendo colocar turbo...
Quando escolhi o MB... estava mais preocupado com reposição/preço das peças...
Acredito que como o motor também equipa os Caminhões 709... ainda encontrarei peça no mercado por muito tempo... e por um preço mais baixo... já que a produção para atender ao mercado é alta...
Ao contrário do motor 14B... importado...
A única vantagem que vejo no motor 14B... é a elasticidade (poder variar a velocidade sem trocar a marcha)...
O MB... para mim... é superior...
Abraços...
Amadeus_band
21/09/2010, 22:40
Motor bom é o que equipa a Band que está em nossa garagem.:mrgreen:
Motor bom é o que equipa a Band que está em nossa garagem.:mrgreen:
É isso aí !!! :concordo:
Cadü Smith
22/09/2010, 21:02
Vamos lá...
Tenho minha Band... ano 91... desde 2006... sou o terceiro dono...
Possui 5 marchas (o antigo dono colocou)... eixo traseiro flutuante (eu coloquei)... A/C original... DH original... freio a disco dianteiro original... freio a disco traseiro (eu coloquei)...Tanque CLA de 80 litros (eu coloquei)... ponteiras do caminhão 608 (eu coloquei)... amortecedores Rancho com regulagem interna (o antigo dono colocou)...
Só falta a barra estabilizadora para ficar "filé"... não pretendo colocar turbo...
Quando escolhi o MB... estava mais preocupado com reposição/preço das peças...
Acredito que como o motor também equipa os Caminhões 709... ainda encontrarei peça no mercado por muito tempo... e por um preço mais baixo... já que a produção para atender ao mercado é alta...
Ao contrário do motor 14B... importado...
A única vantagem que vejo no motor 14B... é a elasticidade (poder variar a velocidade sem trocar a marcha)...
O MB... para mim... é superior...
Abraços...
É uma bela máquina hein , Luiz ! Q Jóia .. hehe .. Snorkel ? tá com a frente da nova , a quadrada ? Que cor ?
Eu consideraria o Turbo , hein .. Olha , vamo fazê o seguinte : vc instala a estabilizadora e roda mais uns meses com o carro , um ano, quem sabe ? Até lá eu me recupero um pouco e vc vende ela pra mim , ou troca no meu vitara (?) .. hehe Daí eu finalizo instalando um Turbo Intercoolado no bichinho . Que acha disso ?
Na verdade meus planos são pra trocar daqui um ano mais ou menos , quando a situação geral da economia melhorar ... vai pensando e a gente mantém contato , sua Band parece muito boa . Só faltaria mesmo bloqueio nos diferenciais , pra completar a obra de arte . :shock:
um abraço
Bernardo Hoelz
23/09/2010, 13:11
É uma bela máquina hein , Luiz ! Q Jóia .. hehe .. Snorkel ? tá com a frente da nova , a quadrada ? Que cor ?
Eu consideraria o Turbo , hein .. Olha , vamo fazê o seguinte : vc instala a estabilizadora e roda mais uns meses com o carro , um ano, quem sabe ? Até lá eu me recupero um pouco e vc vende ela pra mim , ou troca no meu vitara (?) .. hehe Daí eu finalizo instalando um Turbo Intercoolado no bichinho . Que acha disso ?
Na verdade meus planos são pra trocar daqui um ano mais ou menos , quando a situação geral da economia melhorar ... vai pensando e a gente mantém contato , sua Band parece muito boa . Só faltaria mesmo bloqueio nos diferenciais , pra completar a obra de arte . :shock:
um abraço
O LA não vende a band dele nem a pau.
Uma vez qnd fizemos uma trilha perguntei se ele vendia a band e ele disse que nunca iria fazer isso.
Se vc ta interessado em uma band tem a 98 do Elmestizo, turbo e dif alongado, essa EU recomendo.
abrs.
Cadü Smith
23/09/2010, 13:33
hehehhe que pena ...
Achei bem interessante a idéia da ponta de eixo de caminhão !!! Nunca verá essa toyota capenga de uma das rodas ... Todas as boas mecânicas embarcadas .
Valeu pelo toque, Bernardo . Mas pretendo trocar de carro só no ano que vem , no mínimo . Por enquanto eu to estudando as possibilidades , e to entre as Toyotas e os GV/Tracker mais novos um pouco . Claro que a Toyota é muito mais jipe , quebra quase nada, etc . O problema é que achar uma toyota inteirona , sem nada pra fazer é difícil, ninguém compra um Toyota pra levar as crianças na escola e fazer compras . Além disso o valor é alto , pois geralmente esses carros não desvalorizam mais .
Já um GV/TK , apesar de ser mais novo , o valor caiu bastante , mas é mais fácil encontrar desses em bom estado , sem nada pra fazer mesmo . Pq trata-se de um carro misto , e muita gente só comprou por ser bonitinho e confortável . O que me intimida um pouco é a manutenção destes carros , que inevitavelmente começará a ficar cada vez mais cara , ao contrário das Bands , que tem o mercado de caminhões como apoio .
No que preciso estar atento na hora de escolher uma boa Band ? ( essa é minha 1ª opção )
Cadü Smith
23/09/2010, 13:39
Vi uma Band anunciada por 25 mil , ano 79 , mas com mecânica toda da nova , mantendo só o chassi . Não vi as condições , só por foto .
Esse valor tá na média pra esse carro ?
[]s
bandlouco
24/09/2010, 13:26
colok umas fotos pra gnt ver , axo q esta no valor padrao , geralmente é entre 18 e 25
tem reduzida?? kual o motor dela??
valeriano
24/09/2010, 14:15
Uma vez qnd fizemos uma trilha perguntei se ele vendia a band e ele disse que nunca iria fazer isso.
Se vc ta interessado em uma band tem a 98 do Elmestizo, turbo e dif alongado, essa EU recomendo.
abrs.
Ainda mais agora que o carro tá todo reformado e sem um podrezinho sequer. Pra sair das mãos dele só se for com muito cash!
Boas!!!
Já disseram tudo...mas que eu adoro esses tópicos de "qual é a melhor", adoro...rsrsrs.
Ande nas duas e deixe o coração falar um pouco...
O coração de um carro é o motor...mas os outros acessórios tb são importantes...
As duas opções de motor são boas e acho que o que vai determinar a compra será o estado da lataria e os "ups".
Abç.
Luiz Alexandre
25/09/2010, 14:19
um abraço
Cadu... instalei também o amortecedor de direção... o snorkel eu pretendo colocar em breve... o bloqueio não é prioridade... pois não faço trilha pesada... prefiro viagens...
Acredito que as Band's com faróis quadrados saíram a partir de 89...
A cor dela é cinza garoupa... mais visualmente parece verde...
Luiz Alexandre
25/09/2010, 14:20
abrs.
É isso aí Bernardo...
Hehehe...
Luiz Alexandre
25/09/2010, 14:24
Boas!!!
Já disseram tudo...mas que eu adoro esses tópicos de "qual é a melhor", adoro...rsrsrs.
Ande nas duas e deixe o coração falar um pouco...
O coração de um carro é o motor...mas os outros acessórios tb são importantes...
As duas opções de motor são boas e acho que o que vai determinar a compra será o estado da lataria e os "ups".
Abç.
Que fique claro... não disse que 14B seja um motor ruim... pelo contrário... tem suas vantagens... principalmente a elasticidade e o pouco barulho que faz... mas comparando... peferi o MB...
Abraços...
Luiz Alexandre
25/09/2010, 14:25
Ainda mais agora que o carro tá todo reformado e sem um podrezinho sequer. Pra sair das mãos dele só se for com muito cash!
Vai ter que ser muito... hahaha...
Abraços...
Luiz Alexandre
25/09/2010, 14:37
hehehhe que pena ...
Achei bem interessante a idéia da ponta de eixo de caminhão !!! Nunca verá essa toyota capenga de uma das rodas ... Todas as boas mecânicas embarcadas .
Valeu pelo toque, Bernardo . Mas pretendo trocar de carro só no ano que vem , no mínimo . Por enquanto eu to estudando as possibilidades , e to entre as Toyotas e os GV/Tracker mais novos um pouco . Claro que a Toyota é muito mais jipe , quebra quase nada, etc . O problema é que achar uma toyota inteirona , sem nada pra fazer é difícil, ninguém compra um Toyota pra levar as crianças na escola e fazer compras . Além disso o valor é alto , pois geralmente esses carros não desvalorizam mais .
Já um GV/TK , apesar de ser mais novo , o valor caiu bastante , mas é mais fácil encontrar desses em bom estado , sem nada pra fazer mesmo . Pq trata-se de um carro misto , e muita gente só comprou por ser bonitinho e confortável . O que me intimida um pouco é a manutenção destes carros , que inevitavelmente começará a ficar cada vez mais cara , ao contrário das Bands , que tem o mercado de caminhões como apoio .
No que preciso estar atento na hora de escolher uma boa Band ? ( essa é minha 1ª opção )
Cadu...
Acredito que não exista "nada para fazer"... pois você sempre tem algo para fazer numa Band... seja com manutenção... seja com instalação de acessórios... você sempre arruma algo para fazer... hahaha...
Mas mesmo assim... privilegie as partes mecânicas (motor/caixas/diferenciais/chassi) na hora de escolher sua Band... pois em relação à lataria... ferrugem é algo crônico... você nunca consegue extirpar...
Abraços...
Cadü Smith
25/09/2010, 15:07
colok umas fotos pra gnt ver , axo q esta no valor padrao , geralmente é entre 18 e 25
tem reduzida?? kual o motor dela??
Cara , eu dei uma olhada aqui no meu histórico , mas eu sempre limpo tudo . Não encontrei mais o link .
No anúncio dizia toda a mecânica da nova . Acredito que ele se referia ao câmbio 5m , barra estabilizadora e eixo flutuante . motor do 709 , se não me engano , sem turbo . Só o chassi jipe curto mesmo que é da 79 , e a vantagem segundo ele , é que não paga mais IPVA , certo ? é isso mesmo que deixa de pagar , né ? não conheço , vai saber se é verdade .. Capota de lona. ( uma desvantagem p/ mim )
Foi o valor mais em conta que achei , mas não dá pra saber o estado , e foto de internet sabe como é .
Tá exposta num lugar próximo à estação Artur Alvin do Metrô .
[]s
Cadü Smith
25/09/2010, 16:17
Cadu...
Acredito que não exista "nada para fazer"... pois você sempre tem algo para fazer numa Band... seja com manutenção... seja com instalação de acessórios... você sempre arruma algo para fazer... hahaha...
Mas mesmo assim... privilegie as partes mecânicas (motor/caixas/diferenciais/chassi) na hora de escolher sua Band... pois em relação à lataria... ferrugem é algo crônico... você nunca consegue extirpar...
Abraços...
heheheh, pior que é assim mesmo .
Antes do Vitara eu tive um Niva , que é um excelente jipe , com um calço na suspensão e bons pneus , não havia obstáculo pra ele, a não ser a ausência de controle de qualidade de fabricação de alguns lotes deles , e de peças de reposição também . começou a dar muita manutenção . troquei no vitara .
Mais um susto , pq eu adquiri um modelo muito bom e resistente , mas também muito raro . A manutenção é mais espaçada , mas é muito mais cara .
Agora eu to traumatizado .. hehehe Seguindo essa linha de raciocínio , prefiro o motor 364 , se estiver bem inteiro , coloca um turbo bem regulado pra não desgastar demais o motor , e se sobrar di$po$ição , intercooler . Acho que dessa forma supre um pouco essa falta de elasticidade com mais torque e potência . E as peças continuam sendo fáceis e baratas . Com turbo e intercooler esse motor fica confiável ainda ?
[]s
Fe_jipeiro
27/09/2010, 09:46
heheheh, pior que é assim mesmo .
Antes do Vitara eu tive um Niva , que é um excelente jipe , com um calço na suspensão e bons pneus , não havia obstáculo pra ele, a não ser a ausência de controle de qualidade de fabricação de alguns lotes deles , e de peças de reposição também . começou a dar muita manutenção . troquei no vitara .
Mais um susto , pq eu adquiri um modelo muito bom e resistente , mas também muito raro . A manutenção é mais espaçada , mas é muito mais cara .
Agora eu to traumatizado .. hehehe Seguindo essa linha de raciocínio , prefiro o motor 364 , se estiver bem inteiro , coloca um turbo bem regulado pra não desgastar demais o motor , e se sobrar di$po$ição , intercooler . Acho que dessa forma supre um pouco essa falta de elasticidade com mais torque e potência . E as peças continuam sendo fáceis e baratas . Com turbo e intercooler esse motor fica confiável ainda ?
[]s
Fala ae cadu blza???
Seguinte, qualquer um dos motores: MB ou 14b sao confiaveis e duradouros. Se a manutencao estiver em dia, nao terá maiores gastos e durará muitooooooooooooooooooooooooooooo... eheheh ... enfatizei, pq eh muito msm !!
Qto ao OM364 (MB709), pode colocar turbo e intercooler q vai continuar durando muitooooooo ... Meu 364 está bem apimentado e roda q eh uma beleza !! Nao baixa oleo e nada !! e o consumo fica muito bom, depende do seu peh, mas msm turbinado faço 10km/l na cidade e quase 12 na estrada, lembrando q estou com relacao 12x35 e pneus 35" All terrain.... andando na boa, agora qdo boto a turbina pra trabalhar pra valer, cai bastante ...
Abs,
bandlouco
27/09/2010, 11:23
kualker motor da Toyota tem q ser turbinado , ela fik mto "chocha" sem o turbo, apesar de ter um dos melhores torques originais de fábrica . Na minha opinião a Toyota erro em não fabricar o jipe de série com turbo,ele realmente faz mta falta , enfim só sabe kem tem toyota turbinada :twisted:.
canzilao
27/09/2010, 11:25
kualker motor da Toyota tem q ser turbinado , ela fik mto "chocha" sem o turbo, apesar de ter um dos melhores torques originais de fábrica . Na minha opinião a Toyota erro em não fabricar o jipe de série com turbo,ele realmente faz mta falta , enfim só sabe kem tem toyota turbinada :twisted:.
A sua ta com turbo e intercooler ou so o turbo??
Vc instalou em Brasilia mesmo ???
teria fotos ai pra colocar??
bandlouco
27/09/2010, 11:43
eu vendi minha toyota tem um tempo ja , eu usava a turbina do troller nela , meu motor era o 14B . na época eu instalei em ksa com um mecanico amigo meu , eu n tenho mais fotos , me desculpe . Mas se vc pensa em turbinar a sua , vale mto a pena . eu e todos q tem recomenda . abrass
Bira IJC
27/09/2010, 11:45
Cadu...
Abraços...
X2!!! :concordo::concordo::concordo:
Cadu,
há excelentes discussões pelo fórum dissecando esse tema mas como "recordar é viver" :mrgreen: não resisti (de novo!) em visitar alguns pontos, mesmo com o risco de pecar por redundância ou por omissão:
1) Em se tratando de um veículo antigo, especial e caro, creio que o estado geral de conservação seja mandatário na escolha. Essa discussão de motor MB x TOY ao meu ver é secundária, importante é considerar que vc estará bem servido com qq um dos dois, pois ambos são excelentes propulsores, mas de características um pouco distintas.
2) A band vai bem p/uso no dia-a-dia, sobretudo a curta (é do tamanho de um uno, DH, posição alta, etc.), vai bem nas viagens, sobretudo a longa (+ espaço e conforto). Se original, é "regular" nas trilhas, a não ser que vc trabalhe bastante i$$$$$o. Vai depender do gosto e do uso pretendido. Mas considere que, como qq veículo antigo, está mais sujeito a quebras (se faz trilhas então...:shock:) portanto seria bom que, de preferência, não fosse seu unico carro.
3) Não se "aperte" prá comprar uma viatura destas. Há Bands prá todos os gostos e bolsos. Fundamental guardar um capital de reserva prá investir nas primeiras revisões e nos "imprevistos" iniciais. Como já foi dito, não existe "nada a fazer", tampouco "almoço grátis".
4) Melhorar muito uma coisa pode implicar na piora significativa de outra. Avalie a necessidade de cada adaptação feita ou planejada e as consequências de especializar demasiadamente algo projetado originalmente para dar conta de múltiplos propósitos, (trilha x asfalto, conforto x carga, desempenho x economia, etc.)
5) NMO, por ordem de importância, verificar: 1. MECÂNICA (geral/sistemas/powertrain/comportamento dinâmico) 2. MECÂNICA (motor, específico) 3. MECÂNICA (histórico manutenção comprovado/revisões) 4. Adaptações mecânicas (avalie a qualidade, o resultado e o grau de reversibilidade) 5. Adaptações p/conforto (idem) 6. Adaptações estéticas (idem) 7. estado da lataria/pintura 6. Pneus 7. Acessórios uteis e/ou caros (AC, guincho) .... 99999. acessórios fúteis e/ou baratos (tipo: faróis de milha, super-som, trio elétrico, penduricalhos em geral...).
(tente achar o lugar do TURBO acima)
6) Bueno, tudo isso pode ser inútil se vc bater o olho na VTR e de cara ver que "é isso que eu queria!" ou seja, rolar a famosa "química" entre vc e a vtr. Já era! :parede: mas...
7) Não se engane... NADA substitui uma boa escolha, portanto, procure, procure, procure!
Abraços e boa sorte,
Bira.
PS: Galera, tenho nada contra o Turbo, se não estivesse colocado a minha Band prá venda, esse seria um dos próximos upgrades, junto com o Ar condicionado.
canzilao
27/09/2010, 12:14
eu vendi minha toyota tem um tempo ja , eu usava a turbina do troller nela , meu motor era o 14B . na época eu instalei em ksa com um mecanico amigo meu , eu n tenho mais fotos , me desculpe . Mas se vc pensa em turbinar a sua , vale mto a pena . eu e todos q tem recomenda . abrass
Eu vou turbinar a minha, (OM314 com relação 12:35) a pergunta e por conta de não ter achado ainda aqui em Goiania alguem que faça a instalação do jeito que eu quero, e esse "jeito" só to vendo nas fotos dos turbos que o João da Sollo tem feito, e em São Paulo.
bandlouco
27/09/2010, 14:25
interessante:pensativo: e como seria esse tal "jeito" , kual a turbina q vc pretende utilizar?? aki em brasilia tem a Sotoyota e o Menezes off road, as melhores lojas de 4x4 pra Toyota na minha opinião. Olhei em outro tópico a sua nova aquisição e meus parabens, vai fikar mto show a tua Band.:mrgreen:
canzilao
27/09/2010, 18:25
A turbina eu ainda não decidi, pois o Felipe instalou um modelo se nao me engano do Cargo 8-150 e ficou muito bom, e tbm vou instalar o intercooler, e quero uma instalação bem clean, sem tubo passando por cima de motor, e sem parecer gambiarra.
Segue ai a foto do motor do Guiga e a outra infelizmente não sei de que colega é.
bandlouco
27/09/2010, 23:34
realmente, serviço bem feito eh outra coisa a diferença desse aki, Abaixo as Gambiarras :mrgreen:
http://images03.olx.com.br/ui/4/45/31/68334431_3-f75-diesel-Outros-veiculos.jpg
canzilao
27/09/2010, 23:57
É Bandlouco, realmente tem adaptaçoes melhores que essa ai da Rural.
bandlouco
28/09/2010, 14:25
:parede:Eu achei q era de um Willys . Mas mudando de assunto, vc n axa q da pra fazer esse serviço do turbo da tua Band ai em Gyn?? Usa as fotos acima como modelo e tira umas duvidas como o Guiga , afinal Goiania é uma cidade grande , deve ter mtas opções..................
canzilao
28/09/2010, 14:31
Cara tava pensando nisso ontem a noite enquanto comia um lanchinho, e resolvi fazer o seguinte: comprar tudo que vou instalar e usar as fotos que ja tenho e as que ainda vão aparecer e fazer eu mesmo.
Tempo eu tenho, lugar pra fazer tbm, material tbm, mangueiras, tubos, e essas coisas aqui eu tenho muita opção.
Vou montar, mais se não ficar 100% :parede::parede: :putz::putz:do que tenho em mente, dai coloco ela na estrada e me mando pra São Paulo.
Guiga Tostes
28/09/2010, 14:40
Cara tava pensando nisso ontem a noite enquanto comia um lanchinho, e resolvi fazer o seguinte: comprar tudo que vou instalar e usar as fotos que ja tenho e as que ainda vão aparecer e fazer eu mesmo.
Tempo eu tenho, lugar pra fazer tbm, material tbm, mangueiras, tubos, e essas coisas aqui eu tenho muita opção.
Vou montar, mais se não ficar 100% :parede::parede: :putz::putz:do que tenho em mente, dai coloco ela na estrada e me mando pra São Paulo.
Concordo, é o melhor a fazer:concordo:
Estou a disposição para duvidas!
Abrs
canzilao
28/09/2010, 14:46
Esse Guiga é mesmo o cara, pois oque eu ja incomodei ele não é brincadeira, e as vezes tipo 11 da noite, meia noite, e por ai vai.
E o guri na maior paciencia com a gente.
Pode ficar sussa Guiga pois ainda vou precisar muitas vezes da sua ajuda e experiencia.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=246082&d=1285622665
A proposito Guiga vc saberia de quem é esse motor???
Gostei muito dos tubos em inox, ficou xique demais da conta.
Guiga Tostes
28/09/2010, 15:02
Esse Guiga é mesmo o cara, pois oque eu ja incomodei ele não é brincadeira, e as vezes tipo 11 da noite, meia noite, e por ai vai.
E o guri na maior paciencia com a gente.
Pode ficar sussa Guiga pois ainda vou precisar muitas vezes da sua ajuda e experiencia.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=246082&d=1285622665
A proposito Guiga vc saberia de quem é esse motor???
Gostei muito dos tubos em inox, ficou xique demais da conta.
Imagina cara, sempre que eu souber e puder ajudar tô aí!:concordo:
Eu não conheço do dono desta Band pessoalmente, mas o carro já vi lá na Sollo4wd e é um espetáculo! É uma Band estradeira muito, mais muito bem cuidada...pelo motor já dá para ter uma idéia do resto!
Tirando a parte estética(muito bonita por sinal) este motor é um OM314 turbo intercooler, note que a boca da turbina fica voltada para trás e o escape na saida da turbina voltado para a frente do carro, nesta montagem a tubulução que vai até o filtro de ar passa por tras do motor.
Hoje a Turbo Anhanguera disponibiliza um coletor de escape onde a turbina pode ser montada tanto apontando para frente quanto para trás...eu prefiro com a "boca" para frente e a saida do escape para trás....assim diminuem-se as curvas fechadas e não tem tubo passando por trás do motor(entre o motor e o painel corta fogo)
Abrs
canzilao
28/09/2010, 15:23
Eu prefiro e vou instalar a turbina com a boca pra frente / escape pra tras, pois isso tbm fica mais clean, sem tubos passando por tras e sem escapamento fazendo curva na frente do motor.
bandlouco
28/09/2010, 19:03
Boto mta fé na idéia , realmente esses tubos de inox ficaram mto show, kual a pressao ideal da turbina nos motores MBs??
jipeirodesdepequeno
26/02/2011, 21:29
Boto mta fé na idéia , realmente esses tubos de inox ficaram mto show, kual a pressao ideal da turbina nos motores MBs??
boa pergunta...
pra chegar perto de um 14b turbo intercooler, mwm 2.8, ou até passar alguem sabe a pressão ideal que o OM364 aguenta sem ter que "mexer por dentro"?
Fe_jipeiro
27/02/2011, 15:00
Eai Bandlouco / jipeirodesdepequeno ...
Se o OM 364 estiver legal, ou seja, se estar prestes a abrir o bico, pode colocar de 1,2 a 1,5 kg de pressão sem problemas ... Somente em subida de serra e temperatura ambiente muita alta(aquele sol de rachar o coco), manerar no pé, pois se subir com 1,5kg por muito tempo, pode derreter as camisas e pistões ...
Abs...
guilhermeabreu
06/10/2012, 23:51
RESSUCITANDO O TÓPICO
Alguem sabe me dizer o peso do motor 14B ??????
Guiga Tostes
07/10/2012, 02:50
RESSUCITANDO O TÓPICO
Tá pensando em montar na SW4?....se for essa mesma idéia já me passou pela cabeça... :mrgreen: ....será que rola?
maxdelta
07/10/2012, 07:17
RESSUCITANDO O TÓPICO
Entre 200 a 250 kg! Procurei saber uns meses atrás!
Tá pensando em montar na SW4?....se for essa mesma idéia já me passou pela cabeça... :mrgreen: ....será que rola?
O Joao Lucena instalou um 14b numa Land Cruiser, ficou excelente!!
guilhermeabreu
07/10/2012, 15:19
ÔH GUIGA
Tudo bem com vc ? Na minha BONEQUINHA havia pensado num MWM 2.8 , é que meu irmão comprou um ENGESA com o 14B e esta achando ele meio duro , e gostaria de saber o peso do 14B para calcular a especificação das molas que mandarei ele fazer para ficar macio mas não mole demais e nem duro demais .
No meu caso , comprei outra SW4 , uma 2002 e minha BONEQUINHA devo vendê-la posteriormente , a que comprei não chegou ainda esta em São José do Rio Preto .
ABRAÇO
jipeirodesdepequeno
07/10/2012, 16:18
ÔH GUIGA
Tudo bem com vc ? Na minha BONEQUINHA havia pensado num MWM 2.8 , é que meu irmão comprou um ENGESA com o 14B e esta achando ele meio duro , e gostaria de saber o peso do 14B para calcular a especificação das molas que mandarei ele fazer para ficar macio mas não mole demais e nem duro demais .
No meu caso , comprei outra SW4 , uma 2002 e minha BONEQUINHA devo vendê-la posteriormente , a que comprei não chegou ainda esta em São José do Rio Preto .
ABRAÇO
O peso do 14b é semelhante ao mwm 2.8... ou seja + - 200kg a menos que os MB
Guiga Tostes
08/10/2012, 11:34
ÔH GUIGA
ABRAÇO
Opa, entendi! :concordo:
Parabéns pela nova SW(que está aqui pertinho de casa...menos de 100km), que ela te traga muitas alegrias!!!
Abr