PDA

Ver Versão Completa : Abril/2021: Brasília -> Estrada real Caminho Velho, voltando pela serra da canastra.



diogofalcomer
13/01/2021, 20:52
Buenas!!

Estou com férias marcadas do dia 02/04 até 25/04 e com as fronteiras ainda fechadas minha expedição para argentina ta parada.
( 1° Expedição - Brasília à NOA puna argentina - 08/2020 (4x4brasil.com.br) (https://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/175935-1-expedicao-brasilia-noa-puna-argentina-08-2020-a.html) )

Já fiz a estrada real caminho dos diamantes (Diamantina -> Ouro preto) em 2019. E foi uma viagem legal demais!!

Ainda não montei um roteiro dia a dia, porém a ideia é fazer Brasília -> BH ou Sabará e de lá partir para o caminho velho até paraty. E na volta passar em alguma parte da serra da canastra.

Primeiro, se alguém tiver informações de como estão os acessos a igreja e locais importantes. Se há algum bloqueio por causa da pandemia.

Depois dicas e mais dicas de locais, a ideia é tentar aproveitar bem a estrada real, e ficar com um gostinho de tenho q voltar pra serra da canastra no futuro.

Se alguém quiser se juntar também, podemos organizar.

Segue umas fotos do calango na ER em 2019.

575275
Diamantina -MG

575276
Parque Estadual do BiriBiri.

575277
Santo Antonio do Norte (tapera)

Sergio c
14/01/2021, 07:23
Ótimo passeio que fizeste e esse tb será muito bom.

Smarcondes
14/01/2021, 09:40
Tô acompanhando seu post, estava pensando sobre isso hoje...

diogofalcomer
14/01/2021, 10:35
Ótimo passeio que fizeste e esse tb será muito bom.
Valeu Sergio, povo mineiro é muito receptivo. Em 2019, em quase todo local que entramos para carimbar o passaporte da ER recebiam a gente com um café e prosa.


Tô acompanhando seu post, estava pensando sobre isso hoje...

Vou começar a organizar aqui, datas e tudo. Tem muita coisa no site da estrada real (Home - Estrada Real (http://institutoestradareal.com.br/)) mas tem sempre algo que só se descobre estando nas cidades mesmo, conversando com as pessoas.

diogofalcomer
28/01/2021, 17:44
Comecei a organizar a viagem com as datas.

Ainda vou tentar pegar mais informações do que esta ou não funcionando nesses locais. A Serra da canastra deixei aberto, a ideia é passar lá e conhecer um pouco mas não tudo. Li sobre ficar em Vargem Bonita ( segundo o Post da serra da canastra).


Em Aiuruoca achei as hospedagens muito caras, parece também q a serra do papagaio está fechada. Então talvez não passe lá e adiante a viagem.


Estou aberto a sugestões em todos os locais.




Dia – Semana
Data
Deslocamento
KM



Sexta-feira
02/04/21
Brasilia -> Ouro Preto
810
Feriado


sábado
03/04/21
Caminho Imperial -> São Bartolomeu
18
Trilha a pé por uma região da da estrada real que não passa carro.



domingo
04/04/21
Lavras Novas
50



segunda-feira
05/04/21
Ouro Preto -> SJD Rei
310
Seguindo a estrada Real e carimbando os passaportes.


terça-feira
06/04/21
SJD Rei - Tiradentes - Bichinho
50
Conhecer as cidades/museus


quarta-feira
07/04/21
SJD Rei - Tiradentes - Bichinho
50
Conhecer as cidades/museus


quinta-feira
08/04/21
SJD Rei - Carrancas
69
Travessia de Balsa


sexta-feira
09/04/21
Carrancas
30
Conhecer algumas cachoeiras mais famosas


sábado
10/04/21
Carrancas ->Aiuruoca
112
Conhecer algumas cachoeiras mais famosas


domingo
11/04/21
Aiuruoca
30
Conhecer algumas cachoeiras mais famosas


segunda-feira
12/04/21
Aiuruoca - São Lourenço
82
Conhecer as fontes, Trem das aguas


terça-feira
13/04/21
São Lourenço - Passa quartro
51
trilha da Garganta do Embaú feita a pé


quarta-feira
14/04/21
Passa Quatro - Cunha
109
Deslocamento entrando em SP pela estrada real


quinta-feira
15/04/21
Cunha
30
Curtir a cidade


sexta-feira
16/04/21
Cunha -> Paraty
30
Curtir a cidade


sábado
17/04/21
Paraty
53



domingo
18/04/21
Paraty
30
Trindade


segunda-feira
19/04/21
Paraty -> Serra da Canastra
600



terça-feira
20/04/21
Serra da Canastra
50
Ainda sem definição


quarta-feira
21/04/21
Serra da Canastra
50
Feriado


quinta-feira
22/04/21
Serra da Canastra -> Brasilia
720



sexta-feira
23/04/21





sábado
24/04/21





domingo
25/04/21








Total






3334

Smarcondes
29/01/2021, 08:00
Salve Diogo, muito bacana seu roteiro! Vi em outro tópico perguntando sobre a Canastra, e meus dois centavos sobre o assunto seriam: considere que, mesmo que o Parque esteja fechado, a região tem muitos outros atrativos... o próprio Vale da Babilônia, que fica nos arredores do parque nacional, tem muita coisa bacana pra se fazer em propriedades privadas que devem estar abertos ao público (além, é claro, daqueles lugares onde o acesso é livre).
A não ser que você faça questão de entrar no Parque em si, acho que pode ir pra lá sem medo que vai encontrar muita coisa boa pra conhecer.
abs!!!

diogofalcomer
29/01/2021, 12:50
Salve Diogo, muito bacana seu roteiro! Vi em outro tópico perguntando sobre a Canastra, e meus dois centavos sobre o assunto seriam: considere que, mesmo que o Parque esteja fechado, a região tem muitos outros atrativos... o próprio Vale da Babilônia, que fica nos arredores do parque nacional, tem muita coisa bacana pra se fazer em propriedades privadas que devem estar abertos ao público (além, é claro, daqueles lugares onde o acesso é livre).
A não ser que você faça questão de entrar no Parque em si, acho que pode ir pra lá sem medo que vai encontrar muita coisa boa pra conhecer.
abs!!!

Salve Smarcondes! Pois é, em minas parece q o covid ta mais complicado. Vi também que em Carrancas e Ouro preto esta tudo fechado (Em Fase vermelha). Vou começar a monitorar os locais que vamos passar, pq dependendo de como estiver posso reconsiderar a viagem e partir pra algo mais tranquilo deixando a poeira baixar. Fiz isso ano passado e valeu a pena (infelizmente queria ter viajado para os Andes Argentinos).

Uma dúvida, dentre os locais da canastra com acesso livre chega a passar pelo locais mais famosos? Ou só acessando pelas portarias do parque mesmo?

diogofalcomer
11/10/2022, 16:00
Partindo amanhã para essa viagem!!!

:safari-rig:

Anibal de Biase
17/03/2024, 11:45
Realizou a Estrada Real - Caminho Velho? Estou partindo dia 02/04 próximo para tal.



Buenas!!

Estou com férias marcadas do dia 02/04 até 25/04 e com as fronteiras ainda fechadas minha expedição para argentina ta parada.
( 1° Expedição - Brasília à NOA puna argentina - 08/2020 (4x4brasil.com.br) (https://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/175935-1-expedicao-brasilia-noa-puna-argentina-08-2020-a.html) )

Já fiz a estrada real caminho dos diamantes (Diamantina -> Ouro preto) em 2019. E foi uma viagem legal demais!!

Ainda não montei um roteiro dia a dia, porém a ideia é fazer Brasília -> BH ou Sabará e de lá partir para o caminho velho até paraty. E na volta passar em alguma parte da serra da canastra.

Primeiro, se alguém tiver informações de como estão os acessos a igreja e locais importantes. Se há algum bloqueio por causa da pandemia.

Depois dicas e mais dicas de locais, a ideia é tentar aproveitar bem a estrada real, e ficar com um gostinho de tenho q voltar pra serra da canastra no futuro.

Se alguém quiser se juntar também, podemos organizar.

Segue umas fotos do calango na ER em 2019.

575275
Diamantina -MG

575276
Parque Estadual do BiriBiri.

575277
Santo Antonio do Norte (tapera)