PDA

Ver Versão Completa : Motor baixando oleo

Marciano Fassbinder
10/01/2021, 19:41
Pessoal,recentemente fiz o motor do meu trator,um perkins P4000,notei que ele baixou oleo.Eu posso completar esse oleo?Dizem q n é para completar,pois o motor vicia ai cada vez tem q emendar oleo...

Mirão
11/01/2021, 21:42
Isso aí é conversa fiada. Todo motor vai consumir óleo e quando passou por retífica consome até um pouco mais até o amaciamento completo. Sugiro logo a troca e depois complete normalmente. Seu motor ainda está assentando, consome óleo e desgasta um pouco algumas peças até assentar ou amaciar como dizem. Troque óleo e filtro, depois complete normalmente. Não deixe de pelo menos completar, senão pode fundir ou quebrar anéis, por exemplo.

Marciano Fassbinder
26/01/2021, 20:35
Blz,eu fiz quase 100 horas que é o recomendado fazer a primeira troca apos a retifica,vou trocar.Tenho outra duvida tbm.Um motor agricola se amassia com 50 h,é o que vem no manual,eu fiz quase 100h,e eu notei q ele continuando fumando um pouco quando esta descendo uma ladeira,fumaça um pouco azul.E tbm outra duvida.Ele quando esta com o motor quente ele fica com a pressao do oleo um pouco baixa,sera q e normal?Obrigado amigo pela ajuda.

Mirão
27/01/2021, 10:21
Nos motores diesel com bomba injetora, é fácil detectar problemas pela cor da fumaça. Azul é normal, preta é queima rica, tá queimando mais combustível na mistura ar/combustível, branca é sinal de problemas. Aparentemente, seu motor tá normal. Mas para tirar sua dúvida, tire a tampa do óleo (aquela que você completa o óleo) e verifique se o motor sopra ar por ali. É o teste mais simples, que gosto de fazer quando compro uma caminhonete diesel. Também pode destravar a tampa e olhar se ela não vai cair. Mesmo destravada, ela tem que ficar na posição, não pode ser "cuspida" de lá. Há também outra situação que você não citou. A Bomba Injetora (BI), ela também necessita ser revisada e regulada periodicamente. Sua regulagem é muito importante, inclusive na questão da pressão de óleo do motor.

Mirão
27/01/2021, 10:32
Esqueci de ressaltar que o motor não pode "assoprar" pela tampa de válvulas, isso implica realmente que algo está errado. Motores diesel são assim mesmo, não vislumbrei nada de errado pelas suas explicações mas seria bom se dirigir ao mecânico que trabalhou no trator, pegar a garantia do serviço (as retíficas dão garantia) e revisar tudo o que foi feito, inclusive a BI, uma nova regulagem fará bem, vai diminuir a fumaça, que tem que ser azulada mas não muito, e reapertar alguma coisa. No mais é por a máquina pra trabalhar e nunca deixar de fazer revisão preventiva.

Marciano Fassbinder
27/01/2021, 12:43
Sim amigo,ele sopra ar pela tampa,mas antes de fazer o motor ele saia uma fumaça branca pela tampa e pelo respiro,agora so sinto o ar saindo da tampa,mas sem nenhuma cor.A BI n foi calibrada,so foi testado os bicos,estava todos bons,a BI o mecanico disse q estava boa pois vc acelera e ele responde na hora.Eu quero pedir pra ele uma coisa tbm.Ele n liga muito bem,da umas voltas pra ligar,porem olhei na BI,o ponto esta adiantado um pouco,sera q fica mais ruim de ligar?

Mirão
28/01/2021, 00:25
Vá a um Bombista, com certeza a bomba não está bem calibrada. Procure um bombista de renome, desses profissionais reconhecidos, mecânicos não são bombistas. Eles tem o hábito de folgar os parafusos e voltar "um grauzinho", quando na verdade tem que passar o relógio. Quanto ao sopro, sua observação está correta. Espero ter ajudado.

Marciano Fassbinder
28/01/2021, 11:37
Sim,vou mandar calibrar e abrir uma meia volta para dar mais potencia.Realmente o mecanico deu um grau na bomba,pois notei q o lacre esta cortado...Essa bomba deve ter um bom desgaste,pois quando Comprei o trator,eu olhei o "copinho" sedimentador de diesel,ele estava a metade "barro" e o resto diesel,o antigo dono era relaxado,pena.Eu cuido tanto das minhas maquinas,e tem gente q nem se quer faz o basico do básico...obrigado amigo vc me ajudou muito.

Mirão
28/01/2021, 23:07
Sim,vou mandar calibrar e abrir uma meia volta para dar mais potencia.Realmente o mecanico deu um grau na bomba,pois notei q o lacre esta cortado...Essa bomba deve ter um bom desgaste,pois quando Comprei o trator,eu olhei o "copinho" sedimentador de diesel,ele estava a metade "barro" e o resto diesel,o antigo dono era relaxado,pena.Eu cuido tanto das minhas maquinas,e tem gente q nem se quer faz o basico do básico...obrigado amigo vc me ajudou muito.
Estamos juntos!:curtir:

Marciano Fassbinder
29/01/2021, 07:23
Esqueci de dizer...fiz o teste da tampa de oleo,ela fica em cima,so q fica um pouco se mexendo,mas n cai no chao.Assim e normal né.

Mirão
29/01/2021, 10:51
Soprar um pouco é normal, todo motor sopra. E como você citou acima, não sai gases ou óleo. Quando o motor está ruim, o sopro é forte, a tampa não fica ali de jeito nenhum se não estiver travada. Motorzão tá novo. Revise a BI e taca-le pau, Marcos!
kkk

Marciano Fassbinder
29/01/2021, 20:24
Kkkk agora e so da pau na maquina.Tem uns tbm q falam q se joga oleo na vareta o motor esta ruim,anel quebrado,mas isso n e verdade,pois quando o motor esta bem quente ele joga uns pingo de oleo.Antes com o motor ruim ele saia fumaça e saltava oleo igual.Agora a diferença com motor novo e que sai um pouco de oleo mas sem fumaça...isso varia de motor pra motor,tem uns q n sai oleo e outros sim...é a rotação do virabrequim...

Mirão
31/01/2021, 13:32
Kkkk agora e so da pau na maquina.Tem uns tbm q falam q se joga oleo na vareta o motor esta ruim,anel quebrado,mas isso n e verdade,pois quando o motor esta bem quente ele joga uns pingo de oleo.Antes com o motor ruim ele saia fumaça e saltava oleo igual.Agora a diferença com motor novo e que sai um pouco de oleo mas sem fumaça...isso varia de motor pra motor,tem uns q n sai oleo e outros sim...é a rotação do virabrequim...
Exato! avaliação correta a sua.

Marciano Fassbinder
04/02/2021, 20:24
Opa amigo,vim te encomodar denovo,kkk...Hj fui fazer um serviço com o trator,trabalhei o dia todo,notei q quando o motor esta quente,a pressao do oleo fica muito baixa,quando o motor esta na lenta né.Ai eu acelero quase tudo ele e a pressao no relogio nao passa da matade,n o que pode ser...quando esta frio o motor a pressao na lenta fica mais alta.N sei se é a bomba de oleo ou o q,pois a mesma n foi trocada na retifica...

Mirão
05/02/2021, 14:27
Opa amigo,vim te encomodar denovo,kkk...Hj fui fazer um serviço com o trator,trabalhei o dia todo,notei q quando o motor esta quente,a pressao do oleo fica muito baixa,quando o motor esta na lenta né.Ai eu acelero quase tudo ele e a pressao no relogio nao passa da matade,n o que pode ser...quando esta frio o motor a pressao na lenta fica mais alta.N sei se é a bomba de oleo ou o q,pois a mesma n foi trocada na retifica...
Você cometeu um grande pecado. Não se reaproveita a bomba de óleo quando retifica o motor. Pode ser ela sim! mas se o motor não altera a temperatura depois de aquecido, dê também uma revisão no eletricista no marcador da pressão do óleo. Se puder, revise todos os relógios do seu trator. Melhor. Adicione uns relógios modernos, digitais, eles são baratos e tem mais precisão de funcionamento. Minha última F1000 coloquei uma relojoaria à parte, sem mexer nos tradicionais e originais. Os marcadores da pressão, temperatura, voltagem e contagiros, marcavam errados. Coloquei um painel em forma de console, ficou bonito, prático e marcava tudo certinho. Velocímetro também.

Mirão
05/02/2021, 14:29
Velocímetro da F1000. Mas no seu caso, basta o necessário.

Marciano Fassbinder
05/02/2021, 20:13
Pois é cara,isso me deixou preocupado.Mas quando mandei fazer o motor o cara da retifica teste a bomba e ela estava boa,essa bomba desse motor P4000 é diferente,ela aguenta mais q os demais motores segundo o Senhor da retifica...fiquei na duvida,confiei no cara pois ele tem 80 anos de idade mexeu a vida toda com motores,ele é exemplo de mecânico aqui na minha cidade...O motor n esquenta,posso trabalhar em altos giros q n esquenta,e quando eu trabalho na lenta logo ele cai a temperatura.Antes com o motor velho tbm nao esquentava.

Marciano Fassbinder
05/02/2021, 20:17
Eu tenho q arrumar uns relogios a mais no painel dele,o relogio da rotacao n marca os giros,so marca as hrs trabalhadas,o da pressao do oleo funciona,n tem como n funcionar,pois é o oleo q vem do motor ate o relogio no painel.Mas boas dicas suas,vou dar mais uma revisada na máquina...

Mirão
10/02/2021, 23:18
Ôpa! desapareci por alguns dias. Aguardo respostas.

Marciano Fassbinder
11/02/2021, 12:26
Opa.O que vc acha sobre o que falei nos últimos comentarios q fiz?

Marciano Fassbinder
12/02/2021, 20:13
Eu notei q ele começou vazar oleo pelo coletor do escape,ali onde sai do motor,acho q n e normal sair oleo ai,problema de válvula ate onde sei...experimentei apertar os parafusos e estavam soltos,mas mesmo assim...vou reclamar com o mecanico,n fico bom n esse motor,cara ele n tem força,n liga direito,e sai oleo pelo escape,ja saiu uma cassetada pra faze o.motor....

Mirão
14/02/2021, 11:43
Por essa aí eu não esperava. Seu mecânico errou feio. Quando isso ocorre, indica uma série de problemas. Não bruniu os cilindros quando trocou os anéis ou não colocou os anéis da forma correta, isso também leva à perda da compressão. Vedadores de válvulas do cabeçote também influenciam, devem ser trocados. Pistões com com folga, e por fim, o tampa de válvulas empenada. O óleo escorre por ali. Ressalto apenas que esse defeito não causa a perda de compressão para o motor ficar fraco. Infelizmente pelo relato, terá que abrir o motor e verificar tudo novamente.

Marciano Fassbinder
14/02/2021, 20:12
Parece q nos aneis n é,pois ele sai pouca fumaça no respiro e n sai nada de oleo.Os vedadores de valvulas n foram trocados,nem os tuchos nem nada.Amigo pra falar a verdade vou te falar o q foi feito neste motor:Trocado todas as valvulas,trocado pistoes,aneis e camisas,foi so polido o virabrequim e n trocado bomba de oleo.Na verdade esse motor foi feito em "2 mecanicos":Eu levei o trator em uma oficina e o cara levou o motor ate outra cidade numa retifica,o cara da retifica so fez os aneis,camisas e pistoes e polir o vira e colocar as juntas rsrs...e o cara da oficina q levei o trator so deu uma ajeitada no cabecote e colocou as valvulas e pronto,foi assim...e saiu caro pra faze o motor e n fico bom...complicado.

Mirão
15/02/2021, 22:55
Complicado mesmo! tem algo errado aí, não era pra ficar fraco.

Marciano Fassbinder
16/02/2021, 06:57
Pois é.Acho q pode ser tbm q ficou fraco,eles não acertaram o ponto da compreensao do motor.Ele não liga direito,e isso influencia na força.Lembro uma vez q fiz o motor de outro trator q tive,o cara da oficina mandou para a retifica e quando voltou,o motor estava fora do ponto de compreensao,ai o cara mandou ele de volta pra retifica kkk.Lembrei de uma coisa:Esse meu trator so tem força quando esta com motor frio,ai o bicho e valente,mas quando esquenta fica fraco q nem o motor velho.O q poderia ser?

Mirão
18/02/2021, 09:56
Pois é.Acho q pode ser tbm q ficou fraco,eles não acertaram o ponto da compreensao do motor.Ele não liga direito,e isso influencia na força.Lembro uma vez q fiz o motor de outro trator q tive,o cara da oficina mandou para a retifica e quando voltou,o motor estava fora do ponto de compreensao,ai o cara mandou ele de volta pra retifica kkk.Lembrei de uma coisa:Esse meu trator so tem força quando esta com motor frio,ai o bicho e valente,mas quando esquenta fica fraco q nem o motor velho.O q poderia ser?
Pra mim, é perda de compressão, partindo dessa premissa teria que rever todo o serviço feito no motor, não há outra saída. Do cabeçote até a bomba injetora, tudo tem que ser revisto. Eu acho que os mecânicos aí fizeram uma grande lambança e o serviço terá que ser refeito por completo.

Marciano Fassbinder
18/02/2021, 19:57
Pois é,vou ter q brigar com o mecanico pra ele abrir denovo o motor...vou tentar trocar os retentor de valvula e ver como estao as valvulas,porque n poderia sair oleo pelo escape.O cabecote n foi retificado,o cara so deu um grau nele e pronto,ele estava bom,n parece estar ruim,pois n vaza nada de oleo na junta,se fosse estar ruim sairia oleo,mesmo q colocasse junta nova.Pode ser a injetora talvez.Eu n queria mecher na bomba agora.Mais pra frente vou testar ela e dar uma meia volta pra ve se da mais força.Sera q vale a pena?Obs:o motor dele n e turbinado.

Mirão
19/02/2021, 13:55
Sim, seria bom aumentar o débito pra ver.

Marciano Fassbinder
19/02/2021, 20:26
Dizem q n é bom abrir a bomba,porque vai muito diesel,ai carboniza os pistoes,acho q n é verdade.Mas no meu caso q o motor n turbo,ate acredito,pois vai mais diesel e o ar vai o mesmo...no motor turbinado iria mais ar,ai ficaria uma mistura certa...sera q se abrisse mais mais q meia volta prejudica o motor?Meu vizinho quiz abrir a bomba mais q meia volta ai disseram q o motor começa esquenta...

Mirão
23/02/2021, 08:58
Mais de meia volta é muito. Começa a fumaçar preto e carboniza mesmo.

Marciano Fassbinder
23/02/2021, 20:37
Obrigado por enquanto pelas ajudas ai.Vou levar o trator na oficina talvez essa semana ai vou ver com o cara o que ele vai querer fazer.

Mirão
24/02/2021, 22:07
Obrigado por enquanto pelas ajudas ai.Vou levar o trator na oficina talvez essa semana ai vou ver com o cara o que ele vai querer fazer.
Mostre a ele o comportamento do trator, não tem como ele alegar que está tudo certo.

Marciano Fassbinder
07/03/2021, 11:56
Opaaa.Levei o trator na oficina e ja busquei ele.Mostrei para o mecanico os defeitos apresentados pela maquina.Mandei ele trocar os retentores de valvula para ver se para de sair oleo pelo escape...ficou outro trator,tem mais força e liga mais facil,porem ontem lavei aonde tinha saido oleo,para ver se agora para de vazar.Resultado:Trabalhei 5h e ainda começou sair oleo.Eu que eu devo fazer agora!?Os antigos retentores estavam bem ressequidos...alguma coisa n ficou certa,porque ainda sai oleo...

Marciano Fassbinder
07/03/2021, 12:07
Achei engraçado que ele tem mais força e liga melhor pelo simples fato de ter trocado os retentores!

Mirão
08/03/2021, 13:37
E aí, tudo bem? a meu ver, posso estar enganado, você teria que refazer todo o cabeçote. Deu pra notar a diferença apenas com a troca dos retentores mas não é tudo. Molas, pratos, válvulas, sede de válvulas etc. tudo isso sofreu desgaste. Fizeste a parte debaixo do motor e bomba. Falta a de cima para ficar 100%.

Marciano Fassbinder
08/03/2021, 20:12
O cabeçote foi avaliado e estava bom e n foi feito retifica,da para ver q ele esta bom,pois n tem nenhum vazamento...as valvulas foram trocadas.Sedes,molas tuchos e batentes estavam bons ai n precisou trocar.No meu ponto de vista na verdade n foi q ele tem mais força por causa dos retentores,mas sim eu acho q os aneis estao amaciados agora...lembro uma vez q comprei uma moto nova ai fui fazer uma viagem com ela,tinha pouca força.Dai, do NADA começou ganhar potencia e comecei aumentar de marchas...acho q meu trator tbm é assim.

Marciano Fassbinder
08/03/2021, 20:34
Será q é normal ele sair faisca de fogo no escape a noite?Quando eu sento "laço"nele ,ele às vezes,sai fogo.Acho q é normal pois ele e massarico kkkk.

Mirão
09/03/2021, 18:31
Não sei, mas cuidado pro motor não disparar, confesso que não sei se tem a ver labaredas com o disparo do motor mas a queima rica é perigosa.

Marciano Fassbinder
09/03/2021, 19:44
Kkkkk eu gosto quando sai fogo no escape,ja tive outros tratores massaricos e sempre saia uma faisca de fogo a noite kkk.trator é assim,ele trabalha no pesado dai o motor sofrendo as vezes sai umas faisca kkkkk.Tenho outro trator mais novo ele é turbo intercooler e nunca sai faisca.Mas vou cuidar dele sim,vai saber se o "diabinho" como o apelidei n dispara kkk.

Marciano Fassbinder
09/03/2021, 19:47
Amigo,acabei n entendendo,o q vc quiz dizer com queima rica?Se é por causa da B.I. estar aberta!?Lembrando q eu n abri a meia volta na bomba dele.

Mirão
10/03/2021, 23:05
A mistura rica, entra mais óleo do que ar. Consequentemente a queima (fumaça) é preta devido ao excesso de óleo diesel nas câmaras. A pobre é exatamente o contrário e o motor perde potência.

Marciano Fassbinder
09/04/2021, 13:46
Opa,tudo certo?Quería ver uma coisa denovo contigo.O motor parou de sair oleo pelo escape,mas agora comecou vazar pelo cano de ingnição.O q pode ser?Estou com medo q tenho q abrir toda parte de cima ainda.O mecanico fez toda parte de baixo e a de cima so o básico.Dai a parte de baixo ficou justa dai acaba dando problema emcima...

Marciano Fassbinder
10/04/2021, 14:15
Eu tava pensando...nao tem como sair oleo pela ingnição,pois ali puxa todo o ar para dentro do motor,n tem como sair fora.So se esta escorrendo oleo da tampa de valvula...