PDA

Ver Versão Completa : Mini Trailer Off Road



hercilio.neto
08/01/2021, 00:38
Olá galera.

Já tem um tempo que não posto um tópico aqui no forum.
Eu e minha esposa viajávamos bastante de avião, mas também fazemos muitas viagens com nosso Toyota Bandeirante, o Imortal.

Tínhamos grandes planos para 2020.

Estavam no nosso roteiro um passeio para a Serra da Canastra, em São João Batista do Glória/MG em abril, o encontro Nacional de Toyoteiros em Lambari/MG em junho, o encontro Regional do Nordeste em Tutóia/MA em julho e o encontro ETB do Sul em Marau/RS em novembro, de onde seguiríamos para o Uruguai.

Tudo já¡ estava planejado, pousadas reservadas, etc., mas como vocês podem imaginar, todos os eventos foram cancelados e nós, por precaução, desistimos de qualquer outro passeio.

Não tínhamos hábito de acampar, mas pelas circunstâncias do isolamento, começamos a preparar a Band para podermos dormir dentro. O Imortal é um jipe curto, não tem espaço para uma cama, mas com um conjunto de baús e uma extensão na porta traseira, tipo amescador, nos preparamos e encontramos uma forma de acampar. Uma prática que, na verdade, a gente não tinha.

O ano foi salvo no feriado de finados graças ao amigo Diogo Vargas e sua esposa Katia, que nos convidaram para acampar em Alfredo Wagner/SC. Um lugar maravilhoso chamado Soldados de Sebold e depois fomos a Urubici/SC.

Eu tinha intenção de construir uma barraca de teto tipo hard shell. Depois, vendo o Diogo subindo no capô do jipe para abrir, fechar e cobrir a barraca, ponderei que já não tenho tanta agilidade e que, talvez, uma carretinha, acomodaria melhor as tralhas e a barraca sem muita ginástica.

Avançando nessa ideia da carretinha, alguns amigos sugeriram um mini trailer tipo tear drop.

A proposta caiu como uma luva naquilo que a gente queria, mas devido aos tipos de passeios que fazemos, esse mini trailer teria que ser off road.

Pesquisamos muito, minha esposa e eu.
Os modelos disponíveis são caros e/ou não são construídos para essa finalidade.
Ficamos apaixonados pelo modelo Camp Box fabricado no Chile e a partir desse modelo, projetamos o nosso.
Um casal parceiro nosso de viagens, Vera e Ceccere, que também possuem uma Band, gostaram da ideia e partimos para construir os nossos trailers.
Os projetos são similares, com pequenas diferenças nas medidas entre o nosso e o deles.

hercilio.neto
08/01/2021, 01:25
O esboço é esse.
575244

hercilio.neto
08/01/2021, 01:31
Dos pneus colocados no jipe em 2016, dois foram trocados no ano passado (um tornou-se estepe) e os outros dois troquei agora.
Os pneus ainda tem borracha, mas já não tinham ação na lama.
Assim aproveitarei esses pneus no trailer.
Para tanto, adquiri rodas com as mesmas medidas usadas no jipe, de tal forma que o estepe servirá para o trailer e para a Band.

São pneus BF Mud Km2 33x10,5x15 montados em rodas Mangels triangular 15x8 com off set -25.

hercilio.neto
08/01/2021, 02:04
A empresa encarregada da construção é a Sexto Reboques, localizada em Mirandópolis.
Sobre a empresa só tenho elogios.
Os prazos estão adiantados, o proprietário é muito atencioso, todas as modificações que solicitamos foram atendidas e a qualidade do trabalho de serralheria é de muita qualidade, estrutura reforçada, soldas bem feitas, etc.

A estrutura está¡ sendo feita em tubos de metalon de 4x4 (seção quadrada) e o chassi em perfil U de 10 cm.
Dobradiças de gonzo e suspensão por eixo de torção, individual para cada roda, com capacidade para 750 kg.

O revestimento interno e externo serão de ACM, com isolamento de isopor de 4cm, janelas em acrílico de fabricação própria.


575247

575245

575246

hercilio.neto
08/01/2021, 02:23
Algumas coisas tem que ser instaladas agora na construção.
No meu trailer, devido a limitação de altura, eu comprei o climatizador Resfriar com reservatório de agua separado.
O tanque de agua da torneira e chuveiro eu pretendo colocar de 100 litros. Estou pesquisando ainda o melhor custo benefício, mas será instalado sob o assoalho e deverá ter 20 cm de altura.
Terá uma caixa lateral onde ficará o aquecedor de passagem (comprei Lorenzetti) e uma ducha.
Na caixa frontal que fica em cima da ponteira, ficarão o botijão, bateria, mangueiras, extensões, etc.

Diogo_Vargas
08/01/2021, 10:41
Grande amigo Hercílio... foi um prazer ter acampado com vocês lá no Soldados de Sebold e em Urubici.

Esse upgrade para um Mini Trailer Off Road vai ser muito bom, como disse é muito mais pratico e seguro que uma barraca.
Quando estiver pronto vamos botar ele em teste logo! Acampar é tudo de bom.

Aguardando ansiosos pelas novas informações da construção!

Abraço.

Maggion
08/01/2021, 16:17
Parabéns pelo projeto Hercílio.

Coloca mais fotos, e dimensões , com certeza servira de base p muitos amigos do forum

Mirão
08/01/2021, 17:15
Algumas coisas tem que ser instaladas agora na construção.
No meu trailer, devido a limitação de altura, eu comprei o climatizador Resfriar com reservatório de agua separado.
O tanque de agua da torneira e chuveiro eu pretendo colocar de 100 litros. Estou pesquisando ainda o melhor custo benefício, mas será instalado sob o assoalho e deverá ter 20 cm de altura.
Terá uma caixa lateral onde ficará o aquecedor de passagem (comprei Lorenzetti) e uma ducha.
Na caixa frontal que fica em cima da ponteira, ficarão o botijão, bateria, mangueiras, extensões, etc.
GENIAL! Gosto muito de acampar e em alguns lugares desse grande Brasil já existem boas estruturas para campings. Puxo carretinhas há anos, com toda tralha necessária, gosto de acampar. A vantagem do trailer é deixar a VTR livre para expedições próximas da área de camping e fazer viagens curtas. Carretinhas são úteis mas dá uma trabalheira danada montar e desmontar acampamento. Excelente sua ideia de um mini trailer. Trailer grande também dá muito trabalho, muito peso e carrega coisas supérfluas de pouco uso. Para duas duas pessoas fizeste o essencial. Bem bolado o mini trailer.:palmas:

hercilio.neto
09/01/2021, 00:52
Parabéns pelo projeto Hercílio.

Coloca mais fotos, e dimensões , com certeza servira de base p muitos amigos do forum

Olá Maggion,
O meu mini trailer tem medidas próximas do Camp Box chileno, com a ponteira um pouco mais curta.
As medidas são essas.

575248
575249

A configuração da cozinha ainda não está definida. Como está no desenho, fica com pouco armário. Talvez use um frigobar menor e armário maior

hercilio.neto
09/01/2021, 01:31
GENIAL! Gosto muito de acampar e em alguns lugares desse grande Brasil já existem boas estruturas para campings. Puxo carretinhas há anos, com toda tralha necessária, gosto de acampar. A vantagem do trailer é deixar a VTR livre para expedições próximas da área de camping e fazer viagens curtas. Carretinhas são úteis mas dá uma trabalheira danada montar e desmontar acampamento. Excelente sua ideia de um mini trailer. Trailer grande também dá muito trabalho, muito peso e carrega coisas supérfluas de pouco uso. Para duas duas pessoas fizeste o essencial. Bem bolado o mini trailer.:palmas:
É esse o espirito, Mirão.
Quero que o mini trailer, quando rebocado, tenha comportamento parecido com o de uma carretinha para encarar os caminhos fora da estrada.
Além do mais, tenho limitação de altura na garagem de casa.
A Band, mesmo, já está no limite para passar no portão.
Tive dúvidas se por 1 ou 2 cm caberia o Resfriar, mas resolvi arriscar. O amigo Gugu Mairipa sugeriu baixar os pneus se for necessário.
A estrutura e o revestimento deve ficar em torno de 300 kg.
Os equipamentos serão leves (vou usar armários de aço na cozinha e no quarto), a carga mais pesada será a água.
Pretendo usar tudo em 12v, mas vou deixar um pequeno inversor disponível e futuramente acrescentar placas solares.

hercilio.neto
09/01/2021, 01:45
Externamente o trailer será em ACM prata fosco com cantoneiras preto brilhante.
As cantoneiras são feitas com alumínio de piso cortado e dobrado.

Internamente será em ACM prata nas paredes laterais e ACM branco no teto e nas paredes frontal e posterior.

Walter da Camper
09/01/2021, 12:37
Hercílio, peça para o fabricante da carreta guardar o projeto, porque possivelmente terá outras encomendas.
Boa sorte na montagem e bom divertimento no uso do novo equipamento.

Mirão
10/01/2021, 09:54
Bem bolado o projeto. Também optou por cores que neutralizam o calor. Quanto ao comportamento do trailer, o desenho apresenta um equilíbrio correto entre a carroceria e o chassi, não vejo problemas ao trafegar rebocado. não vi aí foram as bases de apoio para estacionar e desacoplar o mini trailer. Nem onde ficará o estepe. Colocar o estepe no cabeçalho deixa a frente muito pesada para manobras e acoplamento dependendo do tamanho e peso do estepe. Geralmente coloco na parte de trás da carretinha, atrás do eixo. Utilizo rodas aro 13 e pneus 165 para deixa-la o mais leve possível e com carga ela sempre alinha com o carro. No seu caso, que possui um jipe alto, deverá usar aros 16, imagino.

CAPT GOTTLIEB
10/01/2021, 11:15
Hercílio, meus parabéns! Gostei muito do seu projeto.
Eu fui fanático por camping, mas depois dos 50 anos começou a ficar difícil.
A maioria dos trailers são razoavelmente pesados e carregam muitas coisas que raramente usamos.
Um mini-trailer é ideal, pois só vai ter o essencial, sem frescura.
Em relação ao reboque vou falar da minha experiência em mais de 30 anos rebocando outros veículos (Buggies, Gaiolas, BAJAS, carretas e Jipes). Nunca reboquei trailer.
Uma Hilux (1998 turbo diesel) puxa até 1,5 toneladas, mas reclama, principalmente nas subidas. As mais novas devem sofrer menos, pois têm motores mais possantes.
O Jipão Bandeirante com motor Mercedes-Benz OM 314 ou OM 364 puxa 1,5 tonelada sem reclamar quase nada. Numa subida longa e pronunciada vai pedir uma marcha um degrau abaixo, mas é só isso. Estes motores MB são quase indestrutíveis e têm um torque (em baixa rotação) excelente.
Duvido que você tenha algum problema com seu Imortal para rebocar seu Mini-trailer. Imagino que ele vai rebocar sem reclamar nada.
Recomendo atenção redobrada nas estradas, pois infelizmente existem malucos irresponsáveis que fazem besteiras para ultrapassar os veículos articulados. Frear subitamente (emergência) sempre será um problema.
Você pretende colocar freio inercial?
Muitas felicidades e alegrias com seu Mini-trailer.
Abraços,

575254

575255 Esta HILUX puxava este Buggy (500 Kg) sem reclamar.

575256 Aqui a HILUX reclamava, pois o BAJA pesa 800 Kg + bagagem (praticamente 1 tonelada). Em compensação meu outro ONÇA (OM 314 turbo) rebocava o mesmo BAJA como se fosse um passeio. Levou o BAJA para Serra da Canastra (450 Km) parecendo brincadeira.

575257 HILUX puxando Carreta Karmann-Ghia (máximo 500 Kg), sem reclamar.

575258 VW BAJA 1600 rebocando Carreta Karmann-Ghia. Até 250 não reclama, acima disto reclama um pouco, mas puxa razoavelmente bem. pois é um carro muito valente.

NOTA: Esta HILUX uma vez levou o ONÇA para a oficina mecânica, distante só 5 km. Precisei descer um trecho de estrada de 1,5 Km, com inclinação e curvas. Usei a 2ª marcha e fui devagar, com redobrada cautela. Uma fila de veículos se formou atrás de mim, mas nada pude fazer. Deu um pouco de medo, pois o JIPÃO BAND pesa quase 2 toneladas e "empurrava" a caminhonete. Felizmente tudo deu certo, mas achei uma experiência bastante estressante e certamente nunca mais será repetida.

hercilio.neto
10/01/2021, 14:25
Hercílio, peça para o fabricante da carreta guardar o projeto, porque possivelmente terá outras encomendas.
Boa sorte na montagem e bom divertimento no uso do novo equipamento.
Oi Walter
O fabricante trabalha com vários tipos de reboques, especialmente Food truck, carreta para transporte de animais e carretinhas baú.
Ele gostou do nosso projeto e viu novas possibilidades. Acho que nossos trailers (o meu e o do Ceccere) servirão como amostras do trabalho.

hercilio.neto
10/01/2021, 14:44
Bem bolado o projeto. Também optou por cores que neutralizam o calor. Quanto ao comportamento do trailer, o desenho apresenta um equilíbrio correto entre a carroceria e o chassi, não vejo problemas ao trafegar rebocado. não vi aí foram as bases de apoio para estacionar e desacoplar o mini trailer. Nem onde ficará o estepe. Colocar o estepe no cabeçalho deixa a frente muito pesada para manobras e acoplamento dependendo do tamanho e peso do estepe. Geralmente coloco na parte de trás da carretinha, atrás do eixo. Utilizo rodas aro 13 e pneus 165 para deixa-la o mais leve possível e com carga ela sempre alinha com o carro. No seu caso, que possui um jipe alto, deverá usar aros 16, imagino.
Mirão,

Não consta no desenho, mas os pés de apoio ficarão na parte posterior do chassi, tal qual nos Camp Box. Na frente terá a rodinha pedestal com manivela.

575261
Esses são os Camp Box chilenos.

Quanto ao estepe, eu não levarei no mini trailer, optei por usar rodas e pneus com as mesmas medidas e furação das rodas e pneus do jipe. Assim o estepe do jipe servirá para o jipe e para o trailer.

575262
Essa foto é do dia que levei as rodas do trailer para Mirandópolis.

hercilio.neto
10/01/2021, 14:47
Hercílio, meus parabéns! Gostei muito do seu projeto.
Eu fui fanático por camping, mas depois dos 50 anos começou a ficar difícil.
A maioria dos trailers são razoavelmente pesados e carregam muitas coisas que raramente usamos.
Um mini-trailer é ideal, pois só vai ter o essencial, sem frescura.
Em relação ao reboque vou falar da minha experiência em mais de 30 anos rebocando outros veículos (Buggies, Gaiolas, BAJAS, carretas e Jipes). Nunca reboquei trailer.
Uma Hilux (1998 turbo diesel) puxa até 1,5 toneladas, mas reclama, principalmente nas subidas. As mais novas devem sofrer menos, pois têm motores mais possantes.
O Jipão Bandeirante com motor Mercedes-Benz OM 314 ou OM 364 puxa 1,5 tonelada sem reclamar quase nada. Numa subida longa e pronunciada vai pedir uma marcha um degrau abaixo, mas é só isso. Estes motores MB são quase indestrutíveis e têm um torque (em baixa rotação) excelente.
Duvido que você tenha algum problema com seu Imortal para rebocar seu Mini-trailer. Imagino que ele vai rebocar sem reclamar nada.
Recomendo atenção redobrada nas estradas, pois infelizmente existem malucos irresponsáveis que fazem besteiras para ultrapassar os veículos articulados. Frear subitamente (emergência) sempre será um problema.
Você pretende colocar freio inercial?
Muitas felicidades e alegrias com seu Mini-trailer.
Abraços,

575254

575255 Esta HILUX puxava este Buggy (500 Kg) sem reclamar.

575256 Aqui a HILUX reclamava, pois o BAJA pesa 800 Kg + bagagem (praticamente 1 tonelada). Em compensação meu outro ONÇA (OM 314 turbo) rebocava o mesmo BAJA como se fosse um passeio. Levou o BAJA para Serra da Canastra (450 Km) parecendo brincadeira.

575257 HILUX puxando Carreta Karmann-Ghia (máximo 500 Kg), sem reclamar.

575258 VW BAJA 1600 rebocando Carreta Karmann-Ghia. Até 250 não reclama, acima disto reclama um pouco, mas puxa razoavelmente bem. pois é um carro muito valente.

NOTA: Esta HILUX uma vez levou o ONÇA para a oficina mecânica, distante só 5 km. Precisei descer um trecho de estrada de 1,5 Km, com inclinação e curvas. Usei a 2ª marcha e fui devagar, com redobrada cautela. Uma fila de veículos se formou atrás de mim, mas nada pude fazer. Deu um pouco de medo, pois o JIPÃO BAND pesa quase 2 toneladas e "empurrava" a caminhonete. Felizmente tudo deu certo, mas achei uma experiência bastante estressante e certamente nunca mais será repetida.
Valeu Capitão.
Obrigado pelas palavras de apoio e pelas dicas.

Mirão
10/01/2021, 17:48
Entendi. Mas quanto ao baú na dianteira do reboque, será destinado à parte elétrica?

Mirão
10/01/2021, 18:01
Postei sem terminar, kkk enviei sem querer. Mas à pergunta acima, é só pra confirmar o que penso, pois ainda tem toda a parte elétrica com luzes, bateria, tomadas, bombas, etc, etc. E também a hidráulica para cozinha e talvez, chuveiro. Gostaria de saber até sobre a caixa d'água. Daí só me resta acompanhar o passo a passo do projeto. :mrgreen:

CAPT GOTTLIEB
10/01/2021, 21:11
Hercílio, você tem idéia do peso final deste seu Mini-trailer?

hercilio.neto
11/01/2021, 01:09
Postei sem terminar, kkk enviei sem querer. Mas à pergunta acima, é só pra confirmar o que penso, pois ainda tem toda a parte elétrica com luzes, bateria, tomadas, bombas, etc, etc. E também a hidráulica para cozinha e talvez, chuveiro. Gostaria de saber até sobre a caixa d'água. Daí só me resta acompanhar o passo a passo do projeto. :mrgreen:

No baú dianteiro ficarão a bateria, o botijão P5, o carregador de bateria, cabos e mangueiras de alimentação.
O botijão alimentará o cooktop e o aquecedor de passagem.

A caixa d'água ficará sob o assoalho, junto ao chassi, deverá ter entre 80 e 100 litros, ainda estou pesquisando. Não teremos reservatório de água servida.

Sob o colchão, em toda a extensão, teremos uma espécie de baú de 20 cm de altura com vários compartimentos.
A bomba provavelmente ficará nesse espaço, ou sob a cozinha, ainda não decidi.

A parte elétrica é bem espartana. Teremos 1 tomada de rede externa na cozinha e outra no habitáculo. O restante das tomadas serão todas 12v (4 no habitáculo e 2 na cozinha).
Isso porque nossos equipamentos são todos 12v ou com alimentação USB. Mas se tivermos rede externa, podemos ligar a geladeira em 110v ou 220v. (por enquanto usaremos nossa Resfriar 31 litros quadrivolt)
A iluminação interna terá 2 linhas uma com spot no teto e outra com fitas de led nas laterais. A cozinha terá iluminação com interruptor próprio e mais 2 arandelas uma de cada lado do trailer.

hercilio.neto
11/01/2021, 01:13
Hercílio, você tem idéia do peso final deste seu Mini-trailer?
Ainda não tenho essa conta. Creio que fique em torno de 500 quilos sobre o eixo.

hercilio.neto
11/01/2021, 01:41
Já compramos uma parte dos acessórios.

575263
Bocal do reservatório de água

575264
Aquecedor de passagem

575265
Ducha

575266
Cuba da pia

575267
Porta poty

575268
Climatizador

O climatizador a loja me enviou 2 por engano. Eu prontamente entrei em contato e já devolvi um.

Ainda faltam itens importantes como o tanque, bomba, cooktop, armários, etc. mas logo providencio.

Mirão
11/01/2021, 21:55
No baú dianteiro ficarão a bateria, o botijão P5, o carregador de bateria, cabos e mangueiras de alimentação.
O botijão alimentará o cooktop e o aquecedor de passagem.

A caixa d'água ficará sob o assoalho, junto ao chassi, deverá ter entre 80 e 100 litros, ainda estou pesquisando. Não teremos reservatório de água servida.

Sob o colchão, em toda a extensão, teremos uma espécie de baú de 20 cm de altura com vários compartimentos.
A bomba provavelmente ficará nesse espaço, ou sob a cozinha, ainda não decidi.

A parte elétrica é bem espartana. Teremos 1 tomada de rede externa na cozinha e outra no habitáculo. O restante das tomadas serão todas 12v (4 no habitáculo e 2 na cozinha).
Isso porque nossos equipamentos são todos 12v ou com alimentação USB. Mas se tivermos rede externa, podemos ligar a geladeira em 110v ou 220v. (por enquanto usaremos nossa Resfriar 31 litros quadrivolt)
A iluminação interna terá 2 linhas uma com spot no teto e outra com fitas de led nas laterais. A cozinha terá iluminação com interruptor próprio e mais 2 arandelas uma de cada lado do trailer.
Simples e prático. Do meu gosto. Parabéns Hercílio!

hercilio.neto
13/01/2021, 00:24
Hoje compramos o cooktop da marca Fischer.
O modelo é esse.
575272

Também compramos a torneira da cozinha.
575273

O tanque provavelmente vou comprar da Gplast, foi o melhor custo x benefício.
O tanque de 90 litros cabe entre as travessas do chassi. Vai ficar bom.

JRoberto
13/01/2021, 07:33
Hercilio, qual a espessura do metalon 4x4 que você usou? E quanto ao estepe, não teria que ter um para o trailer e outro para o jeep, tenho a impressão que existe lei regulamentando isso.
Acompanhando, Parabéns e Sucesso na empreitada.

Mirão
13/01/2021, 09:53
Hoje compramos o cooktop da marca Fischer.
O modelo é esse.
575272

Também compramos a torneira da cozinha.
575273

O tanque provavelmente vou comprar da Gplast, foi o melhor custo x benefício.
O tanque de 90 litros cabe entre as travessas do chassi. Vai ficar bom.
Já observei em alguns trailers que a torneira da cuba é na verdade usado também como ducha. O sistema é retrátil. Não seria mais prático? Também observei a opção do fogão 2 bocas com forno ao invés do cooktop e acrescentaram o microondas no projeto. São apenas observações Hercílio, não é pitaco em seu projeto não!

hercilio.neto
14/01/2021, 01:03
Hercilio, qual a espessura do metalon 4x4 que você usou? E quanto ao estepe, não teria que ter um para o trailer e outro para o jeep, tenho a impressão que existe lei regulamentando isso.
Acompanhando, Parabéns e Sucesso na empreitada.
Eu verifiquei, não é obrigatório estepe para o reboque.

hercilio.neto
14/01/2021, 01:17
Já observei em alguns trailers que a torneira da cuba é na verdade usado também como ducha. O sistema é retrátil. Não seria mais prático? Também observei a opção do fogão 2 bocas com forno ao invés do cooktop e acrescentaram o microondas no projeto. São apenas observações Hercílio, não é pitaco em seu projeto não!
Como teremos uma caixa externa para acomodar o aquecedor, preferi conectar a ducha diretamente no aquecedor, sem misturador e deixar a pia somente com agua fria.
Por se tratar de um mini trailer off road, o desenho prioriza o ângulo de saída, assim não há espaço sob o balcão para um fogão com forno, ademais, nossos passeios tendem a ser um pouco rústicos, por isso os equipamentos serão prioritariamente 12v.
Assim, microondas, airfrayer, ar condicionado e outros aparelhos com alto consumo, não estão nos planos.
Mas agradeço as sugestões. São sempre bem vindas.

hercilio.neto
14/01/2021, 01:33
Os armários da cozinha chegaram.
São 2 armários verticais de aço da Itatiaia, que colocados na horizontal preencherão toda a extensão da cozinha - 1,30m.
O produto é muito leve e é até bem resistente.
Ainda terei que fazer uma adaptação com amortecedores de marcenaria para que as portas sejam basculantes.

O espaço entre os armários e a bancada, comporta um frigobar Midea pequeno que tenho aqui e que futuramente transformarei em 12v.
Mas como já expliquei aqui, por enquanto usaremos nossa geladeira Resfriar quadrivolt de 31 litros.

Minha esposa providenciou um adesivo para armários para dar à cozinha um ar mais aconchegante.

575278

Mirão
14/01/2021, 18:13
Como teremos uma caixa externa para acomodar o aquecedor, preferi conectar a ducha diretamente no aquecedor, sem misturador e deixar a pia somente com agua fria.
Por se tratar de um mini trailer off road, o desenho prioriza o ângulo de saída, assim não há espaço sob o balcão para um fogão com forno, ademais, nossos passeios tendem a ser um pouco rústicos, por isso os equipamentos serão prioritariamente 12v.
Assim, microondas, airfrayer, ar condicionado e outros aparelhos com alto consumo, não estão nos planos.
Mas agradeço as sugestões. São sempre bem vindas.
Entendi, simples, prático e leve.

Walter da Camper
14/01/2021, 19:49
Nos motorhomes artesanais, tem gente que usa o aquecedor de passagem dessa mesma forma, sem misturador. Para isso, o aquecedor deve ficar dentro do WC porque o controle de temperatura é feito direto nele.

hercilio.neto
15/01/2021, 00:35
Nos motorhomes artesanais, tem gente que usa o aquecedor de passagem dessa mesma forma, sem misturador. Para isso, o aquecedor deve ficar dentro do WC porque o controle de temperatura é feito direto nele.
Estou estudando um "box" de banho junto à caixa da ducha e deixar a barraca banheiro só para o porta potti.

hercilio.neto
15/01/2021, 00:37
Hercilio, qual a espessura do metalon 4x4 que você usou?
Não tenho certeza, mas acho que é 1,25mm.

JRoberto
15/01/2021, 07:25
Eu verifiquei, não é obrigatório estepe para o reboque.

Show! Melhor assim, um item a menos pra cuidar.

Mirão
15/01/2021, 18:41
Show! Melhor assim, um item a menos pra cuidar.
Basta utilizar as mesmas medidas dos pneus do carro. O estepe atende os dois. Mas devido aos fatores de risco, eu deixaria um estepe para o mini trailer, não acrescenta muito o peso e se coloca-lo nas laterais não dificulta manusear o reboque.

hercilio.neto
16/01/2021, 21:03
Algumas fotos

Essas são do mini trailer do amigo Ceccere

575300

575301

Essas são do meu mini trailer

575302

575303

575304

CAPT GOTTLIEB
18/01/2021, 14:23
Ainda não tenho essa conta. Creio que fique em torno de 500 quilos sobre o eixo.

Hercílio, com este peso o Imortal vai rebocar seu Mini-Trailer sem nenhuma dificuldade.

:safari-rig: :curtir: :palmas:

CAPT GOTTLIEB
20/01/2021, 22:29
Hercílio, você pensa em usar freio inercial? Até onde eu sei só é obrigatório se o trailer ou carreta tiver mais de 750 Kg (peso bruto). Se o seu Mini-Trailer ficar abaixo disso você mesmo assim instalaria o freio inercial?

575336 575337

hercilio.neto
21/01/2021, 21:54
Hercílio, você pensa em usar freio inercial? Até onde eu sei só é obrigatório se o trailer ou carreta tiver mais de 750 Kg (peso bruto). Se o seu Mini-Trailer ficar abaixo disso você mesmo assim instalaria o freio inercial?


Olá Capitão.
Não. Não vou usar freio inercial. O próprio construtor indicou que não haverá necessidade devido a relação de peso entre o trailer e a Band.

hercilio.neto
21/01/2021, 22:04
Mais fotos

Como eu relatei aqui, estamos construindo dois mini trailers, um para o Ceccere cujas medidas serão 2,50x1,50x1,40 com pneus 31x10,5R15 e o meu cujas medidas serão 2,50x1,40x1,30 com pneus 33x10,5R15.

Para testar a altura máxima, os pneus 33" que equiparão o meu trailer foram colocados no trailer do Ceccere.
Os pneus não estão nas rodas que definitivas. Foram montados em uma roda de 4 furos apenas para teste.

Essas fotos são do trailer do Ceccere.

575341

575342
Reparem que devido à altura do trailer, os pés de apoio traseiros terão que ser aumentados.

575343

O revestimento interno é colocado primeiro, depois o material isolante e o revestimento externo.

Mirão
22/01/2021, 12:52
Aquela roda pedestal, também parece estar no limite.

CAPT GOTTLIEB
23/01/2021, 21:40
Está ficando muito legal.

A suspensão do seu Mini-trailer é por barra de torção ou feixe de molas? Tem amortecedor?

Minha Carretinha Karmann-Ghia tem barra de torção, mas não tem amortecedores. Ela pesa apenas 150 Kg e quando está vazia ela pula um pouco, se a pista for irregular.

575355 575356 575357

Mirão
24/01/2021, 14:07
Está ficando muito legal.

A suspensão do seu Mini-trailer é por barra de torção ou feixe de molas? Tem amortecedor?

Minha Carretinha Karmann-Ghia tem barra de torção, mas não tem amortecedores. Ela pesa apenas 150 Kg e quando está vazia ela pula um pouco, se a pista for irregular.

575355 575356 575357
Gostei da simplicidade da construção e da facilidade de manobrar e guardar quando vazia. Qual é a capacidade de carga dela? e a litragem, Capitão?

hercilio.neto
24/01/2021, 16:25
Capitão,
A suspensão é eixo de torção.
Não terá amortecedores. Creio que não dá pra colocar.

CAPT GOTTLIEB
25/01/2021, 21:25
Mirão, é uma carreta Karmann-Ghia modelo RE 350, fabricada em 1987. Eu a comprei num camping em 1994, em ótimo estado. Ela pode carregar até 350 Kg. Vazia ela pesa 150 Kg. Carregada ao máximo pesará 350+150 = 500 Kg. Apenas uma vez eu coloquei 700 Kg nela, num trajeto de 10 Km e foi bem...mas não pretendo repetir isto. Não medi o volume interno da caçamba, mas penso que deve estar em torno de meio metro cúbico. Tem um bagageiro bom na tampa e esta é presa com duas dobradiças e pode ser retirada. É a única carreta que conheço que pode ser guardada na vertical, ocupando menos espaço. A suspensão é a mesma do Fusca (dianteira). A diferença é que o Fusca na frente tem dois tubos com barras de torção (molas) e a carreta tem apenas um. As rodas são aro 13. Nestes 26 anos ela tem me prestado ótimos serviços. Infelizmente não é fabricada mais (faz tempo), mas tem muitas carretas semelhantes, porém até agora não vi nenhuma que possa ser guardada na vertical. A meu ver não é para ser usada em serviços pesados e sim viajar, acampar, ajudar em tarefas domésticas e pequenas mudanças. Na internet, vez por outra aparecem anúncios desta carreta. Sou muito apegado a estes veículos. Vendi um Jipão Toyota, tempos atrás e acabei sentindo tanta saudade que não descansei até comprar outro. Não pretendo vendê-la. Sentimentalismo? Pode ser...:pensativo::lol::pensativo:
Abs,

575394 575395 575396

CAPT GOTTLIEB
26/01/2021, 22:40
Capitão,
A suspensão é eixo de torção.
Não terá amortecedores. Creio que não dá pra colocar.

Isso mesmo Hercílio. A minha carretinha tem uma suspensão muito boa para o peso que pode carregar. Porém ela vazia pesa apenas 150 Kg e numa pista irregular pula um pouco. Mas não tem como colocar um amortecedor. Todavia basta colocar um pouco de carga (50 Kg) e ela não pula mais. Se colocar 150 Kg de carga fica perfeita, não empurra nas descidas e entra em curva muito bem. O seu Mini-Trailer vazio deve ficar com 500 Kg e portanto, não terá este problema.
Estou acompanhando seu projeto. Parabéns.

Mirão
27/01/2021, 11:00
Tenho há décadas uma carretinha com feixes de molas, modelo camping com cabeçalho longo para levar um barco de 5.5 mts. Me foi muito útil por todos esses anos. Marca Rondom, de Goiânia, fabricante de barcos e carretas. Hoje em dia se tornou obsoletapois está proibido o transporte de barcos em carretinhas, tem que ser em berço náutico. Tenho em casa um reboque pesado e ruim de guardar. Penso em vendê-lo mas a história dele não deixa, até casa me ajudou a construir. Puxou areia, tijolos, vergalhões, betoneiras, barcos materiais de camping, até esterco de gado. Suas dimensões são 1,20 x 2,10 x 55 de caçamba. Assoalho em ipê, um cesto aberto na dianteira e um espaço após a tampa traseira também aberto. Pesa 250 kilos e pode carregar 500Kg, coisa que eu não me arrisco. Coloquei uma roda pedestal al-ko para facilitar as manobras mas há a inconveniência de guardar, é muito comprida. Sempre morei em chácara, mas devido os filhos terem saído de casa e passar a semana só, junto com a esposa, e a terceira idade batendo à porta, vendi o sítio e vim pra cidade, lote pequeno, não cabe minhas tralhas e passo sufoco com a posição da carretinha.

Mirão
31/01/2021, 13:34
Há alguma evolução no projeto, Hercílio?

hercilio.neto
31/01/2021, 16:40
Um tanto decepcionado com a empresa Gplast que está atrasada na entrega do tanque d'água.
Era para ter sido entregue já.

Walter da Camper
01/02/2021, 09:23
Vai se acostumando, meu amigo.
Não existe construção/adaptação sem aborrecimento com fornecedores ou prestadores de serviço.
Já foi dito sabiamente nesse forum: "Jipeiro tem que ter o saco de aço."


Um tanto decepcionado com a empresa Gplast que está atrasada na entrega do tanque d'água.
Era para ter sido entregue já.

Mirão
01/02/2021, 18:31
Vai se acostumando, meu amigo.
Não existe construção/adaptação sem aborrecimento com fornecedores ou prestadores de serviço.
Já foi dito sabiamente nesse forum: "Jipeiro tem que ter o saco de aço."
Se fosse só pra Jipe... Isso é um mal arraigado em todos os setores.

Maggion
02/02/2021, 08:25
Tenho há décadas uma carretinha com feixes de molas, modelo camping com cabeçalho longo para levar um barco de 5.5 mts. Me foi muito útil por todos esses anos. Marca Rondom, de Goiânia, fabricante de barcos e carretas. Hoje em dia se tornou obsoletapois está proibido o transporte de barcos em carretinhas, tem que ser em berço náutico. Tenho em casa um reboque pesado e ruim de guardar. Penso em vendê-lo mas a história dele não deixa, até casa me ajudou a construir. Puxou areia, tijolos, vergalhões, betoneiras, barcos materiais de camping, até esterco de gado. Suas dimensões são 1,20 x 2,10 x 55 de caçamba. Assoalho em ipê, um cesto aberto na dianteira e um espaço após a tampa traseira também aberto. Pesa 250 kilos e pode carregar 500Kg, coisa que eu não me arrisco. Coloquei uma roda pedestal al-ko para facilitar as manobras mas há a inconveniência de guardar, é muito comprida. Sempre morei em chácara, mas devido os filhos terem saído de casa e passar a semana só, junto com a esposa, e a terceira idade batendo à porta, vendi o sítio e vim pra cidade, lote pequeno, não cabe minhas tralhas e passo sufoco com a posição da carretinha.

Mirão coloca uma patesca pendurada no teto da garagem ou na parede onde ela fica parada.
e põe ela em pé.

já vi fazerem isso..

Mirão
02/02/2021, 14:18
Gostei da ideia Maggion! Vou estudar a possibilidade. Meu cunhado também dispõe de espaço coberto na casa dele, me disse que posso deixar lá sem problemas. Mas não gosto de perturbar as pessoas.

Maggion
02/02/2021, 14:34
Gostei da ideia Maggion! Vou estudar a possibilidade. Meu cunhado também dispõe de espaço coberto na casa dele, me disse que posso deixar lá sem problemas. Mas não gosto de perturbar as pessoas.

Dependendo da altura da garagem ou do local onde ela fica pode por ela suspensa por um guincho.

Estava procurando o vídeo que lhe falei e vi outro vídeo no qual uma carreta para t motos estava sendo suspensa

Atrelado - YouTube (https://youtu.be/_cgpuwBGlj8)

Mirão
02/02/2021, 21:51
Aqui em casa é um pergolado, vou bolar um jeito de por ela em pé.

hercilio.neto
03/02/2021, 14:15
Bem amigos,
Continuo no impasse do tanque que ainda não chegou.
Isso está atrapalhando sobremaneira o projeto.
Mas ainda assim teve progressos.
Mais tarde posto as fotos que estão no PC

Mirão
04/02/2021, 00:26
Bem amigos,
Continuo no impasse do tanque que ainda não chegou.
Isso está atrapalhando sobremaneira o projeto.
Mas ainda assim teve progressos.
Mais tarde posto as fotos que estão no PC
:concordo: Acompanhando!

hercilio.neto
05/02/2021, 19:23
Hoje conseguimos resolver os tanques. Haviam sido extraviados na Transportadora Rodonaves.
A Gplast enviou outros 2 tanques via Transportadora Braspress com previsão de chegada em 09/02/21.
Enquanto isso vamos iniciar o revestimento exterior.
Por enquanto temos o início da colocação da caixa externa onde ficará o aquecedor e a ducha.

575491

hercilio.neto
05/02/2021, 19:32
Aqui vemos a instalação do Climatizador Resfriar nos dois trailers.
O Branco é o do Ceccere, tem reservatório no próprio climatizador. Já o meu é o Cinza, que por limitação de altura, optei pelo climatizador com reservatório separado.

575492

Mirão
10/02/2021, 15:09
Acompanhando.

hercilio.neto
11/02/2021, 22:57
Enquanto não chegam imagens novas, eu fiz uma maquete 1:24 (não reparem a falta de capricho) para comparar a proporção do tamanho com a Band.
Obs. O pneu da Band é proporcionalmente maior do que o pneu da miniatura.

575520 575521

Diogo_Vargas
12/02/2021, 08:46
Que show a miniatura em escala do trailer. O que a gente não faz enquanto espera algo ficar pronto :-D!

Por aqui logo entraremos nessa brincadeira também.... projetos em mente.

Abraço.

hercilio.neto
12/02/2021, 21:52
Que show a miniatura em escala do trailer. O que a gente não faz enquanto espera algo ficar pronto :-D!

Por aqui logo entraremos nessa brincadeira também.... projetos em mente.

Abraço.
Meu grande amigo Diogo.
A ansiedade é grande, rs
Se Mirandopolis fosse mais perto de Campinas, eu iria acompanhar pessoalmente a construção todos os dias.

CAPT GOTTLIEB
15/02/2021, 22:47
Hercílio, você fez uma maquete simples e muito legal. Que capricho! Parabéns!
Dá para ver bem a proporção do Mini-trailer com Imortal.
Ótimo projeto.

Mirão
15/02/2021, 22:58
Enquanto não chegam imagens novas, eu fiz uma maquete 1:24 (não reparem a falta de capricho) para comparar a proporção do tamanho com a Band.
Obs. O pneu da Band é proporcionalmente maior do que o pneu da miniatura.

575520 575521
Muito bom! como anda o projeto? avançou na construção?

Aristides Jr
16/02/2021, 10:30
Olá Hercílio!

Estou acompanhando! Gostei muito da maquete! Até aqui não tinha a verdadeira noção do tamanho, antes achava que seria bem menor, agora dá para ver o quanto pode ser espaçoso, é maior que o habitáculo da band! Abraço Aristides Júnior

ALVARO ANGELO
26/02/2021, 11:11
Muito bom! como anda o projeto? avançou na construção?


Projeto muito bacana e bem original pelas bandas de cá !!!
Alvaro Angelo

hercilio.neto
26/02/2021, 19:14
O trailer do Ceccere já está com o ACM externo.
Tivemos alguns atrasos devido ao tanque de água e do espaçador da roda.
Mas está prevista a finalização para a próxima semana.

As fotos são do trailer do Ceccere que tem algumas pequenas diferenças do meu, na cor e nas dimensões.

Os detalhes de acabamento e equipamentos ainda não estão completos, mas pelas fotos dá pra ter uma ideia.


575623 575624

ALVARO ANGELO
27/02/2021, 06:21
O trailer do Ceccere já está com o ACM externo.
Tivemos alguns atrasos devido ao tanque de água e do espaçador da roda.
Mas está prevista a finalização para a próxima semana.

As fotos são do trailer do Ceccere que tem algumas pequenas diferenças do meu, na cor e nas dimensões.

Os detalhes de acabamento e equipamentos ainda não estão completos, mas pelas fotos dá pra ter uma ideia.


575623 575624


Algum motivo para não colocar a lateral do trailer emcampando as rodas, ao invés de fazer paralamas para elas?
Poderia ganhar mais alguns centímetros na largura ?

Mirão
27/02/2021, 18:08
Imagino, salvo engano, que da forma que está ganha-se um bom espaço no interior do trailer e os paralamas alongados são de múltipla utilidade, desde o acesso ao teto até uma pequena bancada. É muito útil.

ALVARO ANGELO
28/02/2021, 11:45
Imagino, salvo engano, que da forma que está ganha-se um bom espaço no interior do trailer e os paralamas alongados são de múltipla utilidade, desde o acesso ao teto até uma pequena bancada. É muito útil.

Ok
Entendi seu raciocínio.
A bancada é legal.
E aí surgiu outra dúvida. kkk
Para ir ao teto não seria melhor uma escadinha ?
Minha cabeça está cheia de ideias para esse projeto !!!
Alvaro Angelo

ALVARO ANGELO
28/02/2021, 12:14
Imagino, salvo engano, que da forma que está ganha-se um bom espaço no interior do trailer e os paralamas alongados são de múltipla utilidade, desde o acesso ao teto até uma pequena bancada. É muito útil.

Vou me explicar melhor:
Na faixa dos vintes anos acampava com meu fusca que tinha engrenagem no banco que permitia reclinar totalmente e dormir. Posteriormente foi a vez da kombi com um colchão no assoalho, um galão de água e um fogareiro a alcool.
Mais tarde montei um micro 608 com motor e caixa de 1113 (muitos anos com ele). Agora só viajo de avião e hotel (kkk)
Porém ao ver esse projeto o vírus que estava adormecido, acordou !!!
Como tenho um jipe curto a ideia não está mais saindo da minha cabeça (kkk)
Alvaro Angelo

Mirão
01/03/2021, 20:21
Vou me explicar melhor:
Na faixa dos vintes anos acampava com meu fusca que tinha engrenagem no banco que permitia reclinar totalmente e dormir. Posteriormente foi a vez da kombi com um colchão no assoalho, um galão de água e um fogareiro a alcool.
Mais tarde montei um micro 608 com motor e caixa de 1113 (muitos anos com ele). Agora só viajo de avião e hotel (kkk)
Porém ao ver esse projeto o vírus que estava adormecido, acordou !!!
Como tenho um jipe curto a ideia não está mais saindo da minha cabeça (kkk)
Alvaro Angelo
Beleza Álvaro! Naquela época seu banco era Procar, com certeza! Há tantas opções para um jipe, um mini trailer é uma delas.

Mirão
01/03/2021, 20:29
Meu "Jipe" é esse aí do avatar. Um Duster 2.0 4X4. Bom , barato e moderno. Acompanho o tópico porque tenho essa ideia de possuir um mini trailer, quero ver os custos e o objeto em teste. Há mini trailers à venda mas os preços são tão estratosféricos que vale mais a pena comprar uma kombi e montar ela. Não o fiz porque não fico sem um 4x4.

ALVARO ANGELO
03/03/2021, 14:16
Meu "Jipe" é esse aí do avatar. Um Duster 2.0 4X4. Bom , barato e moderno. Acompanho o tópico porque tenho essa ideia de possuir um mini trailer, quero ver os custos e o objeto em teste. Há mini trailers à venda mas os preços são tão estratosféricos que vale mais a pena comprar uma kombi e montar ela. Não o fiz porque não fico sem um 4x4.


Você está muito bem servido com o duster.
Fiz um test drive nele e gostei, principalmente pela simplicidade.
Meu problema maior é convencer a esposa que anda meio perrengue com dores de coluna.
Espero que consiga fazer o seu mini trailer logo, porque a vida passa rápido, melhor dizendo voa !!!
Abraço
Alvaro Angelo

Mirão
05/03/2021, 09:16
Obrigado Álvaro Ângelo, continuo acompanhando o tópico aguardando novidades.

hercilio.neto
09/03/2021, 20:42
Algum motivo para não colocar a lateral do trailer emcampando as rodas, ao invés de fazer paralamas para elas?
Poderia ganhar mais alguns centímetros na largura ?

Olá Alvaro,

O reboque pode ser construído com caixa de roda ou com paralama.
Na maioria dos reboques off road é usado paralama devido ao tamanho dos pneus que exigiriam caixa de roda muito grande.

Para acessar o bagageiro tem uma escada no lado direito. Inclusive a escada acomoda o reservatório do climatizador.

hercilio.neto
09/03/2021, 20:46
Amanhã vamos a Mirandópolis acompanhar a finalização do trailer.
São detalhes e pequenos ajustes que precisa da nossa presença. Se Deus quiser, estaremos de volta na sexta feira com o trailer.

Segue algumas fotos do meu mini trailer, que como eu disse, tem pequena diferença nas medidas em relação ao do Ceccere.

575694 575695

Instalando a caixa d'água.

575696

ALVARO ANGELO
10/03/2021, 16:52
Olá Alvaro,

O reboque pode ser construído com caixa de roda ou com paralama.
Na maioria dos reboques off road é usado paralama devido ao tamanho dos pneus que exigiriam caixa de roda muito grande.

Para acessar o bagageiro tem uma escada no lado direito. Inclusive a escada acomoda o reservatório do climatizador.


Obrigado pela informação.
Teremos também fotos do interior ?
Alvaro Angelo

Mirão
10/03/2021, 23:14
Que espetáculo de mini trailer!

Felipesoaresdf
11/03/2021, 19:57
Boa noite Hercílio, esse teu trailer está ficando com quantos kg?

Mirão
11/03/2021, 23:54
Boa noite Hercílio, quais as diferenças do seu trailer para o do Ceccere?

netto mietto
15/03/2021, 19:51
Top o projeto parabéns

hercilio.neto
17/03/2021, 21:29
Boa noite Hercílio, quais as diferenças do seu trailer para o do Ceccere?
A principal diferença está na medida. O meu tem 1,30m de altura e 1,40m de largura e o do Ceccere tem 1,40m de altura e 1,50m de largura.
O meu está com pneus 33x10,5x15 e o do Ceccere está com 31x10,5x15.
O resto é detalhes de acabamento. Cor do ACM e das cantoneiras, revestimento da cozinha, etc.

hercilio.neto
17/03/2021, 21:59
Pessoal, desculpem a demora na postagem.
Eu fui a Mirandópolis acompanhar a finalização dos trabalhos na Sexto Reboques e retornamos no sábado já com o trailer.
Essa etapa está concluída, agora vamos trabalhar na cozinha, nos armários e no restante das instalações elétrica, de gás e de água.

575753 575754 575755 575756 575757

575758

hercilio.neto
17/03/2021, 22:07
Agora com ele em casa, começamos os trabalhos.
A dificuldade agora é o lockdown, as lojas estão fechadas, o que der, vamos comprar pela internet.

575759

Hoje colamos o adesivo da cozinha e começamos a mexer nos armários.

575760 575761

hercilio.neto
17/03/2021, 22:15
Obrigado pela informação.
Teremos também fotos do interior ?
Alvaro Angelo

Oi Alvaro,
Por dentro ainda está cru. Mas já tem o revestimento e a iluminação de led nas cantoneiras, além do climatizador.

575762

hercilio.neto
17/03/2021, 22:25
Sob o colchão existem 2 caixas de 20 cm de altura que tomam o piso todo e funcionará como porta volumes. Cabe bastante coisa lá.
Pretendo fazer divisões nessas caixas e nas tampas, de forma a facilitar o acesso.

ALVARO ANGELO
18/03/2021, 13:48
Oi Alvaro,
Por dentro ainda está cru. Mas já tem o revestimento e a iluminação de led nas cantoneiras, além do climatizador.

575762

Muito legal !!!
Esperando mais !!!

Alvaro Angelo

Felipesoaresdf
20/03/2021, 00:16
A principal diferença está na medida. O meu tem 1,30m de altura e 1,40m de largura e o do Ceccere tem 1,40m de altura e 1,50m de largura.
O meu está com pneus 33x10,5x15 e o do Ceccere está com 31x10,5x15.
O resto é detalhes de acabamento. Cor do ACM e das cantoneiras, revestimento da cozinha, etc.

Parabéns, ficou show! Agora é só finalizar Sandy o toque pessoal. Tem ideia de quantos kg ficou pesando?

Mirão
20/03/2021, 20:11
Ficou muito bem feito, Parabéns pela escolha do projeto. É um trailer of road, óbvio, mas ele passará fácil por trilhas de média dificuldade? Média dificuldade pela minha compreensão seria cruzar o Jalapão, pegar trechos como a Br 319, essas coisas. Gosto de expedições, nada de trilhas como o pantanal ou aquelas abertas a facão. Mas vez ou outra a gente se depara com trechos casca grossa. Digo isso porque tenho pretensões de adquirir um, e rodar país afora. Só não tenho jeito para ser blogueiro, quero viver da aposentadoria mesmo.

hercilio.neto
22/03/2021, 21:06
Parabéns, ficou show! Agora é só finalizar Sandy o toque pessoal. Tem ideia de quantos kg ficou pesando?
Preciso levar em algum lugar que tenha balança. Estimo que tenha entre 350 e 400 kg.

CAPT GOTTLIEB
23/03/2021, 16:21
Hercílio, ficou muito bom! Parabéns!
Meu ONÇA puxa um Fusca com cambão muito tranquilamente. O Fusca deve pesar por volta de 850 Kg. Então para o Imortal puxar seu Mini-trailler deve ser bastante tranquilo.

Gostaria de saber se você teria o manual de serviço do câmbio do Toyota 4 marchas sincronizado. Se tiver eu pediria a você que me enviasse por email, pois o câmbio do ONÇA está com problemas e preciso levá-lo no mecânico. Ele é 1983 e talvez o manual possa ajudar a sanar alguma dúvida. Câmbio com dificuldade para engatar sempre é uma caixa de surpresas (desagradáveis).

Bons passeios com o Imortal e o Mini-trailler.
Muito obrigado,
575837

Felipesoaresdf
23/03/2021, 23:26
Pow, muito bacana, e o melhor que um reboque com 400, 500kg pra band puxar não é nada. Meu sonho é viajar com um desses, puxando no meu troller, mas eu mesmo vou fabricar o meu! Parabéns e boas aventuras.

Maggion
24/03/2021, 08:29
Hercílio, ficou muito bom! Parabéns!
Meu ONÇA puxa um Fusca com cambão muito tranquilamente. O Fusca deve pesar por volta de 850 Kg. Então para o Imortal puxar seu Mini-trailler deve ser bastante tranquilo.

Gostaria de saber se você teria o manual de serviço do câmbio do Toyota 4 marchas sincronizado. Se tiver eu pediria a você que me enviasse por email, pois o câmbio do ONÇA está com problemas e preciso levá-lo no mecânico. Ele é 1983 e talvez o manual possa ajudar a sanar alguma dúvida. Câmbio com dificuldade para engatar sempre é uma caixa de surpresas (desagradáveis).

Bons passeios com o Imortal e o Mini-trailler.
Muito obrigado,
575837

Capitano ontem mesmo foi postado um link pelo Xibiu.

Manual câmbio 4 marchas sincronizado (https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/154491-manual-cambio-4-marchas-sincronizado-2.html)

Walter da Camper
24/03/2021, 13:03
Nobre Capitão, acaso já verificaste a embreagem da Band?
Se estiver baixa ou com acionamento comprometido por vazamento interno num dos cilindros hidráulicos, o primeiro sintoma é a dificuldade no engate das marchas.


... o câmbio do ONÇA está com problemas e preciso levá-lo no mecânico. Ele é 1983 e talvez o manual possa ajudar a sanar alguma dúvida. Câmbio com dificuldade para engatar sempre é uma caixa de surpresas (desagradáveis).

CAPT GOTTLIEB
26/03/2021, 11:55
Maggion, agradeço a sua boa intenção e a do Xibiu, mas não ajudou. O manual de serviço disponibilizado existe em vários sites, é muito conhecido, porém é muito antigo. Descreve bem o motor antigo OM324 (vulgo MAÇARICO), o câmbio de 4 marchas SECO e a T-case sem reduzida. Eu já tenho este manual no meu computador, pois algumas coisas tem similaridades e podem ajudar. Mas o que procuro é Manual de serviço do Toyota Band câmbio 4 marchas Sincronizado. Encontrei em sites do USA algumas informações referentes ao câmbio H42, que corresponde ao nosso câmbio de 4 M sincronizado. Baixei fotos e desenhos. A tradução é fácil, mas não ajuda muito, pois os mecânicos usam uma linguagem própria para descrever estas peças e raramente coincidem com a tradução. O manual seria para uso dos mecânicos. Pelo que entendi anos atrás este manual esteve aqui no site (link), mas agora o link não funciona mais. O Hercílio e alguns outros colegas baixaram este manual e por isso estou pedindo a ele uma cópia.
Agradeço mais uma vez a sua tentativa de me ajudar.
Abs,

CAPT GOTTLIEB
26/03/2021, 12:01
Prezado Walter

A embreagem está boa e o problema é mesmo no câmbio. Está dificílimo de engatar a segunda marcha e também a Ré. As outras marchas engatam facilmente. O câmbio está sendo retirado do JIPÃO (o ONÇA) hoje e depois o mecânico (Salomão) vai abrir. É sempre uma caixa de surpresas (geralmente ruins e caras). Depois que esta "novela do câmbio" acabar vou postar tudo no link do ONÇA (minha assinatura).
Agradeço a sua ajuda.
Abs,


Nobre Capitão, acaso já verificaste a embreagem da Band?
Se estiver baixa ou com acionamento comprometido por vazamento interno num dos cilindros hidráulicos, o primeiro sintoma é a dificuldade no engate das marchas.

hercilio.neto
02/04/2021, 02:05
Hercílio, ficou muito bom! Parabéns!
Meu ONÇA puxa um Fusca com cambão muito tranquilamente. O Fusca deve pesar por volta de 850 Kg. Então para o Imortal puxar seu Mini-trailler deve ser bastante tranquilo.

Gostaria de saber se você teria o manual de serviço do câmbio do Toyota 4 marchas sincronizado. Se tiver eu pediria a você que me enviasse por email, pois o câmbio do ONÇA está com problemas e preciso levá-lo no mecânico. Ele é 1983 e talvez o manual possa ajudar a sanar alguma dúvida. Câmbio com dificuldade para engatar sempre é uma caixa de surpresas (desagradáveis).

Bons passeios com o Imortal e o Mini-trailler.
Muito obrigado,
575837
Olá Capitão.
Eu tenho certeza que tenho esse arquivo em algum HD, mas não estou encontrando.
Tem também um link onde os manuais dos motores e cambios que equiparam as Band estão salvos.
Vou tentar localizar.

hercilio.neto
02/04/2021, 02:24
Estou trabalhando nos detalhes de acabamento do mini trailer e nas ligações de água, elétrica e gás.
Comprei o botijão P5 e a válvula do gás. Comprei também a bomba de água, uma Seaflo de 3 GPM Série 51 que ainda não chegou.
Vou tentar mudar a posição do amortecedor da porta da cozinha para ficar mais levantada. Da forma como está, ficou um pouco baixa e fica arriscado bater a cabeça na quina.
Enfim, sigo em ritmo lento devido as dificuldades em comprar material. Aqui em Campinas estamos em lockdown e está tudo fechado, então é só o que dá pra comprar pela internet.

575961 575962 575963

hercilio.neto
02/04/2021, 02:27
Pretendo utilizar no trailer o toldo que eu fiz para o jipe. Para isso, terei que fazer uns ajustes na fixação.
Também estamos pensando no box para banho que ficará junto à caixa da ducha.

CAPT GOTTLIEB
13/04/2021, 08:45
Hercílio, bom dia!
Se você achar estes manuais pode postar que eu tenho certeza que serão de enorme utilidade a os proprietários destes Jipões Toyota. O que circula pela internet e pode ser facilmente baixado é um manual muito antigo, com motor OM324 (maçarico) e câmbio 4M SECO.
Seu Mini-Trailer está um show.
Abs,
576040


Olá Capitão.
Eu tenho certeza que tenho esse arquivo em algum HD, mas não estou encontrando.
Tem também um link onde os manuais dos motores e cambios que equiparam as Band estão salvos.
Vou tentar localizar.

hercilio.neto
21/05/2021, 23:04
Capitão, tenho aqui o catálogo de peças, mas é do cambio 4 marchas sincronizado. Se quiser, passo mandar para o seu email

hercilio.neto
21/05/2021, 23:35
Pessoal, ainda não finalizei o trailer. Ainda estou preparando mas a parte elétrica já dá para usar, na próxima semana devo concluir a parte hidráulica e o gas. Em breve devo estrear.
Tive que levar no eletricista, pois não estava conseguindo fazer as ligações sozinho. Instalei luzes externas nos dois lados e mais uma luz interna. Também fiz a parte elétrica da bomba e do marcador de nível da caixa dágua.
Também instalei o armário da cabine e modifiquei o baú que fica sob o colchão.
O colchão, por enquanto, vou utilizar as espumas que eu usei no jipe. Precisou de pouca adaptação e ficou perfeitamente encaixado.


https://www.youtube.com/watch?v=NAq5B0XT4l0

CAPT GOTTLIEB
25/05/2021, 06:46
Hercílio, bom dia!
Tenho interesse neste teu catálogo, pois meu câmbio é 4M sincronizado.
Meu email: captgottlieb@gmail.com
Muito obrigado.
Abs,
576399


Capitão, tenho aqui o catálogo de peças, mas é do cambio 4 marchas sincronizado. Se quiser, passo mandar para o seu email

Leo Chagas
28/05/2021, 10:08
Hercílio, bom dia!
Parabéns pelo projeto!
Estou à procura de um mini trailer off road!
Não li nada a respeito dos valores.
Se possível pode nos informar ou passar o contato da empresa.

Obrigado!

Mirão
26/06/2021, 09:53
Tenho pesquisado bastante. Encontrei uma empresa no sul, a Scorpion, fazem mini trailers a partir dos 30 mil reais. Entregam "pelado". Mas a questão é que não são off road e minha busca é por off road. Esse começam em40 mil.

Mirão
20/07/2021, 21:46
Boa noite Hercílio, como tá o andamento do projeto? aguardo postagens com ansiedade.:pipoca:

Supercharger
06/08/2021, 00:22
Boa noite Hercilio, muito bacana o mini trailer. Notei que não está emplacado. A empresa que fabrica entrega os documentos necessários ou você que tem que providenciar tudo?

Barba Ruiva
08/10/2021, 11:21
Bom dia Hercílio!

Parabéns pelo Trailer!

Desculpe invadir seu post, mas tentei lhe enviar uma mensagem no privado, mas acusou caixa cheia.

Sou de Indaiatuba e percebo que vc é bem ativo no forum, meu vizinho!

Gostaria de algumas indicações de mecânico para revisar meu cambio!

Se puder me enviar uma mensagem no privado com alguem contato agradeço!

Grande abraço! Boa sorte no trailer!

Mirão
13/10/2021, 22:09
O Hercílio deu uma boa sumida. Deve estar pelo mundo à fora fazendo expedições com o novo trailer.

Diogo_Vargas
14/10/2021, 09:22
O Hercílio deu uma boa sumida. Deve estar pelo mundo à fora fazendo expedições com o novo trailer.

Acertou Mirão, estão em expedição pelo norte do país puxando o Mini Trailer. Altas aventuras que depois ele vem relatar com os amigos.

hercilio.neto
02/11/2021, 09:53
Olá amigos, já estou de volta.
Fizemos uma viagem de 7 mil km rebocando o mini trailer.

hercilio.neto
02/11/2021, 10:02
Boa noite Hercilio, muito bacana o mini trailer. Notei que não está emplacado. A empresa que fabrica entrega os documentos necessários ou você que tem que providenciar tudo?
Olá amigo, o meu mini trailer saiu com nota fiscal de trailer, inclusive foi maior o imposto por conta disso.
Soube por um amigo, que houve mudanças na lei posterior a emissão da nota. Me parece que está mais rígida nesse aspecto e muitos fabricantes terão que obter nova autorização.
Nas fotos o meu está sem a placa porque houve um atraso do DETRAN na emissão do documento por causa da pandemia, mas já está devidamente emplacado.

hercilio.neto
02/11/2021, 10:07
Bom dia Hercílio!

Parabéns pelo Trailer!

Desculpe invadir seu post, mas tentei lhe enviar uma mensagem no privado, mas acusou caixa cheia.

Sou de Indaiatuba e percebo que vc é bem ativo no forum, meu vizinho!

Gostaria de algumas indicações de mecânico para revisar meu cambio!

Se puder me enviar uma mensagem no privado com alguem contato agradeço!

Grande abraço! Boa sorte no trailer!
Olá vizinho.
Há muitos anos, quem faz os serviços de mecânica no meu jipe são os irmãos Paulo e Antonio.
Agora é o Paulo que está tocando a oficina.
O telefone dele é (19) 99261-1369

hercilio.neto
02/11/2021, 13:33
Acertou Mirão, estão em expedição pelo norte do país puxando o Mini Trailer. Altas aventuras que depois ele vem relatar com os amigos.
Isso mesmo meu amigo Diogo.

hercilio.neto
02/11/2021, 17:01
Olá amigos.
No quesito turismo, nossa viagem foi simplesmente maravilhosa. Mas sobre isso, pretendo escrever um tópico na seção expedições. Aqui vou me ater à performance do equipamento.

Nessa nossa pequena expedição, fomos eu e minha esposa Helenice (Instagram @sr.sra._h4x4) e o casal Ceccere e Vera, em duas Band rebocando os dois mini trailers.
577541 577542

Em 04/09 seguimos para Lambari/MG onde encontraríamos um grupo de amigos para um encontro 4x4 durante o feriado prolongado, então a expedição com os trailers, começou efetivamente em 08/09.

Seguimos por Minas Gerais e já no primeiro pernoite percebemos que a suspensão estava cedendo.
577543 577544

Cabe um esclarecimento aqui.
O trailer que a principio, acreditávamos ter entre 300 e 400 kg, na verdade pesa 600 kg, que com bagagem e água, pode chegar a 700 kg. No nosso caso, nunca viajamos com a caixa d'água cheia.
O eixo utilizado foi o Famit por torção, para 750 kg.

Quando chegamos no posto onde iríamos pernoitar a segunda noite, na BR-367, no município de Carbonita/MG, a suspensão do trailer do Ceccere cedeu de vez e a do meu, já estava bem aberto.
577545

Em contato com o fabricante do trailer, resolvemos enviar os trailers para a fábrica onde foi trocada a suspensão por eixo rígido e feixes de mola para 800 kg.
Essa decisão não foi acertada, pois tivemos custos com o envio e hospedagem, sendo que poderíamos ter efetuado esse serviço na cidade de Turmalina/MG, com menos custos e em menos tempo.
577546

Mas enfim, enquanto aguardávamos, aproveitamos algum dos atrativos do Vale do Jequitinhonha e o Ceccere aproveitour para resolver um problema na Band dele.

Quando nossos trailers chegaram, nos colocamos na estrada rumo à Chapada Diamantina.
Foram longos trecho de estradas de terra em Minas Gerais já colocando a prova a estrutura dos trailers.
577547

Seguimos depois por asfalto até Abaíra mas a partir daí, a estrada até Mucugê exigiu bastante das Band e dos trailers. Pegamos uma serrinha bem íngreme e esburacada com curvas fechadas e estreitas
A parte do chassi que prende o suporte do jumelo simplesmente se rasgou, além do eixo ter se envergado.
Pretendíamos chegar em Mucugê com o dia claro, mas com a quebra, tivemos que levar o conjunto praticamente se arrastando com o eixo apoiado diretamente no chassi. Chegamos em Mucuge tarde da noite.
577548

Diogo Vargas me deu a dica que o Camping Mucugê é de propriedade do nosso amigo aqui do fórum Rubens Linhalis.
Pela manhã nos dirigimos para o camping e, com a ajuda do Rubens, encontramos profissionais que fizeram os reparos necessários, quais sejam, troca do tubo do eixo por outro com parede bem mais grossa e reforço na base da longarina onde ficam os pontos de fixação da suspensão. Isso foi feito nos dois trailers.
577549 577550 577551

A viagem seguiu tranquila, o trailer é muito confortável para dormir, ficamos em campings e postos de gasolina sem problemas.
Fomos para o Vale do São Francisco, Serra da Capivara, Cânion dos Vianas e seguimos para o Jalapão.

O termo "Jalapão é bruto" dá uma boa ideia do que nos esperava.
São quilômetros e quilômetros de estrada de terra com costelas de vaca entremeada por trechos de areia fofa. Para dar uma ideia, para chegar na cidade de Mateiros entrando pela divisa dos estados do Piauí, Bahia e Tocantins, foram 100 km que levamos mais de 5 horas para percorrer.

No Jalapão, deixamos os trailers no camping e fizemos os passeios somente com as Band e olha, as Band sofreram um bocado.
Para dar um exemplo, o passeio às dunas que fica apenas a 35 km do camping, levamos duas horas para ir e duas horas para voltar. Isso só com a Band, se tivesse o reboque teríamos que ir ainda mais devagar.
Então já dá pra calcular o trajeto entre Mateiros e São Felix do Tocantins, que tem 80 km.

A saída do Jalapão cobrou seu preço.
Saímos rumo a Dianopólis, são 80 km de estrada ruim (praticamente uma trilha) e mais 70 km de terra. para somente a partir daí, mais 70 km de asfalto (trecho conhecido como Garganta) até Dianópolis.
Nesse primeiro trecho de estrada ruim, era bem difícil poupar o equipamento, pois em muitos pontos tinha areia muito fofa no meio da erosão, com grande risco de atolar se entrasse devagar.
Pois bem. Faltando 100 km para chegar no asfalto, ou seja, ainda nesse pior trecho, o feixe do lado esquerdo do meu trailer se partiu e novamente o eixo ficou apoiado diretamente no chassi.
Nessa altura, o outro feixe já estava completamente desarqueado com indício de que podia quebrar e o trailer do Ceccere também estava assim.
Mais uma vez arrastamos o trailer a menos de 10 km/h até chegar ao asfalto.

Em Dianópolis foi trocado somente esse feixe e dali até chegar em casa não pegamos mais estrada de terra.
577552

Por conta do atraso e dos gastos extras, deixamos de fora a Chapada dos Veadeiros e Terra Ronca. Esses destinos entrarão em outro roteiro numa nova expedição.

A conclusão que chegamos é que, para um trailer off road, mais do que ter suspensão com curso ou ser macia, a suspensão precisa ser robusta.
Se o trailer pesa 600 kg, a suspensão tem que ser para 1.000 kg no mínimo.

Eu pretendo usar feixe para 1.200 kg.
Vai ficar duro, eu sei, mas se andar com cuidado não sacrifica a estrutura do equipamento. Além do mais, a Band por si, já é dura também, então já temos que ser cuidadosos na terra.
Os pontos frágeis são realmente a suspensão e a base do chassi.

Sobre o equipamento e sua utilização, tirei algumas conclusões.

A cozinha foi muito pouco utilizada porque quando estávamos nos campings usávamos a estrutura deles e quando estávamos em postos de combustível, encontramos ótimas opções em restaurante para caminhoneiros.

Não vi necessidade de colocar um inversor. No trailer tudo funciona com 12v e algum equipamento com voltagem 110v (sobretudo aqueles de muita potência) pode ser usado quando se tem energia externa.

Desisti de colocar um frigobar. A geladeira de 31 litro da Resfriar supriu nossa necessidade e ficou direto no jipe.

Placa solar deixou de ser uma prioridade para mim. Nosso trailer carrega a bateria no alternador do jipe e quando temos energia externa, usamos a fonte de 60a. Como a geladeira fica no jipe, a bateria de 100Ah do trailer ficou com bastante autonomia.

O climatizador é ítem essencial. Muito eficiente. Recomendo.

O porta potty se mostrou muito útil também, mesmo em camping porque os banheiros nem sempre ficam perto do lugar reservado aos trailers.

Como não fizemos wild camping, não usamos nosso chuveiro. Para quem não faz wild camping, é um investimento desnecessário, pois tanto os campings como em postos oferecem opções para banho.

Levamos muito mais roupa do que o necessário. Tem lavanderias em postos e tanques para lavar nos campings.

Talvez eu retire o toldo do jipe e instale no trailer.

Preciso melhorar a vedação da cozinha e do baú frontal, não entrou água, mas entrou muita poeira.


Depois de 41 dias você chega com saudade de casa, mas depois de 3 semanas, já está dando saudade da estrada.
Por enquanto, farei passeios aqui por perto para aproveitar o equipamento, mas já estamos planejando novas expedições. Estão na mira uma para o Ushuaia, outra para o Atacama, outra para o litoral do Nordeste e quem sabe onde mais...

Aristides Jr
03/11/2021, 11:17
Olá Hercílio! Parabéns pelo Mini! É uma pena os gastos adicionais! Apesar dos contra tempos e tudo mais, para uma Viagem de "teste" e conhecimento da capacidade foi bem positiva! Por exemplo a Band aguentou bravamente!!! Abraço Aristides Júnior

ALVARO ANGELO
07/11/2021, 09:26
Olá amigos.
No quesito turismo, nossa viagem foi simplesmente maravilhosa. Mas sobre isso, pretendo escrever um tópico na seção expedições. Aqui vou me ater à performance do equipamento.

Nessa nossa pequena expedição, fomos eu e minha esposa Helenice (Instagram @sr.sra._h4x4) e o casal Ceccere e Vera, em duas Band rebocando os dois mini trailers.
...

Muito instrutivo e didático !!!
Alvaro Angelo

Barba Ruiva
10/11/2021, 16:55
Olá vizinho.
Há muitos anos, quem faz os serviços de mecânica no meu jipe são os irmãos Paulo e Antonio.
Agora é o Paulo que está tocando a oficina.
O telefone dele é (19) 99261-1369

Valeu Hercilio! Durante sua viagem eu acabei pegando algum post seu falando sobre o mecânico! Aproveitei p passar lá e falar com ele.

Parece bom mesmo! Mesmo antes de eu comentar sobre vc ele se adiantou e disse que vc era cliente dele e q estava voltando de viagem!

Me inspirou muita confiança. Só no dia da minha visita haviam 3 câmbios abertos! Know how ele certamente tem!

Só estou esperando a vaga p deixar a Filó por lá. Pelo que vimos o vazamento é na caixa de transferência e não é preciso descer o cambio junto p resolver. Fiquei muito feliz com a notícia.

Semana que vem eu ligo p ele p ver se já tem como deixar lá.

Sobre sua viagem, ou melhor, aventura, parabéns! Q experiência!

No final do relato, me ocorreu em uma viagem mais curta, pesada, para avaliar o conjunto! Fazer esse monte de descoberta em uma viagem de 7mil km! Deve ter aumentado a bitola das veias! Hahahaha...

Espero termos a oportunidade de nos conhecer um dia, já que moramos bem perto.

Abraço,

André

CAPT GOTTLIEB
12/11/2021, 23:10
Parabéns Hercílio!
Deve ter sido uma viagem maravilhosa, embora tenham tido algumas dificuldades com a suspensão do Mini-Trailer. Agora você além de catedrático em Band já o é também em Mini-Trailer. Com o conhecimento adquirido nesta viagem eu tenho certeza que seu Trailer ficará mais preparado para enfrentar qualquer terreno difícil. Eu estive em Ushuaia, mas fui de navio. Pelos relatos que ouvi de várias pessoas que foram para lá de carro, off-road e moto as estradas não são difíceis. Tem quem faça explorações pela Patagônia Argentina e por vezes é obrigado a rodar em estradas de ripio, um espécie de seixo rolado misturado com terra, areia e pedrisco. Precisa ter cuidado com os vidros, principalmente o para-brisa. Comparado com Jalapão deve ser um tapete.

No próximo mês completo 75 e ainda dirijo meu ONÇA aqui em Amparo e região. Mas embora eu tenha saúde razoável para idade (com alguns problemas bem controlados) o corpo não aceita mais uma viagem de Amparo para Ushuaia ou Atacama ou Nordeste. Dizem que se conselho fosse bom ninguém dava, vendia. Mas você é meu amigo e vou arriscar. Aproveite enquanto sua saúde e disposição lhe fornecem condições para realizar estas viagens mais longas. Elas costumam ser aventuras bem planejadas, estudadas com detalhes e sempre são experiências de vida muito maravilhosas. São um tanto cansativas, porém divertidas, sempre nos reservam surpresas, imprevistos, às vezes com dificuldades que nos colocam à toda prova, porém esta é a graça. Com seu JIPÃO e agora com seu Mini-Trailer você está bem apetrechado para ir do Estreito de Bering ao Cabo Horn. Não precisa fazer as Três Américas, mas uma ida até Ushuaia ou Nordeste já seria de bom tamanho.
Desejo a você muitas felicidades e sucesso.
577658

Matheus Ribeiro
29/12/2021, 13:27
Olá amigos.
No quesito turismo, nossa viagem foi simplesmente maravilhosa. Mas sobre isso, pretendo escrever um tópico na seção expedições. Aqui vou me ater à performance do equipamento.
...

Fala mestre!
Li cada pagina do seu tópico!! parabéns pela empreitada! por ter tido coragem de fazer um trailer do zero! infelizmente houve algumas intercorrências, mas vms ver pelo lado "bom" foi aqui no Brasil! e não na sua viagem para Ushuaia...

Há um tempo estou querendo montar um trailer off-road! fico coletando ideias na internet e esse seu post foi de grande valia para o meu projeto! espero que um dia eu poste o meu aqui e te use como referencia!!!!

Parabens!!!!!!

Matheus Ribeiro
29/12/2021, 13:33
Quando chegar na epoca de fazer uns upgrade no mini trailer eu recomendo você instalar uma munheca offroad da al-ko... acredito que ela possa ajudar bastante em algumas situações

577962

Ela possui torção para todos os ângulos que o trailer possa fazer na trilha/estrada de chão

hercilio.neto
22/02/2022, 18:42
578446
Acampamento Toyoteiros em Nazaré Paulista

CAPT GOTTLIEB
27/02/2022, 19:50
Hercílio, este seu Mini Trailer deve estar tendo muita utilidade, conforto e liberdade para viajar. Nota dez!

CAPT GOTTLIEB
15/01/2023, 20:25
Hercilio, parabéns pela viagem, pela disposição e coragem.
Tenho boa experiência em rebocar carretinha, o VW BAJA e o VWBuggy-Gaiola, mas nunca tive trailer. Acompanhei alguns amigos muitos anos atrás que rebocavam trailers com caminhonetes diesel ou Jipões Bandeirante, mas por estradas de asfalto e pequenos trechos de estradas vicinais razoáveis. Pelo seu relato dá para perceber que seu mini-trailer foi muito exigido e acho que essa sua idéia de reforçar ainda mais os eixos, molas e chassis vai evitar os problemas que você teve. Eu estive no Estado de Tocantins em 1968, a Belém-Brasília era quase toda de terra e o pedaço do Jalapão que me levaram numa pickup Bandeirante era tudo muito precário. Nunca mais voltei lá, mas deve ter melhorado bastante. Mesmo assim é praticamente uma expedição.
Faço votos que seu mini-trailer fique bem mais robusto e lhe proporcione mais "expedições".
Abraços,

Capt. Gottlieb


Olá amigos.
No quesito turismo, nossa viagem foi simplesmente maravilhosa. Mas sobre isso, pretendo escrever um tópico na seção expedições. Aqui vou me ater à performance do equipamento.

Nessa nossa pequena expedição, fomos eu e minha esposa Helenice (Instagram @sr.sra._h4x4) e o casal Ceccere e Vera, em duas Band rebocando os dois mini trailers.
...