PDA

Ver Versão Completa : UM PX HT COMO BASE



Leofor
02/06/2006, 23:08
Caros amigos.Tenho gostado bastante deste fórum pela objetividade e pela maneira sempre gentil dos participantes em ajudar.Infelizmente é uma saga adentrar no mundo do rádio pela dificuldade em escolhar os inúmeros modelos e seus recursos.Minha mãe e meus três tios , irmãos dela ,são aposentados como telegrafista.Um deles é rádio amador em Manaus e só se comunica através do código morse.Apesar de admirar os PY e seu interesse pelo estudo das frequencias , optei pelo PX , por achar mais simples e objetivo , afinal , apesar de ter uma certa tranquilidade financeira , prefiro estar próximo do povão , do calor humano , de ajudar e ser ajudado em uma estrada , enfim....nada contra quem optou pela faixa de 2 metros que eu admiro e respeito.Após muitas dúvidas por qual PX comprar , inclusive com dicas dos amigos do fórum , acabei me apaixonando pelo Voyager VR-94 , não sei porque , mas adorei o rádio.Chegou , já instalei e realmente superou toda a minha espectativa.Tinham alguns caras na instaladora que ficaram babando , pois ele realmente é muito bonito e eleganteDepois deste rodeio todo que mais parece um dossiê , fiquei pensando em instalar um PX base em casa , para a radio-patroa me rastrear(hehehe).Vocês acham que um HT base bem instaladinho com uma boa antena daria para eu fazer uma boa modulação do meu carro para casa ? um 73 a todos.

Wallace
03/06/2006, 02:18
A distancia que vai conseguir usar o PX não é grande... assim pode não fazer o que deseja.

Cavalcante
04/06/2006, 16:29
Depende, como é base fixa, você pode instalar uma boa antenas, e obter um ganho muito maior que o de um rádio botinadão... Dê uma olhada no site da Aquário, eles têm ótimas antenas e procure a de maior ganho possível, que seja viável para sua instalação. Cuidado também com possíveis interferências aos vizinhos...
[]s

JOSE CANDIDO
04/06/2006, 20:41
Sera ??? Acredito que o HT perde um pouco em potencia, se comparado ao PX fixo ...

por que vc preferiria o HT ?? os precos sao praticamente iguais !!

Abs

Leofor
05/06/2006, 03:05
Sera ??? Acredito que o HT perde um pouco em potencia, se comparado ao PX fixo ...

por que vc preferiria o HT ?? os precos sao praticamente iguais !!

Abs
É verdade.Você tem razão em relação ao prêço.A opção pelo HT me veio devido não ser preciso instalar uma fonte.No Mercado Livre existem vários HT's a venda , inclusive um Alan de 271 canais por R$ 117,00.Eu ainda estou cheio de dúvidas.Acredito que vou me conformar com o meu móvel e , no final do ano , quando o mercado imobiliário der uma aquecida vou partir para a faixa de 2 Metros e a deixo como base em casa , ficando com o PX apenas no carro.Há antes que eu esqueça : Comprei meu rádio nesta loja virtual no link abaixo.Os caras só vendem através de sedex a cobrar e os prêços estão bem em conta se comparados com o mercado de Fortaleza.
http://www.viasedex.com/produtos.php

Um forte 73.

marcelino
05/06/2006, 09:01
Senhores,

Aqui vai minha contribuição:

Não aconselho a usar um HT, seje de qualquer banda, com estação fixa pois a pequena potencia e menor sensibilidade de recepção inviabilizam esta utilização normal. A estação fixa oferece melhor alcance tendo-se me vista que a antena externa propiciará um maior ganho, tanto para recepção quanto para transmissão desde que o equipamento conectado seje ideal.

Alguns utilizam o recurso da utilização do HT em veículos com antena externa, isto torna o equipamento um pouco melhor porém o desconforto de sua utilização preso ao cabo coaxial por meio de conectores e muitas vezes de adaptadores poem esta "vantagem" a perder.

Outro fato importante a utilização da bateria do HT demanda de recarga da mesma onde, caso o operador não tenha uma bateria reserva, implicará na utilização da fonte de recarga acoplada continuamente na bateria enquanto estiver utilizando o equipamento, e por conseguencia a sua degradação num prazo muito curto.

Um abraço a todos,

JOSE CANDIDO
05/06/2006, 14:30
POis é cara, usa um fixo mesmo .... fonte pra ele é facil, qq eletricista bom de serviço te faz um "caixotinho" de madeira, fica bacana, com a fonte e o radio ...... faça isso .. a fonte nao é coisa cara ..... liga na antenona maria mole, e tera um excelente sinal ...

73 e 55 a todos

rodrigocockpit
29/06/2006, 22:26
Pois é Cândido, estou comprando um py - ht, tenho alguns colegas que tem, e conversam muito bem em um comboio, é uma alternativa, melhor que talk-about, e do preço de um px no carro!

JOSE CANDIDO
30/06/2006, 10:17
Ô Rodrigao, onde vc vai comprar PY portatil ??? que marca ??? Ta com preço bom ???? Aqui em BH agora a turma ta tendo mais PY, e eu tava pensando tambem num portatil, ja que o PX tenho no carro ...

QQ coisa me passa a adica ai, ate por MP mesmo ...

Abs

ptorck
01/07/2006, 10:50
Alguns utilizam o recurso da utilização do HT em veículos com antena externa, isto torna o equipamento um pouco melhor porém o desconforto de sua utilização preso ao cabo coaxial por meio de conectores e muitas vezes de adaptadores poem esta "vantagem" a perder.



Há formas mais confortáveis de utilizar rádios portáteis nos veículos, sejam PY ou PX. Eu utilizo um PY portátil (Yaesu VX-6) com headset igual ao dos celulares. Com a opção VOX do rádio ativada posso transmitir sem a necessidade de teclar no PTT.

Para mim, a grande vantagem é poder sair do carro e levar o rádio junto comigo e em funcionamento, por exemplo, enquanto estou no restaurante esperando pelos outros offroaders que chegam depois de mim... ;-)

Paulo