Ver Versão Completa : Escapamento esquentando demais
COMANDOS 36
02/06/2006, 22:21
alguem pode me ajudar, eu comprei um escapamento da truck race dimensionado para o OHC , mas esta esquentando demais e pode prejudicar a fiação e os cabos de velas que estão perto. o que eu posso colocar para proteger e diminuir essa transmisão de calor.
José Augusto
02/06/2006, 22:45
Refletor em chapa fina de alumínio.
leopoldo
03/06/2006, 00:09
Refletor ????
tenho impressão que é na verdade um dissipador de calor.
uma coisa que ajuda é a fita "isolante" da Permacool .... ou a manta isolante.
Lojas de produtos para competição vendem isso.
Tem a nacional e a importada que parece ser melhor.
veja por exemplo na www.raceforce.com.br
José Augusto
04/06/2006, 00:42
Leopoldo, a idéia não é de um dissipador de calor (que obviamente para a função pretendida seria inviável) e sim de refletor, uma coisa barata mesmo, de fácil confecção, uma chapa em forma de meia cana, presa em 4 pontos e distante uns 4 cm do próprio coletor, de fácil instalação e manutenção acredito ser suficiente, pois se lembrarmos, refletores menores são eficientes para proteger componentes próximos a parte quente da turbina.
leopoldo
04/06/2006, 09:58
Calor não é luz para ser refletido !
vc pode colocar uma barreira entre a fonte e o que não se quer esquentar muito(atenuar), mas não algo para refletir. Isso não existe.
Acho que esse aluminio é mais um item para esquentar :discordo:
Vinicius_4x4
04/06/2006, 12:05
Não seria interessante ver a viabilidade do uso daquelas mantas térmicas.
Eu tava tentando achar um tópico que foi discutido no Fórum Geral no qual um colega daqui estava utilizando aquelas mantas que o pessoal da aviação usa. Inclusive consegui umas fotos com o meu irmão e postei lá, só que agora eu não acho :putz: .
Mas encontrei este site aqui, talvez ajude:
http://www.turbocar.com.br/dicas_prep.htm#TERMO
Pelo o que pude ver é bem o teu caso que trata no site!
[]´s
Vinicius_4x4
04/06/2006, 12:11
:mrgreen: Baita coincidência. Depois que respondi ao tópico, voltei a página inicial e olha a foto que me aparece ali no canto :lol: .
É do jipe do Leopoldo pelo visto, dá uma olhada no revestimento no escapamento.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/019a91a68cbdcd3f39e161102b54f293.jpg
José Augusto
04/06/2006, 21:49
Não fui eu que batizou (estas chapas como refletor), quando comprei o motor (turbo), percebi que esta chapa estava pindurada, aí comentei com o mecânico que prontamente disparou: -o REFLETOR está solto.
Em outra situação, quando estava revisando o escapamento, a chapa atrás do catalizador também havia se soltado, eu estava embaixo do veículo junto com o cara que fazia o serviço e o sujeito disse : agora só falta prender o REFLETOR e está tudo pronto.
Devido a coincidência passei a conhecer a tal chapa com está denominação.
Por que acredito ser suficiente, no turbo (original de fábrica) o refletor tá lá, no escape (original de fábrica) quando passa próximo da fiação o refletor tb está lá, no escapamento (original de fábrica) próximo do tanque de combustível outra vez o refletor tá lá.
Vi a foto da tal fita no jeep, parece ficar muito bom, na hora me veio na cabeça o onibus espacial, mas eu não poria este jeep no barro jamais, dá dó, tem muita coisa para encrustar com lama.
leopoldo
04/06/2006, 23:34
Não fui eu que batizou (estas chapas como refletor)
tudo bem ! nem disse isso.
Só estou corrigindo o conceito para não propagar o engano.
pelo menos vc já sabe que não dá para refletir o calor.
No escape do meu CJ não estou usando a tal fita.
Fiz algo mais barato: cortei uma manta de amianto em fita e enrolei no cano, e para proteger o amianto, enrolei em cima papel alumínio dobrado várias vêzes (ficou uma fita de aluminio) e para prender, abraçadeiras em INOX.
José Augusto
05/06/2006, 00:47
Eu estou terminando minha rural, na versão anterior a rural tinha 2 tipos de mantas, nesta nova versão retirei ambas (uma delas de base betuminosa, com o calor ficava sempre pegando areia e pedrisco, dando aspecto de lixa grossa, outra à base de fibra sintética aguentava bem o calor, porem quando pegava aquele barro de odor desgradável (fedido mesmo) ficava encharcada, atualmete estou mais inclinado para as chapas "refletores" em alguns locais e borracha vulcanizada colada em outros, devido aos problemas já mencionados.
Eu já havia pensado em alguma coisa a base de amianto, mas devido a 2 informações acabei retirando da lista de possibilidades :
1) Ouvi dizer que devido a problemas ambientais, está cada vez mais difícil encontrar produtos baseados no amianto.
2) Com o tempo ele endurece e o material torna-se frágil e quando submetido a choque mecânico mesmo de baixa intensidade tende a se desagregar.
Como vc já utilizou, as informações acima estão corretas? esta manta de amianto é porosa ela pode ficar encharcada ?
lucasane
05/06/2006, 04:48
vc pode colocar uma barreira entre a fonte e o que não se quer esquentar muito(atenuar), mas não algo para refletir. Isso não existe.
Isso não existe?
Luz e calor são radiações eletromagnéticas, e o que se aplica a luz também se aplica ao calor, que no espectro de frequência está logo abaixo da luz visível. Isso é fisica básica.
É só olhar debaixo de qualquer carro novo que vai encontrar superfícies polidas entre o assoalho e o silencioso ou catalisador, justamente para refletir o calor.
http://www2.pucpr.br/educacao/lst/atividade_simulacao_transferencia.html
[]s
leopoldo
05/06/2006, 11:22
É verdade Lucas. :mrgreen:
Fui muito radical em esquecer a radiação infravermelha. :parede:
Estava mais preocupado com a convecção e condução.
Só que num jeep, ququer superfície polida não fica limpa por muito tempo. :D
Elmer_Jeep
05/06/2006, 11:44
bom, mesmo com todas as explicações técnicas e físicas eu penso que o tal mecânico lá no inicio da conversa quis dizer Defletor... :mrgreen:
Já ouvi cada coisa poraí pronunciada com tanta convicção que agente até acredita. :lol:
leopoldo
06/06/2006, 12:46
É Elmer,
Defletor, Antepara, Blindagem, Dissipador, etc....
Mexer com calor é pra quem vai se quimar. Isolar é um trabalhão pois o desgranhento se propaga pelas peças por condução, se alastra dentro do capô por convecção e, como bem lembrado agora, por irradiação, afinal está tudo lá dentro acima do zero absoluto.
Para isolar bem, tem que se trabalhar nas 3 formas de condução do calor. Veja que a antepara funciona só barrando a energia que vem direto: a irradiação, porém, o metal conduz calor por dentro dele até a superficie e depois no ar a convecção faz o resto: joga o calor em outra parte ou peça .... que então conduz por ela até a outra ponta.
Vc mata uma forma mas as outras permanecem aquecendo tudo em volta. :parede:
No caso dele, eu usaria uma manta em volta do escape, o que diminui a condução do metal para o ar externo e colocaria uma blindagem, para impedir que o calor olhe direto para os fios.
Se essa blindagem vai ou não refletir, isso eu não sei, porque mesmo para refletir, a superfície tem de estar muito polida e limpa e como falei não deve ficar muito tempo assim exposto ao ar atmosférico empoeirado. :(
A manta importada é bem cara e eu então usaria a solução caseira e trabalhosa de usar manta de amianto recoberta de papel alumínio para proteger a manta senão ela esfarela ou enlameia em 2 tempos.
Infelizmente não tenho ainda pirógragro para testar as diferenças de temperatura sem, com manta tanto importada como a minha opção para dizer o quanto isola mas veja que nesse site e no jeep do Luis gustavo há algo sobre as diferenças de temperatura antes e depois.
Sobre a reflexão, sei não o quanto é eficiente ..... 5, 10, 50 %.
:pensativo: :!: E só lembrando a preocupação do Lucas,
Nem toda radiação eletromagnética pode ser refletida, por ex: que eu saiba, Raios-X e Gama não refletem e se o fazem, não é chamada de reflexão e sim de espalhamento ..... pode ser por causa da proporção entre incidência, transmitido, absorvido e espalhado. :pensativo: Mas isso é outro assunto. :pensativo:
Esse assunto é muito interessante pois tem jeep em que o tanque de gasolina ferve, tem jeep onde nem se pode por o pé no assoalho porque o bicho ferve, etc....
Uai :shock:
Nada a ver, mas...
Sempre pensei que aqueles tijolos que tem na churrasqueira, os refratários, tinham esse nome pq refletiam o calor... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Lendo e aprendendo :concordo:
[]´s contribuindo em absolutamente nada para este tópico!
:roll:
leopoldo
07/06/2006, 16:46
:stop: tijolo é poroso, irregular, não metálico
portanto não reflete nem pensamento, embora possa ser usado para acertar um :lol:
até o ónibus espacial tem tijolo (isolante e dissipador) de calor. :roll:
e além do mais, refratário vem de refração, que é outra coisa.
senão seria reflatário ( a lá cebolinha ! )
:lol: