PDA

Ver Versão Completa : ajuda com rádio



thiagop
02/02/2004, 23:10
olá


, nao sei se poderiam me ajudar mas é o seguinte:
tenho 4 caminhoes de entrega de combustiveis no
interior do mt, entao gostaria de fazer o seguinte:
coloco um rádio em cada caminhao
(px, py, ht nao sei) e um na base matriz, e talvez um
walkie talk tipo da motorola no meu jeeps, sendo assim
queria saber se há como eu da base ou do walkie talk
falar com os motoristas dos caminhoes que viajam
até 350-400km..? agradeço



[s] comunicados

bunny
03/02/2004, 10:42
opa thiago

bem vindo ao forum...

acho q pra fazer esse esquema, é melhor comprar uma meia dúzia de nextel hehehehe

não sei não, mas acho complicado vc conseguir colcar todos em contato SEMPRE...

mas montando uma estação bacana e PX (11 metros) na matriz da empresa, e rádios com banda lateral nos carros, tem a possibilidade de se conseguir manter contato... mas está muito sujeito a propagação, obstáculos etc...

o ideal seria um conjunto de estações repetidoras, em 2 ou 6 metros, para cobrir a região!

Na sua cidade, com certeza tem um antenista que manja disso, até mais do que eu.

Procure a Labre da sua cidade, talvés eles possam te ajudar. no site http://www.labre.org/ vc provavelmente encontrará informação sobre como entrar em contato na labre do seu estado, depois na labre da sua cidade.

Aqui em Santos, o delegado regional da Labre mora n prédio atrás do meu. Mas ele nem imagina q eu sou radioamador, até pq to devendo anuidades na labre, q nunca me trouxe nada de bom. heheeee

espero ter ajudado.

[]s

marcelino
24/03/2004, 07:17
Senhores,

A comunicação nesta distancia necessita de uma série de repetidores de sinais de rádio instalados em pontos altos. Se sua atividade é comercial (pelo tudo indica que sim) deve-se obter licenças para operação junto à ANATEL pelo serviço limitado privado, recolhendo-se as devidas taxas. A operação de PX (faixa cidadão) ou PY (rádio-amador) não é permitida para atividades comerciais. A operação de PX em Banda Lateral, recurso utilizado para comunicações a longa distancia, permitindo-se comunicar-se com outros paises inclusive, não tem um boa performance a peque distancia, (poucos kms).Mesmo a operação amadorística, tanto PX quanto PY nesta distancia necessita recursos (repetidores) que são demasiados caros em função de outras alternativas (Nextel, celular etc).

Infelizmente não há mágica, procure uma boa revenda de rádios em sua cidade e eles podem fornecer um projeto adequado às suas necessidades.

Obrigado