Ver Versão Completa : Tracker batendo tucho.
José Carlos Soler Filho
22/11/2020, 22:59
Estou com um problema. Meu Tracker ocasionalmente está apresentando um tectec de tucho batendo. Qd ligo pela manhã, os tuchos batem, mas sendo hidráulicos, eles acabam de encher enquanto o motor aquece, e param de bater. O problema está quando em pista de velocidade, chego em cerca de 80km/h. Chegando na velocidade descrita nada demais acontece. Mas se eu pisar de leve, da uns tectec. Pisando forte, os tuchos enchem, e não faz barulho. O problema, acho eu, está na transição, qd entra e saem os tuchos em ação. Oq faço? Troco todos os tuchos?? Já me disseram q pode ser má qualidade do combustível. Mas os sintomas, ora acontece, ora não. E estou mantendo meu abastecimento no posto de confiança.
Ps. E quando chego na velocidade preterida, acima dos 80, qd tiro o pé, bate um pouquinho tb... Como disse, enchendo de vez para de bater, mas qd vou nivelar a velocidade, se for acima de 80 bate.
Hugo_AAX
02/12/2020, 14:49
Tenho uma Tracker 2008 com 128 mil rodados, a pouco tempo começou um tec tec quando o motor esquentava, porém nos últimos dias começou a fazer o barulho mesmo com motor frio, creio que sejam as válvulas...fiz a troca do óleo e coloquei o Castrol Magnatec 10w40 para ver se haveria alteração, porém sem sucesso.
Alguém já passou por isso?
Vou procurar um mecânico para avaliar a situação.
Abraço.
José Carlos Soler Filho
12/12/2020, 17:02
O aditivo Mtech resolveu o problema! O carro ficou mais forte e economico também!
Jesus de Moraes
12/03/2021, 23:05
Há um detalhe que não vejo ser comentado por aqui: o motor J20A não se comporta muito bem com a octanagem da gasolina brasileira.
A única gasolina nacional que vai bem nesse motor é a PODIUM da Petrobrás.
Experimenta zerar o tanque e então complete-o com a PODIUM; em seguida rode uns 20 minutos a 4000RPM mas de maneira contínua (em uma rodovia). O seu motor vai ficar uma beleza, pode acreditar.
rodrigotadeu
08/04/2021, 09:31
Bom dia pessoal,
Estou procurando os tuchos da tracker 2008, meu motor ja está com 250 mil e so acha da marca Takao, já ouvi falar que e uma porcaria, mas so acho dessa marca, qual vocês recomendam?
José Carlos Soler Filho
11/04/2021, 16:26
Usando o aditivo Mtech como disse, o carro ficou mais econòmico, melhorou o motor. E uma curiosidade: Dizem para usar a cada 10,000 Km rodados. Eu estou usando como se fosse gasolina aditivada. A cada tanque, com gasolina comum, eu boto um frasco do aditivo. Ja faço assim tem uns 12,000km. Os tuchos se acalmaram, e o carro cuspiu uma lama preta pelo cano de descarga. E a pré ignição melhorou! Acho q esse aditivo, usado com frequencia, limpou com mais eficiência a carbonização das câmaras de explosão.
Ps. Cada frasco do aditivo, trata cerca de 90 litros de cobustível. Estou usando a cada tanque. Estou muito satisfeito!!!
José Carlos Soler Filho
11/04/2021, 16:49
Acho eu, que se utilizar qualquer aditivo para limpar o sistema de injeção e explosão, pode resolver. Mas usado com frequencia, a cada tanque, consecutivamente. Pq a borra (Lama Negra), só saiu pelo cano de descarga depois de uns 5 tanques com o aditivo. E saiu quando liguei o carro pela manhã.
Não compare a gasolina comum aditivada pelo frasco, pela gasolina aditivada, Pq usei aditivada antes de começar os tuchos a reclamarem, e o problema aconteceu.
Ps. Não use aditivo comum para combustível. Use o específico para limpeza dos injetores e câmaras. Pois como disse anteriormente, o aditivo para limpeza do sistema de injeção, seria para ser usado a cada 5,000/10,000 Km rodados. E estou usando a cada tanque, e deu certo!!!
José Carlos Soler Filho
15/11/2022, 20:57
Agora com 290,000km. Realizei limpeza da carbonização nos pistões e cabeçote, troca dos retentores de válvula, limpeza dos tuchos,e susbtituição do Kit Corrente de Comando completo. O carro está mais forte e economico!
skylucas
16/11/2022, 18:06
Agora com 290,000km. Realizei limpeza da carbonização nos pistões e cabeçote, troca dos retentores de válvula, limpeza dos tuchos,e susbtituição do Kit Corrente de Comando completo. O carro está mais forte e economico!
Quanto ficou o serviço?
skylucas
18/11/2022, 19:34
Acho q agora fudeu de vez. Acendeu a luz da injeção
José Carlos Soler Filho
18/11/2022, 23:22
Boa noite Lucas. O valor não sei exetamente pois foram feitas outras necessidades incluidas no pacote cobrado.
Essa luz da ingeção, toma cuidado para não ter que chegar de prancha na oficina. rsrsrs Boa sorte!
skylucas
20/11/2022, 13:36
Encostei o carro na garagem, arriscar não . Eu dei uma de curioso e abri a tampa de válvulas, não entendo absolutamente nada de motor mas me parece q no alojamento dos tuchos tem uns certos desgastes, está TD até Justinho mas vi algo q me pareciam ser tipo amassado no alojamento. Fiz tbm a troca de óleo colocando o óleo indicado no manual, no caso usei o acdelco 15w40 e troquei todos os filtros, acredita q o barulho continua mas mudou de lugar?kkkk. Antes era totalmente perceptível o barulho bem na frente do motor, mais próximo da corrente de comando, agora me parece q ele é mais no meio. Vou tentar postar aqui um vídeo pra verem
skylucas
20/11/2022, 13:40
Não sei como coloca vídeo aqui
José Carlos Soler Filho
20/11/2022, 22:00
Lucas, boa noite. Andei olhando, me disseram que o lubrificante 20w50 seria para carros que operam no calor do Rio de Janeiro, perto dos 45 graus no sol. Tenta um Flush de Óleo! Para juntar a sujeira e mandar outra troca por oleo novo, com um Bardahl B12, que é importante!!! Tenta pegar uma chave de fenda, coloca na tampa das válvulas, e encosta o ouvido no cabo. Vai conseguir ouvir o atrito do cabeçote trabalhando. Aí vc vê se realmente existe folga batendo!!!
luizcarlosw
21/11/2022, 08:10
..me disseram que o lubrificante 20w50 seria para carros que operam no calor do Rio de Janeiro, perto dos 45 graus no sol. Tenta um Flush de Óleo! Para juntar a sujeira e mandar outra troca por oleo novo, com um Bardahl B12, que é importante!!! ...
José, 20w50 é muito grosso! Com Bardahl ainda vai virar um mel!
Só se engrossa o óleo para postergar retífica e juntar dinheiro ( ou para enrolar alguém para vender na feira ... ) de carro fumando e batendo cheio de folgas e mesmo assim motores antigos que aceitam óleo relativamente grosso a partir de 15w40. Se pega um motor moderno que roda em 0w10 ou 5w20 e faz isso é terminar de condenar o motor na certa, o óleo não irá passar com o fluxo devido pelas galerias finas movimentando com baixa lubrificação até comer tudo que é bronzina e área de contato, isso se não travar antes. Se der sorte a bomba de óleo vai abrir o bico por fazer muita força antes de terminar de ferrar o motor rsss
No caso dele o carro não está fumando, assim não haverá folga suficiente para compensar o esforço de um óleo grosso a mais, só vai piorar.
Se o carro não está fumando nem rajando por virabrequim e bronzinas gastos em fim da vida já esperando retífica nunca use óleo mais qrosso que o indicado pelo manual.
skylucas
21/11/2022, 19:04
Hoje pedi meu cunhado para levar o carro ao mecânico pois eu estava ocupado e não pude ir, isso depois de fazer oq eu disse, trocar o óleo e filtros. De acordo com meu cunhado o mecânico disse q não tem nada de errado no motor, já não tô entendendo mais nada, lembrando q o barulho é muito alto e completamente perceptível, mas ao q parece ao chegar a oficina o carro não apresentava mais barulho algum. Pedi pra q deixasse o carro lá para o mecânico fazer uma avaliação mais bem feita com o motor ainda frio q é quando o barulho é mais escandaloso
luizcarlosw
22/11/2022, 09:29
Encostei o carro na garagem, arriscar não . Eu dei uma de curioso e abri a tampa de válvulas, não entendo absolutamente nada de motor mas me parece q no alojamento dos tuchos tem uns certos desgastes, está TD até Justinho mas vi algo q me pareciam ser tipo amassado no alojamento. Fiz tbm a troca de óleo colocando o óleo indicado no manual, no caso usei o acdelco 15w40 e troquei todos os filtros, acredita q o barulho continua mas mudou de lugar?kkkk. Antes era totalmente perceptível o barulho bem na frente do motor, mais próximo da corrente de comando, agora me parece q ele é mais no meio. Vou tentar postar aqui um vídeo pra verem
Separei uns vídeos de referência da suspeita mais provável clássica, e como melhorou um pouco ao afinar o óleo acho que realmente tem borra no cabeçote.
https://www.youtube.com/watch?v=43PQAWSsNe8
https://www.youtube.com/watch?v=23RMeOyyDSc
skylucas
22/11/2022, 20:37
Separei uns vídeos de referência da suspeita mais provável clássica, e como melhorou um pouco ao afinar o óleo acho que realmente tem borra no cabeçote.
https://www.youtube.com/watch?v=43PQAWSsNe8
https://www.youtube.com/watch?v=23RMeOyyDSc
Tô esperando uma posição do mecânico pra saber oq realmente é, tomara q seja só isso mesmo q aí só a limpeza resolve, mas é bem provável q tenha mais caroço nesse angu. O complicado é q aqui onde moro mecânico nenhum nem conhece esse adorável carro, nem mesmo na autorizada chevrolet
Inspecione bem as rodas. Dê uma boa olhada sob a tampa de plástico em cada roda, especialmente se ela parecer solta ou dobrada. Quaisquer gadgets serão óbvios nesta área, seu carro não possui caixas estranhas neste local.
skylucas
24/11/2022, 18:24
Acabou q o mecânico nem quis mecher no carro, disse q não conhece o tipo de motor e não saberia arrumar, tô desanimando viu
José Carlos Soler Filho
26/11/2022, 01:36
Lucas, essa concepção de óleo 20w50 Mineral não condeno. Mas desde que adquiri o carro com 25.000Km rodados, fazendo as manutenções na concessionária Chevrolet. Sempre me foi indicado lubrificante 20w50. Mesmo com Km baixa. Eu, como dito, uso Bardahl B12 (Um), a cada carter. Aconselho a fazer a descarbonização do cabeçote e cilindros, substituição dos retentores de válvulas, e esmerilhamento (Assentamento) das válvulas, e substituição da corrente de comando c/ esticadores. O carro vai ficar outro! Aí vc vai realmente connhecer o motor J20A do Chevrolet Tracker! Espero ter ajudado com minha experiência.
Ps. Descompressão e limpeza dos Tuchos com o Spray Car 80 também!
skylucas
26/11/2022, 11:44
Lucas, essa concepção de óleo 20w50 Mineral não condeno. Mas desde que adquiri o carro com 25.000Km rodados, fazendo as manutenções na concessionária Chevrolet. Sempre me foi indicado lubrificante 20w50. Mesmo com Km baixa. Eu, como dito, uso Bardahl B12 (Um), a cada carter. Aconselho a fazer a descarbonização do cabeçote e cilindros, substituição dos retentores de válvulas, e esmerilhamento (Assentamento) das válvulas, e substituição da corrente de comando c/ esticadores. O carro vai ficar outro! Aí vc vai realmente connhecer o motor J20A do Chevrolet Tracker! Espero ter ajudado com minha experiência.
Ps. Descompressão e limpeza dos Tuchos com o Spray Car 80 também!
Vou aproveitar minhas férias q tão chegando e vou levar o carro em outra cidade e pedir um check up geral, aproveitar e seguir suas dicas, muito obrigado
José Carlos Soler Filho
27/11/2022, 22:03
Se quiser visitar a Cidade do Rio de Janeiro. Leva na Zezuki Serviços Automotivos. Fala com o Zé. Foram eles quem resolveram meu Tracker. Eles buscam o carro no seu endereço, e devolvem também!!!! Bem legal esse serviço. Se vc tiver hospedagem no Rio de Janeiro, e fizer oq indiquei, vai sair com carro novo!!!
skylucas
10/12/2022, 11:59
Se quiser visitar a Cidade do Rio de Janeiro. Leva na Zezuki Serviços Automotivos. Fala com o Zé. Foram eles quem resolveram meu Tracker. Eles buscam o carro no seu endereço, e devolvem também!!!! Bem legal esse serviço. Se vc tiver hospedagem no Rio de Janeiro, e fizer oq indiquei, vai sair com carro novo!!!
Se não fosse tão longe levaria aí sim, mas tô no triângulo mineiro, é longe demais. Não consegui nem nas cidades vizinhas aqui nenhuma oficina que trabalhe com esse caro, e lá se vão meses e não consigo resolver meu problema
José Carlos Soler Filho
10/12/2022, 21:59
Qual a Km do seu??? Antes dos 150.000Km eu levava na concessionaria Chevrolet. SaÃ*a caro mas resolvia.
skylucas
11/12/2022, 15:36
Qual a Km do seu??? Antes dos 150.000Km eu levava na concessionaria Chevrolet. SaÃ*a caro mas resolvia.
Tá com aproximadamente 180.000, a concessionária da GM daqui nem conhece o carro kkkk. É a maldição de cidade do interior
José Carlos Soler Filho
28/12/2022, 20:12
Curioso. A concessionária Lider Cataguases-MG me atendia muito bem. Liga pra lá! Talvez possam te ajudar. E ficar hospedado em cidade mineira, sai mais barato doq no Rio de Janeiro.
skylucas
09/01/2023, 18:13
Encontrei uma oficina 4x4 em Uberlândia MG, agora fiquei com uma dúvida, não sei se arrisco levar o carro rodando. O Guinho daqui até lá fica em 3.000 reais
José Carlos Soler Filho
13/01/2023, 20:50
O que o carro está apresentando? Esse motor J20A é bem robusto!!! Rodei com o meu uns 50,000km pedindo Corrente de Comando e Limpeza de Cabeçote. Só não estava forte como agora depois da intervenção. Mas não me deixou na mão não. Se vc tiver seguro, pede uma prancha. Fala que o carro não tem condição de chegar na oficina para o reparo. Foi oq e fiz no meu. Limpei cabeçote e troquei corrente de comando. Me disseram que o carro viria mais forte e econômico. Mas não veio. Só depois q descobrimos que a doença era bico injetor!! Mas não limpei meu cabeçote e troquei a corrente atoa, tava precisando.
skylucas
15/01/2023, 16:00
Consegui um guincho por R$2000. Já tá lá na oficina o carro, agora é esperar pela avaliação do mecânico, espero q não seja nada muito grave
José Carlos Soler Filho
25/01/2023, 00:44
Bom! Se precisar de peças exclusivas para o Tracker. Procura a Zezuki no Rio de Janeiro. Eles também comercializam componentes. Quando tiver boas notícias, passa um fedback. Boa sorte!
skylucas
13/02/2023, 20:09
Tô tentando entrar em contato com eles, não tô conseguindo encontrar as buchas das bielas pra comprar
skylucas
14/02/2023, 17:24
Bom! Se precisar de peças exclusivas para o Tracker. Procura a Zezuki no Rio de Janeiro. Eles também comercializam componentes. Quando tiver boas notícias, passa um fedback. Boa sorte!
Vc me salvou com essa dica da zezuki, o cara da retifica me colocou doido atrás de bucha de biela pro meu motor, procurei até no fim do mundo e nada, lembrei de sua dica e liguei lá na zezuki e ele me disse q não existe bucha de biela pra esse motor kkkk.
José Carlos Soler Filho
27/02/2023, 01:21
SkyLucas, boa noite. Boas noticias? Conseguiu tudo necessário? Já está com essa jóia rara que é o Chevrolet Tracker na mão??
skylucas
27/02/2023, 20:53
Boa noite, ainda tá na oficina, foi um sacrifício arranjar todas as peças mas consegui, acredito eu q daqui uns 10 dias tô acelerando com ele de novo. Tô ansioso, a temporada de pesca já vai abrir e adoro ir pescar com meu jipinho kkk. A coisa foi meio feia no motor pelo q me parece, até agora já tá em 10.200 reais
José Carlos Soler Filho
04/03/2023, 19:49
Estou curioso quanto a Km do seu pedindo Cabeçote e Corrente de Comando. Aos 180,000Km eu só tinha feito embreagem. Só vi o motor com 290,000Km.
José Carlos Soler Filho
04/03/2023, 19:51
Quando finalizar o serviço, vc se incomoda em postar a Km, e oq foi feito???
José Carlos Soler Filho
04/03/2023, 20:01
Quer uma opinião?? Faz uma higienização interna profissional. Os meus bancos de couro vieram parecendo novos!!!
skylucas
07/03/2023, 18:42
Aproveitei e mandei fazer tbm a suspensão, vai ficar caro mas espero q fique bom
José Carlos Soler Filho
09/03/2023, 19:06
Usa os amortecedores KYB (Kayaba).
José Carlos Soler Filho
10/03/2023, 18:49
Olha.
Amortecedor Dianteiro Excel-G 334196 (https://www.canaldapeca.com.br/p/1661841/amortecedor-dianteiro-excel-g-kyb-334196-unitario?veiculo=carro&montadora=chevrolet&modelo=tracker)
Amortecedor Dianteiro Excel-G 334195 (https://www.canaldapeca.com.br/p/1663127/amortecedor-dianteiro-excel-g-kyb-334195-unitario?veiculo=carro&montadora=chevrolet&modelo=tracker)
Amortecedor Traseiro Excel-G 343247 (https://www.canaldapeca.com.br/p/1661837/amortecedor-traseiro-excel-g-kyb-343247-unitario?veiculo=carro&montadora=chevrolet&modelo=tracker)
E as buchas da suspensão vc vê pela Suzucar Auto Pecas Suzuki (http://www.suzucar.com.br)
Se as suas molas forem originais, não troca! Foi me dito por mecânico confiável, que as molas do Tracker são quase eternas! Só troca se quebrar, ou fizer Lift. Que é coisa meio difícil. Opta por trocar somente os amortecedores e verifica como ficou. Se não gostar, aí troca as molas.
skylucas
17/03/2023, 18:43
Olha.
Amortecedor Dianteiro Excel-G 334196 (https://www.canaldapeca.com.br/p/1661841/amortecedor-dianteiro-excel-g-kyb-334196-unitario?veiculo=carro&montadora=chevrolet&modelo=tracker)
Amortecedor Dianteiro Excel-G 334195 (https://www.canaldapeca.com.br/p/1663127/amortecedor-dianteiro-excel-g-kyb-334195-unitario?veiculo=carro&montadora=chevrolet&modelo=tracker)
Amortecedor Traseiro Excel-G 343247 (https://www.canaldapeca.com.br/p/1661837/amortecedor-traseiro-excel-g-kyb-343247-unitario?veiculo=carro&montadora=chevrolet&modelo=tracker)
E as buchas da suspensão vc vê pela Suzucar Auto Pecas Suzuki (http://www.suzucar.com.br)
Se as suas molas forem originais, não troca! Foi me dito por mecânico confiável, que as molas do Tracker são quase eternas! Só troca se quebrar, ou fizer Lift. Que é coisa meio difícil. Opta por trocar somente os amortecedores e verifica como ficou. Se não gostar, aí troca as molas.
Peguei o carro lá, o motor ficou ótimo. Só não entendi uma coisa, troquei TD na suspensão como eu disse, achei q ia melhorar uma coisa q me incomodava nele mas não mudou nada, a direção dele é meio boba, acima de 100km/h fica difícil segurar ele na pista, qualquer desnível faz o carro puxar. Tem alguma dica pra resolver isso?
José Carlos Soler Filho
24/03/2023, 22:45
Que maravilha! Esse Tracker merece!! Foi devidamente alinhado e balanceado??? Tem uma técnica de colocar mais 2 libras em cada pneu se vc usar na maioria das vezes em pistas de velocidade, De 28 para 30 libras. Eu tb passei dificuldades sobre direção desse carro. Troquei todas as borrachas da suspensão dianteira, e caixa de direção tb. Tinha um toctoc que sentia no volante. Sabe oq resolveu?? Os grampos que prendem a barra estabilizadora no chassis, são 4 roscas, tinha uma rosca que não estava pegando o devido torque no aperto. Passaram um macho de rosca, para limpar os fios e trocaram o parafuso. Trocaram as borrachas tb. Ficou bom!!! O toctoc sumiu!!! Sobre a direção boba acima dos 90km. Experimenta usar a tração 4x4 em alguma situação possível. Vai ver que a direção fica mais pesada. Então, tira a tração e experimenta no asfalto. Tem alguma coisa sobre pressão hidráulica na caixa de direção desse carro que ainda não conheço. Sei que funciona!!! Ou vai no teu mecânico, e fala dessa bobeira na rireção em alta velocidade. Existe um ajuste na caixa de direção, que deixa ela mais firme ou macia, chama "Enforcar a direção". Experimenta!!! Boa pescaria!!!
skylucas
26/06/2023, 21:32
Agora do nada a bendita começou a falhar a aceleração, alguém consegue me dizer oq pode ser?
José Carlos Soler Filho
30/06/2023, 23:17
O aditivo mais poderoso do mercado — Blog Bardahl (https://blog.bardahl.com.br/o-aditivo-mais-poderoso-do-mercado/)
José Carlos Soler Filho
30/06/2023, 23:20
Bardahl 6x1. Até agora o melhor!!! Ou bico injetor sujo; Filtro de combustível; Sensor de detonação; Velas; Cabeçote carbonizado.
skylucas
01/07/2023, 06:32
Cabeçote espero q não seja, o motor foi feito inteiro como já citei aqui,tá novinho .achei estranho, foi de um dia para o outro. Até dei uma conferida no filtro de ar mas até q tá limpo.depois q isso começou as vezes ele fica ruim pra pegar tbm, da as falhas geralmente nas trocas de marcha. Vou dar uma olhada nas velas agora q inclusive tbm são novas
José Carlos Soler Filho
04/07/2023, 21:32
Confere se os bicos injetores estão limpos. Quando fiz cabeçote, somente fiz limpeza de bicos. Terminado o serviço, o carro funcionou. Mas parecia que não haviamos feito nada. Continuou fraco e rateando. Por final, troquei os bicos injetores, por novos e originais. Resolvemos o problema!!! Não usa bico de segunda linha, não vale a pena. Confere também o sensor de detonação. É um rabixo que fica enroscado no lado direito do bloco do motor, abaixo do coletor de adimissão. Se não souber oq é, pergunta ao seu mecânico.
José Carlos Soler Filho
04/07/2023, 22:01
Existe um teste de vazão para os bicos, quando se faz limpeza na máquina. Os meus antigos não passaram. Um estava dando mais vazão que o outro. Então a marcha lenta fica soluçando, e o carro consumindo muito e batendo pino. O pessoal da Zezuki, quando chegaram os novos bicos, testou mesmo os novos ná maquina, outro nível!!! O motor está sereno na marcha lenta e parou a pré ignição.
skylucas
05/07/2023, 20:39
Confere se os bicos injetores estão limpos. Quando fiz cabeçote, somente fiz limpeza de bicos. Terminado o serviço, o carro funcionou. Mas parecia que não haviamos feito nada. Continuou fraco e rateando. Por final, troquei os bicos injetores, por novos e originais. Resolvemos o problema!!! Não usa bico de segunda linha, não vale a pena. Confere também o sensor de detonação. É um rabixo que fica enroscado no lado direito do bloco do motor, abaixo do coletor de adimissão. Se não souber oq é, pergunta ao seu mecânico.
Já vi esse rabixo q vc tá falando, ele tá meio esquisito, parece tá meio melado, será q é ele? Aqui como já disse mecânico é difícil, não tô conseguindo arranjar nenhum pra olhar pra mim
José Carlos Soler Filho
09/07/2023, 20:00
Sim, é o sensor de detonação. Tem instalado como se estivesse uma cola, um veda juntas. Tem na Suzucar, dá uma olhada.
SENSOR DETONACAO GRAND VITARA 2.0 16V GASOLINA / JIMNY / TRACKER 2.0 16V GASOLINA ATE 2009 (https://suzucar.com.br/sensor-de-detonac-o-g-vitara-jimny-e-tracker-gasolina-ver-aplicac-o)
skylucas
09/07/2023, 20:50
Sim, é o sensor de detonação. Tem instalado como se estivesse uma cola, um veda juntas. Tem na Suzucar, dá uma olhada.
SENSOR DETONACAO GRAND VITARA 2.0 16V GASOLINA / JIMNY / TRACKER 2.0 16V GASOLINA ATE 2009 (https://suzucar.com.br/sensor-de-detonac-o-g-vitara-jimny-e-tracker-gasolina-ver-aplicac-o)
Será q pode ser isso o problema? Gosto muito desse carro mas tô desanimando viu, tá aparecendo muita coisinha e aqui mecânico nenhum meche, hoje fui dar uma conferida e vi q o compressor do ar condicionado tá travando tbm e aparentemente a ventoinha do radiador não tá armando, tem q armar quando esquenta né? Kkk, ou é só aquele ventilador acoplado ao motor q esfria o fluido?
José Carlos Soler Filho
11/07/2023, 01:19
Eu também demorei a acertar com esse carro depois dos 150,000Km rodados e fazendo revisão no concessinário Chevrolet. Até achar o pessoal da Zezuki, sofri um bocado. A ventoinha elétrica é somente para o ar condicionado, e quando pisa forte, o compressor desarma para dar mais potência pro carro, não sei se a ventoinha desarma também. Se com o ar ligado, no parado, a ventoinha elétrica não funciona de jeito nehum, tem que ver. Ela arma e desarma de acordo com o funcionamento do compressor. Geralmente quando liga o carro, e liga o Ar Condicionado, o compressor entra junto com a ventoinha. O ventilador responsável pela temperatura do motor, é o atrás do radiador. Esse ventilador, junto com a Válvula Termostática, e um bom Fluído de Arrefecimento resolvem o problema. O meu nunca ferveu, e já botei ele em trilha de força e baixa velocidade. O sistema de arrefecimento funcionou bonito!!! Já aconteceu comigo, da ventoinha do Ar Condicionado parar de funcionar. Só aconteceu da temperatura do ar frio para dentro do carro aumentar. Fui lá e instalei nova ventoinha, e o AR voltou gelando. Boa sorte aê!!! Se precisar entra em contato com a Zezuki. Ou se eu poder te orientar, com o que eu sei, pelo fórum, será um prazer.
skylucas
11/07/2023, 19:08
Eu também demorei a acertar com esse carro depois dos 150,000Km rodados e fazendo revisão no concessinário Chevrolet. Até achar o pessoal da Zezuki, sofri um bocado. A ventoinha elétrica é somente para o ar condicionado, e quando pisa forte, o compressor desarma para dar mais potência pro carro, não sei se a ventoinha desarma também. Se com o ar ligado, no parado, a ventoinha elétrica não funciona de jeito nehum, tem que ver. Ela arma e desarma de acordo com o funcionamento do compressor. Geralmente quando liga o carro, e liga o Ar Condicionado, o compressor entra junto com a ventoinha. O ventilador responsável pela temperatura do motor, é o atrás do radiador. Esse ventilador, junto com a Válvula Termostática, e um bom Fluído de Arrefecimento resolvem o problema. O meu nunca ferveu, e já botei ele em trilha de força e baixa velocidade. O sistema de arrefecimento funcionou bonito!!! Já aconteceu comigo, da ventoinha do Ar Condicionado parar de funcionar. Só aconteceu da temperatura do ar frio para dentro do carro aumentar. Fui lá e instalei nova ventoinha, e o AR voltou gelando. Boa sorte aê!!! Se precisar entra em contato com a Zezuki. Ou se eu poder te orientar, com o que eu sei, pelo fórum, será um prazer.
Cara vc me tirou uma grande dúvida, seria pedir demais pedir seu contato pessoal né? Até agora só vc mesmo q me ajudou. Quanto ao carro vou ver se levo ele na cidade vizinha aqui..lá vai eu gastar com guincho pra rodar 100km. A bomba d'água tá bichada, ela tá fazendo barulho, creio eu q seja rolamento. O carro não ferveu comigo nunca, será q seria arriscado levar ele rodando? Lembrando q são 100km
skylucas
11/07/2023, 19:11
Quanto a zezuki até já entrei em contato, são muito prestativos mesmo, só q pra levar lá fica complicado, é muito longe de onde moro. Quando fui fazer o motor do carro foram eles q me salvaram, lembro q o mecânico q levei ficava insistindo q eu tinha q levar pra eles as buchas das bielas pra ele montar o motor. Adivinha....não achava as benditas em lugar algum, até q procurei pela zezuki( através de suas dicas) e pra minha surpresa lá me informaram q não existe buchas nas bielas desse carro kkkkk. E assim são os mecânicos aqui....não sabem nada e ainda furam os olhos
José Carlos Soler Filho
11/07/2023, 20:48
Lucas, eu posso te orientar pelo que sei pelo fórum mesmo. A respeito da bomba d'água. Existe algum vazamento? Vc usa Aditivo de Arrefecimento de que cor? Pq ele é colorido para identificar vazamento, e não confundir com o dreno do Ar Condicionado. Acho que se for somente rolamento da bomba roncando, não é muito arriscado. A vantagem da bomba d'água desse carro, é que só substitui a frente. Que tem o rolamento e as aletas. O corpo mesmo fica preso no motor. Fico a disposição. Sempre que puder respondo.
José Carlos Soler Filho
11/07/2023, 21:09
Quando a ventoinha elétrica do Ar Condicionado parou, como disse, o ar frio da cabine ficou mais quente. O pessoal da Zezuki disse para trocar a ventoinha o mais rápido possível. E não usar o Ar Condicionado novamente sem a ventoinha funcionando. Pode comprometer o compressor. Que não está barato. Por sorte consegui tudo. E o Ar Condicionado está muito bom, dando conta do calor que é forte no Rio de Janeiro.
José Carlos Soler Filho
11/07/2023, 23:50
Esse seu compressor do Ar travado, pode ter sido a ventoinha elétrica que parou, vc não reparou, e estragou o compressor. Te disse, por experiência, qd notei o ar resfriado sem muita eficiência, fui na Zezuki achando que era carga de gás. E não era. Foi a bendita da ventoinha elétrica que parou de funcionar. A diferença de temperatura do ar gelado é muito pouca, quando a ventoinha eletrica para, pq tem o ventilador principal que resfria o radiador do motor funcionando. E o radiador do Ar Condicionado, fica na frente do radiador do motor. Então o ventilador do motor ajuda no AC também. Mascarando a ventoinha elétrica parada.
skylucas
12/07/2023, 17:55
Fiz a troca de óleo hoje, o negócio tá ficando feio, sinto o motor cada vez mais pesado,tem horas q parece q vai até morrer. O mecânico disse q podia ser apenas gasolina ruim mas não creio q seja, tá muitoooo fraco a ponto de quase apagar
José Carlos Soler Filho
13/07/2023, 00:00
Liga para a Zezuki, e bate um papo com o Zé. Se ele te cobrar a consultoria, passa por PIX. Fala que me conheceu no 4x4 Brasil. Sou o Zé do Tracker Preto. Eles vão reconhecer.
skylucas
18/07/2023, 18:46
Mandei pra oficina, hoje o mecânico me mandou um vídeo de como tá o coletor de admissão. Tá lotado de terra 😳. Não sei como foi ficar assim, só andei 1000km após fazer o motor e nem foi tanto em estrada de chão. Até agora já tá em mais de 6000 reais o orçamento de serviço. Tá doido rsrs
José Carlos Soler Filho
18/07/2023, 23:32
Quando foi fazer o motor, não viram isso??
Vai colocar a venda?? Ou mandar fazer??
José Carlos Soler Filho
18/07/2023, 23:38
Já que gastou tanto, pula dentro e fica com ele. Vale a pena!!! Custei a deixar o meu como quero. Agora que vai ficar tudo blz, vai vender?? O meu está com o funcionamento e manutenção zerados. Não vendo tão cedo. Até pq não vou encontrar esse concepção em outro carro, pelo valor desse. O Vitara 4all Allgrip ta batendo mais de R$100,000,00. E não é cambio manual, motor 1.4, Bancos em Couro. Pode até ser mais bonito. Mas em custo benefício, o nosso Tracker ganha fácil.
José Carlos Soler Filho
18/07/2023, 23:47
Não é câmbio manual, o motor não é 2.0 16v, e os bancos em couro não são tão bons. Não encontra carros no mercado com a mesma concepção e custo benefício desse nosso Tracker. O pessoal da Zezuki disse sobre o Tracker, o melhor em tudo!!! Desde o Vitara G1, e o Grand Vitara G3. A suspensão traseira, junto com a tração permanente traseira também, chama-se Multilink. Não vai achar tão eficiente, ao mesmo valor.
José Carlos Soler Filho
18/07/2023, 23:48
Se for vender. Entra em contato com a Zezuki. Arruma comprador fácil.
skylucas
24/07/2023, 19:39
Mandei arrumar, amanhã pego ele de volta. Ainda não sei se vou animar ficar com ele ou não. Vou dar um tempo pra ver se ele firma sem me dar tantos gastos. Eu realmente gostei muito do carro, me atende bem pras loucuras q faço kkkkk. Mas vamos ver né, vai depender de como ficou
José Carlos Soler Filho
25/07/2023, 02:27
Amigo, se vier na mão como está o meu. Vc não vai ter coragem de vender!!! kkkk Boa sorte!!!
skylucas
25/07/2023, 19:50
Peguei lá, resolveram o problema das falhas, apesar de eu tá achando o motor meio fraco ainda principalmente nas marchas mais altas. Só não fizeram TD q pedi, não mecheram na parte de direção. O cara da oficina me disse q tinha q mecher no setor de direção do carro, fazer um serviço q não sei oq é, aí vem a pergunta, se tem de mecher será q não seria melhor trocar o setor de vez?
José Carlos Soler Filho
26/07/2023, 01:17
Amigo, pelo meu uso e sabedoria, a melhor marcha desse nosso Tracker é a terceira. Dá até para dobrar esquinas com ela. Eu prefiro usar na caixa e passar segunda. Mas que dá dá!! Já sobre a direção, passei maus momentos com um toctoc sentido no volante. Troquei Caixa de Direção, todas as borrachas da frente, e também as duas Balanças com o jogo de buchas completo. Não resolveu!!! Sabe oq melhorou?? Era uns dos prisioneiros da Barra Estabilizadora, não estava pegando o torque de aperto correto. Refizeram a rosca, e usaram um parafuso de maior diâmetro e deu certo!! Agora, pelo que vc diz dele puxando para os lados acima de 80KMh, pode ser uma infinidade de coisas. Liga para a Zezuki, e pede uma orientação do Zé. Dono e mecânico chefe.
skylucas
26/07/2023, 06:08
Vou ver se consigo falar com ele, da última vez não consegui. Será q ele presta consultoria a distância assim?
José Carlos Soler Filho
31/07/2023, 01:31
Eu já falei com ele. Toca no meu nome José Carlos do Tracker preto.Te garanto que se ele souber vai te orientar. Talvez cobre a consulta por PIX, mas acho difícil, Tenta!!!
José Carlos Soler Filho
31/07/2023, 01:33
Quer arriscar me passar teu contato particular? Não sei se o fórum permite. Ficaria mais fácil.
skylucas
31/07/2023, 18:55
34999536803. Esse é meu contato, vou tentar falar com ele amanhã, as falhas voltaram, 😪