PDA

Ver Versão Completa : Toyota Bandeirante 79, Longa, "Ursa"

titanium
05/11/2020, 22:24
Olá pessoal!

Não tem jeito, vício é um trem danado mesmo!

Eis que voltamos à velha e boa cachaça, Band!

Agora, nossa 3ª Band, estamos com essa Longa, ano 79, mecânica om314 com várias melhorias.

574730
574731
574732
574733

titanium
05/11/2020, 22:28
Carro era de um amigo Toyoteiro do DF, que cuidou muito bem da parte mecânica, realizando vários upgrades importantes. Alguns deles:
+ Motor feito e turbinado c/ K16;
+ DH opala (eliminando terminais);
+ Intercoolado;
+ Alternador de maior amperagem;
+ Eixo flutuante (p/ instalar)
+ Ar-condicionado;
+ Vidro inteiriço na porta dianteira;
+ Teto solar (upgrade inicialmente duvidoso, mas até que gostei rsrsrs);
+ Kichutes novos;
+ Jumelo confort traseiro;
+ Bancos confortáveis (Scenic);
+ Alarme, vidros elétricos, corta-corrente;
E mais algumas coisinhas que vou detalhar no decorrer dos posts.

O que NÃO está bom: lataria.

De certa forma isso é meio comum em Bands, mas essa está num grau mais elevado de "detalhes".

Preciso endereçar essas questões com o tempo. Por enquanto ficarão assim.

E vamo que vamo!

diogofalcomer
05/11/2020, 23:05
Que band linda, Mas pelas fotos da pra ver que precisa daquele cuidado na lataria como você pontuou.

Parabéns pelo carro!!

titanium
06/11/2020, 07:32
Que band linda, Mas pelas fotos da pra ver que precisa daquele cuidado na lataria como você pontuou.

Parabéns pelo carro!!

Olá Diogo!
Tudo firme!?

Muito bonita a foto do seu avatar, gostei! É na região do Lago Oeste?
A TR4zona parece estar inteiríssima, heim!?

Show de bola!

Pois é... eu gostei muito da cor e do estilo mais bruto, mas a lata precisa de uma boa atenção mesmo.
Mas é o tipo de coisa que dá pra ir fazendo devagarzinho, mesmo por que aqui em Brasília não tem muita umidade, então dá pra esperar mais um pouquinho!

Pra gente o que não pode falhar é parte mecânica, porque essa aí pode nos deixar na mão "no meio do nada".
Aí já viu né!?

Mas é isso, valeu! Abração!

Maggion
06/11/2020, 11:15
Parabéns pela viatura Titanium

Põe mais fotos dela.

Esse quebra mato e bruto hein!?!? mais pelo visto muito bem feito

Diogo_Vargas
06/11/2020, 12:00
Buenas tchê

É uma cachaça mesmo... kkkkkkk....
Tá dificil encontrar Band longa a venda, logo deixará ela mais bonita do que já está.
Eu fico me perguntando se vale o investimento do vidro inteiriço nas portas dianteiras... depois me diga o que achou, vento que entra andando, visibilidade dos espelhos, se sobem e descem direitinho.... A única coisa que penso é em caso de quebra tem que mandar cortar sob medida... imagina isso no meio da Argentina....

Acompanhando mais essa saga.

Abraço.

Aristides Jr
06/11/2020, 12:32
Olá Titanium!

Foi um achado!
As imperfeições não são nada perto dos itens de "melhorias" além do que relacionou que por sí já são muita coisa, vejo que tem também estes Beadlocks, bagageiros, tanque de combustível, suporte de estepe e camburão, snorkel ...

Este quebra mato está mais para quebra bosque! ou desmatador...

Gostei muito! Parabéns!

Abraço Aristides Júnior

titanium
06/11/2020, 15:06
Opa meus amigos, satisfação vê-los no tópico! :D
Vamos de um por um...

titanium
06/11/2020, 15:07
Parabéns pela viatura Titanium

Põe mais fotos dela.

Esse quebra mato e bruto hein!?!? mais pelo visto muito bem feito

Pois é, Maggion! O quebra mato é ignorante mesmo! kkkkkkk
Acho que deve pesar uns 80kg fácil! rsrsrsrs é Ferro "pra mais de hora"!!

To precisando tirar mais fotos dela! rsrsrss
No decorrer dos dias vou tirando fotos e postando por aqui!

Valeu!
Abraço!

titanium
06/11/2020, 15:11
Buenas tchê

É uma cachaça mesmo... kkkkkkk....
Tá dificil encontrar Band longa a venda, logo deixará ela mais bonita do que já está.
Eu fico me perguntando se vale o investimento do vidro inteiriço nas portas dianteiras... depois me diga o que achou, vento que entra andando, visibilidade dos espelhos, se sobem e descem direitinho.... A única coisa que penso é em caso de quebra tem que mandar cortar sob medida... imagina isso no meio da Argentina....

Acompanhando mais essa saga.

Abraço.

Salve salve Diogo!!

Tudo firme??

Então, cachaça braba essa, não tem jeito!
Quem gosta de Band sabe todos seus defeitos mas mesmo assim é difícil de largar... (meu caso)

Gosto das Bands longas por que tem um espaço razoável para tralhas de viagem, mas Principalmente pelo conforto de quem vai no banco de trás!

Vou te falar... to gostando do sistema de vidro inteiriço.

Acho bacana a ventarola de vidro, mas acho que ela atrapalha um pouco (bem pouco) a visualização do retrovisor e até de quem vem na diagonal dianteira... e principalmente acho que ela aumenta bastante o risco de furto/roubo da Band, pois facilita muito a abertura da viatura.

Valeu!
Abraço!

titanium
06/11/2020, 15:14
Olá Titanium!

Foi um achado!
As imperfeições não são nada perto dos itens de "melhorias" além do que relacionou que por sí já são muita coisa, vejo que tem também estes Beadlocks, bagageiros, tanque de combustível, suporte de estepe e camburão, snorkel ...

Este quebra mato está mais para quebra bosque! ou desmatador...

Gostei muito! Parabéns!

Abraço Aristides Júnior

Olá Aristides, tudo firme??

Pois é, ela tem muitas melhorias mesmo. Inclusive, algumas pequenas que ainda não coloquei (relacionadas a segurança).

To curtindo!

Só não lembrava COMO BALANÇA e PULA essas tais Bandeirantes!
CREDO!! :lol:

Hoje andando com a patroa e a mais nova foi uma pulação terrível no banco de trás! kkkkkk

Preciso ver isso com certa urgência... só não sei como resolver.. qualquer ondulação na pista ela "Gangorra" bastante.

Quem tiver sugestões, sou todo ouvidos!

Valeu!
Abraço!

Maggion
06/11/2020, 15:32
talvez a instalação dos jumelos confort resolva

diogofalcomer
06/11/2020, 16:06
Olá Diogo!
Tudo firme!?

Muito bonita a foto do seu avatar, gostei! É na região do Lago Oeste?
A TR4zona parece estar inteiríssima, heim!?

Show de bola!

Pois é... eu gostei muito da cor e do estilo mais bruto, mas a lata precisa de uma boa atenção mesmo.
Mas é o tipo de coisa que dá pra ir fazendo devagarzinho, mesmo por que aqui em Brasília não tem muita umidade, então dá pra esperar mais um pouquinho!

Pra gente o que não pode falhar é parte mecânica, porque essa aí pode nos deixar na mão "no meio do nada".
Aí já viu né!?

Mas é isso, valeu! Abração!

Tudo certo e por ai??

Essa foto da TR4 é na serra do paranã a caminho da cachoeira do Label no portal da chapada dos veadeiros. Essa região aqui de Brasília é linda demais!! Fiz uma revisão agora e ela ta excelente, mesmo com os 1750000 km rodados ( Já estou me cobrando pra fazer um post dela aqui que nunca sai) kkk Ela só tem alguns queimadinhos na pintura da idade mesmo.

Essa sua Band ta linda a cor e os equipamentos deixaram ela BRUTONA!!! Tem as vantagens aqui do barro vermelho, e da falta de umidade que não agride tanto a lataria como em regiões de praia.

Com certeza a parte mecânica é a mais importante, se tiver redonda vai aproveitar muito!!!!

Depois vamos marcar algum rolê por essas bandas aqui!! Vai ser excelente!!

Abração!!!

titanium
06/11/2020, 17:29
talvez a instalação dos jumelos confort resolva

Salve salve Maggion!
Pois é rapaz, ela ta com o Confort no eixo traseiro... será que no dianteiro resolveria?

To achando eles muito grandes...
Sinto que vou trocar o conjunto de pneus 35" + beadlock por rodas 15 convencionais (aço) + 33"... vai forçar menos o conjunto mecânico e me permitir baixar os jumelos (acho).

Pensando...

Toda opinião é bem vinda!

Valeu!
Abraço!

titanium
06/11/2020, 17:33
Tudo certo e por ai??

Essa foto da TR4 é na serra do paranã a caminho da cachoeira do Label no portal da chapada dos veadeiros. Essa região aqui de Brasília é linda demais!! Fiz uma revisão agora e ela ta excelente, mesmo com os 1750000 km rodados ( Já estou me cobrando pra fazer um post dela aqui que nunca sai) kkk Ela só tem alguns queimadinhos na pintura da idade mesmo.

Essa sua Band ta linda a cor e os equipamentos deixaram ela BRUTONA!!! Tem as vantagens aqui do barro vermelho, e da falta de umidade que não agride tanto a lataria como em regiões de praia.

Com certeza a parte mecânica é a mais importante, se tiver redonda vai aproveitar muito!!!!

Depois vamos marcar algum rolê por essas bandas aqui!! Vai ser excelente!!

Abração!!!

Grande Diogo!

Por aqui tudo firme, Graças a Deus!

Poxa, conheço a região do Vale do Paranã (caminho das "várias" pontes).
Bem bacana o vale, mas esse caminho da cachoeira Label acho que não conheço (pelo menos não lembro de ter ido lá).

Brutona!!!
Exatamente, por isso o apelido Ursa!! rsrsrs
Bruta!

Mas devagarzinho vamos embelezar essa Fera!

Vamos combinar um passeio sim! Final de ano é super-correria pra gente, mas assim que der uma brecha nós combinamos!

Tem um passeio muito bacana ao Rio Maranhão que é nota 10 para ir com a família e com os amigos jipeiros!

O único problema é que a estrada é de terra com um Pó que mais parece Talco! Na hora que levanta não baixa "nunca mais"! rsrsrsrs

Mas vamos alinhando esse passeio!

Valeu!
Abraço!

titanium
07/11/2020, 13:21
Realizando a 1ª troca de óleo dela em minhas mãos...
Óleo escolhido foi o Shell Rimula, especificação CI, 15w40.

Foram adquiridos os filtros:
- de AR, marca Tecfil;
- de ÓLEO MOTOR, marca Tecfil; e
- de DIESEL, marca Mahle.

Como encontrei de boa marca, preferi já comprar 1 jogo de filtros sobressalentes, para a próxima troca.

Filtro de ar estava bem sujo. De diesel estava ok. O óleo estava bem queimado.

Óleo Shell Rímula:
574759

Visão do cofre do motor:
574760

Filtros de diesel e óleo:
574761

Filtro de ar bem sujo:
574762

KM da troca:
574763

Local "raiz" para a troca de óleo - junto com outros brutos e com direito a uma boa prosa com mecânicos e caminhoneiros da rodagem, todos admirados com a Usa:
574764

titanium
07/11/2020, 13:32
Pessoal,

Nunca fui muito "cri cri" com parâmetros da pressão do óleo dos motores.
Pra mim, isso era uma coisa meio transparente (talvez até "irrelevante").

Mas esses dias estive rodando com a Usa e percebi que quando o motor aqueceu bem (temperatura da água a cerca de 85º) a pressão do óleo do motor com ela parada (RPM baixo) estava marcando no vermelho do marcador.

Achei estranho e resolvi pesquisar.

Num tópico antigo aqui no fórum os amigos Tounda, Sergio e e outros que agora não recordo o nome estavam debatendo sobre qual a pressão normal de trabalho.

Até que nesse post veio uma foto do manual do OM-314 indicando que em RPM baixo o motor poderia ficar com MÍNIMO de 0,5 bar de pressão na bomba de óleo. Com ele "girando mais forte", a pressão mínima deveria ser de 2,5 bar.

Infelizmente o marcador está marcando em PSI... fiz a conversão e vi que na zona vermelha do marcador, o motor estaria em algo como 10 PSI, ou seja 0.689476 bar... ok, acima do mínimo exigido, mas na minha opinião muito perto do patamar mínimo.

Por isso decidi fazer de imediato a troca do óleo, pois isso normalmente ocorre quando o óleo começa a perder suas propriedades.

Bom, troca de óleo feita, as leituras ficaram melhores, vejam:

RPM baixo (Ok, o marcador ta marcando errado pois o alternador é diferente, mas dá para ter noção):
574765

Temperatura (sensor de mercúrio):
574766

Pressão agora em 20 PSI, ou seja 1,37 bar:
574767

Show de bola, agora mais tranquilo com as leituras...

A de vocês, estão rodando com quais pressões?

Valeu!
Abraço!

diogofalcomer
08/11/2020, 20:04
Grande Diogo!

Por aqui tudo firme, Graças a Deus!

Poxa, conheço a região do Vale do Paranã (caminho das "várias" pontes).
Bem bacana o vale, mas esse caminho da cachoeira Label acho que não conheço (pelo menos não lembro de ter ido lá).

Brutona!!!
Exatamente, por isso o apelido Ursa!! rsrsrs
Bruta!

Mas devagarzinho vamos embelezar essa Fera!

Vamos combinar um passeio sim! Final de ano é super-correria pra gente, mas assim que der uma brecha nós combinamos!

Tem um passeio muito bacana ao Rio Maranhão que é nota 10 para ir com a família e com os amigos jipeiros!

O único problema é que a estrada é de terra com um Pó que mais parece Talco! Na hora que levanta não baixa "nunca mais"! rsrsrsrs

Mas vamos alinhando esse passeio!

Valeu!
Abraço!

Opa quando for possível o passeio só chamar!! Rio maranhão é uma região que eu não conheço, bacana demais!!

O pó é bom pra identificar onde deve fazer aquela vedação das portas e porta malas!! kkkkkkk

abraço!!

titanium
09/11/2020, 11:48
Opa quando for possível o passeio só chamar!! Rio maranhão é uma região que eu não conheço, bacana demais!!

O pó é bom pra identificar onde deve fazer aquela vedação das portas e porta malas!! kkkkkkk

abraço!!

Positivo e operante!
Ta no radar esse passeio!

Pó + Bandeirante = Terror e Pânico! kkkkkkkkk
:putz:

Valeu!
Abraço!

AAssis
12/11/2020, 18:06
Que alegria !! Que rufem os tambores para acompanhar mais um curso de como cuidar da Band....

Ela ta com jeitão de maldosa.... ta bem legal!!!

Pessoal,

Nunca fui muito "cri cri" com parâmetros da pressão do óleo dos motores.
Pra mim, isso era uma coisa meio transparente (talvez até "irrelevante").

Mas esses dias estive rodando com a Usa e percebi que quando o motor aqueceu bem (temperatura da água a cerca de 85º) a pressão do óleo do motor com ela parada (RPM baixo) estava marcando no vermelho do marcador.

Achei estranho e resolvi pesquisar.

Num tópico antigo aqui no fórum os amigos Tounda, Sergio e e outros que agora não recordo o nome estavam debatendo sobre qual a pressão normal de trabalho.

Até que nesse post veio uma foto do manual do OM-314 indicando que em RPM baixo o motor poderia ficar com MÍNIMO de 0,5 bar de pressão na bomba de óleo. Com ele "girando mais forte", a pressão mínima deveria ser de 2,5 bar.

Infelizmente o marcador está marcando em PSI... fiz a conversão e vi que na zona vermelha do marcador, o motor estaria em algo como 10 PSI, ou seja 0.689476 bar... ok, acima do mínimo exigido, mas na minha opinião muito perto do patamar mínimo.

Por isso decidi fazer de imediato a troca do óleo, pois isso normalmente ocorre quando o óleo começa a perder suas propriedades.

Bom, troca de óleo feita, as leituras ficaram melhores, vejam:

RPM baixo (Ok, o marcador ta marcando errado pois o alternador é diferente, mas dá para ter noção):
574765

Temperatura (sensor de mercúrio):
574766

Pressão agora em 20 PSI, ou seja 1,37 bar:
574767

Show de bola, agora mais tranquilo com as leituras...

A de vocês, estão rodando com quais pressões?

Valeu!
Abraço!

titanium
13/11/2020, 09:09
Que alegria !! Que rufem os tambores para acompanhar mais um curso de como cuidar da Band....

Ela ta com jeitão de maldosa.... ta bem legal!!!

Grande Abel!!

Pois é, ta com cara de Ursa mesmo... grande e com cara de braba! rsrsrs

Bom vê-lo no tópico!
Vamo que vamo!

Valeu!
Abraço!

Aristides Jr
20/11/2020, 10:05
Olá Titanium!

O meu Jeep 51 dá solavanco se atropelar uma formiga...

Na verdade esta questão de balançar e pular, é característica destes veículos, não existe nada muito efetivo para melhorar.

Lí que está com jumelo confort somente atras! Experimenta instalar na frente também, melhora um pouco! (Mas só um pouco!).

Abraço Aristides Júnior

titanium
20/11/2020, 14:28
Salve Aristides!

Tudo firme??

Pois é... não tem muito o que fazer mesmo não... aliás, até tem... mas jamais vai virar uma Land 110 em termos de conforto.

Bom, mas o que pretendo fazer em breve é diminuir os pneus, os jumelos e, quem sabe, um feixe do molejo... ainda analisando isso... E, na linha do que você sugeriu, instalar o Confort na dianteira também!

Acho que vai dar um bom resultado!
:D

Valeu!
Abraço!

hercilio.neto
22/11/2020, 09:23
Aí sim Daniel.
A Ursa é linda e tem uma ótima configuração.
A foto do cofre do motor é um espetáculo.
Parabens pela aquisição, amigo.
Que a Ursa traga muitas alegrias e aventuras para a sua família.

titanium
23/11/2020, 20:55
Aí sim Daniel.
A Ursa é linda e tem uma ótima configuração.
A foto do cofre do motor é um espetáculo.
Parabens pela aquisição, amigo.
Que a Ursa traga muitas alegrias e aventuras para a sua família.

Grande Hercílio, obrigado por bater o ponto no tópico!
Sua presença, juntamente com os amigos que já se apresentaram, enriquece demais o tópico!

O cofre ta organizado mesmo.

Estou sentindo o pedal do acelerador muito pesado... vou ver se troco a mola...

Valeu!
Vamo que vamo!

Abraço!

titanium
26/11/2020, 22:53
Primeiro passeio, hoje, um teste de roteiro traçado por visão Satélite para tentar chegar à beira de um córrego.
Não conseguimos, mas o lugar é lindo! Valeu a pena!

574987
574988
574989

Aristides Jr
27/11/2020, 09:22
Olá titanium!

Muito bonita a paisagem!
Como ela se comportou neste passeio inaugural?
Aristides Júnior

titanium
29/11/2020, 06:39
Olá titanium!

Muito bonita a paisagem!
Como ela se comportou neste passeio inaugural?
Aristides Júnior

Olá Aristides!

Dois sentimentos vieram: Preocupação e Satisfação.

Preocupação: os pneus 35" na estrada deixaram o carro meio "molengão", talvez por conta dos jumelos mais altos na traseira e do excesso de borracha (altura do pneu, afinal usa aro 15").

Satisfação: os mesmos 35" na estradinha de terra proporcionaram mais conforto no rodar...

Dúvida cruel, heim!?
rsrsr

Mas como nosso foco são viagens, realmente não tem jeito de ficar com os kichutes maiores. Preciso de uns menores.
Mesmo porque ela é alongada 12x35... então com 35" ela fica mais longa ainda!
De 4a marcha fica a 1.000 rpm a 80 km/h... rsrsrs

E o conjunto fica muito pesado para o motor empurrar com "folga". Empurra, mas percebo que se ele tivesse mais folga, responderia melhor em retomadas.

É isso aí.
Foi bom o passeio e ela se comportou bem, no geral.

Agora providenciar os kichutes novos.

Valeu!
Abraço!

Rodrigo-ce
29/11/2020, 22:28
Primeiro passeio, hoje, um teste de roteiro traçado por visão Satélite para tentar chegar à beira de um córrego.
Não conseguimos, mas o lugar é lindo! Valeu a pena!

574987
574988
574989

Muito bonita esta band cor de terra e com uma excelente configuração.

Maggion
30/11/2020, 08:30
Olá Aristides!

Dois sentimentos vieram: Preocupação e Satisfação.

Preocupação: os pneus 35" na estrada deixaram o carro meio "molengão", talvez por conta dos jumelos mais altos na traseira e do excesso de borracha (altura do pneu, afinal usa aro 15").

Satisfação: os mesmos 35" na estradinha de terra proporcionaram mais conforto no rodar...

Dúvida cruel, heim!?
rsrsr

Mas como nosso foco são viagens, realmente não tem jeito de ficar com os kichutes maiores. Preciso de uns menores.
Mesmo porque ela é alongada 12x35... então com 35" ela fica mais longa ainda!
De 4a marcha fica a 1.000 rpm a 80 km/h... rsrsrs

E o conjunto fica muito pesado para o motor empurrar com "folga". Empurra, mas percebo que se ele tivesse mais folga, responderia melhor em retomadas.

É isso aí.
Foi bom o passeio e ela se comportou bem, no geral.

Agora providenciar os kichutes novos.

Valeu!
Abraço!

Bom dia Titanium.

Tem um tópico no fórum que pode te guia na busca pelos "kichutes" ideais.

Já citaram esse tópico muitas vezes.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/110041-calculadora-de-medidas-bem-bacana.html

pode ser um bom parâmetro p decidir a medida dos próximos pneus

titanium
03/12/2020, 21:22
Muito bonita esta band cor de terra e com uma excelente configuração.

Grande Rodrigo, obrigado meu amigo!
Eu também gostei muito da cor e especialmente da configuração mecânica!

Mecanicamente falando, acho que só os pneus menores (sendo que pneu nem é "mecânica em si") e um guincho faltam nela.

Valeu!
Abraço!

titanium
03/12/2020, 21:24
Bom dia Titanium.

Tem um tópico no fórum que pode te guia na busca pelos "kichutes" ideais.

Já citaram esse tópico muitas vezes.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/110041-calculadora-de-medidas-bem-bacana.html

pode ser um bom parâmetro p decidir a medida dos próximos pneus

Grande Maggion!

Pois é... essa calculadora é muito boa mesmo!
Outro ponto interessante é aquela planilha intitulada "Velotoyota.xls", que calcula a relação final (e velocidade/RPM) a depender dos pneus.

Essa eu sempre perco no PC e sempre tenho que caçar online aqui no forum!
Viva o forum!

Mas vou consultar também bastante esse link que você passou para ver outras opções de pneus fora do padrão.

Valeu!
Abraço!

Paulo André BR
04/12/2020, 08:22
Grande Maggion!

Pois é... essa calculadora é muito boa mesmo!
Outro ponto interessante é aquela planilha intitulada "Velotoyota.xls", que calcula a relação final (e velocidade/RPM) a depender dos pneus.

Essa eu sempre perco no PC e sempre tenho que caçar online aqui no forum!
Viva o forum!

Mas vou consultar também bastante esse link que você passou para ver outras opções de pneus fora do padrão.

Valeu!
Abraço!

Aproveitando o tema, já usei muito essa tabela dos nossos colegas do "PicapesGM" (aliás a primeira vez foi em 2003!):

PicapesGM WebSite - Dica (http://www.picapesgm.com.br/dicas/calculoMarchas.php)

De início ela parece ser um pouco mais chatinha pois exige mais informação, porém fica mais completa pois coloca as relações de marchas, assim consegue um relatório mais interessante que apenas uma velocidade final.
A cada preenchimento de informações, dê um print da tela para poder comparar.

T+

titanium
04/12/2020, 13:25
Ótima referência Paulo!!

Vou tentar usar ela também!
Confesso que estou inclinado a colocar 265/75r16.. ou 33"

Valeu!
Abraço!

Fernando608
20/02/2021, 19:09
ótima aquisição. Agora se você tiver um link do que foi feito na sua land rover defender110 ( entre adaptações e passeios) posta aqui porque gosto de Bandeirante, mas tenho um carinho pelas Lands também. Gosto de aprender sobre os dois veículos

ALVARO ANGELO
21/02/2021, 09:43
Ótima referência Paulo!!

Vou tentar usar ela também!
Confesso que estou inclinado a colocar 265/75r16.. ou 33"

Valeu!
Abraço!

Olá Titanium !!!
Fiquei um tempo sem entrar no fórum e ao voltar tive a grata surpresa de ver você também fazendo um retorno...para as BANDS !!!
Parabéns pela aquisição !!! Meu palpite sobre pneus : consegui achar BF 32" , não precisei alterar nada na viatura e foi o que mais me agradou até hoje.
Abraço
Alvaro Angelo

titanium
21/02/2021, 13:21
ótima aquisição. Agora se você tiver um link do que foi feito na sua land rover defender110 ( entre adaptações e passeios) posta aqui porque gosto de Bandeirante, mas tenho um carinho pelas Lands também. Gosto de aprender sobre os dois veículos

Grande Fernando!

Então... a Defender é um carro muito bacana.. trocamos nossa 2ª Band (a Maria, Ex- Band do Valeriano aqui do Fórum) pela Defender..

Fiz essa troca porque a Defender tinha 4 portas e foi bem a época nosso bebê nasceu...

Não cheguei a fazer nenhum passeio ou viagem grande com ela não.
Fui a SP buscar um trailer, mas tanto o trailer quanto a Def se foram e eu não publiquei nada dela.
rsrsrs

Mas fiz uma baita revisão básica nela.
Hoje foi para um amigo Toyoteiro do DF e eu peguei a Band dele.

A Band tem meia tonelada de coisa pra faze (especialmente em lata)...
Mas me sinto mais realizado com a Band do que com a Def.

Sabe como é né... Band treme, pula, chove mais dentro que fora, vive quebrando detalhezinho, está cada vez mais difícil de peças....... MAS eu gosto.
rsrsrs

Agora, quem tem uma quedinha pela Defender deve experimentar.
São carros compatíveis em termos de custo de manutenção.
Mas as Defenders são mais adequadas para estrada.... Até no uso urbano são melhores.
É mais perto de um suv moderno do que as Bands, ,mas ainda tem aquela áurea de jipe.

Se você gosta, recomendo experimentar uma Def.
E compre logo, os preços estão só aumentando!

Abraço

titanium
21/02/2021, 13:27
Olá Titanium !!!
Fiquei um tempo sem entrar no fórum e ao voltar tive a grata surpresa de ver você também fazendo um retorno...para as BANDS !!!
Parabéns pela aquisição !!! Meu palpite sobre pneus : consegui achar BF 32" , não precisei alterar nada na viatura e foi o que mais me agradou até hoje.
Abraço
Alvaro Angelo

Grande Alvaro!!

Valeu meu amigo!

Então... a ideia é tirar os 35" e colocar 235/85r16.
Já estou providenciando esse conjunto.
Ele fica com 31,6", mas não força tanto o conjunto mecânico.

Provavelmente irei vender o conjunto de 35" porque não faz sentido mantê-los. Não fazemos trilhas...
Nosso foco são passeios e viagens. Então acho que a Band mais baixinha e com esses pneus (que possuem a mesma altura dos 265/75r16 - os quais já usava nas 2 Bands anteriores) acho que fica show.

Um amigo de SP está usando e está adorando...

Sobre os 32, eu até pesquisei eles viu!
Mas ta difícil encontrar os danados...
Fico com medo de, em uma viagem, estourar os pneus e eu ficar sem encontrar um de reposição depois.
Mesmo na internet, por esses tempos, procurei e não achei opções interessantes. Sem contar o preço, que fica mais elevado.

33" também acho muito caro e pouco útil para o que pretendemos para o possante.

Mas é isso meu amigo! Valeu!
Abraço!

titanium
21/02/2021, 19:01
Algumas fotos do cockpit, passeando por aí...
575578575579575580575581

titanium
30/03/2021, 08:51
É... quem não tem pickup se vira com o bagageiro da Band.. rsrsrs

Pensa na alegria dos caras da loja quando eu disse que era pra carregar em cima da Band!
rsrsrs

Se divertiram!

Dá-lhe Ursa!

575917

altairemiliano
30/03/2021, 09:31
ai sim ... bela foto :palmas:

As pessoas gostam e se divertem quando quebram totalmente a rotina ... nunca imaginaram colocar um pallet em cima de um carro ainda mais com uma empilhadeira e subindo no teto .... :karate:

Aristides Jr
30/03/2021, 09:34
Muito bom!

Desafio alguém a fazer isso com uma Hilux... Ah!Ah!Ah.

Brutalidade é para isso!

Aristides Júnior

titanium
31/03/2021, 07:10
ai sim ... bela foto :palmas:

As pessoas gostam e se divertem quando quebram totalmente a rotina ... nunca imaginaram colocar um pallet em cima de um carro ainda mais com uma empilhadeira e subindo no teto .... :karate:

kkkkkk

Exatamente isso que ocorreu, meu amigo Altair!

Eles ficaram surpresos e se divertiram com a situação. Subiram e desceram no teto pela empilhadeira... foi bem lúdico! rsrs

Valeu!
Abraço!

titanium
31/03/2021, 07:15
Muito bom!

Desafio alguém a fazer isso com uma Hilux... Ah!Ah!Ah.

Brutalidade é para isso!

Aristides Júnior

rsrsrsrs

Salve salve Aristides!

Pois é meu amigo, a Band é um jipão muito bruto!

Quer ver outra coisa legal!?
Esses dias fomos visitar um lote do meu cunhado.
Ele fica cercado pelo muro do condomínio e o muro é alto.

Depois do muro fica um belíssimo Vale, chamado Vale do ribeirão Taboca e Taboquinha, mas de pé dentro do lote não dava para ver.

Aí disse... sobe no teto da Band pra ver a vista.

Rapaz, não deu 2 minutos tinha 4 pessoas no teto, curtindo a paisagem...

Isso só carros brutos assim permite.. esses carrinhos de shopping ou "bonitinhos" ninguém quer subir, senão amassa, arranha, etc.

rsrs

Viva a Ursa!

Valeu!
Abraço!

titanium
01/04/2021, 21:30
Escolhi os 235/85r16 porque queria experimentar uma medida nova.. as Bands anteriores usei 265/75r16, que tem quase o mesmo tamanho (265 te 31,6" e o 235 tem 31,7")

Outro fator: as rodas escolhidas são as originais, fininhas, de 6". Aí o 265 é recomendado montar a partir da tala 7".

Foto do 235/85r16 na roda Branca!
575952

Fotos durante o processo!

Observem a enorme diferença entre o pneu 35" e o 235/85!
575953

Foto do ANTES e depois:
575954575955

Sinceramente, gostei muito do resultado.
Ok, o pneu é bem fininho, parece uma bicicleta! kkkkk...
Deu uma "emagrecida" na Ursa... mas ficou excelente!
575956

Considerações finais:
- Valeu a pena a troca!
- Os pneus GT Radial Mud possuem boa construção.
- Pneus projetados na Corea (se não me engano) e fabricados na China.
- A Band ficou mais solta. Tem 10 km/h de diferença na velocidade, em mesma RPM.
- A Ursa tem relação 12x35, então com essa medida de pneus ficou uma delícia de andar na cidade e boa na estrada até uns 110 km/h de cruzeiro (RPM ainda fica baixa)! Ótimo!
- O carro está MUITO mais "Na Mão"! Melhorou 90% a estabilidade da viatura e até o conforto!...
- Agora retirar 1 lâmina de cada feixe, pois ainda está muito dura e instalar os Jumelos Confort de 9cm (tamanho original) na dianteira e traseira!
- Para subir e descer da Band agora ta uma Maravilha!! heheheh :D

Aí acho que ficará TOP!

Ah! O Jumelo Confort estou querendo travar ele no meio, como um Jumelo H... alguém já fez isso??? Alguma sugestão ou recomendação?

Abraço

titanium
06/01/2022, 13:08
Aqui em casa os carros também tem que ter utilizados para um propósito: ajudar!

Distribuição de alimentos.
577989
577990

titanium
06/01/2022, 13:13
Preparação para viagem de julho/2021.

1 - Troca de óleo do motor;
2 - Instalação dos Jumelos Confort 9cm na dianteira e traseira (no eixo traseiro já tinham os de 13cm);
3 - Durante a instalação dos jumelos constatou-se que a espiga do cardã traseiro estava empenada, impedindo o eixo de retornar á altura adequada. Reparo do cardã traseiro, balanceamento.

Vamos às fotos:

- Trocando óleos e filtros:
577991

- Usando óleo Mobil 15w40 mineral:
577992

- Serviço nos jumelos:
577993

- Espiga torta:
577994

- Balanceando o cardã:
577995577996577997

titanium
06/01/2022, 13:22
Passeio de julho/2021 - SERRAS GERAIS - Aurora do Tocantins - Bandeirante puxando trailer KC450.

Optamos por viajar de Ursa porque eu havia iniciado a revisão da Chumbinho e porque a ideia era explorar a região de Aurora do Tocantins, como não sabíamos como eram as estradas, Band era mais adequada à empreita:

- Na saída:
577998

- Na ida fizemos Brasília - Chapada dos Veadeiros. Pernoitamos e no dia seguinte seguimos para Aurora do Tocantins.
578000

- Na estrada principal para os atrativos de Aurora:
577999

- Vejam a transparência da água! Na primeira foto, o chão do rio bege é a areia do fundo, a água de tão transparente que é parece não existir... 2ª e 3ª fotos são na Praia do Puçá, diga-se de passagem, O MELHOR atrativo de Aurora do Tocantins!
578001578002578004

- Na volta, paramos novamente na Chapada dos Veadeiros, em outro camping.
578003

Pensa numa viagem que valeu a pena!!!
Na chapada dos veadeiros estava muito frio, então ir de trailer foi muito interessante para manutenção da temperatura e, claro, pela questão de ainda estarmos em pandemia (segurança sanitária).

titanium
06/01/2022, 13:28
Breve relato sobre o conforto dos jumelos confort de 9cm:

A Ursa já estava com jumelos confort na traseira. Eram os jumelos mais altos (12cm se não me engano). Na dianteira jumelos convencionais, ligeiramente mais altos também.

Não estava me agradando o "rodar" da Ursa.. estava desajeitado demais, pulando demais.

Talvez por conta dos pneus maiores, o antigo dono havia colocado +1 feixe de mola em cada molejo!
Credo!

O serviço feito foi a instalação dos jumelos menores e a retirada das lâminas adicionais.
O CARRO FICOU OUTRO!!!

Muito, muito mais confortável!

Agora sim a suspensão trabalha como deveria.
O fato de ter retirado as lâminas adicionais permitiram o conjunto flexionar melhor, quase como uma mola helicoidal.
Os jumelos confort facilitam esse trabalho dos molejos e absorve muito melhor as vibrações em estrada de terra.

Claro, continua sendo um carro com feixes de mola, ou seja, a suspensão não copia as irregularidades como uma suspensão helicoidal, MAS MELHORA MUITO A BAND!!!

Eu recomendo a substituição!

titanium
12/07/2022, 22:12
Registro: Óleo do motor substituído final de junho.
Utilizei óleo MOBIL.
E, como sempre, filtros de motor e diesel substituídos. (marca TECFIL, muito boa!)
Filtro de ar limpinho! Já havia substituído da anterior, então nessa não troquei.
Trocarei na próxima.

ALVARO ANGELO
13/07/2022, 07:26
Breve relato sobre o conforto dos jumelos confort de 9cm:

A Ursa já estava com jumelos confort na traseira. Eram os jumelos mais altos (12cm se não me engano). Na dianteira jumelos convencionais, ligeiramente mais altos também.

Não estava me agradando o "rodar" da Ursa.. estava desajeitado demais, pulando demais.

Talvez por conta dos pneus maiores, o antigo dono havia colocado +1 feixe de mola em cada molejo!
Credo!

O serviço feito foi a instalação dos jumelos menores e a retirada das lâminas adicionais.
O CARRO FICOU OUTRO!!!

Muito, muito mais confortável!

Bom dia, colega. Você anda meio sumido.
Coloquei também os jumelos confort (13 cms) na cabine dupla. Melhorou o conforto, porém achei que se inclina mais nas curvas. Acontece o mesmo com vocÊ?
Abs
Alvaro Angelo

Agora sim a suspensão trabalha como deveria.
O fato de ter retirado as lâminas adicionais permitiram o conjunto flexionar melhor, quase como uma mola helicoidal.
Os jumelos confort facilitam esse trabalho dos molejos e absorve muito melhor as vibrações em estrada de terra.

Claro, continua sendo um carro com feixes de mola, ou seja, a suspensão não copia as irregularidades como uma suspensão helicoidal, MAS MELHORA MUITO A BAND!!!

Eu recomendo a substituição!

Coloquei também os jumelos confort (13 cms) na cabine dupla. Melhorou o conforto, porém achei que se inclina mais nas curvas. Acontece o mesmo com vocÊ?
Abs
Alvaro Angelo

titanium
14/07/2022, 06:00
Abs
Alvaro Angelo

Grande ALVARO!
Sim, concordo! Inclina mais nas curvas sim, o jeito é instalar uma barra estabilizadora ou maneirar nas curvas (que é o que eu faço).
Mas ainda sinto que compensa demais os jumelos!

ALVARO ANGELO
15/07/2022, 18:55
[QUOTE=titanium;2550165]Grande ALVARO!
Sim, concordo! Inclina mais nas curvas sim, o jeito é instalar uma barra estabilizadora ou maneirar nas curvas (que é o que eu faço).
Mas ainda sinto que compensa demais os jumelos![/Q

Olá Colega
Concordo com você. Melhora bem nas costeletas de vaca. Mas achei a inclinação um pouco perigosa nas curvas. Além disso a band ficou um pouco alta para entrar. Assim decidir passar dos treze centímetros para os nove centímetros que estão mais perto dos originais.
É sempre bom trocar ideias com você, que é sensato, criativo, e acima de tudo tem experiência com Band.
É pena que o site está muito enfraquecido com a saída de alguns colegas mais colaborativos.
Continua em Brasília ?
Abs
Alvaro Angelo

titanium
16/07/2022, 06:52
[QUOTE=titanium;2550165]Grande ALVARO!
Mas ainda sinto que compensa demais os jumelos![/Q

Olá Colega
Concordo com você. Melhora bem nas costeletas de vaca. Mas achei a inclinação um pouco perigosa nas curvas. Além disso a band ficou um pouco alta para entrar. Assim decidir passar dos treze centímetros para os nove centímetros que estão mais perto dos originais.
É sempre bom trocar ideias com você, que é sensato, criativo, e acima de tudo tem experiência com Band.
É pena que o site está muito enfraquecido com a saída de alguns colegas mais colaborativos.
Continua em Brasília ?
Abs
Alvaro Angelo

Olá Alvaro!

Concordo, fica mais chato na curva!
Você optou pelos 13 cm inicialmente... era o que tinha na Ursa e fiz justamente o movimento de diminuir.
Eu acho muito melhor no tamanho original pelo aspecto funcional. Pelo aspecto visual o mais alto fica melhor mesmo.

Agora fica bem-vindo uma barra estabilizadora heim!!

Positivo, em Brasília!
E bem preocupado com os rumos desse fórum! A turma toda saiu..

Mas é isso, ainda tem uns poucos que "resistem", como nós, que vai mantendo informações que ajudam o próximo.

Forte abraço!

titanium
08/09/2022, 22:32
Registrando:
Feita a substituição do óleo de motor com o Texaco URSA (!!!), especificação CI-4, o mesmo que usarei na Chumbinho, conforme post:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/147905-land-rover-discovery-ii-td5-automatica-chumbinho-43.html#post2550150

O óleo foi substituído em julho/2022, juntamente com filtros de Diesel, de Ar e de Óleo.

...

Também comprei a Correia "de acessórios" (que toca bomba de DH). Marca Continental.

...

Preciso substituir o Hidrovácuo.

...

No mais, Ursa segue rodando firme e forte, confiável como sempre.

titanium
06/04/2023, 20:52
Final do ano passado a embreagem da band estava estranha...
Achei que era a hora de trocar o Kit, apesar de o motor ter sido feito, não sabia se a embreagem havia sido trocada.

Então em dezembro parei o carro para fazer Embreagem e sistema de Freio completos.

Comprei as peças e encostei para revisão.

EMBREAGEM
Não era o kit, era só o atuador que afrouxou e precisava de regulagem. Kit sobressalente está guardado.

FREIOS
Hidrovácuo e Cilindro mestre revisados com kit original TRW na melhor casa de freios de Brasília. Ficou espetacular.
Troquei todo o fluído da linha. Utilizei fluído DOT4 da Bosch, ORIGINAL... Tirei todo o fluído velho e coloquei Novo. Ficou muito bom.

580409

titanium
17/04/2023, 23:11
Revisão feita há 2 meses no sistema de embreagem.
E há 1 semana todo o sistema de freios revisado: hidrovácuo, cilindro mestre, troca de todo o fluído.

Segue firme.

ecdec
10/05/2023, 18:55
Olá, pessoal.

Sobre os jumelos confort, tenho instalado os de 13cm, mas estou querendo voltar para altura original da Band que é de 9cm. Tenho rodado muito na cidade. Além disso ela está com a traseira um pouco arriada, talvez eu troque pelo menos os dianteiros para corrigir isso.

Uma modificação que gostaria de fazer na minha é a retirada dos quebra-ventos das portas. Você sabe me dizer como você fez?

titanium
01/10/2024, 19:35
Olá, pessoal.

Sobre os jumelos confort, tenho instalado os de 13cm, mas estou querendo voltar para altura original da Band que é de 9cm. Tenho rodado muito na cidade. Além disso ela está com a traseira um pouco arriada, talvez eu troque pelo menos os dianteiros para corrigir isso.

Uma modificação que gostaria de fazer na minha é a retirada dos quebra-ventos das portas. Você sabe me dizer como você fez?

Eita, só vi agora.
mas aí fica para registro:
Vidro Eletrico na Band (https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/9854-vidro-eletrico-na-band.html)

titanium
01/10/2024, 19:36
Registrando manutenção:
Hoje troquei a correia do alternador.
Correia 13x1300

A correia da DH já tinha trocado ano passado, é a 13x1400.