PDA

Ver Versão Completa : Engesa+areia e ferrugem



Carlos Kida
02/02/2004, 21:51
Salve Engeseiros
To quase fechando negocio em um engesa :D :D :D O problema é que ele tem varios pontos de ferrugem nas laterais e chassis :( . Parece que ele ficou um bom tempo no litoral, andando em dunas . Sei que areia e rolamentos não combinam, muito menos lata e agua salgada :? ... qual seria o tratamento para deter a ferrugem e elimina-la ? e o que pode se danificar em um carro que andou muito em dunas de areia ??

Pedro
03/02/2004, 00:08
Oi Carlos,
Ferrugem em ENGESA é de f*@er!!!
A lataria da carroceria do bicho é dupla e em alguns lugares tripla. Até aí tudo bem, mas o problema é que a ferrugem que se vê do lado de fora é a ponta do iceberg.
E aí vão muitas latinhas e tempo para recuperar o veículo. Falo isso por experiência própria: Meu Engesão já está a 5 meses na funeca e a lataria foi refeita praticamente uns 70%, sendo que a primeira vista eram alguns pontos que precisavam de manutenção. Para fazer o serviço bem feito tem que se fabricar as chapas(corte e dobra) e de um artista funileiro para juntar tudo, colocando toda a estrutura do assoalho como se deve.
Quanto ao chassi, verifique se a ferrugem não é apenas superficial. Se for, o tratamento é mais fácil(raspagem, tratamento e pintura). Se já causou danos na longarina(nunca ví isto em Engesas) acho que é melhor perder do que achar.
Quanto aos rolamentos, uma boa limpeza (ou melhor, lavagem)neles e graxa nova, aproveitando para trocar os já apresentam folgas.
Seguem fotos do "Preto que é Azul" antes e durante a reforma...
[]'s

Valdir
03/02/2004, 14:47
Salve Engeseiros
To quase fechando negocio em um engesa :D :D :D O problema é que ele tem varios pontos de ferrugem nas laterais e chassis :( . Parece que ele ficou um bom tempo no litoral, andando em dunas . Sei que areia e rolamentos não combinam, muito menos lata e agua salgada :? ... qual seria o tratamento para deter a ferrugem e elimina-la ? e o que pode se danificar em um carro que andou muito em dunas de areia ??

qual seria o tratamento para deter a ferrugem e elimina-la ?
arranca a carroceria e de um jato de areia!!
toda merda vai aparecer.
no meu tinha um ponto de ferrugem, no lado do passageiro; durante o jato foi ficando maior,maior,maior... coloquei nova chapa.
não sei o motivo mas no Engesa embaixo das portas do lado externo sempre existe ferrugem enrustida !! de uma olhada e passe um imã.
de resto é como o Pedro falou !!!

Eduardo Chaves
03/02/2004, 15:22
Pedro,

Quanto estás gastando nessa brincadeira ? Funilaria + Pintura...

[]'s...

Pedro
03/02/2004, 18:32
Oi Edu,
Tive orçamentos de 1k até 7k e acabei acertando(ou errando) por 3k.
Tinha a opção da carroceria de fibra, mas não quiz ser cobaia, ainda mais por 4,5k.
Amanhã(04/02) iniciam a pintura....depois tem que refazer o chicote e instalar a nova capota de fibra.
[]'s

Beto
03/02/2004, 19:06
Beleza, qto. vc. esta pagando por essa engesa? Qual o ano? Pois tenho uma e estou para encostar ela p/ pintala e trocar a mecanica. Mas estou meio sem grana, dependendo podemos até algum negocio.

Carlos Kida
03/02/2004, 21:51
Valeu pessoal ...otimas dicas , este forum funciona mesmo...

Estou comprando por 17,5K latas e esta com 6cc + Dir Hidr(falhando) + Rancho + pneu fim de vida + muita ferrugem .

Outro ponto ruim é que o motor não é original e acho que não esta regularizado...sei que posso me dar mal mas estou averiguando com um despachante as implicações . Alguem aí já sofreu com isto de não estar com o motor original e ser parado/inspecionado ?? Será que dá galho ?? Se for um diesel eu até entendo....mas um 4100 ??Afinal não é todo mundo que quer um 6cc alcool pra rodar fazendo 4Km/l por aí .

Beto : Quanto voce esta pedindo no seu? voce poderia dar uma breve descrição? Talves fotos ?

valeu a camaradagem !!! :D

Luiz Claudio
04/02/2004, 00:12
Alguem aí já sofreu com isto de não estar com o motor original e ser parado/inspecionado ?? .


Fala Carlos,

Jipes com motor a álcool ou gasolina dificilmente são alvos desse tipo de inspeção pela polícia rodoviária, mas mesmo assim eu não arriscaria.

Já nos jipes com motorização diesel isso complica um pouco. Eu particularmente nunca sofri com esse tipo de vistoria, mas sei de muita gente que sim.

Se a pessoa que está te vendendo o Engesa tiver a nota fiscal do motor, acho que não tem maiores problemas pra regularizar. Verifique com seu despachante todos os detalhes e faça um negócio conciente.

[]'s
:D :D :D

Carlos Kida
04/02/2004, 22:26
Ola Luis

Acharam a nota fiscal da engesa para o primeiro dono e consta que o motor 6cc é original ....estranho mas vou checar :wink: .
Pelo que entendi o Barão Vermelho é diesel ...valeu a pena a transformação pesando os pros e contras ? Acho que ficou com um risco maior para roubo por outro lado tem motor e torque pra vida toda ..... :wink:

Um abraço :D

Carlos

Valdir
05/02/2004, 08:26
Oi Edu,
Tive orçamentos de 1k até 7k e acabei acertando(ou errando) por 3k.
Tinha a opção da carroceria de fibra, mas não quiz ser cobaia, ainda mais por 4,5k.
Amanhã(04/02) iniciam a pintura....depois tem que refazer o chicote e instalar a nova capota de fibra.
[]'s

Pedro esse "k" é de caralho ??
Por esse preço esta incluso uma mão de pedra no fundo do lado externo ?
E a tinta é PU ? Se for é interessante não pegar barro apos 30 dias pois pode manchar !!
É interessante dar uma mão de prime antes da tinta final !!
abraço tomando brahma !!

Luiz Claudio
05/02/2004, 15:14
Pelo que entendi o Barão Vermelho é diesel ...valeu a pena a transformação pesando os pros e contras ? Acho que ficou com um risco maior para roubo por outro lado tem motor e torque pra vida toda .....

Carlos,

Eu já comprei o Barão Vermelho assim, quem fez todas as alterações foi o antigo proprietário. Ele já veio com motor diesel (14B) e com câmbio e reduzida da Toyota. Ficou show de bola!!!
Quanto a preocupação de roubo ou furto, até onde eu sei, o Engesa não é um carro muito visado pelos gatunos.
Mesmo assim eu tomo todos os cuidados necessários. Segurança nunca é demais!!!

[]'s...
:D :D :D

haundrich
24/02/2004, 09:12
Pessoal

Quanto essa questão ferrugem, uma coisa me deixou preocupado:

Quando o Ursus veio, havia furos de fixação para os bancos dianteiros sobre aquela tubular que atravessa de uma porta até a porta do outro lado. Acho que vocês chamam aquilo de longarina também.

Pergunto:
1. É normal furar sobre essa estrutura para fixar bancos? Na minha opnião, jamais poderia se furar ali. Tinha furar somente na chapa do assoalho.

2. Quero tampar esses furos, que passam de fora a fora nesta estrutura, de modo a evitar ferrugem. Adianta fazer alguma coisa depois de aberto? Tem tratamento interno para isso?

[ ]'s sonhando com um engesa de fibra ou de inox...
Flávio