PDA

Ver Versão Completa : Atacama Agosto/setembro 2021

tioeve
18/09/2020, 21:01
Boa noite, farei a viagem a SPA entre agosto e setembro de 2021, não tenho data estabelecida nem rota.
Gostaria da ajuda de vocês para melhor definir por onde ir e onde ficar.
E se alguém estiver afim de se juntar a mim será muito bem vindo.
Meu ponto de partida será da cidade de Caxias do Sul RS.
Tenho um pouco de receio sobre se meu carro da conta dessa viagem, tenho uma Ranger 2.8 2003.
Esse ano sai de Caxias até Recife e foi tudo tranquilo, rodei um pouco mais de 8mil km sem apresentar nenhum problema.
Agora minha duvida é sobre a altitude?

Desde já agradeço:

ivancgbsb
19/09/2020, 07:00
Bom dia TioEve.
Fui algumas vezes ao Atacama saindo de Brasília.
Tenho alguma coisa aqui: Atacama - Viagens - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/atacama)
A Ranger é um carro que existe lá, então se der algum problema não deve ser difícil encontrar solução.
Você pode até verificar com antecedência onde tem autorizadas Ford.
Veja a figura anexa.
Em relação a altitude, carros turbo sofrem bem menos, nunca tive problema em relação a isso.

geovanih
13/12/2020, 10:09
Olá!
Tua ranger é 4x4?
Não pensou em ir na Eduardo Avaroa?

Marcelo J Manente
20/12/2020, 10:05
Boa noite, farei a viagem a SPA entre agosto e setembro de 2021, não tenho data estabelecida nem rota.
Gostaria da ajuda de vocês para melhor definir por onde ir e onde ficar.
E se alguém estiver afim de se juntar a mim será muito bem vindo.
Meu ponto de partida será da cidade de Caxias do Sul RS.
Tenho um pouco de receio sobre se meu carro da conta dessa viagem, tenho uma Ranger 2.8 2003.
Esse ano sai de Caxias até Recife e foi tudo tranquilo, rodei um pouco mais de 8mil km sem apresentar nenhum problema.
Agora minha duvida é sobre a altitude?

Desde já agradeço:

Já que está indo ao Atacama e vai passar pelo norte da Argentina, vale conhecer Purmamarca na ida e na volta descer a ruta 40 até Cafayate (cidade dos vinhos no norte). Neste trecho vc terá muita aventura e passará na parte mais alta da estrada, a Abra del Acai a 4900 m. Muito visual e aventuras.
Além disso este trecho tem ainda a quebrada de las Flechas, maravilhoso visual.
Eu tive uma Ranger 2.5 e passei uma altitude de 3200 m entre Santiago do Chile e Mendoza com problemas de vazamento de água. A Ranger aguentou o tranco. Uma 2.8 em ótimas condições vai passar tranquilamente pela altitude. Só tem que ficar de olho no marcador e dar uma paradinha caso a temperatura suba demais.

Gabriel_Bertinatto
21/12/2020, 22:21
Boa Noite!

Estou iniciando o planejamento para a mesma viagem entre set e dez de 2021!
Estou na cidade ao lado da sua (Bento Gonçalves)
Podemos ir trocando figurinhas de dicas para a viagem!

afernandonm
30/01/2021, 00:18
Estive em SPA em julho de 2019 meu carro é um Troller 3.0 não tive problemas, apenas em 2 ocasiões que o carro teve dificuldade de ligar de manhã cedo por conta do frio e ar rarefeito. Mas depois que esquenta o motor, só alegria.
No caminho na Argentina tem vários lugares interessantes de se conhecer como Cafayate (vinhos muito bons e extremamente baratos) e o lugar é muito bonito também. Salta é uma cidade bonita. Purmamarca também muito bonita.

P@bl0
31/01/2021, 23:45
Já que está indo ao Atacama e vai passar pelo norte da Argentina, vale conhecer Purmamarca na ida e na volta descer a ruta 40 até Cafayate (cidade dos vinhos no norte). Neste trecho vc terá muita aventura e passará na parte mais alta da estrada, a Abra del Acai a 4900 m. Muito visual e aventuras.
Além disso este trecho tem ainda a quebrada de las Flechas, maravilhoso visual.
Eu tive uma Ranger 2.5 e passei uma altitude de 3200 m entre Santiago do Chile e Mendoza com problemas de vazamento de água. A Ranger aguentou o tranco. Uma 2.8 em ótimas condições vai passar tranquilamente pela altitude. Só tem que ficar de olho no marcador e dar uma paradinha caso a temperatura suba demais.

Também estou planejando ir até San Pedro de Atacama, mas em Dezembro de 2021 e sou de Caxias do Sul.
Estou planejando a rota, em pesquisas no Google Maps, vi que tem dois trajetos de Salta até o Atacama, um de 469 km e outro que de 594 km que passa por Purmamarca.

Esse trajeto de 469 km é o que pega a Ruta 40, certo?
Esse trajeto, alguém sabe me dizer se é todo asfaltado?

Porque vou com veículo de passeio e pelo que sei esse trajeto é complicado para carros de passeio.

Mas posso estar errado.

P@bl0
02/02/2021, 15:42
Boa Noite!

Estou iniciando o planejamento para a mesma viagem entre set e dez de 2021!
Estou na cidade ao lado da sua (Bento Gonçalves)
Podemos ir trocando figurinhas de dicas para a viagem!

Gabriel tu já tem um roteiro definido?

LuizPR
02/02/2021, 18:05
Pablo, o trajeto mais curto é o do Paso Sico. Apesar de eu não ter circulado por lá sei que há trechos em ripio. O trajeto por Purmamarca, que já fiz, é o mais longo e é totalmente asfaltado, pelo Paso Jama.

Os dois trajetos cruzam a Ruta 40, mas nenhum deles é por esta rodovia. Esta corre de Norte para o Sul, e você estará indo de Leste para Oeste. Pode fazer desvios e pegar a Ruta 40, mas não é o caminho normal.

Com carro de passeio entendo que ir pelo Paso Jama via Purmamarca é melhor.

Também estou planejando ir até San Pedro de Atacama, mas em Dezembro de 2021 e sou de Caxias do Sul.
Estou planejando a rota, em pesquisas no Google Maps, vi que tem dois trajetos de Salta até o Atacama, um de 469 km e outro que de 594 km que passa por Purmamarca.

Porque vou com veículo de passeio e pelo que sei esse trajeto é complicado para carros de passeio.

Mas posso estar errado.

Marcelo J Manente
02/02/2021, 21:40

Mas posso estar errado.

Como disse o colega, os dois trajetos cortam a ruta 40. Indo para o Chile pelo paso Sico vc tem 215 km de rípio na depois de San Antonio de los Cobres e no Chile desde (ou até, depende se indo ou voltando) a divisa é tudo asfaltado.
Sugiro na ida ir pelo Jama (todo de asfalto) e voltar pelo Sico. Assim vc pode conhecer dois caminhos diferentes.
A ruta 40 entre San Antonio de los Cobres (caminho do paso Sico) e Cafayate é predominantemente de terra (rípio) e pela Abra del Acay no verão é complicado. Passa por dentro de alguns rios e no verão costuma ter enchentes relâmpago por ali. É perigoso. Mas vc pode ir a Salta e de Salta para Cafayate pela estrada que passa pela quebrada de las conchas. Dizem ser muito bonito e esse caminho é todo asfaltado.

P@bl0
02/02/2021, 22:27
Fiz um roteiro, onde quis equilibrar a quilometragem. Pretendo curtir San Pedro de Atacam e suas atrações e ir até Tocopilla, conhecer o Oceano Pacífico. Pretendo chegar em San Pedro em 4 dias.
Estou pensando na volta em parar em cidades diferentes, ainda estou vendo isso.

Segue a rota que planejei até o momento.

Origem
Destino
km

Caxias do Sul - BRA
São Borja - BRA
598

São Borja - BRA
Roque Sáenz Peña - ARG
588

Roque Sáenz Peña - ARG
Salta - ARG
653

Salta - ARG
Atacama - CHL
598

Se tiverem sugestões vamos trocando ideias.

Smarcondes
03/02/2021, 09:00
Fiz um roteiro, onde quis equilibrar a quilometragem. Pretendo curtir San Pedro de Atacam e suas atrações e ir até Tocopilla, conhecer o Oceano Pacífico. Pretendo chegar em San Pedro em 4 dias.

Origem
Destino
km

Caxias do Sul - BRA
São Borja - BRA
598

São Borja - BRA
Roque Sáenz Peña - ARG
588

Roque Sáenz Peña - ARG
Salta - ARG
653

Salta - ARG
Atacama - CHL
598

Meus dois centavos: o trecho entre Salta e o Atacama é o mais bacana, e quanto mais próximo da Cordilheira você chega, mais lenta vai ficando a viagem - enquanto nos outros dias vc consegue fazer 600km em, sei lá, 7 horas, nesse dia você pode planejar bem mais que isso, pq a cada curva é um cenário diferente, é quase impossível não parar muito para fotos, etc.

Salta é uma cidade bem bacana para visitar, é bonita e tem uma estrutura muito boa, mas considere talvez dormir mais adiante, para que o trecho final até o Atacama seja menor e renda mais, assim você pode curtir cada pedacinho desse dia.

Enfim, não sei se ajudei ou baguncei, mas vale pensar nisso! :-)

Marcelo J Manente
03/02/2021, 11:28

Origem
Destino
km

Caxias do Sul - BRA
São Borja - BRA
598

São Borja - BRA
Roque Sáenz Peña - ARG
588

Roque Sáenz Peña - ARG
Salta - ARG
653

Salta - ARG
Atacama - CHL
598

Concordo com o colega Smarcondes.
Veja essa ideia:

Caxias a Ituzaingó
774

Ituzaingó a Toco Pozo
728

Toco Pozo a Purmamarca
430

Purmamarca a Atacama
411

Assim vc tem os dois primeiros dias, que são mais chatos e sem atrativos, passando mais rápido.
Os dois últimos uma quilometragem menor pois há mais coisa para se ver. E Purmamarca é linda, vale a pena chegar o mais cedo possível e curtir a cidade. Além disso a hospedagem na Argentina costuma ser mais barata que no Brasil.

Lembrando que entre Toco Pozo e Monte Quemado tem um trecho de estrada que é terrível, vc usa mais o acostamento que a estrada. Não sei como está hoje mas a 2 anos tinha 50 km terríveis. Média de 20 a 40 km/h no máximo. Mais que isso e arrisca a quebrar a viatura.

Marcelo J Manente
03/02/2021, 11:37
Em Purmamarca fiquei neste hotel:

Google Maps (https://www.google.com.br/maps/place/Hotel+Killari/@-23.747302,-65.5008824,19.81z/data=!4m19!1m13!4m12!1m6!1m2!1s0x945738f36d4ac981: 0x7f72ea82d8e78387!2sItuzaing%C3%B3,+Corrientes,+A rgentina!2m2!1d-56.6900782!2d-27.5884602!1m3!2m2!1d-63.6458827!2d-25.4956103!3e0!3m4!1s0x941b49b56b773a31:0x5a4ba8c2 1e4c3660!8m2!3d-23.7473447!4d-65.5008155)

Bom preço, quartos simples, porém bons e bem perto da praça central. Entretanto não tem estacionamento. O nosso carro ficou na frente do hotel.

LuizPR
03/02/2021, 16:20
Concordo com o colega. Chegue o mais cedo possível em Purmamarca e passe um tempo, nem que seja pouco, nesta simpática cidade.

[QUOTE=xexelo;2537022]Concordo com o colega Smarcondes.
E Purmamarca é linda, vale a pena chegar o mais cedo possível e curtir a cidade. Além disso a hospedagem na Argentina costuma ser mais barata que no Brasil.

Daniel Engelbrecht
23/04/2021, 00:20
Olá. Como está o planejamento dessa viagem?

titanium
29/04/2021, 22:13
Alguém tem notícias sobre acesso de viajantes Brasileiros à Argentina, de carro?

Miranda_MG
29/04/2021, 22:27
Fronteiras terrestres com o Brasil estão fechadas sem previsão de abertura. Voos do Brasil suspensos também. Outros viajantes têm que ficar de quarentena por 14 dias ao chegarem.

Abraço,

Miranda

Alguém tem notícias sobre acesso de viajantes Brasileiros à Argentina, de carro?

Glaicon
30/04/2021, 08:23
Quem abriu o tópico não voltou mais.
Mas, sobre sua pergunta, as fronteiras estão com diversas restrições, inclusive da Argentina.
Programações até o final deste ano poderão ser frustradas, infelizmente, seja para fronteiras terrestres ou mais distantes.
Ontem, inclusive, li matéria que brasileiros vacinados foram barrados nos aeroportos dos EUA, pois lá não estão reconhecendo a Coronav como vacina segura.
Imagina. Você viajar e ser preterido n´outro país.
Ou, mesmo que admitido ingressar no território, tenha que ficar 14 dias dentro de um quarto de hotel.
É muita raiva e frustração.
E isto não é impossível de acontecer nos países vizinhos.
Por isso, senhores, muita cautela nas suas agendas.
Mais seguro viajar pelo nosso país.:concordo:
Segue link sobre restrições nos EUA.
Vacinados com Coronavac seguem barrados nos EUA - Prisma - R7 Christina Lemos (https://noticias.r7.com/prisma/christina-lemos/vacinados-com-coronavac-seguem-barrados-nos-eua-29042021)