PDA

Ver Versão Completa : Frente hilux 2013 baixa

wnfilho
09/09/2020, 21:14
Sou proprietário de uma hilux 2013 3.0 e desde 0km está comigo. A frente dela sempre foi mais baixa que a traseira mas tenho a impressão que a minha esta mais baixa que o normal. Tenho reparado outras hilux na rua e algumas também estão com a frente baixa tipo a minha e outras estão mais altas, até parecendo lift, mas não é pois o dono de uma delas me disse que não fez nada de diferente a não ser trocar o amortecedor (não sabia a marca). Minha camionete tem 140.000km e há 2 anos atrás eu troquei os amortecedores originais pelos kayaba, mas mesmo antes da troca a camionete já era assim.
Minha pergunta é se vocês conhecem alguma marca de amortecedor que deixe ela um pouco mais alta. Não posso fazer lift pelo seguro.

Att

Sergio c
09/09/2020, 22:04
Pelo que sei os amortecedores são p amortecer os movimentos das balanças e eixos. Vc pode colocar um amortecedor de 1,99 ou um de 2000 mil Reais que a altura na dianteira ou traseira vai continuar a mesma, sendo que o amortecedor vai parar em abertura onde as molas param de ceder para baixo. Isso é problemas de molas-buchas ou balanças.

wnfilho
09/09/2020, 22:21
Pelo que sei os amortecedores são p amortecer os movimentos das balanças e eixos. Vc pode colocar um amortecedor de 1,99 ou um de 2000 mil Reais que a altura na dianteira ou traseira vai continuar a mesma, sendo que o amortecedor vai parar em abertura onde as molas param de ceder para baixo. Isso é problemas de molas-buchas ou balanças.

Você tem razão, não tinha pensado dessa forma. Até tinha pensado nas molas, mas são itens que geralmente demoram para dar problema...

Sergio c
10/09/2020, 09:00
Eu acho que as molas deram uma "cansada". P tirar essa dúvida, meça como está a altura das molas com sua camionete sem peso e meça tb as de outra camionete semelhante, sem peso e que vc note que está alinhada a frente e a traseira. Aí da p ter uma base.

wnfilho
10/09/2020, 12:15
Eu acho que as molas deram uma "cansada". P tirar essa dúvida, meça como está a altura das molas com sua camionete sem peso e meça tb as de outra camionete semelhante, sem peso e que vc note que está alinhada a frente e a traseira. Aí da p ter uma base.

Eu também acredito na "cansada". Eu vi uma hilux num picareta hoje e ela estava com a frente mais alta, não deu tempo de parar mas quando passar novamente por lá vou dar uma parada e ver qual a mola e a altura.

Sergio c
10/09/2020, 18:33
Isso aí, depois poste aqui o resultado. Um abraço.
Eu também acredito na "cansada". Eu vi uma hilux num picareta hoje e ela estava com a frente mais alta, não deu tempo de parar mas quando passar novamente por lá vou dar uma parada e ver qual a mola e a altura.

andrecaceres
15/10/2020, 02:56
Eu percebi a mesma situação na minha. Sei que isso vai mudar de carro pra carro por diversas variáveis (pneus, por exemplo), mas caso ajude, seguem as medidas do chão ao alargador de paralama, sem carga:

86 cm dianteira
93 cm traseira

574591574592

Encomendei um kit lift de 2" e espaçadores de roda de 38 mm (dianteira) 32 mm (traseira).
Quando instalar vou medir novamente para ver se sobe 5 cm por igual.

Renatopami
15/10/2020, 18:03
Curioso esse assunto...eu já reparei diversas vezes na rua,Hilux parada ao meu lado mais alta que a minha,que está com BFs...mas a minha é 2006 com rodas aro 15,deve ser isso...

Renatopami
15/10/2020, 18:05
Eu já vi num canal do YouTube sobre manutenção de civics antigos(Jotec),que os amortecedores Cofap são menores que os originais,que quando se montam o conjunto,acaba “espremendo “ o amortecedor e o carro fica ligeiramente mais baixo...mas vai saber né..rs

Renatopami
15/10/2020, 18:07
Gostou dos Kayaba? Mudou para melhor o comportamento em relação aos originais? O que está achando no geral?

andrecaceres
15/10/2020, 19:44
Eu já vi num canal do YouTube sobre manutenção de civics antigos(Jotec),que os amortecedores Cofap são menores que os originais,que quando se montam o conjunto,acaba “espremendo “ o amortecedor e o carro fica ligeiramente mais baixo...mas vai saber né..rs

Esse "espremendo" seria uma diminuição no curso do amortecedor?

Renatopami
15/10/2020, 23:27
Pelo o que entendi,sim....

Carter
16/10/2020, 07:42

O tamanho do amortecedor influencia o curso, mas dificilmente a altura do veículo em repouso no plano. Na suspensão tipo MacPherson a mola é comprimida pelo amortecedor, mas quando o conjunto é colocado no veículo, o peso do carro comprime ainda mais a mola. Caso não acontecesse, não haveria curso de extensão. Uma forma prática de ver isso é levantar uma das rodas dianteiras com o macaco, ela só sairá do chão após a extensão do amortecedor.

A perda de altura acontece por causa da perda de elasticidade das molas ou degastes das buchas, inclusive as buchas dos amortecedores, que costumam ser mais frágeis nos amortecedores paralelos.

andrecaceres
17/11/2020, 03:24
Minha encomenda chegou ontem, acho que levo a viatura ainda essa semana para instalar.
Curioso pra ver se consigo perceber diferença com esses jumelos (pickup comfort).

574913

andrecaceres
18/11/2020, 12:24
Apenas por termos de completeza do assunto do tópico, seguem as medias:

Antes do lift:
86 cm dianteira
93 cm traseira

Após o lift:
94 cm dianteira
97 cm traseira

Fotos "comparando" o antes e depois. Acho que ficou bem legal o resultado.

574932574933

andrecaceres
18/11/2020, 12:29
A propósito, esqueci de mencionar. Troquei os dois amortecedores traseiros também (um estava vazando um pouco de óleo). Coloquei novos da marca Monroe, acredito que essa marca é a mais próxima dos originais utilizados pela Toyota.
E uma coisa que não entendi é que o calço dianteiro é de 1,5" mas subiu 8 cm!
Deve ter alguma razão pra isso, mas sinceramente não entendi a mecânica por trás disso, mas ótimo kkkkkk

wnfilho
12/12/2020, 02:50
Gostou dos Kayaba? Mudou para melhor o comportamento em relação aos originais? O que está achando no geral?

Renato, não senti nenhuma diferença para o original. Estabilidade, conforto, tudo igual. Colocaria kayaba novamente.

Andre, ficou bonita tua camionete. A tua estava com quase a mesma altura da minha. Ela esta com 93cm na traseira e 87 na dianteira. Já pesquisei nos fóruns do mundo inteiro e todos tem essa mesma queixa, a frente mais baixa, nariz pra baixo. Lá fora o pessoal tem muito mais acesso a material de qualidade, peças de suspensão, etc.

vitorah
20/12/2020, 09:19
Renato, não senti nenhuma diferença para o original. Estabilidade, conforto, tudo igual. Colocaria kayaba novamente.

Andre, ficou bonita tua camionete. A tua estava com quase a mesma altura da minha. Ela esta com 93cm na traseira e 87 na dianteira. Já pesquisei nos fóruns do mundo inteiro e todos tem essa mesma queixa, a frente mais baixa, nariz pra baixo. Lá fora o pessoal tem muito mais acesso a material de qualidade, peças de suspensão, etc.

A frente das pickups em geral é mais baixa devido a serem feitas para carregar peso na traseira. Quando você carrega elas a frente vai igualar a traseira ou até mesmo ficar mais alta, se isso acontecer durante a noite, as luzes podem ficar altas e atrapalhar os outros motoristas pois vai parecer que você está com farol alto. Na minha coloquei calços de 2 pol na traseira e 1 pol na dianteira, pois na dianteira acredito que devido as bandejas e braços ela sobe quase o dobro.

Sergio c
20/12/2020, 16:44
Ficou top a sua Hilux.
A frente das pickups em geral é mais baixa devido a serem feitas para carregar peso na traseira. Quando você carrega elas a frente vai igualar a traseira ou até mesmo ficar mais alta, se isso acontecer durante a noite, as luzes podem ficar altas e atrapalhar os outros motoristas pois vai parecer que você está com farol alto. Na minha coloquei calços de 2 pol na traseira e 1 pol na dianteira, pois na dianteira acredito que devido as bandejas e braços ela sobe quase o dobro.

wnfilho
14/01/2021, 23:10

Parabéns, ficaram lindas as pick-ups.

Vitorah, você colocou espaçador nas rodas? Parece que está mais para fora