PDA

Ver Versão Completa : Injeçao eletronica no opala ou ap injetado

Edivaldo Cavenaghi
03/08/2020, 20:57
Fala galera 4x4, estou em uma duvida terrivel, tenho um willys 57 a 3 anos estou com essa viatura e vou ficar com ele pelo visto o resto da vida hahahah, Bem vamos la ele esta com motor opala e estou trocando o velho 3m primeira seca por um clark ( chevette 5m ), e depois gostaria de deixar ele mais "liso" pra andar com as criancas e a patroa, ninja pergunta é... vale mais apenas colocar um Ap 2.0 injetado que vai sair por mais ou menos 5k entre motor e adaptacao ou vale a pena colocar uma injecao fueltech 350 por 6k? Me auden ai...

Sergio c
03/08/2020, 21:58
Boa noite Edivaldo. Eu clocaria IE nesse do Opala no CJ, ficaria com mais torque em baixa.
Fala galera 4x4, estou em uma duvida terrivel, tenho um willys 57 a 3 anos estou com essa viatura e vou ficar com ele pelo visto o resto da vida hahahah, Bem vamos la ele esta com motor opala e estou trocando o velho 3m primeira seca por um clark ( chevette 5m ), e depois gostaria de deixar ele mais "liso" pra andar com as criancas e a patroa, ninja pergunta é... vale mais apenas colocar um Ap 2.0 injetado que vai sair por mais ou menos 5k entre motor e adaptacao ou vale a pena colocar uma injecao fueltech 350 por 6k? Me auden ai...

Markto
04/08/2020, 09:22
Motor do opala todo original, bem retificado, com um carburador novo, rende muuuuito bem, liso, não da dor de cabeça nenhuma. è bem forte e gostoso de dirigir. começa com muitas adaptações....pode não gostar do resultado final e o bolso vai esvaziar. Mas, se essa for a opção, um motor com injeção original acredito ser mais confiavel, mais redondo como quer.

abs

Sydney66
04/08/2020, 18:31
Boa noite Edivaldo. Eu clocaria IE nesse do Opala no CJ, ficaria com mais torque em baixa.

Edivaldo.

Concordo com o Sergio, o motor do opala já está instalado na viatura, e ele é bem mais robusto que o AP, o AP é mais novo, mas é um motor de giro mais alto, e o do opala, bem ajustado, vai andar bem, e será melhor para um câmbio que tem overdrive (chevette) ter um motor de bom torque na baixa, pois o jeep é pesadinho.

Edivaldo Cavenaghi
04/08/2020, 20:32
Edivaldo.

Concordo com o Sergio, o motor do opala já está instalado na viatura, e ele é bem mais robusto que o AP, o AP é mais novo, mas é um motor de giro mais alto, e o do opala, bem ajustado, vai andar bem, e será melhor para um câmbio que tem overdrive (chevette) ter um motor de bom torque na baixa, pois o jeep é pesadinho.

Valeu pela dica Sidney, acho que vou ficar com motor do opala, vou terminar esse trampo do cambio essa semana e ver como ficou...

Sergio c
04/08/2020, 22:03
Depois posta as fotos das mudanças por aqui.
Valeu pela dica Sidney, acho que vou ficar com motor do opala, vou terminar esse trampo do cambio essa semana e ver como ficou...

matrakaum
16/08/2020, 10:39
Eu vou injetar o meu motor de Opala 4cc. Não consigo ter um bom relacionamento com carburadores.
Inicialmente vou colocar injeção do monza até juntar grana para montar uma injeção com fueltech (não sei se é assim que se escreve).

megadeth
29/08/2020, 11:23
Eu vou injetar o meu motor de Opala 4cc. Não consigo ter um bom relacionamento com carburadores.
Inicialmente vou colocar injeção do monza até juntar grana para montar uma injeção com fueltech (não sei se é assim que se escreve).

Essa foi minha ideia... fiquei velho e cansei de carburadores. Hoje tenho um GM151 no CJ5 injetado com a Pandoo e não tenho do que me queixar.

Lenta lisa (bateu, pegou - mesmo agora em dias frios), bom torque em baixa e manutenção preventiva muito tranquila, sem susto ou dor de cabeça.

Claro que faz uns anos que o meu Jeep é “de shopping”, nem tem marca de terra mais porém eu recomendo esse upgrade.

Não tenho nada contra o AP, mas entre os dois vou de GM151 (retentor, se possível) sem duvidas.

[]s

Sergio c
29/08/2020, 17:58
Boa explanação e escolha.
Essa foi minha ideia... fiquei velho e cansei de carburadores. Hoje tenho um GM151 no CJ5 injetado com a Pandoo e não tenho do que me queixar.

Lenta lisa (bateu, pegou - mesmo agora em dias frios), bom torque em baixa e manutenção preventiva muito tranquila, sem susto ou dor de cabeça.

Claro que faz uns anos que o meu Jeep é “de shopping”, nem tem marca de terra mais porém eu recomendo esse upgrade.

Não tenho nada contra o AP, mas entre os dois vou de GM151 (retentor, se possível) sem duvidas.

[]s

CARLOS MOREIRA
31/08/2020, 10:44
Minha opinião bate com a "maioria". Vá de 6cc.
Minha Camper que é para trilhas pesadas está com 6cc com injeção Injepro. Excelente custo/benefício. Satisfeitíssimo.

KitiU.
31/08/2020, 10:49
Ola pessoALL,

Tenho a um bom tempo o motor de opala 4 cilindros injetado, enquanto aspirado, comecei com monoponto, usando a tbi do monza/kadet/s10 que era gerenciada por um Hardware RF4... com roda fonica e etc... Andei assim durante 2 anos... ficou show... bem redondinho igual carro injetado original... acerto feito em dinamômetro...

Mas... resolvi turbinar o motor, ai tive que partir para 4 bicos, mas o resto ficou igual inclusive a Hardware... continuou muito bom só mais forte

Hoje estou com um FT450... esta uma maravilha... melhorou ainda mais o funcionamento do motor....vez ou outra alguém fala em carburador ai eu tenho que pensar um pouco para lembrar oque é heheheh

Motor instalado e principalmente cadastrado no documento... vale muito a pena injeta... não é custo e sim investimento... faça com quem sabe e acerto fino no dinamômetro

M-Beltrame
03/09/2020, 16:57
Tenho um jeep com motor de opala 4cil injetado.

Injeção é ótimo, mas tem que ser original do motor (com modulo programável ou não), existem muitas variáveis a considerar e em um motor originalmente injetado tudo já foi pensado e feito da maneira correta... A vw gastou uma bela grana pra injetar o ap, aproveite-se disso.

Se não quiser o ap, pode ver os gm mais modernos tb (vectra, astra, S10). O motor de opala é mt antigo, dependendo da região esta difícil achar peça de QUALIDADE.

Respondendo a pergunta, entre os 2 motores, hoje eu iria de ap sem duvidas.

Abs

matrakaum
13/10/2020, 21:49

[]s
Megadeth que tipo de injeção tem no motor de opala. 4 bicos, monoponto...
Estou pensando em colocar a do monza efi.
O que acha?

jeep8
19/10/2020, 16:52
Caro Kitiu quando o motor de opala 4 cil era single point você usava bico, flauta e bomba eletrica de qual carro? depois que ficou mpfi usou de qual carro? grato

KitiU.
29/10/2020, 14:13
Ola Jeep8,

Quando fiz monoponto, usava a tbi do Monza/kadet/s10 (a mesma para todos), essa tbi é um "carburador" com bico injetor, ali fica então o bico, dosador de combustível e o sensor de tps, para usar essa tbi monoponto, se faz uma flange para fixar no coletor, sendo que o melhor para isso é o de ferro da carburação simples...

Ja para se usar 4 bicos, existe pronto coletores e flauta, a tbi de base quadrada é a mais fácil de adaptar, no meu caso específico, uso a tbi do astra/zafira...

Desde o começo com central programável... para um melhor acerto...

matrakaum
03/11/2020, 20:36
Ola Jeep8,

Quando fiz monoponto, usava a tbi do Monza/kadet/s10 (a mesma para todos), essa tbi é um "carburador" com bico injetor, ali fica então o bico, dosador de combustível e o sensor de tps, para usar essa tbi monoponto, se faz uma flange para fixar no coletor, sendo que o melhor para isso é o de ferro da carburação simples...

Ja para se usar 4 bicos, existe pronto coletores e flauta, a tbi de base quadrada é a mais fácil de adaptar, no meu caso específico, uso a tbi do astra/zafira...

Desde o começo com central programável... para um melhor acerto...
Kitiu, a base da tbi eu já fiz. Acho que vai dar certo.
Vc usou o módulo do monza tb.? Como vc fez com o distribuidor?

KitiU.
04/11/2020, 07:37
Eu usei roda fônica com central programável.... no início foi a hardware rf4, hoje estou com fueltech ft450...

Acredito que até pode funcionar mas certeza que não fica bom usar a central original de alguma carro pois são motores completamente diferentes....

Injeção eletrônica mal regulada é melhor ficar no carburador....

matrakaum
04/11/2020, 20:28
Eu usei roda fônica com central programável.... no início foi a hardware rf4, hoje estou com fueltech ft450...

Acredito que até pode funcionar mas certeza que não fica bom usar a central original de alguma carro pois são motores completamente diferentes....

Injeção eletrônica mal regulada é melhor ficar no carburador....

Valeu! Eu já tenho esta roda fônica. Só falta instalar o sensor.
Foi vc mesmo que regulou a sua injeção? Vc teve que instalar sonda lambda?
Kra desculpa o monte de perguntas, mas vou voltar ao projeto do Caroço e de injeção não manjo nada.
Estava, inclusive, pensando em usar todo o sistema do Monza, mas fiquei com receio exatamente pelo que vc falou. São mecânicas diferentes para propósitos completamente distintos. Não vai dar 100% certo nunca.
Continuando com os questionamentos... Sensores vc. usou o que?

KitiU.
05/11/2020, 09:18
Valeu! Eu já tenho esta roda fônica. Só falta instalar o sensor.
Foi vc mesmo que regulou a sua injeção? Vc teve que instalar sonda lambda?
Kra desculpa o monte de perguntas, mas vou voltar ao projeto do Caroço e de injeção não manjo nada.
Estava, inclusive, pensando em usar todo o sistema do Monza, mas fiquei com receio exatamente pelo que vc falou. São mecânicas diferentes para propósitos completamente distintos. Não vai dar 100% certo nunca.
Continuando com os questionamentos... Sensores vc. usou o que?

Quando usei a hardware, tive somente os sensores básicos, sensor de tps, sensor de rotação e sensor de temperatura da agua, acredito que esses são o mínimo para qualquer central programável...

Como eu que instalei tudo, fiz um acerto básico para o motor pegar e ficar na lenta, até andava mas com muitos buracos no mapa, causando excessos e faltas... o acerto mesmo foi em dinamômetro... isso tanto para a hardware quanto para a fueltech...

Hoje com a ft450 uso os sensores... Tps, temp agua, temp ar, pres óleo, pres combustível, rpm e velocidade.

A sonda é imprescindível para se fazer o acerto, de preferencia banda larga e da mesma marca da central...

Injeção no caso da central programável, custa caro mas não é custo e sim investimento... vale cada centavo.... obviamente se bem instalado e acertado....

Como já mencionei, não quero mais saber de carburador...