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Ver Versão Completa : Engesa com 193 cavalos !!!



Renatto
29/05/2006, 12:02
D-20 Turbo Intercooler

O motor é um S4T, originalmente com 120cv. A proposta era levá-la a no máximo 200cv, mas sem perder suas principais características, como durabilidade e baixo consumo em velocidade cruzeiro, e ao mesmo tempo esbanjar torque. INTERCOOLER. A utilização deste recurso é imprescindível, uma vez que favorece tanto no desempenho, quanto na durabilidade do conjunto. Optamos por um que tivesse as mesmas dimensões utilizadas na F-250, uma vez que a cilindrada e potência seriam equivalentes.

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A tubulação feita de alumínio, e conectados com mangotes de silicone seguindo a simetria do conjunto, permitindo visualizar um conjunto eficiente e harmonioso.

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Somando-se ao conjunto, a utilização de bicos especiais que permitem um incremento de potência, sem adotar o recurso já conhecido de “aumentar o débito”, permitindo um funcionamento mais uniforme e sem sobrecarregar a bomba injetora, a qual se manteve neste caso suas características praticamente inalteradas.

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TURBOCOMPRESSOR
Especialmente desenvolvido para esta aplicação. Alia uma melhor performance, com a manutenção da vida útil embora em regimes de pico, possa gerar 1.3bar, e sem se valer do recurso WG, e mesmo assim mantém um desempenho inicial exatamente igual ao turbo original, e sendo superior em rendimento nas rotações finais do motor. Isso foi possível com uma nova configuração de rotor / eixo, os quais tornam o mesmo extremamente elástico. Acompanha o conjunto, tubulação de escape com diâmetro maior.



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RADIADOR DE OLÉO
Para garantir que a temperatura de trabalho do óleo lubrificante se mantenha na faixa de trabalho originalmente estabelecida mesmo em condições severas, adicionamos um conjunto auxiliar de trocador de calor.

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Ao observarmos por fora não é possível imaginar que debaixo do capô, se abriga um propulsor que gera 193cv e com um excepcional desempenho, surpreendendo o condutor com suas respostas rápidas, em qualquer situação mesmo tendo que deslocar praticamente 2,5tons.

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Preparador: Maurício Moreira (Rasch Motoren).

CAVESO
29/05/2006, 12:55
renato,

estou na dúvida que assola boa parte dos engeseiros: Qual motor diesel adaptar? S4T ou Sprint?

Tenho visto elogios em relação ao sprint por se tratar de um motor de alta potência e baixo peso. Por outro lado, críticas por ser um motor de alta rotação e custo elevado de manutenção.

Quanto ao S4t, além da robustez, economia e baixo custo de manutenção é um motor muito bom em baixas rotações. Por outro lado, pesado em relação ao sprint.

Minhas dúvida: Essas modificações que você fez ( ou mandou fazer) não sobrecarregam a bomba injetora e bicos? A durabilidade não seria prejudicada? E quanto à estrutura (freios, suspensão, estabilidade), como fica o engesão?

Abraços

Renatto
29/05/2006, 14:17
O meu ainda não está assim não. Mas um dia quem sabe.....$$$$$$

O meu Engesa está com o Maxion S4T, cambio Engesa, pneu bf 33 e relação 3:91

Estou com ele a mais de 4 anos e não tenho queixas nem na trilha nem em uso urbano.

Em uso rodoviário judia um pouco do motor pois está bastante reduzido.

abraço

Sonhando com os 193 cavalos !!!

paulohflyra
30/05/2006, 15:45
Renato !

É possível um bom ganho aumentando a vazão da Bomba Injentora, na minha Camper com o S4TD era o que acontecia .. levando a presão do turbo entre 1,2kg e 1,5Kg o que somado a uma relação loooooongaaaa de 3,07 levava a próximos de 180Km/h reais .. diziam as lendas que era a Camper mais rápida que já existiu. Porém hoje a bomba esta regulada levando no máximo a 0,5Kg na turbina o que deixa boa para o trânsito urbano e mais segura no trânsito rodoviário, agora não passa dos 140Km/h.. para um veículo que mesmo com rancho e freios redimensionados mas calçadas no BF 33 esta de boa medida.. O Motor é Show, faz quase 3 anos que mandei realizar o serviço na bomba e depois disso nunca mais.. só troca oléo e filtros.. pretendo realizar um upgrade para intercooler e com isso a presão da turbina fique nos 0,8Kg não mais que isso.. Minha dica é que não precisa ter todo este gasto com o Motor.. procure uma relação entre 3,3 e 3,5 .. OK ?

haundrich
05/06/2006, 00:36
fotos?
tem esquema para MWM sprint 2.8?
De onde vc tirou essas informações?

José Augusto
05/06/2006, 01:07
Renato !

É possível um bom ganho aumentando a vazão da Bomba Injentora, na minha Camper com o S4TD era o que acontecia .. levando a presão do turbo entre 1,2kg e 1,5Kg o que somado a uma relação loooooongaaaa de 3,07 levava a próximos de 180Km/h reais .. diziam as lendas que era a Camper mais rápida que já existiu. Porém hoje a bomba esta regulada levando no máximo a 0,5Kg na turbina o que deixa boa para o trânsito urbano e mais segura no trânsito rodoviário, agora não passa dos 140Km/h.. para um veículo que mesmo com rancho e freios redimensionados mas calçadas no BF 33 esta de boa medida.. O Motor é Show, faz quase 3 anos que mandei realizar o serviço na bomba e depois disso nunca mais.. só troca oléo e filtros.. pretendo realizar um upgrade para intercooler e com isso a presão da turbina fique nos 0,8Kg não mais que isso.. Minha dica é que não precisa ter todo este gasto com o Motor.. procure uma relação entre 3,3 e 3,5 .. OK ?

Paulo, 0.5 kg não é pouco? o seu S4 era turbo original? Pelas informações que tenho o S4T original de fábrica trabalha com 1.1 kg, eu mesmo antes de iniciar a reforma da rural já subi a imigrantes empurrando todo mundo e o turbo não passou dos 0.6 kg (a rural está intercoolada).

paulohflyra
05/06/2006, 09:39
Renato !

É possível um bom ganho aumentando a vazão da Bomba Injentora, na minha Camper com o S4TD era o que acontecia .. levando a presão do turbo entre 1,2kg e 1,5Kg o que somado a uma relação loooooongaaaa de 3,07 levava a próximos de 180Km/h reais .. diziam as lendas que era a Camper mais rápida que já existiu. Porém hoje a bomba esta regulada levando no máximo a 0,5Kg na turbina o que deixa boa para o trânsito urbano e mais segura no trânsito rodoviário, agora não passa dos 140Km/h.. para um veículo que mesmo com rancho e freios redimensionados mas calçadas no BF 33 esta de boa medida.. O Motor é Show, faz quase 3 anos que mandei realizar o serviço na bomba e depois disso nunca mais.. só troca oléo e filtros.. pretendo realizar um upgrade para intercooler e com isso a presão da turbina fique nos 0,8Kg não mais que isso.. Minha dica é que não precisa ter todo este gasto com o Motor.. procure uma relação entre 3,3 e 3,5 .. OK ?

Paulo, 0.5 kg não é pouco? o seu S4 era turbo original? Pelas informações que tenho o S4T original de fábrica trabalha com 1.1 kg, eu mesmo antes de iniciar a reforma da rural já subi a imigrantes empurrando todo mundo e o turbo não passou dos 0.6 kg (a rural está intercoolada).

1.1 é pressão para as turbinas dos sprints ou similares de baixa cilindrada em comparação ao S4T. Acredito que o original deva ficar entre 0.5 e 0.8 e lembre-se também que o comportamente da família S4 e diferente, são motores de Baixa rotação, as turbinas que equipam estes são maiores e próprias para atuarem em regimes menores.
Pretendo intercoolar e deixar a pressão na faixa dos 0.8 bar, apesar de estar satisfeito com o rendimento do conjunto hoje, possível de viajar na faixa dos 120km/h e esticar a 150km/h na hora de uma ultrapassagem.. em se tratando de um veículo calçando BF33 e mais que suficiente..e força para subir qq obstáculo mais radical é que não falta.. o que limita é o risco em uma descida incrime e escorregadia... imagina ..relação de 3,07 .. isto é o que me preocupa.. e limita para as brincadeiras na trilha.

[]'s

Elmer_Jeep
05/06/2006, 10:08
fotos?
tem esquema para MWM sprint 2.8?
De onde vc tirou essas informações?

aqui tem algumas valiosas dicas
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=16445

José Augusto
05/06/2006, 15:19
paulohflyra,

De vez em quando visito o forum www.picapesgm.com.br, o pessoal lá é especialista em picapes da GM, como o S4T era original das D20 este assunto já foi bem debatido, eles tem acesso a informações oficiais, então a título de ilustração trouxe uma parte de um tópico (uma resposta) onde além de outros assuntos, fazem referência da pressão.

HOMEMDEBEM escreveu:
...agora quando enfio o pé ele vai a 0,6 (está correto ?)


Olá Evandro

Na sua D20 vc tem manômetro de turbo original ou do tipo adaptação?

Alguma coisa está errada, pois a pressão deve atingir 1,0 Kgf/cm², essa é a pressão original do motor S4T.


Abraços
_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 95 Maxion S4 Turbinado

Como vc pode ver lá existe um consenso sobre este assunto.

[]s ainda achando 0.5 bar ser muito pouco.

paulohflyra
05/06/2006, 16:01
paulohflyra,

De vez em quando visito o forum www.picapesgm.com.br, o pessoal lá é especialista em picapes da GM, como o S4T era original das D20 este assunto já foi bem debatido, eles tem acesso a informações oficiais, então a título de ilustração trouxe uma parte de um tópico (uma resposta) onde além de outros assuntos, fazem referência da pressão.

HOMEMDEBEM escreveu:
...agora quando enfio o pé ele vai a 0,6 (está correto ?)


Olá Evandro

Na sua D20 vc tem manômetro de turbo original ou do tipo adaptação?

Alguma coisa está errada, pois a pressão deve atingir 1,0 Kgf/cm², essa é a pressão original do motor S4T.


Abraços
_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 95 Maxion S4 Turbinado

Como vc pode ver lá existe um consenso sobre este assunto.

[]s ainda achando 0.5 bar ser muito pouco.

Salve !

Ok ! Vou pesquisar por lá :) !

Renatto
06/06/2006, 12:06
Eu achei estes dados no site abaixo:

http://www.raschmotoren.com.br

att.,

Renatto