Ver Versão Completa : Motor AGR 1.9 TDI na Sportage 95 diesel.
Rogério Fernandes
07/07/2020, 21:01
Boa noite.Procurei no tópico da sportage sobre motor ap 1.9 turbo diesel na sportage e não achei alguma adaptação já feita. Alguém tem uma sportage com este motor? Foi muito trabalhoso colocar o motor? Existe alguma flange já pronta pra este serviço? como ficou o carro? Se alguém puder me informar agradeço.
Rogério Fernandes
24/01/2021, 11:00
Bom depois de muito procurar e não achar nada a respeito, vou começar esta semana uma empreitada nova. Mudou o ano do carro, pois caiu na minha mão uma sportage 95 2.2 diesel com eixo do motor quebrado e uma estrutura invejável para um carro 95. Rodou apenas 105 mil km em toda sua vida. Interior impecável, 5 pneus zero bala, suspensão justinha, lataria apenas com alguns riscos e pequenos arranhões, depois vu fazer um conserto destes detalhes. Mas vamos ao que interessa, voltou para minhas mãos também um motor AGR da volks ano 2003 que tinha comprado aqui uns anos atrás de um participante do 4x4brasil, usei por um tempo e vendi pra frente. Bom casamento perfeito, carro em perfeitas condições com um motor porquera, como se diz aqui em Minas e um motor bão que ia ser usado numa saveiro. Resultado vou botar o AGR 1.9 turbo na sportage 95. Achei um mecânico, o chiquinho, aqui no interior de Minas com experiência com sportage e que só mexe com adaptações, vamos ver o que vai dar. Vamos retirar o motor quebrado amanhã, tirar a caixa e começar fabricando a flange pra juntar os dois, já tenho motor de partida rápida do santana mais novo, aquele sem o bico, to pensando no calço de motor da F4000 e o resto vamos ver o que sera preciso. To com uma duvida se uso o radiador original da sportage ou coloco um da linha volks.Assim que começar coloco fotos aqui. Se alguém tiver alguma dica ou informação que ajude na empreitada eu agradeço. Vai sobrar também varias peças do motor 2.2.
Rogério Fernandes
27/01/2021, 10:48
Bom, começou o trabalho, mas to tendo que fazer no tempo que tenho, retiramos o motor da sportage e a caixa para fazer a flange que é o mais trabalhoso. Não to conseguindo anexar fotos.
Rogério Fernandes
27/01/2021, 11:06
Segue fotos dos motores e do cofre do motor.
proecontra
29/01/2021, 16:50
Bom tópico! Apesar de haverem bastantes swaps por aí, nunca ninguém partilha fotos ou mais informações relativamente a isso.
Rogério Fernandes
01/02/2021, 18:44
Boa tarde, fomos começar a fazer a flange mas depois de uma analise do conjunto de embreagem resolvemos mudar algumas ideias iniciais. O disco de embreagem da sportage é maior assim como plato e volante do motor é mais reforçado do que o conjunto do motor AGR, portanto decidimos que vamos usar o conjunto volante, embreagem da sportage assim como o motor de arranque também. Vamos mudar a furação do volante do motor da sportage, que é de 8 furos para a furação do eixo do AGR que é de 6 furos. Tudo no conjunto de embreagem da sportage é mais reforçado e o conjunto que estava no carro esta zero praticamente sem uso. Resolvemos isto pois tivemos um certo temor do conjunto de embreagem do AGR ficar fraco na hora de colocar a sportage pra fazer força nas reduzidas. Segue algumas fotos de comparação. Amanhã faremos a mudança no volante e começaremos a fazer a flange se Deus quiser.
Rogério Fernandes
01/02/2021, 18:56
Por favor alguém do site pode me dizer como ou alterar para mim o titulo do tópico para Motor AGR 1.9 TDI na sportage 95 diesel.
xibiu!!!
01/02/2021, 20:34
Por favor alguém do site pode me dizer como ou alterar para mim o titulo do tópico para Motor AGR 1.9 TDI na sportage 95 diesel.
Título do tópico foi alterado conforme solicitação do autor.
Obs: Edições de postagens devem ser requisitadas diretamente na seção correspondente para tal, para que os pedidos possam ser analisados pela administração/moderação.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suporte/
ucesario
13/02/2021, 20:27
Opa, estou acompanhando com bastante interesse, como anda o serviço?
Rogério Fernandes
15/02/2021, 22:23
Rapaz, to meio agarrado numas viagens, mas ja fizemos umas medidas e mandamos o volante do motor pro torneiro encher e fazer os seis furos do eixo do AGR, mas ainda não tive tempo de ir lá ver. Assim que pegar vou postar as fotos. Fiz um esboço da flange em papel cartão ,mas nada definitivo ainda.
ucesario
18/02/2021, 11:03
Bom, ficarei aguardando mais noticias, sucesso na empreitada.
ben_john7
10/03/2021, 05:30
Têm um projecto muito interessante, espero que o torneiro consiga fazer o trabalho com precisão!
Rogério Fernandes
11/03/2021, 21:03
Bom o projeto ficou um pouco parado, pois o Senhor Chiquinho teve um acidente com a L200 dele e precisou reparar o carro dele. Bom mas agora parece que vai andar. Fizemos a furação do eixo do AGR no volante da sportage, conforme fotos anexas, tivemos que fazer uma arruela de afastamento de 12mm para afastar o volante do motor por causa da flange que vai ter que ser feita com chapa de 19mm devido à cabeça do parafuso que vai fixar a flange no motor que tem que facear na chapa. Estamos tendo um pouco de dificuldade com o alinhamento da caixa no motor, vai dar trabalho mas vamos em frente. Vou colocar as medidas de furos e distancias de furos no molde da flange e posto aqui mais tarde.
proecontra
12/03/2021, 16:37
Top! parabens pelo tópico! :)
Aristides Jr
12/03/2021, 17:14
Rogério,
Parabéns pela iniciativa!
Tô gostando de ver!
Vou continuar acompanhando!
Aristides Júnior
Rogério Fernandes
07/04/2021, 19:20
Boa noite, fiquei um bom tempo sem mexer o projeto, mas agora tá andando. Vamos ao que foi feito que pode ser visto nas fotos anexas. Descemos a caixa e fizemos o primeiro molde num papel cartão grosso com o formato exato da carcaça da caixa e mandamos cortar o molde exato numa chapa de 19 mm de espessura. Bom foi cortado com maquina de plasma. Alinhamos na boca da caixa e fizemos um furo de guia da caixa. Fizemos um gabarito alinhando os dois furos guias da caixa e o eixo piloto, ficou tipo um V aberto com isto garantimos que os furos guia e o eixo piloto estariam na posição exata da caixa. Levamos a chapa e o gabarito com os 3 furos e a chapa pro torneiro fazer os furos exatos. Feito o serviço no torneiro, parafusamos a chapa na caixa de marcha, o eixo piloto ficou centrado perfeitamente. Fizemos então o puncionamento de todos os furos de fixação da caixa usando punção do diâmetro exato dos furos pra ter o centro bem certo. Fizemos um molde no bloco do motor na região em volta do eixo virabrequim para que a chapa encaixasse perfeita no bloco para não entrar sujeira na carcaça da caixa e embreagem. Ficou esta janela que tá na foto da flange. Corte feito a plasma também. E vai dinheiro. Colocamos o volante do motor em que foi colocado um rolamento blindado no centro, para encaixar o eixo piloto, abandonando o rolamento do eixo virabrequim. Eixo posicionado foram marcados os furos do de fixação da chapa no bloco do motor, puncionamento feito com cuidado para obter o centro correto dos furos. Foi feito também a marcação do furos que tem no cárter para fixar a chapa no cárter também, mas fazendo rosca na chapa para os parafusos serem colocados por fora, por que senão seria preciso descer a caixa pra tirar o cárter. Volta pro torneiro fazer os furos e as devidas roscas. Bom agora calcular milimetricamente a posição do motor de arranque pro encaixe ficar perfeito da engrenagem do motor de arranque e a cremalheira do volante, pois a posição original não dava. Ai não tem jeito é ir medindo no método prático usando o motor de arranque pros estudos. De cara foi feito um rebaixo de 13 mm na chapa pro motor de arranque ter a engrenagem alinhada com a cremalheira, foi feito a o traço do furo de encaixe do motor de arranque, usando o dente do motor de arranque e o dente da cremalheira como referência e haja conta. Bom foi feito o furo de encaixe do motor de arranque que é o original da sportage. Bom agora vamos começar a união do conjunto pra colocar de volta no carro. Vou aproveitar e trocar o óleo da caixa , tração e diferencial. No manual do proprietário fala em óleo 75 w90 na caixa e tração e que vai só 1,3 litros na caixa e 1,5 na tração. Tá certo isto? Achei pouco. Mas vou colocar e ver nível de acordo com o manual. Bom assim que que tiver mais posto aqui. Ficou um relato muito grande.
Rogério Fernandes
11/04/2021, 21:31
Bom continua andando o projeto, colocamos a bomba de direção hidráulica do motor AP do voyage num suporte que que já havia junto com o suporte do alternador que já tinha no motor. O compressor do ar condicionado foi parafusado numa chapa fixada no lado esquerdo do motor, fixamos a chapa com 4 parafusos e fizemos os furos do suporte original do compressor da sportage nesta chapa. Pra acionar o compressor trocamos a polia da frente por uma polia dupla com 6 pk e uma polia V juntas. Ficou tudo alinhado. Kit embreagem colocado no lugar e fixado a caixa no motor para teste do motor de arranque funcionou perfeitamente. Agora vamos voltar a caixa de cambio cujo óleo já foi trocado e colocar o motor no carro para a confecção dos suportes do motor. O resto veremos nas etapas seguintes.
Rogério Fernandes
29/04/2021, 08:58
Bom dia, hoje aqui na cidade é feriado, aproveitei pra atualizar algumas coisas. Bom depois da flange pronta e testada junção do motor e caixa, deu tudo certo, voltamos a caixa pra sportage e o problema foi quando fomos colocar o motor no lugar pra soltar os suportes dos coxins, o cárter do AGR é quadrado e bateu no eixo dianteiro. Tivemos que cortar 40 mm no cárter que é de alumínio conforme foto. Nesta operação o soldador não tomou o devido cuidado e o cárter empenou numa extremidade, foi preciso voltar e fixar numa peça reta com parafusos e aquecer pra voltar o empeno. Na caixa foi feito um rasgo para encaixar a engrenagem do motor de arranque e foi feito uma capa que tampa este rasgo, conforme fotos anexas. Mandei fazer uma limpeza no radiador e fixei um ventilador de 16 polegadas no próprio defletor do radiador usando parafusos e borrachas anti vibração, comprei um adaptador de cebolão e um cebolão de 97 92 graus pra colocar na mangueira de saída do radiador. Acho que hoje o motor vai pro lugar pra assim fazer as ligações elétricas e de água.
Rogério Fernandes
07/05/2021, 08:24
Finalmente motor ta no lugar, definitivo, agora são pequenos acertos como saída da turbina para o motor, saída da descarga mas já tá tudo sendo feito, confecção do mangote da direção hidráulica e mangueiras de água, adaptador de cebolão e cebolão para o ventilador do radiador. Vou ter que fazer uma abertura de ar no capu por causa do tubo de admissão com AGR que ficou um pouco alto, vou usar um scoop da l200 para fazer isto. Depois destes detalhes é colocar o motor pra funcionar.
ucesario
03/06/2021, 16:27
Finalmente motor ta no lugar, definitivo, agora são pequenos acertos como saída da turbina para o motor, saída da descarga mas já tá tudo sendo feito, confecção do mangote da direção hidráulica e mangueiras de água, adaptador de cebolão e cebolão para o ventilador do radiador. Vou ter que fazer uma abertura de ar no capu por causa do tubo de admissão com AGR que ficou um pouco alto, vou usar um scoop da l200 para fazer isto. Depois destes detalhes é colocar o motor pra funcionar.
Está ficando top, desistir de trocar o motor da minha Grand Gas e vou partir para injeção programável...
Parabéns pelo tópico e vai atualizando que estamos acompanhando ....
Rogério Fernandes
20/07/2021, 20:26
Boa noite, devido a problemas de covid na família e outras coisas fiquei um tempo sem mexer no carro. Bom mas retornei e está no seguinte pé, motor no lugar, parte elétrica, de combustível e de água ligados, tentei ligar o motor e não funcionou. Fui fazer uma análise pra saber o problema que estava impedindo o funcionamento, ponto do motor checado, bomba revisada e nada. depois de muito quebrar a cabeça descobri um bico travado aberto no primeiro cilindro que jogava compressão pra dentro da bomba, resolvido o problema o motor funcionou mas o ponto da bomba estava adiantado e funcionava mal com aceleração ruim. A bomba estava com a válvula de pressão danificada. Bom tudo resolvido o motor funcionou muito bem. Estou com uma dúvida sobre o sistema de refrigeração pois estou usando o da sportage que não é pressurizado, estou pensando se vale a pena pressurizar o sistema usando o mesmo radiador. Se alguém tiver uma opinião sobre a pressurização será bem vinda. Tive que trocar o cilindro mestre de embreagem e de freio, mas ainda estou com a embreagem com acionamento meio lento precisando bombar de vez em quando, vou sangrar novamente pra tirar todo ar, já que o sistema é o original da sportage. Devido ao coletor de admissão tive que modificar o capu colocando a entrada de ar da L200 para resolver o problema. Mais tarde coloco fotos da sportage que foi toda lavada por dentro e por fora. Tenho um vídeo pequeno do motor funcionando mas não tem como postar aqui. Bom por enquanto é isto amanhã devo sair pra fazer um teste na rua.
Rogério Fernandes
21/07/2021, 11:35
Agradeço ao incentivo do nosso amigo de Portugal, ao Proecontra, ao Aristides e ao Ucesario . Devo ir à São João Del Rei por estes dias mas ainda não tenho como colocar a sportage na estrada. Seria um bom teste.
Rogério Fernandes
22/07/2021, 09:38
Ta ai a foto da sportage com a modificação no capu. Ainda falta pintar retrovisores e maçanetas na cor do carro.
Rogério Fernandes
18/08/2021, 16:49
Bom após acertos estéticos foi hora de testar na rua, embreagem ficou problemática, mas era só o cilindro mestre e o auxiliar vazando devido ao tempo que o carro ficou parado. Tudo resolvido voltou a passar marchas bem macio, está andando bem dentro da cidade, vou testar ainda na estrada assim que resolver um problema no curso do acelerador que não tá indo atém fim do curso da bomba, mas é questão de ajuste. Gostaria que alguém com mais experiência em sportage pudesse me informar se ela pula muito em ressaltos, pois a minha tá pulando quase igual a L200 2010 que eu tive, causando um certo desconforto. Tem como deixar um pouco mais macia?
Aristides Jr
19/08/2021, 21:03
Olá Rogério! Mais uma vez parabéns!
É muito bom saber que está funcionando e andando!
Palpite de 1centavo: Parece amortecedores, verifique junto das hastes se há vazamentos, as vezes estraga parado!
Att. Aristides Júnior
feliperods
20/08/2021, 17:05
Boa tarde Rogério!
Quanto ao motor AGR, vc utilizou a eletrônico dele ou converteu em bomba mecânica?
No caso da conversão, qual bomba e bicos utilizou? Em caso de eletrônico, houve quais dificuldades?
Rogério Fernandes
20/08/2021, 17:23
Boa tarde, Aristides obrigado pela dica, vou verificar os amortecedores semana que vem. Feliperods o motor tá com bomba mecânica, pois a bomba original era semi eletrônica e o que fez foi pegar as peças do interior da bomba original e colocar numa carcaça da bomba da s10 com LDA. Manda seu email ou whatsapp que te mando a foto da bomba.
Rogério Fernandes
15/02/2022, 16:01
Boa tarde, só a para informação, a média de consumo na cidade deste motor na sportage ficou em 11,73 km/l. Aqui é uma cidade pequena sem avenidas abertas pra rodar livre. Assim que viajar com ela coloco o consumo na estrada.
Manuel1988
05/04/2024, 05:59
Boa tarde, bom projecto.
Qual os apoios de motor que usou?
E como fez para ligar o conta RPM de novo?