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Ver Versão Completa : Dúvida - Temperatura do motor - Ranger 2.3 150 cv Duratec



rubão6cc
01/07/2020, 21:54
Boa noite!
Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, se alguém souber,
A respeito do funcionamento do motor da Ranger 2.3 Duratec,
Mais especificamente sobre a temperatura de funcionamento,
A minha Ranger sempre marca frio. A única situação em que o marcador de temperatura sobe para perto do meio é quando ligo o ar condicionado.
Minha dúvida é se o normal dela é funcionar assim sempre com o marcador apontando o carro frio.
No início achei que poderia estar sem o miolo da válvula termostática mas retirei a carcaça e ela está lá no lugar e funcionando.

Grato,

Dimmy
23/07/2020, 15:45
Boa noite!
Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, se alguém souber,
A respeito do funcionamento do motor da Ranger 2.3 Duratec,
Mais especificamente sobre a temperatura de funcionamento,
A minha Ranger sempre marca frio. A única situação em que o marcador de temperatura sobe para perto do meio é quando ligo o ar condicionado.
Minha dúvida é se o normal dela é funcionar assim sempre com o marcador apontando o carro frio.
No início achei que poderia estar sem o miolo da válvula termostática mas retirei a carcaça e ela está lá no lugar e funcionando.

Grato,

Tambem tenho a mesma duvida,
tenho um Tio com uma ranger, com esse motor. e acontece o mesmo

cepan
25/07/2020, 06:35
Tambem tenho a mesma duvida,
tenho um Tio com uma ranger, com esse motor. e acontece o mesmo

aconselho a trocar a valvula termostatica deve ter algum problema. já tive duas ranger com esse motor e sempre fica a temperatura no meio do marcador.

rubão6cc
25/07/2020, 22:09
Eu descobri que pra esse motor tem dois sensores de temperatura. To desconfiado que possa ser neles o problema, fazendo o painel marcar errado. No meu caso acredito que não seja a válvula termostática porque cheguei a retirar ela e fazer o teste na panela e está funcionando. O duro é que se for algum desses sensores eles custam caro. Mas é uma suposição minha, vou levar no eletricista pra ver se ele descobre.

PBrand
13/09/2020, 13:25
Eu descobri que pra esse motor tem dois sensores de temperatura. To desconfiado que possa ser neles o problema, fazendo o painel marcar errado. No meu caso acredito que não seja a válvula termostática porque cheguei a retirar ela e fazer o teste na panela e está funcionando. O duro é que se for algum desses sensores eles custam caro. Mas é uma suposição minha, vou levar no eletricista pra ver se ele descobre.
A 2.3 DOHC realmente tem dois sensores e é muito difícil achar informações sobre o sensor de temperatura de líquido de arrefecimento na internet, é um sensor que fica entre a tampa de válvula e a corta fogo e que pra trocar é um PESADELO, ou remove a tampa, ou desloca o motor pra frente ou inventa uma chave extensora mágica, mesma coisa do duto onde ele trabalha.
O sensor CHT que fica no cabeçote não manda informação pro painel, ele é apenas uma redundância da central que em caso de superaquecimento do cabeçote avisa a central pra que ela tome as providências.
O mais chato vai ser encontrar o sensor certo, muitas lojas vendem paralelos que não dão a indicação certa no painel ou queimam muito rápido.

JPEDROSA2
14/09/2020, 19:01
Boa noite!!!

Respondi o mesmo no outro tópico. Passei pelo mesmo problema com a minha xls 2.3 2008.... Fiz o famoso "chá" de termostática e constatei que a mesma aparentava estar funcionando perfeitamente. Chateado e sem pensar no bolso, comprei uma termostática completa original no mercadolivre, por RS 190 bozos, e instalei hoje na ranger. Resolveu o problema imediatamente. Em menos de 1 km o ponteiro já estava no meio do marcador e ali ficou. Dei uma passeada de uns 8 kms... Show!!!
Adeus a mais uma chateação na minha "La Negra!!!!"

João/Saquarema

rubão6cc
15/09/2020, 20:14
Boa noite!!!

Respondi o mesmo no outro tópico. Passei pelo mesmo problema com a minha xls 2.3 2008.... Fiz o famoso "chá" de termostática e constatei que a mesma aparentava estar funcionando perfeitamente. Chateado e sem pensar no bolso, comprei uma termostática completa original no mercadolivre, por RS 190 bozos, e instalei hoje na ranger. Resolveu o problema imediatamente. Em menos de 1 km o ponteiro já estava no meio do marcador e ali ficou. Dei uma passeada de uns 8 kms... Show!!!
Adeus a mais uma chateação na minha "La Negra!!!!"

João/Saquarema

Opa, obrigado pela resposta! Vou experimentar fazer o mesmo com a minha então! Cheguei a comprar uma válvula termostática nova porém retirei a que está no carro e fiz o teste do fogão e como funcionou devolvi ela no lugar...

rreffatti
28/09/2020, 00:51
Boa noite.
Tenho uma Ranger 2.3 tb que trabalha fria.
Como é o procedimento para troca da termostatica?
Costumo fazer algumas coisas eu mesmo na caminhonete, mas não sei como funciona essa substituição, precisa tirar todo a agua do sistema de arrefecimento?

JPEDROSA2
28/09/2020, 13:17
Boa tarde, meu camarada.
Só precisa remover a carcaça. Logicamente, cairá uma parte do líquido de arrefecimento.
O problema é a surpresa depois: nas minhas duas rangers, quando solucionei a temperatura fria, o motor mostrou que estava queimando óleo...

João

rubão6cc
28/09/2020, 15:51
Boa noite.
Tenho uma Ranger 2.3 tb que trabalha fria.
Como é o procedimento para troca da termostatica?
Costumo fazer algumas coisas eu mesmo na caminhonete, mas não sei como funciona essa substituição, precisa tirar todo a agua do sistema de arrefecimento?

O lugar é um pouco apertado mas dá pra fazer em casa..não me lembro a medida exata mas acho que é 9 ou 10..na chave fixa vai soltar 3 parafusos da carcaça da válvula termostática e soltar duas mangueiras...recomendo usar um alicate próprio para soltar abraçadeiras de pressão senão vai sofrer um bocado pra fazer o serviço. Na hora que soltar tudo vai vazar água por ali...depois é só completar novamente pelo reservatório.

rubão6cc
28/09/2020, 15:52
Boa tarde, meu camarada.
Só precisa remover a carcaça. Logicamente, cairá uma parte do líquido de arrefecimento.
O problema é a surpresa depois: nas minhas duas rangers, quando solucionei a temperatura fria, o motor mostrou que estava queimando óleo...

João

Estranho essa..

JPEDROSA2
28/09/2020, 21:54
Estranho essa..

Muito estranho, mesmo. Minha ranger anterior era ano 2007. Cheguei a abrir um tópico sobre isto aqui no site. Retirava a termostática, ficava frio e não queimava óleo; voltava a termostática, funcionava a noventa graus e começava a queimar o óleo, uma vez que o 5x30 fica muito fino quando quente, imagino.
Nesta ranger, dei sorte. Fizemos somente a troca dos anéis e resolveu.

João

rreffatti
30/09/2020, 10:09
Bom dia.
Obrigado JPEDROSA2 e rubao6cc pelas respostas. Vou ver se faço a substituição. Agora fiquei ressabiado com essa de começar a queimar óleo kkkk.

abraço

rubão6cc
30/01/2021, 21:08
Boa noite!
Passando pra dar um feedback. Troquei a válvula termostática da minha Ranger 2.3 e o problema foi resolvido. Agora o ponteiro fica cravado no meio do marcador de temperatura! Ao que parece é um problema crônico desse motor estragar essa válvula visto que são muitos relatos iguais. Fica a dica.

Eduardo Augusto
01/04/2021, 01:35
Blz galera!! Iniciando aqui kkkk boas dicas muita coisa me ajudou a ir atrás pessoalmente. Percebi motor muito quente e medidor nunca passou de 1/4 descobri que a ventoinha cooler não aciona em nenhum momento!! Testei a válvula abrindo porém não posso trocar tão cedo fazendo bicos de vez em quando ... / Achei vazamento do líquido bem escondido por traz da bomba da água.. estudei bastante e efetuei a troca em casa, utilizei silicone vermelho em alguns locais por enquanto tudo em ordem, e o cano de retorno jorrando forte... Porém observei que o arrefecimento as vezes baixa o nível na metade, e quando abro a tampa sai pouco ar e o nível volta.. eu tinha um app enfie obd que não serviu pra nada só o aparelho, baixei um app na Net e via bluetooth funciona até que bem . O que me assustou bastante estou rodando a temperatura chega a 116°c e o mostrador 1/4 nem chega no meio!! Nem aciona o cooler a única refrigeração está a ar e as hélices da viscosa.. desligando o cabo do sensor de temperatura que fica em cima no cabeçote no furo central junto as velas, ainda a sim não funciona a ventoinha e desligado a temperatura no leitor obd vai para -40°c / cheguei a ler um relato igual sobre isso então estou juntando para trocar esse sensor de cima... A dúvida alguém sabe se são 2 sensores achei um menor no mercadocar MT Thompson 4070 ele é curto e o do cabeçote comprido 13cm achei um catálogo e lá está que esse menor é o responsável de acionar a ventoinha mas ainda não achei ele vou entrar por baixo e vasculhar melhor...
Problema 3 agora o app da obd acusa falha no sensor de oxigênio no caso a sonda lambda pós coletor de escape vou colocar de molho em suco de limão depois lavar com detergente e finalizar com wd ver se melhora /// isso apareceu depois da limpeza de TBI desconfio que a sujeira que desceu obstruiu algo lá e nunca foi mexido nela...
A troca de filtro de ar, combustível a limpeza de TBI regularmente limpeza dos cabos e velas tbm ajudaram muito a reduzir o consumo e o cheiro de óleo pelo scap kkkk desculpe o desabafo tentando sobreviver com a bruta 😔 financiada ainda fui pela emoção e desde adolescente sempre gostei da Ranger.

rubão6cc
02/04/2021, 20:38
Blz galera!! Iniciando aqui kkkk boas dicas muita coisa me ajudou a ir atrás pessoalmente. Percebi motor muito quente e medidor nunca passou de 1/4 descobri que a ventoinha cooler não aciona em nenhum momento!! Testei a válvula abrindo porém não posso trocar tão cedo fazendo bicos de vez em quando ... / Achei vazamento do líquido bem escondido por traz da bomba da água.. estudei bastante e efetuei a troca em casa, utilizei silicone vermelho em alguns locais por enquanto tudo em ordem, e o cano de retorno jorrando forte... Porém observei que o arrefecimento as vezes baixa o nível na metade, e quando abro a tampa sai pouco ar e o nível volta.. eu tinha um app enfie obd que não serviu pra nada só o aparelho, baixei um app na Net e via bluetooth funciona até que bem . O que me assustou bastante estou rodando a temperatura chega a 116°c e o mostrador 1/4 nem chega no meio!! Nem aciona o cooler a única refrigeração está a ar e as hélices da viscosa.. desligando o cabo do sensor de temperatura que fica em cima no cabeçote no furo central junto as velas, ainda a sim não funciona a ventoinha e desligado a temperatura no leitor obd vai para -40°c / cheguei a ler um relato igual sobre isso então estou juntando para trocar esse sensor de cima... A dúvida alguém sabe se são 2 sensores achei um menor no mercadocar MT Thompson 4070 ele é curto e o do cabeçote comprido 13cm achei um catálogo e lá está que esse menor é o responsável de acionar a ventoinha mas ainda não achei ele vou entrar por baixo e vasculhar melhor...
Problema 3 agora o app da obd acusa falha no sensor de oxigênio no caso a sonda lambda pós coletor de escape vou colocar de molho em suco de limão depois lavar com detergente e finalizar com wd ver se melhora /// isso apareceu depois da limpeza de TBI desconfio que a sujeira que desceu obstruiu algo lá e nunca foi mexido nela...
A troca de filtro de ar, combustível a limpeza de TBI regularmente limpeza dos cabos e velas tbm ajudaram muito a reduzir o consumo e o cheiro de óleo pelo scap kkkk desculpe o desabafo tentando sobreviver com a bruta  financiada ainda fui pela emoção e desde adolescente sempre gostei da Ranger.

Esses carros tem que ser comprados de boa procedência visto que a manutenção em geral não é muito barata. A negligência de donos anteriores pode custar caro.