Ver Versão Completa : GM-250 Folga entre a chaveta da polia no virabrequim!
Vinicius_4x4
28/05/2006, 17:44
Pois é gurizada! Tô com um problema no meu motor opala 6 cilindros :putz: .
O que ocorre é o seguinte:
No virabrequim vai uma chaveta, do tipo meia lua, para "fixar" a polia certo! Eis que esta chaveta esta com um desgaste na parte inferior fazendo com que haja uma folga entre eles.
Quando levei num mecânico para regular o carburador foi dado um pingo de solda entre a polia e o virabrequim exatamente por causa desta folga. Detalhe - isto foi feito sem a minha orientação/permissão :? . Mas neste fim de semana fui para a trilha e o pingo de solda não aguentou (ele tava meia boca mesmo) e quando cheguei em casa, ao verificar os detalhes (estragos) da trilha, constatei esta folga :putz: .
Bom, vou substitui a chaveta. Será que existe novas dessas para vender? :pensativo:
Pergunto:
- No caso de ter ocorrido um desgaste no virabrequim também - na "casa" da chaveta - qual seria o procedimento a se tomar? Posso dar novamente um pingo de solda ou seria necessário uma retífica no virabrequim? :pensativo:
[]´s torcendo por uma solução simples :mrgreen:
Elmer_Jeep
28/05/2006, 23:38
Vinicius,
a chaveta existe pra vender, porém se o "alojamento" tiver danificado o procedimento correto seria desmontar o virabrequim e mandar pra retífica que lá eles sabem o q deve ser feito...
(cara vc tá bem de mecanico né :lol: é o mesmo que vacilou com a polia da outra vez :?: )
...porém, é possível fazer um trampo no lugar mesmo(já que vc quer algo simples e que resolva)
O lance é encher de solda onde tiver machucado o alojamento e depois com uma dremmel e um disquinho de policorte vc reabre novamente o alojamento da chaveta e usa a chaveta nova pra testar o encaixe.
(não deixa o Leopoldo ler isso) :lol: :twisted:
Ah e depois disso é bom vc trocar o retentor dianteiro pois ele pode danificar com a temperatura da solda.
Tá, mas isso tudo é somente se o alojamento estiver ruim, depois que sacar a polia vc vai saber.
Espero ter ajudado.
1 abraço.
Vinicius_4x4
29/05/2006, 07:30
E aí Elmer!! Trocou de login :lol: .
cara vc tá bem de mecanico né é o mesmo que vacilou com a polia da outra vez
Pois é, entre dez mecânico que o cara vai um é bom :? , por isto estou tentando fazer tudo sozinho agora. Mas pior que a chaveta foi colocada por mim da última vez :putz: . Não sei se foi porque eu coloquei aquela cola branca (Threebond) que fez com que a chaveta trabalhasse e desgastasse. :pensativo:
Bom, vou comprar a chaveta nova e depois eu posto o que que aconteceu :concordo: :mrgreen: .
Valeu pela ajuda!! :concordo:
Vinicius_4x4
02/06/2006, 13:50
Bom gurizada!! Acho que sanei o problema, deu um certo trabalho mas tah pronto!
A primeira dificuldade foi para comprar a chaveta nova, encomendei a peça e demorou 3 dias para vir. Quando fui buscar me deparei com uma chaveta mais larga e mais alta, porém com a curvatura bem parecida. Comprei assim mesmo, até porque custou R$ 2,00 :lol: .
Analisando o virabrequim vi que tinha um desgaste no alojamento da chaveta. Eis então que fui buscar idéias com um amigo meu (mecânico) aqui de NH e ele me deu uma idéia que achei bem interessante.
Bom a solução e a idéia deste mecânico foi a seguinte:
- Desgastei a chaveta de modo que encaixasse perfeitamente no virabrequim;
- Desgastei a polia para que esta encaixasse na chaveta (foi muito pouco mesmo, algo de meio milímetro);
- E então desgastei a altura da chaveta e corrigi a curvatura da chaveta (este último foi um ajusto fino :mrgreen: , só para ficar beleza mesmo).
- Depois de muito desgaste :mrgreen: , acabei com o trampo.
Deu um trabalhão, ainda mais porque o torno ficava longe do jeep e daí tinha que ficar indo e vindo para acertar nas medidas :parede: :parede: , mas acho que ficou legal.
Elmer: Cara, valeu pela atenção novamente. Tu tah de parabéns pela atenção dirigida ao pessoal do fórum, acho que é difícil de ver um assunto que tu não tah ajudando e sempre com soluções tri! :concordo: Valeu mesmo!!
[]´s com a chaveta feita sob medida 8) !!
Elmer_Jeep
02/06/2006, 14:51
ah, nem ajudei muita coisa, afinal o alojamento não tava deformado... :evil: :mrgreen:
Mas é como te falei, só dava pra saber o que podia ser feito depois que desmontasse a polia pra ver se tinha danificado o alojamento... :wink:
Bom, mas se dessa vez a polia não segurar aí só parafusando mesmo... :twisted:
1 abraço.
leopoldo
02/06/2006, 22:29
Vinícius,
Com certeza tem + coisa errada que parece.
A chaveta não trabalha se o parafuso estiver torqueado como deve, se o rasgo na polia não está arrombado e se a chaveta tem o tamanho certo pois encaixa bem "firme" no eixo.
Tem uma foto da arte em solda?
- se foi elétrica: tô só pensando aonde foi que o mecanico aterrou o cabo da solda.
se ele aterrou no bloco do motor e soldou a ...... tu tá frito.
- se foi oxi-acetilênica:
arrebentou o metal da ponteira do girabrequim.
Agora, mesmo bem montado poderá a ponteira romper com o uso ...... falha por fadiga que começa no ponto de solda ou falha por fadiga porque o material estragou.
E porque por fadiga? é o mesmo processo que se dá no semi-eixo traseiro semi-flutuante: a carga é cíclica (tensão da correia cada momento puxa o eixo para o lado).
Elmer_Jeep
03/06/2006, 00:43
Vinícius,
Com certeza tem + coisa errada que parece.
A chaveta não trabalha se o parafuso estiver torqueado como deve, se o rasgo na polia não está arrombado e se a chaveta tem o tamanho certo pois encaixa bem "firme" no eixo.
Tem uma foto da arte em solda?
- se foi elétrica: tô só pensando aonde foi que o mecanico aterrou o cabo da solda.
se ele aterrou no bloco do motor e soldou a ...... tu tá frito.
- se foi oxi-acetilênica:
arrebentou o metal da ponteira do girabrequim.
Agora, mesmo bem montado poderá a ponteira romper com o uso ...... falha por fadiga que começa no ponto de solda ou falha por fadiga porque o material estragou.
E porque por fadiga? é o mesmo processo que se dá no semi-eixo traseiro semi-flutuante: a carga é cíclica (tensão da correia cada momento puxa o eixo para o lado).
Mestre Leo, o motor que ele tem no jeep é o GM250, não possui parafuso na fixação da polia. :concordo:
[]'s
leopoldo
03/06/2006, 09:41
:shock: É só um detalhe :lol:
tinha me esquecido do detalhe motor (GM) :twisted:
mas eu olhei mo manual que eu tenho aqui e parei quando o cara fala para montar com o martelo ....... a GM faz um lixo de manual ....... deveria ser General Merdum.
O caso dele parece ser pior ainda. Como a polia se garante na leve interferência de montagem e ele percebe folga, não deve ser só problema de chaveta.
A interferência entre a ponteira e o balanceador harmônico já era. .... ou:
1- o balanceador está trincado no rasgo de chaveta - (troque-o)
2- o DIA interno do balanceador está (acima)arrombado - (troque-o)
3- o DIA da ponteira está (abaixo) desgaste - (troque o girabrequim)
4- ambos acima (troque ambos)
5- a ponteira está desgastada pelo movimento de vai-vem no girabrequim(os pequenos movimentos que não se percebe) e pode ser balanceador fuçado - (Verifique o balanceador)
6- A chaveta é incompatível e já destruiu o assento - (troque ambos)
Sobre as soldas e consequências, mantenho o mesmos comentários
Vinicius_4x4
03/06/2006, 14:57
Grande Leopoldo.
Vamos por partes:
- se foi elétrica: tô só pensando aonde foi que o mecanico aterrou o cabo da solda. se ele aterrou no bloco do motor e soldou a ...... tu tá frito.
Foi elétrica só que não sei onde ele aterrou. Mas, por que teria problemas aterrar no bloco do motor?! :pensativo: Algo referente à corrente passando pelo bloco?! Se sim, não passaria pelo bloco colocando o terra em outro lugar também?! :pensativo:
A solda foi muito fraca mesmo, e ruim por sinal :roll: , mal e mal pegou no virabrequim. Até por isto que quebrou tão fácil a solda.
Não estou utilizando mais o balanceador harmônico :roll: . Comprei um novinho, montei ele e não durou um mês, tive que tirar fora porque estava querendo soltar longe já. Isto porque a borracha tava toda cheia de óleo :? . Tenho pequenos degastes no virabrequim bem abaixo do retentor e dali vazava óleo. Agora estou utilizando novamente a polia do opala 4 cilindro, sem o compensador harmônico.
O que eu acho que ocasionou o desgaste na chaveta e demais peças (detalhe que não sou nenhum conhecedor da arte de mecânica viu :concordo: , só acho, e as vezes tenho muito azar :mrgreen: ). Acredito que a chaveta antiga tenha sido colocado com um certo desgaste já. E conforme o jipe foi usado (e beeem usado :twisted: ) a chaveta trabalhou ali dentro e sofreu um desgaste maior ainda :shock: . Não pode ter sido isto?!
[]´s
leopoldo
03/06/2006, 16:15
1- por que teria problemas aterrar no bloco do motor?
2- Não estou utilizando mais o balanceador harmônico
1- (o certo, se fosse e) não é certo pois não se solda um girabrequim muito menos se ponteia com solda ! seria aterrar na chaveta ou próximo na ponteira, nunca no bloco. A passagem de corrente faz passar material também. Isso destroe os componentes do motor.
2- O 6 cilindros tem um compensador por um bom motivo: amortecer vibraçoes torcionais. Sem isso, há uma faixa de rpm onde o motor destruirá componentes como a embreagem ...... quem sabe foi por isso que a chaveta detonou.
Vinicius_4x4
03/06/2006, 16:52
Leopoldo, valeu pela atenção :concordo: ! Vou te encomodar mais um pouco :twisted: !
O 6 cilindros tem um compensador por um bom motivo: amortecer vibraçoes torcionais. Sem isso, há uma faixa de rpm onde o motor destruirá componentes como a embreagem ...... quem sabe foi por isso que a chaveta detonou.
Hmm ... Eu nunca entendi de onde que vem estas vibrações :pensativo: . Tu (ou algum outro colega do fórum) saberia me explicar?!
O que pude observar é que aparentemente existe uma vibração nas polias (e em conjunto com o virabrequim) com o motor funcionando, mas o que poderia ser isto, já que se mexendo com a mão para ver se existe folgas, tanto no vibrabrequim quanto nas polias, não encontrei nada. Seria algo que só acontece com o motor em funcionamento?! É normal ter esta vibração mesmo?! :pensativo: Poderia ser um desbalanceamento no vibrabrequim ou na polia?!
OBS.: não estou utilizando a ventoinha mecânica.
Antes de mim o antigo dono do motor, que está no meu jeep, também utilizava a polia do opala 4 cilindros e nunca me mencionou nenhum problema deste tipo. E olha que quando questionei sobre a polia existente no motor ele me falou que usava aquela ali à bastante tempo.
Grande abraço!!
leopoldo
03/06/2006, 17:03
O girabrequim vibra À medida que ocorrem as explosões nos cilindoss.
Explode, o pistão empurra a biela e gira o girabrequim. Só que como ele não é 100 rígido, ele deforma como uma mola de relógio e volta pro lugar......isso 6 pistões fazem contínuamente.
Esse vai e volta gera a vibração torcional. Normalmente não é percebida até que algo comece a soltar ou quebrar sem explicação.
Tem um site bem didático mas em inglês:
http://www.epi-eng.com/BAS-TorVibIntr.htm
OBS. TODO motor a pistão faz isso mas, tem motores em que uma faixa de rpm é mais suscetível au em amplitude ou em uso ...... daí, o porque do amortecedor harmõnico.
Vinicius_4x4
03/06/2006, 17:29
O girabrequim vibra À medida que ocorrem as explosões nos cilindros.
Era o que imaginava!
Não sou muito bom em inglês, mas vou ver o site :concordo: .
Mas um sistema desequilibrado também provocaria vibrações neh! Uma polia não balanceada não provocaria vibrações também?! :pensativo: Ou ainda, a embreagem ou a cremalhera (acho que é assim que se escreve) fixada em uma posição um pouco atravessada :shock: , ou talvez desbalanceada.
[]´s
Alessandro Henrique
04/06/2006, 07:08
Vinicius,
Certa vez lhe salientei da importancia do compensador e as consequencias de nao utiliza-lo. Pelo que percebi, voce voltou atras nesta questao. :pensativo:
Componentes incorretamente montados (atravessados, empenados..) ou danificados (amassados), sao fonte de vibracoes quando submetidos a rotacao. Isto ocorre devido a alteracao do centro de massa do componente. A amplitute bem como a frequencia do disturbio (vibracao) esta relacionada com a rotacao e a diferenca do centro de massa.
Com referencia ao compensador harmonico, ha muita confusao. Ele nao possui a finalidade de balancear o eixo de manivelas, volante ou agregados. Estes componentes sao balanceados antes da montagem. O seu proprosito eh atenuar a vibracao torsional, como citado pelo Leopoldo acima. Sem ele, a torcao provoca as temiveis trincas. As trincas vao aumentando com o passar do tempo e com ela a vibracao, que por sua vez aumenta a trinca novamente ou seja, a coisa ocorre em cascata, ate que o componente em questao se rompa de vez! Isso pode implicar na perda total do motor. Veja que quanto ao tempo, isso nao necessariamente representa um grande periodo do mesmo. Isso esta relacionado com a frequencia de utilizacao do motor bem como o regime imposto.
O problema do compensador harmonico utilizado no motor gm e que ele possui um anel de borracha que separa a parte interna da externa. Quando a borracha se deteriora a parte externa se desprende inutizando a peca. A deterioracao da borracha ocorre principalmente quando a mesma esta em contato com oleo/solventes ou quando submetida a calor excessivo. Outro cuidado que se deve ter eh quanto a sua instalacao/remocao.
Sds.
Vinicius_4x4
04/06/2006, 11:29
Certa vez lhe salientei da importancia do compensador e as consequencias de nao utiliza-lo. Pelo que percebi, voce voltou atras nesta questao.
Pois é tchê! Mas o problema é que, devido ao óleo jogado na peça, já estava querendo saltar fora :putz: . Então dei uma de cabeça dura mesmo e coloquei a do opala 4 cilindros novamente, não que não tenha entendido a importância do compensador harmônico nem nada do tipo, foi pura cabeça dura mesmo :parede: .
Com referencia ao compensador harmonico, ha muita confusao. Ele nao possui a finalidade de balancear o eixo de manivelas, volante ou agregados. Estes componentes sao balanceados antes da montagem.
Estou ciente disto! Falei sobre o fator desbalanceamento devido ao fato de que estou observando uma vibração no girabrequim, e aumentou com o uso :shock: :pensativo: .
As trincas vao aumentando com o passar do tempo e com ela a vibracao, que por sua vez aumenta a trinca novamente ou seja, a coisa ocorre em cascata, ate que o componente em questao se rompa de vez! Isso pode implicar na perda total do motor.
Bah! Então de repente seria o certo eu desmontar a parte de baixo do motor para ver melhor isto :putz: . Até porque estou observando um aumento na vibração no girabrequim. O que que eu faço nessa hora?! :? Tem como retificar o girabrequim ou terei que comprar outro no caso de haver trincas?!
Precisa tirar o motor fora para isto ou eu posso só tirar o carter fora e soltar o girabrequim?!
Até porque se eu tirar fora posso sanar o problema, definitivamente, de vazamento de óleo e então voltar a usar o compensador harmônico sem medo de perdê-lo no meio da trilha.
O que que eu faço gurizada?!
[]´s vendo que as economias vão ser gasto no motor :putz: .
Alessandro Henrique
04/06/2006, 12:44
Buenas Tche, esta vibracao que voce percebe e tem aumentado eh a torsional que nao esta sendo atenuada pela ausencia do compensador. A polia de chapa do gm 4 cilindros nao exerce esta funcao! Nao creio que seja o caso de desmontar o motor e analisar o eixo de manivelas (embora seja o ideal), exceto se a vibracao realmente esteja elevada. A questao eh reinstalar o compensador e antes disto, resolver o problema do retentor/junta da tampa da engrenagem de comando.
Para saber se ha trincas ou nao, apenas com ensaio de particulas magneticas e neste caso, apenas para as superficiais e nao as internas (raio-x e ultrasom neste caso) sendo necessaria a desmontagem do motor. Nao adianta abrir o carter que voce nao vai enxergar nada demais ate porque, a trinca aparece nos munhoes que estao cobertos pelos mancais. Se o eixo de manivelas (girabrequim/virabrequim) estiver trincado, sucata para ele! Nao ha recuperacao, vira enfeite de garagem/quintal. :putz:
Resumo, antes que a coisa fique pior, proceda com a correcao pois com certeza, a hora que a quebra ocorrer o prejuizo sera bem maior. :concordo:
Sds.
Vinicius_4x4
04/06/2006, 15:13
esta vibracao que voce percebe e tem aumentado eh a torsional que nao esta sendo atenuada pela ausencia do compensador
Certo! Então vou voltar a utilizar o compensador harmônico. O problema de vazamento de óleo acredito ter eliminado da última vez, pois troquei o retentor e coloquei uma cola (Threebond) para vedar na ponta do girabrequim. Não tenho notado mais aquela listra de óleo pela caixa de roda e capô :pensativo: :mrgreen: .
Quanto a necessidade de utilizar o ensaio de partículas magnéticas para ver se há trincas era o imaginado, só que não sabia se eu conseguiria tirar o girabrequim sem tirar o motor do cofre. Pelo visto não :pensativo:
Resumo, antes que a coisa fique pior, proceda com a correcao pois com certeza, a hora que a quebra ocorrer o prejuizo sera bem maior.
OK! Vou trocar a polia novamente e também levar para um mecânico verificar se a vibração está OK. Ou quando eu instalar o compensador harmônico não devo observar vibração nenhuma?! Se observar vibração mesmo com o compensador harmônico quer dizer que a hora do girabrequim está chegando?!
Valeu pela ajuda!!
[]´s
Vinicius_4x4
04/06/2006, 18:18
Bom, instalei novamente a polia com compensador harmônico :concordo: . Instalei a que tinha comprado antigamente para teste, ela vai aguentar um tempo ainda, se o problema for sanado eu compro uma nova.
Não sei se é porque eu gostaria muito, mas parece que a vibração diminuiu :lol: . De qualquer forma vou levar para alguém que entenda mais do que eu para ver isto ao vivo e me dizer o que que acha. agora só falta encontrar alguém que eu realmente confie, porque aqui nas redondezas tah ruim de achar alguém bom :? .
Grande abraço gurizada! Quando tiver mais informações posto aqui :concordo:
leopoldo
04/06/2006, 19:54
Sinto muito colega.
Não acredito que o mecanico *eu diria todos* sabe o que é vibração torcional.
Só de vc dizer isso eles vão ter o cérebro derretido.
Simplesmente acredite no que a gente diz e mantenha o treco lá.
Vibração torcional não é algo que possa ser detectado com a mão encostada no capô.
Alessandro Henrique
05/06/2006, 04:06
:D :D :D
Vinicius_4x4
05/06/2006, 07:36
:mrgreen: O pior de tudo é que é verdade mesmo, mas eles iam tentar enrolar o cara dizendo que sabem o que é ainda.
Vibração torcional não é algo que possa ser detectado com a mão encostada no capô.
Certo! Só que eu gostaria de saber se está tudo OK agora com o compensador harmônico instalado, para não ter problemas de quebra no girabrequim, o que, acredito eu, poderia ocasionar com a quebra do bloco do motor neh!? :? Isto não seria legal!
Para testar isto teria de levar em alguma retífica de motores?!
Grande abraço!! E mais uma vez um muuito obrigado pela ajuda :concordo:
Lucas Nassif
12/07/2008, 23:04
Galera, onde posso encontrar essas chavetas novas?
Preciso de 1 pro virabrequim e 1 pro comando.
OBS.: Se eu achar algum vira oou comando no ferro velho, como faço pra tirar a chaveta?
Em último caso, tem como mandar FAZER ???
Abrs.
Elmer_Jeep
14/07/2008, 10:56
Geralmente encontra em retíficas.
Se encontrar num comando velho da pra remover com uma chave de fenda e um martelinho.
Mandar fazer acho difícil ficar bom...
[]'s
tstapazzoli
14/07/2008, 19:46
Boa noite!
A minha polia do virabrequim também está com folga, encontro nova essa polia para o GM250? Pois a minha também é do GM151...
O meu GM250 parece o motor de uma saveiro diesel e ninguém sabe me dizer o que é ou pode ser... será que é a folga na chaveta?
Um abraço,
Thiago.
Lucas Nassif
14/07/2008, 22:18
Geralmente encontra em retíficas.
Se encontrar num comando velho da pra remover com uma chave de fenda e um martelinho.
Mandar fazer acho difícil ficar bom...
[]'s
Elmer,
ontem a tarde achei as chavetas novas originais em uma oficina de preparação aqui em BH!!
Vou usar elas..
Valeu pela ajuda! :concordo: