Ver Versão Completa : PORTAS, para Cj3 - 51, Capota de lona...
Aristides Jr
23/06/2020, 09:39
Olá pessoal!
Já pesquisei aqui no forum e só encontrei para Cj5 e 6, sendo o Cj3 diferente pois o vão não é plano, a porta tem que ser 3D!
Estou inciando a construção de portas, mantendo a minha capota.
A idéia é aproveitar materiais que já tenho.
A sequencia da construção seria:-
1- Batente junto a capota;
2- Quadro da porta;
3- Fechadura, trincos e puxadores;
4- Pintura;
5- Cobertura/tapeçaria;
Vou iniciar com a foto do Jeep e na sequencia os desenhos e as fotos das peças.
573202
Aristides Júnior
Aristides Jr
23/06/2020, 10:11
Na etapa 1 vou fixar o batente em 3 pontos:-
Quadro do Vidro;
Santo Antonio;
Aba da carroceria.
Primeiro desenho de como pretendo montar as peças.
Para ligar os 3 pontos vou utilizar aço de obra 1/4, é um pouco fino mas é fácil de dobrar, cortar e soldar, e para aumentar a resistência pretendo montar em feixes.
573203
Aristides Jr
23/06/2020, 13:37
Decidi construir a porta com os pontos de giro quase no plumo, apesar de ficarem mais próximos a porta não vai ficar difícil de manter aberta ou fechada.
Vou fixar com parafusos as dobradiças, a superior no começo do quadro do vidro e a inferior no plumo mais abaixo direto na lata.
Principalmente a inferior vou tentar construir no estilo do suporte do retrovisor, a idéia é parecer que foi feito na época.
Desculpem os desenhos a lápis, é porque se eu desenhar no CAD vai me passar a sensação de trabalho, diminui o prazer da coisa!
Já comecei a construir logo vou postar fotos vai ser possível ver melhor.
573204
Aristides Jr
23/06/2020, 14:06
O forma da estrutura básica da porta.
Medindo e alinhando (estou usando barbante e fita crepe), ela não é plana! Dá para notar que vai ser bem 3D.
A parte de baixo vou alinhar com a carroceria, a parte de trás no plumo do quadro do vidro, e o meio e a de cima em concordância.
Acho que vai ficar assim.
573205
Sydney66
23/06/2020, 19:02
Grande Aristides;
Além de ter um jeep muito bonito (o meu era vermelho também) ainda é projetista de automóveis!!!
Aproveitando a atenção do colega, você conhece aquele produto (tinta) que é bem grossa, a pintura fica texturizada, para usar nas partes baixas do jeep, como proteção de pedras lançadas pelas rodas e contra corrosão? Caso afirmativo, vale a pena? Estou pensando em pintar toda a parte de baixo do meu jeep com ela. Aproveitando que estou desmontando todo.
Abraços
Aristides Jr
24/06/2020, 09:31
Olá Sydney!
Projetista e Construtor!!!! ah! ah! ah!
Já comecei a construir, logo posto fotos!
Sobre o produto:-
Eu uso no meu jeep nas caixas de rodas e no interior de todo o caixote. Eu gostei muito do resultado. Aqui nas lojas peço por "Emborrachamento, batida de pedras"
No meu caso dilui bastante (com água) bem mais que o recomendado e vou aplicando várias demãos bem "carregadas", o resultado é que fica liso como uma tinta, fica preto fosco aveludado é bem resistente.
Que eu saiba para conseguir aquele resultado de textura similar ao de fábrica só com pistola própria.
O produto que usei é este:-
Abraço Aristides Júnior
573225
Sydney66
24/06/2020, 18:49
Valeu Aristides, vou procurar. Você aplica então no pincel?
Abs
Aristides Jr
24/06/2020, 19:10
Não Sydney! Aplico com a pistola, a mesma que uso para primer e tintas!
Acho que não fica bom com o pincel, acho que o acabamento ficará ruim!
Talvez com algum rolo de pintura usado para cantos e recortes em textura ... mas daí teria que testar...
Valeu Aristides, vou procurar. Você aplica então no pincel?
Abs
Rodrigo Baratti
25/06/2020, 07:40
O forma da estrutura básica da porta.
Medindo e alinhando (estou usando barbante e fita crepe), ela não é plana! Dá para notar que vai ser bem 3D.
A parte de baixo vou alinhar com a carroceria, a parte de trás no plumo do quadro do vidro, e o meio e a de cima em concordância.
Acho que vai ficar assim.
573205
Fala meu amigo,
Agora entendi o esquema da porta.
Todas as portas de CJ3A que vi a articulação é em linha com a dobra da lata, o que reduz consideravelmente o tamanho da mesma, mas facilita a vedação ao redor do quadro.
Vou mandar fotos dos dois modelos que tenho aqui em casa, segura as pontas aí.
[]’s
Aristides Jr
25/06/2020, 11:54
E aí Rodrigo!
Logo cedo, e sempre disposto a colaborar!
No tempo dos meus pais e avós não se saia de casa sem antes ler o jornal!
Agora é:- "Não saia de casa sem olhar o forum 4x4"
Veja se é isso que voce está querendo me mostrar!
Abraço!
573227
573226
Aristides Jr
25/06/2020, 14:32
Olá pessoal!
Consegui tirar um tempo para me divertir com o Jeep!
Adiantei a construção da porta do motorista:-
1- Batente junto a capota;
Consegui fazer um traçado básico com os pontos definitivos de fixação;
2- Quadro da porta;
De forma ainda bruta, praticamente montei inteiro incluindo as dobradiças;
A porta ficou muito solida com os vão bem uniformes, gira macio com pequena tendencia para abrir, instala e remove fácil.
As fotos não ficam muito boas, mas dá para ter uma visão.
Dúvidas:-
Estava convicto que a janela seria com velcro, mas ainda me ronda a idéia de ziper, qual será a melhor????
Fechaduras, comprar pronto (externo de tampa de fusca e interno de gol quadrado) ou construir sob medida???
Abraços e seguem algumas fotos.
573236
Fixação no quadro de vidros
573237
Fixação na aba da carroceria
573238
fixação no Santo Antonio
573239
Dobradiça de cima, reparem na posição do ponto de giro.
573240
Dobradiça de baixo no estilo da fixação da haste do retrovisor;
573241
Quadro da porta montado e no lugar;
573242
Abre e fecha macio...
Aristides Jr
26/06/2020, 18:05
Olá pessoal o que acham de fechadura neste estilo?????:-
A diferença é que a do jeep só funciona pelo lado de dentro por isso inverti ela para usar pelo lado de fora e por dentro com varão ou cabo.
573267
573266
Rodrigo Baratti
28/06/2020, 09:22
Veja se é isso que voce está querendo me mostrar!
573227
Exatamente isso, no Fernandão é desse jeito.
Tem um encaixe no quadro e outro na lataria.
No Mula, os dois apoios são na lataria
Mas em ambos a posição de giro ficam praticamente no mesmo lugar.
Vou bater umas fotos aqui, só pra completar o tópico, visto que vc já definiu por outra posição.
[]’s
feliperods
03/07/2020, 16:19
No meu CJ3A utilizo algo parecido como dobradiça, mas nada original porque reduz muito o espaço para entrada. Porém não travei no quadro caso eu queria abaixar.
Já no CJ2A não utilizarei portas.
Aristides Jr
06/07/2020, 19:02
Olá pessoal!
Adiantei mais um pouco!
Decidi construir a fechadura, consegui as idéias em dois Jeeps que ví na interet, um Meliani cinza, e um M38 do Planeta Off-Road.
É uma fechadura de girar que fica na porta, e tem uma lingueta que passa por trás do batente, até a maçaneta construí a partir de um pedaço de cano com parede de 1,5mm, muito simples!
Adicionei uma curva na parte de cima do batente, a idéia é que a lona da capota se conecte de forma mais uniforme.
Agora mudei o jeep de posição para permitir acesso de ambos os lados.
A idéia é construir o lado do passageiro idêntico ao lado do motorista, para algumas peças já deixei o material preparado e cortado, acredito que vai ser bem mais fácil.
Ainda espero as opiniões sobre ziper ou velcro?
Seguem mais algumas fotos.
Abraços a todos.
573499
573500
573501
573500
Rodrigo Baratti
07/07/2020, 07:28
Ótimas ideia na fechadura, vai ter mola, assim abre e volta pra posição original, o inconveniente é que esse modelo não é de bater.
Deixa dar um pitaco, vc deveria ter usado barra redonda de 10mm, o acabamento do vergalhão será difícil, mesmo revestido.
[]’s está ficando ótima
Aristides Jr
07/07/2020, 12:41
Olá Rodrigo!
Por enquanto desisti de fechadura de bater, sem dúvida é bem melhor! Mas para construir do zéro dá muito mais trabalho.
Vou montar sem mola! Na verdade não é uma lingueta, e sim uma alavanca, A maçaneta e a haste de fechamento (alavanca) são fixas, quando se gira a maçaneta na posição destravar, tem que manter assim até empurrar a porta para fechar, e só depois de bem encostada que se gira a maçaneta na posição fechada ou travada.
Cheguei a procurar na minha sucata um par, que estivessem funcionando ou em condições de serem reparadas, de fechaduras de portas de para banheiro! Não encontrei. Pensei melhor e desisti porque a lingueta é curta uns 12 a 15mm no máximo. Jeep torce a carroceria, a porta abriria sozinha.
Na parte de baixo da porta estou pensando em utilizar por debaixo da lona algum tipo de papelão ou poliondas para o revestimento ficar mais bem definido.
Vou reafirmar que para quem está pesquisando e se interessou em construir portas para CJ3:-
Este não é um manual contendo a melhor maneira de construir a porta, longe disso!
Estou montando desta maneira para aproveitar o material que já tenho. Quase em todos os detalhes dá mais trabalho e exige maior engenhosidade, Mas...o objetivo é não comprar nada.
Já adianto que o Rodrigo tem toda a razão, é muito mais fácil montar a estrutura, para meia porta, com um ferro redondo de 10mm, ou até 12mm se precisar de porta inteira que seja mais rígida!
Outro material que gostei muito, foi tubo de 19mm com parede de 1,5mm! Para que a porta não fique larga demais é possível achatar formando um perfil oval que acredito ser mais forte e mais leve que o maciço redondo de 10mm. Pena que não tenho o suficiente.
Só escolhi usar este aço de 1/4, montando feixes de 2 ou 3 para conseguir maior resistência, só porque já estava aqui em casa, assim como tudo mais que estou usando!
Mais uma vez Rodrigo, muito grato!
Abraço Aristides Júnior.
Pablo.pinto2007
13/07/2020, 21:01
Olá Rodrigo!
Por enquanto desisti de fechadura de bater, sem dúvida é bem melhor! Mas para construir do zéro dá muito mais trabalho.
Vou montar sem mola! Na verdade não é uma lingueta, e sim uma alavanca, A maçaneta e a haste de fechamento (alavanca) são fixas, quando se gira a maçaneta na posição destravar, tem que manter assim até empurrar a porta para fechar, e só depois de bem encostada que se gira a maçaneta na posição fechada ou travada.
Cheguei a procurar na minha sucata um par, que estivessem funcionando ou em condições de serem reparadas, de fechaduras de portas de para banheiro! Não encontrei. Pensei melhor e desisti porque a lingueta é curta uns 12 a 15mm no máximo. Jeep torce a carroceria, a porta abriria sozinha.
Na parte de baixo da porta estou pensando em utilizar por debaixo da lona algum tipo de papelão ou poliondas para o revestimento ficar mais bem definido.
Vou reafirmar que para quem está pesquisando e se interessou em construir portas para CJ3:-
Este não é um manual contendo a melhor maneira de construir a porta, longe disso!
Estou montando desta maneira para aproveitar o material que já tenho. Quase em todos os detalhes dá mais trabalho e exige maior engenhosidade, Mas...o objetivo é não comprar nada.
Já adianto que o Rodrigo tem toda a razão, é muito mais fácil montar a estrutura, para meia porta, com um ferro redondo de 10mm, ou até 12mm se precisar de porta inteira que seja mais rígida!
Outro material que gostei muito, foi tubo de 19mm com parede de 1,5mm! Para que a porta não fique larga demais é possível achatar formando um perfil oval que acredito ser mais forte e mais leve que o maciço redondo de 10mm. Pena que não tenho o suficiente.
Só escolhi usar este aço de 1/4, montando feixes de 2 ou 3 para conseguir maior resistência, só porque já estava aqui em casa, assim como tudo mais que estou usando!
Mais uma vez Rodrigo, muito grato!
Abraço Aristides Júnior.
Parabens pelo projeto e serviço.
Estou acompanhando o tópico.
Abraço!