joao_newton
15/06/2020, 20:42
Olá pessoal do fórum! Sou novato por aqui, mas sou macaco velho de fóruns. Sou engenheiro mecânico, e entusiasta de carros de todas os tipos. Me cadastrei aqui, principalmente para compartilhar o conhecimento adquirido.
Adquiri um ASX 2016, 4x2 há um ano, e de lá pra cá venho tentando resolver vários barulhinhos nele. Alguns mais simples e outros bem misteriosos. Pois bem, hoje estou satisfeito com o resultado e gostaria de compartilhar todas as soluções, e uma em especial: o famigerado barulho na suspensão dianteira, quando passa em lombadas ou pequenos desníveis, especialmente quando o carro estava parado a mais tempo (vi que esse é um tema recorrente e sem solução, mesmo pelas concessionárias). Pois bem, sem mais delongas, vamos às soluções de cada barulho:
01. PROBLEMA: estalo na suspensão dianteira, quando fecha, especialmente em lombadas ou desníveis. Acontece com mais frequência quando o carro estava parado por um período.
SOLUÇÃO: troca do batente original, de borracha, por um paralelo, de poliuretano.
COMENTÁRIO: o batente original é de borracha, muito rígido, e exerce uma pressão maior na haste do amortecedor. Quando o carro fica parado por mais tempo, ou mesmo andando, o batente desce um pouco pela haste, quando a suspensão fecha, ele sobe e bate no prato superior, e causa dois tipos de barulho, um causado pelo atrito da sua parte interior com a haste do amortecedor, que na verdade é uma rangido, mas quando se desloca rapidamente, se assemelha com um estalo. O outro é uma pancadinha no prato superior da suspensão. Após a troca o barulho foi totalmente resolvido. Fim do drama!
Recomendo checar as bieletas. Eu utilizo da marca Nakata.
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02. PROBLEMA: rangido ao arrancar ou acelerar o carro, quando em movimento
SOLUÇÃO: substituição da junta do escapamento (gaxeta). Ela fica na junção próxima ao catalisador, onde existem tensionadores de mola nos parafusos.
COMENTÁRIO: nesse caso eu recomendo o uso de peça genuína MITSUBISHI.
573052
03. PROBLEMA: barulhos nas rodas ao passar em paralelepípedos
SOLUÇÃO: colar as pastilhas, utilizando uma espécie de silicone próprio para isso
COMENTÁRIO: tem que ser feito com critério, e desmontando o o sistema de freios, fiz a primeira vez em uma oficina e não deu certo, depois refiz em uma oficina de confiança, e ficou excelente.
573054
04. PROBLEMA: tampa traseira e portas batendo em ruas de calçamento ou muito esburacadas.
SOLUÇÃO: procure uma oficina especializada (autoportas) e peça para fazerem o enxerto de mangueira na borrachas de vedação. Muda até o barulhinho quando fecha, fica como zero km. No porta malas eu regulei a pressão dos batentes.
COMENTÁRIO: não tente fazer você mesmo, é muito fácil rasgar a guarnição das porta. Elas são muito caras, e paralelo não presta.
Adquiri um ASX 2016, 4x2 há um ano, e de lá pra cá venho tentando resolver vários barulhinhos nele. Alguns mais simples e outros bem misteriosos. Pois bem, hoje estou satisfeito com o resultado e gostaria de compartilhar todas as soluções, e uma em especial: o famigerado barulho na suspensão dianteira, quando passa em lombadas ou pequenos desníveis, especialmente quando o carro estava parado a mais tempo (vi que esse é um tema recorrente e sem solução, mesmo pelas concessionárias). Pois bem, sem mais delongas, vamos às soluções de cada barulho:
01. PROBLEMA: estalo na suspensão dianteira, quando fecha, especialmente em lombadas ou desníveis. Acontece com mais frequência quando o carro estava parado por um período.
SOLUÇÃO: troca do batente original, de borracha, por um paralelo, de poliuretano.
COMENTÁRIO: o batente original é de borracha, muito rígido, e exerce uma pressão maior na haste do amortecedor. Quando o carro fica parado por mais tempo, ou mesmo andando, o batente desce um pouco pela haste, quando a suspensão fecha, ele sobe e bate no prato superior, e causa dois tipos de barulho, um causado pelo atrito da sua parte interior com a haste do amortecedor, que na verdade é uma rangido, mas quando se desloca rapidamente, se assemelha com um estalo. O outro é uma pancadinha no prato superior da suspensão. Após a troca o barulho foi totalmente resolvido. Fim do drama!
Recomendo checar as bieletas. Eu utilizo da marca Nakata.
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02. PROBLEMA: rangido ao arrancar ou acelerar o carro, quando em movimento
SOLUÇÃO: substituição da junta do escapamento (gaxeta). Ela fica na junção próxima ao catalisador, onde existem tensionadores de mola nos parafusos.
COMENTÁRIO: nesse caso eu recomendo o uso de peça genuína MITSUBISHI.
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03. PROBLEMA: barulhos nas rodas ao passar em paralelepípedos
SOLUÇÃO: colar as pastilhas, utilizando uma espécie de silicone próprio para isso
COMENTÁRIO: tem que ser feito com critério, e desmontando o o sistema de freios, fiz a primeira vez em uma oficina e não deu certo, depois refiz em uma oficina de confiança, e ficou excelente.
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04. PROBLEMA: tampa traseira e portas batendo em ruas de calçamento ou muito esburacadas.
SOLUÇÃO: procure uma oficina especializada (autoportas) e peça para fazerem o enxerto de mangueira na borrachas de vedação. Muda até o barulhinho quando fecha, fica como zero km. No porta malas eu regulei a pressão dos batentes.
COMENTÁRIO: não tente fazer você mesmo, é muito fácil rasgar a guarnição das porta. Elas são muito caras, e paralelo não presta.