PDA

Ver Versão Completa : Vazamentos na tampa de válvula e no filtro de dieselo motor da Ranger 2000 XLT 2.5 TD

Eduardo Gontijo Oliveira
05/06/2020, 20:38
Oi pessoal, tudo bom?
Escrevo este tópico pq não achei similares.

Comprei uma Ranger XLT Maxion 2.5. Minha primeira caminhonete diesel. Carro está em muito bom estado, 260 mil km, só o cabeçote foi retificado. É fiz uma revisão basica (correia do comando, filtro diesel, oleos de motor, caixa e diferenciais, filtro de ar).

Depois dessa revisão comecei a achar a ranger mais barulhenta q de costume. Ela ficou ruim de pegar a frio, pela manhã. Mas o principal é qur notei dois vazamentos:

1: no filtro separador de agua e oleo, apos a bomba. Notei q ele estava melando de diesel e pingando por baixo.
2: nos parafusos q predem a tampa de válvula comecei a notar mancha de oleo escorrendo. Hj eu limpei, pra dazer um teste, agora a noite estava uma mancha escorrida na base do primeiro e do terveiro parafuso.

O que voces pensam ou ja vivenciaram sobre isso.

Ps: estou a proucura de um bom bombista pra dar uma regulada nela, alguem indica algum na Zona Leste de BH ?

RicardoFLN
06/06/2020, 15:31
Oi pessoal, tudo bom?
Escrevo este tópico pq não achei similares.

Comprei uma Ranger XLT Maxion 2.5. Minha primeira caminhonete diesel. Carro está em muito bom estado, 260 mil km, só o cabeçote foi retificado. É fiz uma revisão basica (correia do comando, filtro diesel, oleos de motor, caixa e diferenciais, filtro de ar).

Depois dessa revisão comecei a achar a ranger mais barulhenta q de costume. Ela ficou ruim de pegar a frio, pela manhã. Mas o principal é qur notei dois vazamentos:

1: no filtro separador de agua e oleo, apos a bomba. Notei q ele estava melando de diesel e pingando por baixo.
2: nos parafusos q predem a tampa de válvula comecei a notar mancha de oleo escorrendo. Hj eu limpei, pra dazer um teste, agora a noite estava uma mancha escorrida na base do primeiro e do terveiro parafuso.

O que voces pensam ou ja vivenciaram sobre isso.

Ps: estou a proucura de um bom bombista pra dar uma regulada nela, alguem indica algum na Zona Leste de BH ?

Sobre a junta da tampa do cabeçote e os vedadores dos 3 parafusos que a prendem, a cada 3 vezes que abro a tampa para a regulagem das folgas das válvulas, troco a junta e os vedadores. E olha que volta e meia, alguns dos vedadores dos parafusos inventam de abrir o bico até antes. Importante, apertar esses parafusos no torque certo, 8 a 11 Nm.
Se a correia do comando foi trocada, e ficou ruim depois, deu algum erro de sincronização. Sim, o melhor é procurar alguém especializado, ou se especializar....rsrs
Filtro de diesel tem um sangrador embaixo, talvez o o'ring esteja ferrado.

Sorte aí com a viatura!

Eduardo Gontijo Oliveira
09/06/2020, 20:43
Ricardo FLN, valeu a dica, dei uma apertadinha nos parafusos e o vazamento do cabeçote parou. Agora o filtro vou ter de trocar mesmo.

Valeu!