PDA

Ver Versão Completa : Land Cruiser Prado 120 - Aussie Style



maikpenner
03/06/2020, 11:53
Olá pessoal, depois de 5 anos longe do fórum, estou de volta. :dance:
Pra quem não lembra, eu tinha uma Toyota Bandeirante 1993.

572806

A Bandeirante foi parceira de muitas viagens e aventuras que vocês puderam acompanhar aqui (https://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/92872-toyota-bandeirante-curta-93-a.html).
Com a chegada dos filhos o espaço ficou pequeno e acabamos tendo que vender a Band. :putz:
Compramos um outro carro e nos afastamos um pouco do mundo 4x4. :cry:
Foi um tempo diferente, sempre sentíamos saudade e vontade de voltar às nossas aventuras.

Agora com os filhos um pouco maiores, decidimos voltar às aventuras offroad.
Depois de muita pesquisa, testes e procura, compramos um novo 4x4, :grin: agora com mais conforto e espaço para a família.
Como somos fãs da Toyota, não podia ser diferente, optamos por uma Land Cruiser Prado ano 2006.

572807

572808

Nos próximos posts eu vou compartilhar um pouco mais informações sobre o carro e o que pretendemos fazer. :wink:

roberto.cardoso@ig.com.br
03/06/2020, 12:26
Olá pessoal, depois de 5 anos longe do fórum, estou de volta. :dance:
Pra quem não lembra, eu tinha uma Toyota Bandeirante 1993.

A Bandeirante foi parceira de muitas viagens e aventuras que vocês puderam acompanhar aqui (https://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/92872-toyota-bandeirante-curta-93-a.html).
...
Opa... bem vindo de volta!!

As vezes "abandonamos o mundo 4x4" por trocar de carro, mas o "4x4" continua no nosso sangue!!

Seja muito feliz com o novo carro!

Abraços,

maikpenner
03/06/2020, 14:46
Valeu Roberto, obrigado.

Descrevendo um pouco mais sobre a Prado que compramos. Inicialmente estávamos em busca de uma Prado 2007 a 2009, por já vir de série com alguns ítens a mais do que nos anos anteriores: Air bags laterais e de cortina, bancos elétricos aquecidos e teto solar).
Mas, a busca por um carro íntegro com 15 anos de idade não é tarefa fácil. Depois de muito pesquisar, surgiu a essa 2006 em ótimo estado e não conseguimos dizer "não".

Essa Prado era de 2º dono, com aproximadamente 157.000 km, o 1º dono era sócio do 2º, ou seja, estavam sempre próximos. Provavelmente um comprou do outro, por que conhecia a procedência e confiava no carro do colega. O primeiro proprietário comprou o carro em uma concessionária aqui da cidade e ambos realizaram todas as revisões do veículo na mesma concessionária. Todas as revisões do carro foram realizadas e registradas no "Livrete de Garantia" pela concessionária. Como no Livrete só cabem as revisões até os 130.000 km, as últimas foram carimbadas na contra capa do livrete.

Resumindo, o carro é de praticamente 1 dono, manual, chave original, chave valet (que não abre o porta-luvas, chave reserva, nota fiscal de compra, livro com todas as revisões carimbadas na concessionária.

572809

572810

572811

572812

maikpenner
03/06/2020, 15:07
Nossa ideia principal é montar um carro 4x4 para viagens, expedições e acampamentos.
Assim como fizemos com a Toyota Bandeirante, pretendemos ir ajeitando e preparando a Prado, mas desde já viajar, acampar e aproveitar cada momento.

Particularmente eu gosto muito das preparações das Prados Australianas - Aussie Style.
A ideia é nos inspirarmos nas Land Cruisers Australianas, para montar a nossa Ozzie aqui no Brasil.

Aussie ou Ozzie é uma gíria australiana para descrever os próprios australianos. O termo se assemelha à palavra "brazuca", usada por nós brasileiros.

Vamos batizar a nossa Prado de Ozzie ou Aussie . Abaixo algumas referências e inspirações.

572816

572817

572818

Gabriel_Bertinatto
03/06/2020, 21:45
Parabéns pela aquisição! Sem sombra de dúvidas uma bela maquina!
Todos os dias no caminho para o trabalho namoro uma que está com um velhinho desde nova.

Esse estilo Aussie é simplesmente lindo!

Aliás tu sabes a utilidade dessa "barra" no canto do para-choque do lado do motorista ? sempre tive curiosidade.


Abraços da Serra Gaúcha, Acompanhando o projeto!

maikpenner
04/06/2020, 10:25
Olá Gabriel,

essa "barra" na verdade é uma antena. Pessoal usa para comunicação dos rádios UHF.
Os modelos utilizados lá são bem diferentes das nossas.
Alguns carros utilizam até mais de uma antena, já que existem modelos para diferentes situações (campos mais abertos ou áreas fechadas e montanhosas).




Parabéns pela aquisição! Sem sombra de dúvidas uma bela maquina!
Todos os dias no caminho para o trabalho namoro uma que está com um velhinho desde nova.

Esse estilo Aussie é simplesmente lindo!

Aliás tu sabes a utilidade dessa "barra" no canto do para-choque do lado do motorista ? sempre tive curiosidade.


Abraços da Serra Gaúcha, Acompanhando o projeto!

maikpenner
04/06/2020, 11:13
Para inaugurar o nosso novo 4x4, não poderia ser diferente.
Fomos, em família para o mato, fazer um churrasquinho com um casal de amigos. :dance:
Inauguração com direito a brinde :brinde:
Abaixo seguem algumas fotos do primeiro passeio. ;-)


572846

572847

572848

572838

572839

572840

572841

572842

572843

572844

572845

maikpenner
04/06/2020, 15:14
Essa semana, andando com a Prado notei um barulho de correia patinando. :putz:
Imaginei que pudesse ser a correia do ar condicionado ou alternador.
Desligando o ar condicionado, o barulho parava.

Levei para uma oficina de ar condicionado e notamos que o rolamento do esticador da correia de ar condicionado estava estourado. As vezes o rolamento travava e a correia patinava.

572849

Desmontamos a polia e trocamos apenas o rolamento. Abaixo segue o código do mesmo.
R$ 15,00 e tudo resolvido. A polia parou de travar e a correia não patina mais. :dance:
Fica a dica pra quem precisar mexer nisso.

572850

Diogo_Vargas
05/06/2020, 09:37
Para inaugurar o nosso novo 4x4, não poderia ser diferente.
Fomos, em família para o mato, fazer um churrasquinho com um casal de amigos. :dance:
Inauguração com direito a brinde :brinde:
Abaixo seguem algumas fotos do primeiro passeio. ;-)


572846

572847

572848



Buenas Maik

Bela aquisição hein... parabéns.
Eu estava aqui tentando me lembrar de onde o conhecia, mas ao ver a foto desse Jimny, aí me caiu a ficha... O Evandro é um amigão super gente fina.
Uma hora que a gente for aí para o PR vamos marcar de fazer um acampamento junto.

Abraço e sigo acompanhando. :pipoca:

maikpenner
05/06/2020, 11:50
Taí o figura Diogo...
Fez parte da inauguração da Prado com direito a espumante e churrasco no mato...
Parceiro de muitas histórias e aventuras...
:brinde:

Quando formos pro Sul, vamos dar um jeito de nos conhecer.
Costumamos viajar muito pra Bagé e Uruguai.


572859




Buenas Maik

Bela aquisição hein... parabéns.
Eu estava aqui tentando me lembrar de onde o conhecia, mas ao ver a foto desse Jimny, aí me caiu a ficha... O Evandro é um amigão super gente fina.
Uma hora que a gente for aí para o PR vamos marcar de fazer um acampamento junto.

Abraço e sigo acompanhando. :pipoca:

maikpenner
10/06/2020, 14:41
Essa semana foi dia de revisão básica, troca de óleos e filtros.

- Filtro de óleo
- Filtro de diesel
- Filtro de ar
- Filtro de cabine (ar condicionado)
- Troca de óleo

Estou utilizando óleo semi-sintético 10w40, da mesma fábrica que produz para a Toyota.
Como a Prado sempre foi revisada com óleo semi-sintético, resolvi manter as manutenções com o mesmo óleo. :concordo:

572974

Para o filtro de ar, resolvi testar um modelo esportivo da marca INflow.
Vamos ver se muda desempenho x consumo. :shock:
O que notei já de cara é que ele faz um barulho diferente com a passagem de ar pelo filtro.
É como se fosse um chiado ou assobio na hora de acelerar.

572975

Por questão estética, comprei a calota da roda para colocar no estepe.
Acho mais bonita a roda assim, do que aquela roda com buraco preto. ;)

572976 572977

maikpenner
10/06/2020, 14:52
Final de semana foi dia de dar um passeio...
Cachoeira do Rio do Salto - Palmeira - PR

572978

572979

572980

572981

titanium
10/06/2020, 17:00
Que satisfação vê-los de volta, Maik!
Como sempre, as fotos que você tira são muito boas e mostram um pouco mais da realidade dos locais fotografatos.

Parabéns pela viatura! Está espetacular!
Show de bola!

Acompanhando! :pipoca:

Sérgio Bambirra
23/06/2020, 09:50
Salve Maik!
Também reforço os cumprimentos pela viatura e pelas fotos! No aguardo da sequência da história com a nova Toyota, que torço que seja só de coisas boas!
Sds.

Rubens Linhalis
29/06/2020, 16:23
Satisfação em ve-lo novamente aqui. Acompanhei muito a epoca de bandeirante sua aqui no forum. agora é ficar de olho.

Prado esta cainda cada vez mais nos gostos do overlander.

abraço e parabens pela familia e o carro ! rs

Marcus DT
29/06/2020, 18:41
Triste por vc ter vendido a belíssima Band, protagonista das possivelmente mais bonitas fotos de Band no fórum. Mas feliz em ver - novamente - fotos tão boas e com Toyota!

Como apaixonado por Band e dono de uma curtinha, por várias vezes fico pensando o que fazer quando a família crescer. Espero poder nunca me desfazer da minha Band mas, sem dúvida, a "solução" seria pegar ou uma Prado como vc fez ou uma GV3, que são carros que confio plenamente e tenho sempre ao meu lado nos comboios ("aguentam desaforo"). Aguardando ansiosamente pela preparação da Prado, vou acompanhar!

Por curiosidade, poderia falar mais onde foram essas fotos (Rio do Salto, etc)? Estou programando uma viagem ao sul e estava meio que passando direto pelos arredores de Curitiba... mas me encantei com essa beira de rio. É camping? Recomenda?

Abs,
Marcus DT

maikpenner
30/06/2020, 15:54
Olá Marcus, esse Rio do Salto fica em Palmeira - PR (100km de Curitiba). Algumas pessoas fazem acampamento selvagem lá. Eu particularmente nunca acampei, pois tenho uma chácara ha 7km de lá. Pra passar o dia é muito legal.

Sobre a Band e Prado, lá trás eu também não me via mais sem a Band, mas os tempos mudam. Confesso que me surpreendi muito com a Prado. Em questão de espaço e conforto é incomparável.

maikpenner
30/06/2020, 21:42
Desde que comprei a Prado, notei que o liquido de arrefecimento do reservatório de expansão sempre ficava no nível mínimo. :pensativo:
Viajei mais de 1.000km e não baixava o nível, mas, ao completar o nível em poucas horas voltava ao mínimo.
No início fiquei intrigado, pois 1 litro não poderia desaparecer tão rapidamente sem deixar rastros.:discordo:
Na garagem, nenhuma marca no chão, ao ligar o carro pela manhã procurei ver se havia vestígios de água no escapamento, já que poderia ter algum vazamento pela junta do cabeçote, mas nada. Nenhum vestígio. Comecei a desconfiar da tampa do reservatório de expansão.

573293

Levei para 5 lojas especializadas em radiadores, nenhuma delas tinha o adaptador para a tampa do reservatório de expansão da Prado. Até que na sexta loja o rapaz resolveu fazer uma adaptação. Ao invés de conectar a bomba de pressão pela tampa, ele retirou uma mangueira da entrada do radiador, adaptou a mangueira da bomba para o radiador e jogou pressão pra dentro. Em poucas bombadas, sem muita pressão começou a vazar liquido pela tampa. :shock:

Comprei uma tampa nova original, marca DENSO na concessionária. Problema resolvido. :concordo:

573304 573294 573295

maikpenner
30/06/2020, 22:00
Hoje foi dia de revisão do sistema de freios: 160.000 km

573296

Revisamos os freios: as pastilhas traseiras estavam novas, as dianteiras bastante gastas.
Optei por um kit de pastilhas de cerâmica da Ferodo.
As pastilhas de cerâmica costumam ser mais caras, mas possuem maior durabilidade, menos ruído, menos aquecimento, melhor frenagem e menos sujeira de pó nas rodas.

573297 573298 573299 573300

Aproveitamos que o carro estava no elevador e trocamos uma coifa da trizeta que estava com um pequeno rasgo.

573301 573302

maikpenner
30/06/2020, 22:36
Quem me conhece sabe que gosto de eliminar todo e qualquer barulho do carro. :confused:
Se consegui deixar uma Bandeirante silenciosa, não vai ser uma Prado que vai me incomodar. :discordo:
A Prado por ser muito robusta, bem construída, com ótimo acabamento e vedação já é bem silenciosa. Quase não se houve nada de fora lá dentro do carro. Mas quem procura, sempre acha um barulhinho.

Eu notava um barulho no fundo do carro, do lado esquerdo, ao passar por buracos secos, muito semelhante ao que eu ouvia na Band quando comprei. Na Bandeirante era regulagem da tampa do porta malas, e na Prado não foi diferente.
Com o tempo ela acaba baixando e ficando desregulada. Note que a porta apoia no pino.

573305

Nota-se um desgaste do pino da trava e da guia da porta, onde ela vai apoiada.

573308

A solução foi levantar, rotacionando a porta, para isso calcei a dobradiça inferior com duas arruelas.

573306

Dessa forma a porta sobe do lado esquerdo e se precisar ainda pode-se regular o batente para melhorar o encaixe da porta. Pronto, porta alinhada e barulho resolvido! :dance:

573307

Em ruas muito esburacadas eu ouvia uma pequena vibração na lateral da porta.
Eram os acabamentos plásticos laterais que estavam com algumas presilhas quebradas. :x
Fui a uma loja que vende presilhas, desmontamos as laterais e mandei trocar todas. Resolvido também! :concordo:

573309 573310 573311

Infinito
11/07/2020, 20:55
Belíssima a Prado!!!
Uma raridade, excelente estado de conservção. Parabéns!!

maikpenner
22/07/2020, 08:50
Chegou a hora da Prado ganhar sapatos novos. :grin:
Essa semana substituí os confortáveis pneus Michelin 265/65 R17 pelos belos BF Goodrich.
Por enquanto ela está com a suspensão original, por isso optei pelo tamanho 275/70 R17.
Os pneus couberam sem precisar fazer alterações, apenas no estepe tive que tirar o apoio plástico original colocar um calço para não ficar pegando na tampa.
Mais adiante, pretendo fazer um lift pra erguer um pouco a carroceria.

573746

573747

573748

573749

573750

Rubens Linhalis
04/08/2020, 11:14
Chegou a hora da Prado ganhar sapatos novos. :grin:
Essa semana substituí os confortáveis pneus Michelin 265/65 R17 pelos belos BF Goodrich.
Por enquanto ela está com a suspensão original, por isso optei pelo tamanho 275/70 R17.
Os pneus couberam sem precisar fazer alterações, apenas no estepe tive que tirar o apoio plástico original colocar um calço para não ficar pegando na tampa.
Mais adiante, pretendo fazer um lift pra erguer um pouco a carroceria.


Bem bonito!

A Prado tem algum problema do peso do pneu no porta malas? Tipo algumas defender que trincam a porta por conta do peso do pneu..

maikpenner
06/08/2020, 10:01
Olá Rubens, desconheço algum problema do gênero nas Prados.

Conheço alguns proprietários de Prado que colocam um suporte diferenciado se o pneu for muito grande, por conta da falta de espaço no local original. No meu caso eu apenas coloquei alguns calços para que o pneu coubesse no local.





Bem bonito!

A Prado tem algum problema do peso do pneu no porta malas? Tipo algumas defender que trincam a porta por conta do peso do pneu..

maikpenner
06/08/2020, 15:12
É pessoal, temos novidades para a Ozzie. Depois da troca dos pneus continuamos com as atualizações na Prado.
Hoje tem mais encomendas do que instalações de fato, mas vamos às atualizações.

Instalei um engate da New Track, com capacidade de reboque para 1.800kg. Temos planos futuros para ele. Por enquanto, vai servir para transporte das nossas bikes e puxar os barcos dos amigos de pesca. :dance:

573934

No painel eu estava com 2 botões com a luz queimada. o 2th Start e o Alerta. O 2th Start a luz não fazia falta, troquei mais por preciosismo. Mas o botão de alerta fazia falta a iluminação noturna. Na estrada, quando tudo para repentinamente, a reação é apertar o alerta, mas com ele escuro, não era tão intuitivo assim. Encomendei as lâmpadas na concessionária e troquei em casa. :concordo:

573935 573936
573937 573938

Essa semana encomendei da Tadsson, os calços de 2” para a suspensão. Isso mesmo, vamos fazer um lift pra deixar a Ozzie um pouco mais alta. Como os amortecedores originais são muito resistentes, decidi mantê-los nesse momento e quando a vida útil deles estiver esgotada, substituímos por amortecedores e molas específicas para lift de 2”. Para não forçar os pivôs, encomendei da Austrália 1 par de pivôs superiores para lift de 2”, assim o conjunto todo terá maior durabilidade. Para completar, também foram encomendados espaçadores de rodas de 32mm da AVM. Quando chegar e instalar eu posto mais detalhes.

Aqui no Brasil temos o snorkel da OGZ para a Prado, mas como pretendo montar uma Prado estilo Australiana, não poderia faltar o famoso Snorkel Safari. Fiz a encomenda hoje, vamos fazer quanto tempo leva para chegar. :pensativo:

573939


Como um bom Overlander, não vivo apenas com os aplicativos de navegação do celular, sinto falta do bom e velho Garmin em diversas situações. Comprei um nuvi 3460LT novamente.

Para comunicação, pretendo instalar um rádio PY na Prado, mas ainda não encontrei o modelo e local ideal para a instalação. Se tiverem sugestões, serão bem vindas. Estou em dúvida de qual modelo comprar e em que local instalar. Enquanto não decido sobre o rádio, comprei um HT Baofeng UV-5R pra quebrar o galho durante os passeios.

Amanhã vou instalar umas travessas temporárias no rack da Prado para poder buscar a nossa mais nova aquisição. Vamos instalar a Barraca de teto Sumatra 4x4 e o toldo lateral. Encomendamos o modelo Kangaroo II, para 4 pessoas.
Mais pra frente, pretendo fazer um bagageiro que tenho visto em alguns carros gringos. Bem rente ao teto, com as laterais fechadas e corta vento frontal. :safari-rig:

Outra novidade que instalei e gostei bastante é o Powershift da Faaftech. É um booster de pedal, que você pode controlar via celular. Ele tem a função de tirar o lag do pedal do acelerador. Achei bem interessante, ainda não testei na estrada apenas rodando na cidade. Para o tráfego urbano, os modos Dynamic e Sport são bem interessantes, o carro fica bem esperto e tem reações mais rápidas. O modo Super Sport e o Race achei muito “violentos”, o carro, baxa marcha e arranca muito forte, talvez na estrada tenham um comportamento melhor. A função manobrista e bloqueio também são bastante interessantes. Ele é plug & play, você pode habilitar ou desabilitar ele através de um botão ou através do seu celular. Muito prático! :concordo:

573940

Para completar o kit de performance chegou o UNICHIP, mas ainda não instalei. Farei a instalação na próxima semana. :mrgreen:

573941

Por enquanto é isso pessoal, instalando mais novidades a gente vai atualizando por aqui. Tenho um projeto de automação legal para implantar daqui alguns dias.

maikpenner
06/08/2020, 15:19
Esse último final de semana guiamos um passeio 4x4 em meio às trilhas e estradas de Campo Largo e Palmeira - PR.

573942

573943

573944

573945

573946

573947

573948

maikpenner
10/08/2020, 09:46
Esse final de semana a Ozzie, recebeu mais alguns upgrades.
Instalamos a barraca Sumatra 4x4, modelo Kangaroo e o toldo lateral 2,5 x 2,5m.

573995

573996

573997

573998

573999

574000

Rubens Linhalis
12/08/2020, 15:55
Show os relatos, as preparações, as fotos.

Prado com certeza é excepcional veiculo de overlander, aos poucos ela vem ganhando adeptos.

Obs: saudades da epoca do forum em que muitos faziam o que vc fez nesse post. Hoje, o whatsapp deixo tudo muito rapido, mas muito abstrato.

abraços!

Zani
07/09/2020, 01:04
Show. Parabéns, acompanhando...

maikpenner
10/09/2020, 16:21
Atualizando algumas questões da Ozzie. No último mês fiz alguns upgrades na viatura.
Levei ela para o Japa de São Paulo e instalamos a listinha abaixo:

:arrow: Lift 2"
:arrow: Unichip
:arrow: Automação Vidros, Travas e Portas
:arrow: Sistema Start Stop
:arrow: Controles no Volante
:arrow: Aparelho de Som
:arrow: Interior em LED
:arrow: Iluminação cofre do motor
:arrow: Lanterna de neblina

Lift 2" :safari-rig:
Instalamos o kit de 2" da Tadsson, com espaçadores de roda 32mm da AVM.
Para não forçar os pivôs superiores, trocamos por pivôs específicos para lift de 2"importados da Austrália.
Ainda faltam trocar as bieletas traseiras para ficar perfeito. Ficou com ótimo vão livre do solo.
As impressões depois da instalação: O carro balança um pouco mais, mas, não da pra ir contra as leis da física.
Para uma dirigibilidade dentro das leis de trânsito, não mudou nada, o carro continua muito estável e seguro.

574248 574249 574250 574251

Unichip
Instalamos o Unichip, modelo Q+ com seletor de mapas.
- Mapa de Potência
- Mapa para reboque
- Mapa Original
As arrancadas ficaram melhores, o carro desenvolve melhor, possui mais torque e pede menos marchas nas subidas.
O ganho em potência é notável. Não pude observar mudança no consumo já que andei pouco e coloquei a barraca e isso influenciou de um modo geral o desempenho e consumo do carro.

Automação Vidros, Espelhos e Travas de Porta
Instalamos os módulos Plug and Play da Tury para automação dos vidros com sistema de 1 toque para subida e descida dos vidros e fechamento dos vidros através da chave do carro. Outro módulo instalado foi o do rebatimento dos espelhos quando o carro é trancado. O sistema de trava de portas foi instalado através do sistema Start Stop que explico abaixo.

574252

Sistema Start Stop
Instalamos o sistema de ignição Star Stop Keyless, ou seja, eu não preciso mais de chave para ligar o carro. O sistema funciona através de um chaveiro de presença. Quando me aproximo com o chaveiro do carro, ele abre as portas, quando me afasto do carro ele tranca a portas, levanta os vidros e rebate os espelhos. Ao entrar no carro, basta pisar no freio e apertar o botão Start Stop para dar a partida. Através do chaveiro também é possível abrir todas as janelas do carro para refrescar o interior ou ligar o carro à distância para ir resfriando o ar condicionado. Também é possível abrir e fechar o carro através de um painel numérico touch screen no parabrisa do carro.

574253


Controles no Volante
A Prado originalmente, não veio com controles do som no volante. Instalamos os botões e capa do volante da Toyota Highlander. Todos os botões ficam funcionais, você passa a ter o controle do som e também atender o telefone celular através do volante. Ficou bastante prático.

574254

Aparelho de Som
Instalamos o lançamento da Pioneer, o modelo AVH-Z9280TV, um modelo de som bem interessante, onde tenho controle independente das telas traseiras. Posso ter o Waze com Spotify tocando na frente e jogar um DVD para os filhos nos bancos traseiros. O aparelho também permite o uso do Apple Car Play sem fio ou espelhar a tela de um celular Android mesmo sem fio. Através do aplicativo Weblink posso acessar até mesmo vídeos do YouTube no carro.

Interior em LED
Troquei todas as lampadas do interior do carro para LED. Portas, leitura frontal, central, porta-malas, porta-luvas e espelho do quebra-sol. A Prado tem o painel de instrumentos em luz branca, o computador de bordo em tom azul e o ar condicionado em cor verde. Para manter um padrão mais interessante, troquei também os leds do aparelho do ar condicionado para branco. Assim o interior ficou mais harmonioso.

574259574258574257

Iluminação cofre do motor
Na parte interna do capo instalamos um sistema de iluminação em led com sensor de mercúrio. Quando o capo se abre, a iluminação acende e quando o capo se fecha ele apaga automaticamente, não correndo risco de esquecer ligado.

574255

Lanterna de neblina
A Prado possui no para-choque traseiro duas lanternas de neblina que no Brasil estão desativadas. Para melhorar a iluminação, resolvi instalar um soquete e ligar a luz e freio. Assim a traseira também ficou mais iluminada durante a noite, chamando mais atenção dos demais carros.

574256

maikpenner
10/09/2020, 16:44
Pois é Rubens, era bom o tempo em que esse fórum era movimentado.
Hoje em dia muita baboseira nos grupos de WhatsApp e pouco conteúdo.
Esse fórum é uma enciclopédia onde muito pode-se aprender sobre os mais diversos carros 4x4. Uma pena que hoje esteja sendo tão pouco usado e pouco se interage. Eram bons os tempos os recebíamos feedbacks e troca de ideias construtivas para os nossos carros. Mas, bom que ainda existem entusiastas que buscam conteúdo relevante e aqui encontram.
A comunicação no WhatsApp é diferente. É informação é rápida, mas não fica registrada. Acaba ficando repetitivo, todo dia entram usuários novos e surgem as mesmas perguntas. Diferente daqui do fórum onde pode-se ler por horas e horas, aprender e pesquisar.
Enfim, esses registros, tornarão-se históricas fontes ricas de material 4x4.


Show os relatos, as preparações, as fotos.

Prado com certeza é excepcional veiculo de overlander, aos poucos ela vem ganhando adeptos.

Obs: saudades da epoca do forum em que muitos faziam o que vc fez nesse post. Hoje, o whatsapp deixo tudo muito rapido, mas muito abstrato.

abraços!

Glaicon
11/09/2020, 06:45
Parabéns pela viatura e pelos investimentos nela.
Está ótima!
Porém, me surgiu uma dúvida.
Com o botão start/stop, como fica aquela espera inicial de dois ou três segundos antes de girar o motor, para o funcionamento das velas aquecedoras?:pensativo:

maikpenner
14/09/2020, 15:17
Olá Glaicon, boa pergunta. :pensativo:

No Start Stop, você tem algumas formas de dar a partida.

De manhã, quando o motor está frio, eu utilizo a primeira forma:
Pressionar 1 vez o botão, é como se estivesse mudando a chave para a posição ACC.
Pressionar a 2ª vez, é como se estivesse virando a chave para a posição ON.
Pressionar a 3ª vez, é como se estivesse virando a chave para a posição START.

Ou seja, ao pressionar 1 vez, você pode ligar o som.
Ao pressionar 2 vezes, o carro liga o painel, é nesse momento que ligam as velas aquecedoras.
Ao pressionar a terceira vez o carro liga.

Uso esse procedimento quando o carro está frio.

Quando o carro já está aquecido, ou em uso durante o dia, basta pisar no freio e apertar uma vez o botão e o carro liga. :concordo:

Ou, através do controle remoto, você também pode pressionar o botão e dar a partida, mesmo estando fora do carro, e deixar o ar condicionado gelando. :dance:



Parabéns pela viatura e pelos investimentos nela.
Está ótima!
Porém, me surgiu uma dúvida.
Com o botão start/stop, como fica aquela espera inicial de dois ou três segundos antes de girar o motor, para o funcionamento das velas aquecedoras?:pensativo:

maikpenner
14/09/2020, 15:19
574281

574282

574283

Glaicon
15/09/2020, 06:17
Olá Glaicon, boa pergunta. :pensativo:

No Start Stop, você tem algumas formas de dar a partida.

De manhã, quando o motor está frio, eu utilizo a primeira forma:
Pressionar 1 vez o botão, é como se estivesse mudando a chave para a posição ACC.
Pressionar a 2ª vez, é como se estivesse virando a chave para a posição ON.
Pressionar a 3ª vez, é como se estivesse virando a chave para a posição START.

Ou seja, ao pressionar 1 vez, você pode ligar o som.
Ao pressionar 2 vezes, o carro liga o painel, é nesse momento que ligam as velas aquecedoras.
Ao pressionar a terceira vez o carro liga.

Uso esse procedimento quando o carro está frio.

Quando o carro já está aquecido, ou em uso durante o dia, basta pisar no freio e apertar uma vez o botão e o carro liga. :concordo:

Ou, através do controle remoto, você também pode pressionar o botão e dar a partida, mesmo estando fora do carro, e deixar o ar condicionado gelando. :dance:
Entendi.
Dúvida sanada.
Viatura perfeita.:concordo:

pequijeep
15/09/2020, 23:22
Parabéns, carrão!!
(vou ter uma quando a garagem for um pouco maior...)
e que espetáculo de fotos, dignas de revista!

Para inaugurar o nosso novo 4x4, não poderia ser diferente.
Fomos, em família para o mato, fazer um churrasquinho com um casal de amigos. :dance:
Inauguração com direito a brinde :brinde:
Abaixo seguem algumas fotos do primeiro passeio. ;-)


572846

572847

572848

572838

572839

572840

572841

572842

572843

572844

572845

pequijeep
15/09/2020, 23:36
Nuooossa, essas fotos...l puxa. Que deleite ver essas fotos.

Esse final de semana a Ozzie, recebeu mais alguns upgrades.
Instalamos a barraca Sumatra 4x4, modelo Kangaroo e o toldo lateral 2,5 x 2,5m.

573995

573996

573997

573998

573999

574000

maikpenner
22/09/2020, 16:58
Pra quem curte algumas fotos de viagens...

574419

574420

574421

574422

574423

574424

Rubens Linhalis
24/09/2020, 17:26
Fotos de viagens nao.. foto iradas de lugares lindo e um carro duca!

RFL 4x4
25/09/2020, 09:40
Viatura maravilhosa! Da gosto de ver. Parabens e obrigado por compartilhar!

GALEGUITO
07/10/2020, 15:57
Boa tarde Maik
Onde comprou e quanto custou a calota da roda?

familia4wd
05/11/2020, 18:22
Boa tarde ...antes de mais nada gostaria de parabenizar pelo projeto....ficou excepcional.
Comprei há pouco minha LCP, um sonho antigo que agora se realizou e estou fazendo as manutenções necessárias.
Considerando isso, poderia me informar onde comprou/especificações do pivô da balança. É original Toyota?

Grato desde já e aos poucos chego neste seu padrão.

jvfraujo
09/01/2021, 21:57
Fala Maik, cara parabéns pela dedicação com o carro. Está linda!!!

Tenho uma LC também e estou ajeitando ela toda. Gostaria de saber sobre alguns itens que você colocou... Se poder passar os modelos e onde comprou me ajudaria muito.

-Star/Stop
-Suporte do Step
-Lift 2"
-Filtro esportivo

Depois vou te mandar umas fotos de como está a minha. Esses últimos dias já fiz algumas coisas.
Botei um som novo com auto falantes bravox e um sub slim jbl, um kit multimídia tipo tesla (Sensacional).
Pedi também algumas peças que estão ruins como para barros, lameiros, farol de neblina traseiro, calotas do aro (aqui em fortaleza é um problema, se parar na rua roubam).
Foi pedido também um aerofólio dela da versão japonesa (Para a Toyota Prado FJ120 2700 Material ABS Cor Cartilha Saqueador Asa Traseira Do Carro Spoiler FJ120 4000 Spoiler 2003 2009|Spoilers e aerofolios| - AliExpress (https://pt.aliexpress.com/item/4000865337514.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2f9fb90ax 3xVTC)) e já pedi a capa e os botões do volante.

Fora isso tudo ainda tem muito a fazer que já estão nos planos, como botar os pneus BF, Suporte do step, kit lift 2", Polir as lentes do farol, Start/Stop, trocar o couro do painel que aparentemente está ressecado, trocar as lâmpadas internas por LED e as do painel que estão fracas e também botar aqueles pingos de luz âmbar na grade frontal dela. Pretendo também trocar a placa pela nova, para dar um charme a mais. :D

É um longo caminho e envolve uma grana. Com o tempo vai dando certo. Fiquei muito empolgado em ver seu projeto!

Ah, só pra constar a minha é o modelo 2008, preta também. :D É minha desde zero e tem mais de 200 mil km rodados, sempre mantive ela toda (Original). Ela já veio com chip de potência de fabrica. Por conhecer o Diretor da Toyota Brasil na época ele acabou conseguindo isso pra mim. Nunca tive nenhum problema com o carro, sou apaixonado! Só foi feito o básico como as revisões e trocas de pneu...

Depois vou aproveitar esse comentário e criar o tópico aqui também kkkkkk

Boa sorte com a viatura!

Abraço.

hercilio.neto
13/01/2021, 00:59
Olá Maik,

Satisfação reencontrá-lo aqui no Forum, ainda mais, a apresentar essa maravilha de viatura.

Sobre o PY, já decidiu?
Eu uso um um QYT de 25 w.
Funciona muito bem em comboio com antena simples, mas dá pra potencializar a antena e obter alcance maior.
Eu instalei onde ficava o cinzeiro.
Não sei se seria possível na Prado, mas na SW4 sei que cabe no lugar do cinzeiro.

575274

Schutze
13/01/2021, 18:53
Lindo carro e excelente relato! Minha sogra tem uma Prado 2008 que comprou zero e tem 90 mil kms... Só nunca fiz uma oferta porque ela blindou o carro. Vou seguir acompanhando.
Ah, excelentes fotos também

Gabriel_Bertinatto
29/01/2021, 13:23
Deixando meus 10 centavos de sugestão para o Rádio PY!

IC-2730A ótimo rádio, conversa com rádios PY e aqueles motorola UHF.
Além da possibilidade de Instalar ele com o display e PTT separados do corpo do rádio!!1
No jimny tinha o corpo atrás do porta-luvas e o display no console abaixo do freio de mão!
desvantagem dele é o $$$!

cavjoaopaulo
17/02/2021, 19:51
Muito top o post. Sou de Ctba também e meu sonho era uma defender. Um amigo me abriu os olhos pra LCP e estou começando a me interessar. Me parece menos "caixinha de surpresas" e a mecânica Toyota me parece ter mais assistência técnica de qualidade.

Obrigado pelas informações, fico atento às novidades do Ozzie!

Grande abraço!

maikpenner
04/03/2021, 15:33
Olá Galeguito, comprei no Mercado Livre. Acho que foi 50 pila. Ela é similar a original.



Boa tarde Maik
Onde comprou e quanto custou a calota da roda?

maikpenner
04/03/2021, 15:39
Olá familia4wd,

Eu importei os pivôs da Austrália. Os pivôs não são originais, são pivôs especiais para lift de 2".
São de excelente qualidade.

575669 575670



Boa tarde ...antes de mais nada gostaria de parabenizar pelo projeto....ficou excepcional.
Comprei há pouco minha LCP, um sonho antigo que agora se realizou e estou fazendo as manutenções necessárias.
Considerando isso, poderia me informar onde comprou/especificações do pivô da balança. É original Toyota?

Grato desde já e aos poucos chego neste seu padrão.

maikpenner
04/03/2021, 15:48
Olá jvfraujo,

Vamos lá,

- Start/Stop eu comprei e instalei com o Japa de São Paulo (Anderson Rendeki), especialista em Prados.
- Não comprei suporte de estepe, o meu está original. Apenas tirei o apoio plástico para caber o pneu maior.
- Lift eu comprei da Tadsson, e os alargadores de rodas comprei da AVM.
- Filtro esportivo INflow.

Mande fotos sim, quero acompanhar o seu projeto.




Fala Maik, cara parabéns pela dedicação com o carro. Está linda!!!

Tenho uma LC também e estou ajeitando ela toda. Gostaria de saber sobre alguns itens que você colocou... Se poder passar os modelos e onde comprou me ajudaria muito.

-Star/Stop
-Suporte do Step
-Lift 2"
-Filtro esportivo

Depois vou te mandar umas fotos de como está a minha. Esses últimos dias já fiz algumas coisas.
Botei um som novo com auto falantes bravox e um sub slim jbl, um kit multimídia tipo tesla (Sensacional).
Pedi também algumas peças que estão ruins como para barros, lameiros, farol de neblina traseiro, calotas do aro (aqui em fortaleza é um problema, se parar na rua roubam).
Foi pedido também um aerofólio dela da versão japonesa (Para a Toyota Prado FJ120 2700 Material ABS Cor Cartilha Saqueador Asa Traseira Do Carro Spoiler FJ120 4000 Spoiler 2003 2009|Spoilers e aerofolios| - AliExpress (https://pt.aliexpress.com/item/4000865337514.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2f9fb90ax 3xVTC)) e já pedi a capa e os botões do volante.

Fora isso tudo ainda tem muito a fazer que já estão nos planos, como botar os pneus BF, Suporte do step, kit lift 2", Polir as lentes do farol, Start/Stop, trocar o couro do painel que aparentemente está ressecado, trocar as lâmpadas internas por LED e as do painel que estão fracas e também botar aqueles pingos de luz âmbar na grade frontal dela. Pretendo também trocar a placa pela nova, para dar um charme a mais. :D

É um longo caminho e envolve uma grana. Com o tempo vai dando certo. Fiquei muito empolgado em ver seu projeto!

Ah, só pra constar a minha é o modelo 2008, preta também. :D É minha desde zero e tem mais de 200 mil km rodados, sempre mantive ela toda (Original). Ela já veio com chip de potência de fabrica. Por conhecer o Diretor da Toyota Brasil na época ele acabou conseguindo isso pra mim. Nunca tive nenhum problema com o carro, sou apaixonado! Só foi feito o básico como as revisões e trocas de pneu...

Depois vou aproveitar esse comentário e criar o tópico aqui também kkkkkk

Boa sorte com a viatura!

Abraço.

maikpenner
04/03/2021, 15:57
Olá Hercilio, tudo bem?

Atualmente estou usando um Boafeng de mão, mas pretendo instalar um Roof Console da Outback. O modelo é plug and play, não necessita furar e mexer na originalidade do carro e da pra voltar ao original depois.
Problema está importar com esse dólar nesse momento. Eu acho que esse QYT também cabe no cinzeiro da Prado. Seria uma opção alternativa.

Obrigado pelo contato.


575671



Olá Maik,

Satisfação reencontrá-lo aqui no Forum, ainda mais, a apresentar essa maravilha de viatura.

Sobre o PY, já decidiu?
Eu uso um um QYT de 25 w.
Funciona muito bem em comboio com antena simples, mas dá pra potencializar a antena e obter alcance maior.
Eu instalei onde ficava o cinzeiro.
Não sei se seria possível na Prado, mas na SW4 sei que cabe no lugar do cinzeiro.

575274

maikpenner
15/04/2021, 16:26
Última viagem que fizemos na região da Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul.

57607157607357607457607557607657607757607857607957 60805760825760835760845760865760955760875760885760 89576090576093576094

Glaicon
16/04/2021, 09:00
Sensacionais as fotos e os ambientes.
Verdadeiro espetáculo!
Pergunta: quantas libras nos pneus para esse passeio?:pipoca:

maikpenner
16/04/2021, 14:03
Olá Glaicon,

rodamos com 20lbs nesses dias...
a Prado passeou na areia e na lama...
não tivemos nenhuma intercorrência... só alegria...





Sensacionais as fotos e os ambientes.
Verdadeiro espetáculo!
Pergunta: quantas libras nos pneus para esse passeio?:pipoca:

Glaicon
17/04/2021, 08:24
Olá Glaicon,

rodamos com 20lbs nesses dias...
a Prado passeou na areia e na lama...
não tivemos nenhuma intercorrência... só alegria...
Perfeito.
Realmente, essa calibragem de média a baixa permite uma área maior de atrito do pneu com o solo, dando mais sustentabilidade.
Uma vez coloquei a minha ex SW4 na praia, num acesso por dunas.
Baixei pra 12 libras.
Passeio sem riscos de atolar.
Fiz até um vídoozinho.:concordo:
Toyota SW4 no Canto das Aranhas - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=f11LKSQG610)

maikpenner
28/04/2021, 16:54
Vídeozinho da última viagem.


https://www.youtube.com/watch?v=Xz3DyPoZaP8

marcelorei
28/04/2021, 22:43
Oi Maik, estou vendo seu post agora!
Seu carro está muito bonito mesmo!
Você deve ser igual a mim! Gostamos de fazer modernizações no nosso carro. Trazê-los para atualidade!
Eu comprei um LCP no final do ano passado.
Comprei um 2009 prata.
Estou modificando todo o interior.
Mudei os bancos, fiz o interior todo preto do teto ao chão.
Agora estou instalando multimídia, volante da LC 200, colocando leds no lugar de lâmpadas, etc...😓
Já estou a uns 5 meses com o carro parado, fazendo tudo isso.
Nas lanternas de neblina do parachoque, estou ligando como luzes de neblina mesmo!
Esse carro já tem a instalação pronta. O chicote já vem todo passado no carro. Sendo que eu estou colocando um comando de setas da Hilux 2020, que tem o interruptor de neblina, no comando de setas. Então não vou colocar o interruptor de luz de neblina, no quadro de interruptores junto do botão do retrovisor!
O seu alarme start/stop está ligado fora do alarme original? O alarme original está lá, só que desligado?
Eu estou tentando instalar o alarme start/stop junto ao alarme original do carro.
Estou tentando achar porai a fora, se alguém já fez isso!
Preciso saber no módulo do alarme original, onde fica o receptor de frequência, que recebe o comando da chave pra abrir e trancar o carro. Assim que eu conseguir descobrir, vou ligar o alarme start/stop junto ao alarme original.
Eu fiz isso em um Tempra Turbo que eu tenho. Liguei o alarme start/stop no alarme original.
Você sabe se tem um fórum só de Toyota Prado?
Seria legal mostrar essas modificações que a gente faz!

Glaicon
29/04/2021, 06:05
Vídeozinho da última viagem.


https://www.youtube.com/watch?v=Xz3DyPoZaP8
SENSACIONAL!
Depois de uma viagem/aventura desta a pessoa não pensará mais em veículo 4X2.
São mundos distintos.
E o mundo 4X4 é muito melhor!:palmas::palmas::palmas:

maikpenner
18/05/2021, 17:06
Olá Marcelo, eu mandei instalar, mas não tenho esses detalhes de instalação.
Existem grupos de Land Cruiser Prado no WhatsApp, Telegram e também no Facebook.
O pessoal troca bastante informações por lá. Vale a pena visitar.
Abraço



Oi Maik, estou vendo seu post agora!
Seu carro está muito bonito mesmo!
Você deve ser igual a mim! Gostamos de fazer modernizações no nosso carro. Trazê-los para atualidade!
Eu comprei um LCP no final do ano passado.
Comprei um 2009 prata.
Estou modificando todo o interior.
Mudei os bancos, fiz o interior todo preto do teto ao chão.
Agora estou instalando multimídia, volante da LC 200, colocando leds no lugar de lâmpadas, etc...
Já estou a uns 5 meses com o carro parado, fazendo tudo isso.
Nas lanternas de neblina do parachoque, estou ligando como luzes de neblina mesmo!
Esse carro já tem a instalação pronta. O chicote já vem todo passado no carro. Sendo que eu estou colocando um comando de setas da Hilux 2020, que tem o interruptor de neblina, no comando de setas. Então não vou colocar o interruptor de luz de neblina, no quadro de interruptores junto do botão do retrovisor!
O seu alarme start/stop está ligado fora do alarme original? O alarme original está lá, só que desligado?
Eu estou tentando instalar o alarme start/stop junto ao alarme original do carro.
Estou tentando achar porai a fora, se alguém já fez isso!
Preciso saber no módulo do alarme original, onde fica o receptor de frequência, que recebe o comando da chave pra abrir e trancar o carro. Assim que eu conseguir descobrir, vou ligar o alarme start/stop junto ao alarme original.
Eu fiz isso em um Tempra Turbo que eu tenho. Liguei o alarme start/stop no alarme original.
Você sabe se tem um fórum só de Toyota Prado?
Seria legal mostrar essas modificações que a gente faz!

maikpenner
17/06/2021, 13:51
Mais um passeio com a Prado...


https://www.youtube.com/watch?v=cm-TPJCYLW4

Glaicon
18/06/2021, 06:14
Mais um passeio com a Prado...


https://www.youtube.com/watch?v=cm-TPJCYLW4

Cara, sensacional!
Assiste ao vídeio na íntegra.
Duas constatações:
01 - Não vi uma criança com celular na mão; totalmente integradas ao passeio e,
02 - Veículo AWD não é 4X4. A Outlander sofreu!:mrgreen:

maikpenner
23/07/2021, 11:32
Começamos a Série da Serra da Canastra - 1º episódio


https://youtu.be/P-fZTHKtDtM

Glaicon
24/07/2021, 08:30
Começamos a Série da Serra da Canastra - 1º episódio


https://youtu.be/P-fZTHKtDtM
Ai, ai, que vontade de têr um Hatch rebaixado, cheio de autofalantes.:mrgreen:

elisarenan
01/02/2022, 13:19
Olá, boa tarde!

Acabei de ler todo o tópico.

Parabéns Maik pelo esmero com a Prado.

Meu sogro tem uma 2004, só que não cuidadinha como a sua.

O carro é fantástico.

elisarenan
01/02/2022, 21:51
Para que serve esse Unichip?

elisarenan
03/02/2022, 05:39
E o Unichip? O que diz dele?




Para completar o kit de performance chegou o UNICHIP, mas ainda não instalei. Farei a instalação na próxima semana. :mrgreen:

573941

Por enquanto é isso pessoal, instalando mais novidades a gente vai atualizando por aqui. Tenho um projeto de automação legal para implantar daqui alguns dias.

pequijeep
17/11/2022, 21:32
Opa, também tenho curiosidade!
Paxonada na Prado.



E o Unichip? O que diz dele?

Buragasan
03/01/2023, 14:27
Primeira vez em um forum e em um grupo de automóveis.
Possuo uma Toyota Land Cruiser Prado 3.0 Turbo Diesel 2004 Mecânica há mais de uma década...
Excelente carro.
Entretanto, considerando que a mesma já conta com alguns aninhos, vez por outra sinto a necessidade de alguma ajuda específica sobre manutenção.
Prazer estar aqui

xibiu!!!
06/01/2023, 19:12
Toyota Land Cruiser um dos modelos mais dificeis da marca (https://guiaauto.com.br/toyota-land-cruiser-um-dos-modelos-mais-dificeis-da-marca/)

580062