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Opilião
23/05/2020, 16:23
Bom dia, alguém já teve caso de algum tipo de quebra mecânica por conta de pneus com gomos muito altos e separados? Ex: recapado vj90, sem fronteira, sem limites etc. Obrigado!

dojao campeao
25/05/2020, 10:14
Bom dia, alguém já teve caso de algum tipo de quebra mecânica por conta de pneus com gomos muito altos e separados? Ex: recapado vj90, sem fronteira, sem limites etc. Obrigado!

Depende muito da forma de uso, se botar para lenhar mesmo pode quebrar mas é muito raro, pq antes tem para quebrar: semi-eixos, diferenciais, cardãs etc! No meu caso, estou nesse ramo (trilhas) há vinte e três anos sem esse tipo de quebra, mas já vi alguns "cupins" botarem para quebrar!

luizcarlosw
26/05/2020, 12:03
O que influência não é o pneu agressivo em sí, mas o aumento de tamanho e se está rodando com diferencial blocado.

Quanto maior o pneu maior será o esforço nos eixos, diferenciais e todos os demais componentes quando blocados, é a questão de alavanca, quando maior a distância da zona e esforço para os eixos maior o esforço dos eixos.

Se não tiver com diferencial central, traseiro, dianteiro bloqueados não tem problema.

Quando bloqueia um diferencial, não ocorre mais a compensação de giro entre as rodas e eixos ( que no caso de trilhas é necessário para não ficar parado com uma roda girando em falso no ar ) assim quando tenta fazer uma curva um dos pneus retá de arrastar/deslizar no chão. Todos os componentes estão preparados para fazer isso com diâmetro normal de roda, quando põe rodas maiores cria uma alavanca e pode sim quebrar alguém ( ou o eixo, ou o diferencial, ou o câmbio ... ).

Na lama também não tem problema, o grande problema é superfícies de alta aderência ( asfalto, rochas etc ... ) na areia ou lama os pneus já estão deslizando mesmo, mas em asfalto, rocha ou outro local de alta aderência blocado e com rodas grandes a possibilidade de quebra aumenta muito.