Ver Versão Completa : Ranger 2.3 2008 não esquenta.
Jacson82
21/05/2020, 19:22
Boa noite!!
Galera, tenho uma ranger 2.3 16v 2008, a mesma simplesmente não esquenta, já troquei todos os sensores, botei a válvula termostática original e não tem jeito...as mangueiras ficam apenas mornas... Até o momento estou sem solução, já procurei vários mecânicos e nenhum resolveu.
Alguém já passou por isso?
Me ajudem por favor, estou andando com motor frio, e aqui no sul estamos chegando no inverno e a coisa vai ficar pior...estou danificando o motor.
Cara... muito provável que seja algo na termostatica, mesmo você já tendo trocado ela. Eu faria um teste nela, de uma pesquisada no YouTube que vc vai achar bastante vídeo com teste simples de colocar ela em água quente.
Pedro Sylvestre
21/05/2020, 20:38
A válvula do ar quente pode ter travado aberta, fazendo a água circular pelo radiador do ar quente atrás do painel do carro e, por consequência, resfriando a água. Tenho um Troller 3.0 (mesmo motor da Ranger 3.0) e era isso que estava acontecendo. Bastou conectar as mangueiras de entrada e saída do sistema de ar quente, para a água passar direto (nunca vou usar ar quente na minha vida mesmo kkk)
RicardoFLN
22/05/2020, 10:01
A válvula do ar quente pode ter travado aberta, fazendo a água circular pelo radiador do ar quente atrás do painel do carro e, por consequência, resfriando a água. Tenho um Troller 3.0 (mesmo motor da Ranger 3.0) e era isso que estava acontecendo. Bastou conectar as mangueiras de entrada e saída do sistema de ar quente, para a água passar direto (nunca vou usar ar quente na minha vida mesmo kkk)
Não tenho certeza, mas acho que não são todos os veículos que tem uma válvula no radiador de ar quente. Na minha carroça pelo que eu vi, não tem, a água circula direto por ele. A diferença é que ele fica isolado por uma comporta de ar. Quando abre, passa o ar ali e vai pra cabine. Quando fechado, o fluxo cessa. O radiador de ar quente sem um fluxo de ar passando pelas suas aletas não tem o poder de tirar calor suficiente pra fazer a temperatura do motor abaixar (ele não tem esse poder nem quando aberto....rsrs).
Talvez o problema do amigo que abriu o tópico seja de medição.
Sds.
Pedro Sylvestre
22/05/2020, 12:15
Não tenho certeza, mas acho que não são todos os veículos que tem uma válvula no radiador de ar quente. Na minha carroça pelo que eu vi, não tem, a água circula direto por ele. A diferença é que ele fica isolado por uma comporta de ar. Quando abre, passa o ar ali e vai pra cabine. Quando fechado, o fluxo cessa. O radiador de ar quente sem um fluxo de ar passando pelas suas aletas não tem o poder de tirar calor suficiente pra fazer a temperatura do motor abaixar (ele não tem esse poder nem quando aberto....rsrs).
Talvez o problema do amigo que abriu o tópico seja de medição.
Sds.
Aaah sim, com certeza, o radiador do ar quente não tem nem 1% da capacidade de resfriamento do radiador normal. Mas é que, no meu caso, os gênios da Troller colocaram o sensor de temperatura que envia o sinal pro painel logo depois da saída dessa válvula, por isso dá uma diferença considerável na leitura da temperatura. A água passa pelo radiador do ar quente, resfria e logo depois de sair dele já passa pelo sensor. A Ranger 2.3 do colega Jacson tem uma válvula muito parecida com a minha, só resta saber se os engenheiros da Ford foram mais felizes no posicionamento do sensor haha.
Jacson82
30/05/2020, 07:11
Cara... muito provável que seja algo na termostatica, mesmo você já tendo trocado ela. Eu faria um teste nela, de uma pesquisada no YouTube que vc vai achar bastante vídeo com teste simples de colocar ela em água quente.
Não sei se é a válvula...
Já troquei 3, esta última original Ford.
Acredito que não seja, por que o que faz abrir a válvula é a água quente...e a mangueira que sai do radiador e chega nela fica apenas morna..
Deixei a camionete ligada na lenta por 40 minutos...e nada...nem a ventoinha liga... muito estranho...
JPEDROSA2
22/08/2020, 13:23
Se encontrar a causa, posta para a galera.
A minha CD 2008 XLS tem o mesmo problema e não encontro a solução...
Valeu,
João/Saquarema
AndersonPND
24/08/2020, 22:49
Boa noite!
Amigo, acabei de comprar uma XLT 2.3 cabine Dupla 2009 com a mesma situação. Andei 290 Km e a temperatura permaneceu o tempo todo no minimo.
Hoje passei em uma oficina e o mecânico passou o Raster para verificar a temperatura real do sistema e a mesma ficou em 60°. Foi feita a medição do cabeçote com o motor funcionando, mangueira e reservatório de fluido. Todos entre 45º e 60º nada alem disso.
Deixei agendado para retornar e retirar a válvula termostática para teste e talvez substituição.
JPEDROSA2
26/08/2020, 17:30
Boa noite!
Amigo, acabei de comprar uma XLT 2.3 cabine Dupla 2009 com a mesma situação. Andei 290 Km e a temperatura permaneceu o tempo todo no minimo.
Hoje passei em uma oficina e o mecânico passou o Raster para verificar a temperatura real do sistema e a mesma ficou em 60°. Foi feita a medição do cabeçote com o motor funcionando, mangueira e reservatório de fluido. Todos entre 45º e 60º nada alem disso.
Deixei agendado para retornar e retirar a válvula termostática para teste e talvez substituição.
Caro AndersonPND
Fiz a retirada da termostática e um "chá" dela. Abriu normalmente, mas a 80/82 graus. Como o seu teste acusou 45/60 graus a válvula não abrirá no carro. Temos que descobrir o motivo da temperatura ficar tão baixa antes de condenar a fermostática,
Valeu,
João
JPEDROSA2
26/08/2020, 17:31
Digo, 45 /60 graus, a termostática, claro...
rubão6cc
26/08/2020, 21:10
Minha Ranger 2.3 2008 também não esquenta..o ponteiro só sobe pro meio se estiver um dia de muito calor e estiver com o ar condicionado ligado..pelo visto isso é um problema comum nesses carros...no meu caso cheguei retirar a termostática pra testar e ela abre e fecha normalmente no dentro da água quente. Cheguei pensar em defeito em algum sensor de temperatura..
rreffatti
09/09/2020, 09:50
Bom dia
Mesma coisa minha Ranger 2.3 Sport 08. Ponteiro quase sempre no minimo, domingo peguei 11km de estrada de chao carregado e ficou quase o tempo todo o ponteiro no meio, mas nunca ligou a ventoinha comigo. Estou a 2 anos com ela. Vou acompanhar o tópico pra ver se alguem descobre
O ideal nesses casos seria a aferição com sensor externo pra confirmar, se confirmar que a temperatura não passa dos 60 graus, provavelmente a polia viscosa da ventilação forçada está com problema, nesse caso valeria a pena a remoção dela e instalação da elétrica com sensor independente.
JPEDROSA2
14/09/2020, 18:46
Boa noite, galera!!!
Apostei tudo na dica de substituir a válvula termostática pela original, apesar de ter feito um "chá" na que está no carro e comprovado seu funcionamento normal. Comprei no mercadolivre, por 190,00 Bozos e chegou hoje através de transportadora.
Impaciente, fiz a substituição da mesma e fui passear... O ponteiro do painel começou a subir.... subir.... subir. Em menos de 1 km já estava na parte central que mede a temperatura!!!! E estabilizou ali.... Ufa!!!! Menos um problema na "La Negra!!!".
João/Saquarema
Stefanlxv
26/09/2020, 20:01
Tenho uma Ranger 2.3 - 2009 há um ano e o ponteiro raramente vai para o meio, principalmente na estrada, se for descida então, que quase não acelero, fica no mínimo sempre. Em uso normal na estrada ele fica +- em 1/4. A maior parte das vezes que vejo o ponteiro no meio é quando paro para abastecer.
Eu achei que fosse normal, o radiador desse carro é um monstro de grande.
JPEDROSA2
28/09/2020, 13:22
Pois é...
Normalizei o problema da temperatura fria instalando uma válvula termostatica original e, surpresa desagradável, agora o motor mostra claramente que está queimando óleo.
É a minha segunda ranger que, quando quente, começa a queimar óleo. Ja deu saudade dela fria....
Stefanlxv
27/10/2020, 06:36
Pois é...
Normalizei o problema da temperatura fria instalando uma válvula termostatica original e, surpresa desagradável, agora o motor mostra claramente que está queimando óleo.
É a minha segunda ranger que, quando quente, começa a queimar óleo. Ja deu saudade dela fria....
Sabe mais ou menos quanto de óleo ela está queimando? A minha baixa 1 litro a cada 1500km, em média. Estou há mais de um ano com ela assim. Sempre ficando de olho para completar o nível, já compro logo 7 litros de óleo no momento da troca para sempre completar com o mesmo óleo. Tenho trocado a cada 5-6000km. Até então tem dado para levar.
JPEDROSA2
07/11/2020, 09:52
Sabe mais ou menos quanto de óleo ela está queimando? A minha baixa 1 litro a cada 1500km, em média. Estou há mais de um ano com ela assim. Sempre ficando de olho para completar o nível, já compro logo 7 litros de óleo no momento da troca para sempre completar com o mesmo óleo. Tenho trocado a cada 5-6000km. Até então tem dado para levar.
Infelizmente, ainda não tenho esta informação... mas, por segurança, completei o nível há pouco tempo e estou de olho. Creio que após uns 600 km, um pouco mais de meio litro. Sei que devia esperar mais... É sinal de paranoia mesmo. Na minha ranger anterior, troquei somente os anéis de segmento e ficou show.
Valeu.
Paulo Leão
07/12/2020, 16:28
Boa noite, galera!!!
Apostei tudo na dica de substituir a válvula termostática pela original, apesar de ter feito um "chá" na que está no carro e comprovado seu funcionamento normal. Comprei no mercadolivre, por 190,00 Bozos e chegou hoje através de transportadora.
Impaciente, fiz a substituição da mesma e fui passear... O ponteiro do painel começou a subir.... subir.... subir. Em menos de 1 km já estava na parte central que mede a temperatura!!!! E estabilizou ali.... Ufa!!!! Menos um problema na "La Negra!!!".
João/Saquarema
Q bom que resolveu o problema. Pergunto: Você utilizou algum tipo de cola/silicone ou apenas o o'ring de borracha que acompanha a válvula nova?
rubão6cc
09/12/2020, 21:22
Q bom que resolveu o problema. Pergunto: Você utilizou algum tipo de cola/silicone ou apenas o o'ring de borracha que acompanha a válvula nova?
Boa pergunta. Também tenho interesse em saber se é necessário colocar alguma cola
JPEDROSA2
11/12/2020, 17:02
Salve, galera!!!
Usei somente a junta que veio com a termostática original completa. Não comprei somente a válvula.
Quanto ao consumo/queima de óleo do motor, decidi rasgar 120 bozos... Usei óleo 20/40 para limpar o motor, por 200 km. e fiz a troca pelo óleo certo, 5/30. Rodei pouco, mas não baixou nada ainda e o cheiro forte anterior praticamente não existe mais.
Vamos ver no que dá.
Joao/Saquarema
Bill_Jung
02/01/2021, 13:02
Salve, galera!!!
Usei somente a junta que veio com a termostática original completa. Não comprei somente a válvula.
Quanto ao consumo/queima de óleo do motor, decidi rasgar 120 bozos... Usei óleo 20/40 para limpar o motor, por 200 km. e fiz a troca pelo óleo certo, 5/30. Rodei pouco, mas não baixou nada ainda e o cheiro forte anterior praticamente não existe mais.
Vamos ver no que dá.
Joao/Saquarema
Salve! Peguei minha 07/08 há dois meses e mandei pra revisão... estava com o óleo baixo quando peguei, e o mecânico constatou que duas velas estavam “encharcadas” de óleo. Foram trocadas junta e retentores da tampa de válvulas. O consumo e desempenho tiveram melhora sensível da situação anterior. Ainda não verifiquei baixa no óleo, mas vou acompanhando.
Saudações e feliz 2021.
rubão6cc
30/01/2021, 21:06
Opa...passando pra dar um feedback. Troquei a válvula termostática da minha Ranger 2.3 e o problema foi resolvido. Agora o ponteiro fica cravado no meio do marcador de temperatura! Ao que parece é um problema crônico desse motor estragar essa válvula visto que são muitos relatos iguais. Fica a dica.
CARLOSESILVERIO
05/03/2021, 20:56
Salve, galera!!!
Vamos ver no que dá.
Joao/Saquarema
Boa noite João! algum FEEDBACK sobre o consumo de óleo da Sua?
Vou fazer um breve relato da minha:
RANGER XLT 2.3 16V 2007/2007
KM: 185.000
Adquirida em 25/02/2021
Fui a SP/Capital (Saí de Cuiabá) e peguei ela com o ex-dono.
Rodei no mesmo dia até SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. No dia seguinte fiz a troca de óleo (estava com óleo errado, 15w40). Coloquei o 5w30 Correto.
Rodei 1500km Até CUIABÁ.
Consumo um pouco alto de comubstível, velas não estão das melhores, e cabos de vela com zinabre, já encomendei novos!
Baixou 1L de óleo.
Histórico do motor: Fumava e o ex-proprietário trocou anéis e fez brunimento dos cilindros a uns 5.000km mais ou menos. Pela KM dela, baixar 1L em 1500km, Achei normal pra um óleo fino como o 5w30.
Temperatura dela sempre fria, na estrada o ponteiro colava no zero! acredito estar com a válvula travada aberta.
Alguem com algum relato parecido?
Vamos movimentar o fórum, dar feedback para os parceiros, pois é complicado aparecer aqui, tirar as dúvidas e sumir do mapa!
ivancgbsb
06/03/2021, 07:32
Bom dia Carlos.
Temperatura dela sempre fria, na estrada o ponteiro colava no zero! acredito estar com a válvula travada aberta.
Esse problema faz com que o consumo de óleo e de combustível aumentem. Eu consertaria isso como primeiro passo.
Espero ter ajudado.
rubão6cc
08/03/2021, 22:39
Aproveitando pra dar mais um feedback...notei sensível melhora no consumo após a troca de válvula termostática. Eu sabia que haveria diferença no consumo mas nem tanto. Eu não medi ainda mas deu pra perceber que melhorou.
Kinho Baiano
09/03/2021, 20:39
Boa noite!!
Galera, tenho uma ranger 2.3 16v 2008, a mesma simplesmente não esquenta, já troquei todos os sensores, botei a válvula termostática original e não tem jeito...as mangueiras ficam apenas mornas... Até o momento estou sem solução, já procurei vários mecânicos e nenhum resolveu.
Alguém já passou por isso?
Me ajudem por favor, estou andando com motor frio, e aqui no sul estamos chegando no inverno e a coisa vai ficar pior...estou danificando o motor.
A minha ranger também não tá aquecendo depois que o mecânico fez o serviço, ode ligo os fios do painel de navegação?
JPEDROSA2
27/03/2021, 10:29
Saúde, galera!!!
Infelizmente, com o óleo certo, 5x30, o nível tem baixado muito, tipo 1L entre 300 e 350 km... O interessante é que com o óleo 20x40 baixava meio litro nesta mesma kilometragem.
Estou quase convencendo o meu mecânico a abrir logo este motor.. ou vou usar o óleo "errado"!!!
Pois é pessoal...também tenho uma 2008-2.3 CD que só trabalha fria, esta semana trocarei a válvula pra ver o comportamento do veículo...e pra varia a cada 1000 km rodados um litro de 5w30 pra matar a sede desta beberrona de óleo.
Posto novidades assim que trocar a válvula, vou aproveitar e trocar a bomba d’água como medida preventiva aos seus pouco mais 130.000 rodados.
Stefanlxv
13/05/2021, 22:22
Pois é...
Rapaz, troquei a válvula termostática da minha. Pra que eu fui fazer isso... O óleo que baixava 1L a cada 1000-1500Km passou a baixar a cada 300Km.
Retifiquei o cabeçote (pois segundo o mecânico não parecia ter folga visível nos cilindros), mas continua diminuindo. Talvez precise mexer no bloco.
Jacson82
16/05/2021, 08:56
Não sei estes detalhes...de motor eu entendo pouquíssimo amigo!
JPEDROSA2
29/05/2021, 18:33
Saúde, galera!!!
Na minha ranger anterior, CD 2007, troquei os anéis de segmento e resolveu o problema... Vou fazer o mesmo na minha atual, CD 08, após a segunda dose da vacina AstraZeneca, lógico!
Abraços a todos e todas!
evandrothomaz
31/05/2021, 13:42
Boa tarde!
Também estou nesse dilema. comprei a Ranger faz uns 5 meses (2008 - XLT 2.3 16v), a temperatura sempre trabalhando próximo do mínimo. O veículo tem procedência, histórico de manutenções dos últimos 9 anos, etc...
Trocar sensores e válvula visando melhorar um pouquinho o consumo? Acho que não vou mexer nesse vespeiro.
Não sei se acontece na de vocês, mas a minha já liga a ventoinha junto com o motor. Não vi nenhuma gambiarra ou ligação direta da mesma...
Seguimos acompanhando.
Stefanlxv
06/06/2021, 12:09
Precisou retificar ou só fez a troca dos anéis mesmo?
Stefanlxv
08/06/2021, 08:04
Boa tarde!
Também estou nesse dilema. comprei a Ranger faz uns 5 meses (2008 - XLT 2.3 16v), a temperatura sempre trabalhando próximo do mÃ*nimo. O veÃ*culo tem procedência, histórico de manutenções dos últimos 9 anos, etc...
Trocar sensores e válvula visando melhorar um pouquinho o consumo? Acho que não vou mexer nesse vespeiro.
Não sei se acontece na de vocês, mas a minha já liga a ventoinha junto com o motor. Não vi nenhuma gambiarra ou ligação direta da mesma...
Seguimos acompanhando.
Evandro,
Acho que se o problema da temperatura e recente recomendo voce fazer a troca, pois no longo prazo trabalhar a frio ira gerar problemas. O que voce pode fazer e´ pedir ao mecanico que guarde a valvula antiga (que provavelmente esta trabalhando aberta 100% do tempo), e se voce notar algum aumento excessivo no consumo de oleo coloca a antiga novamente.
Sobre a ventoinha, ela realmente trabalha direto e, pelo que entendi, aumenta a rotacao a medida que o sistema aquece.
evandrothomaz
16/06/2021, 11:51
Stefanlxv, (https://www.4x4brasil.com.br/forum/members/159415-stefanlxv.html)
Ela trabalha assim desde sempre, segundo o antigo proprietário... não se trata de um "problema" recente...
Um abraço!
Junior84
17/06/2021, 01:01
à alguns meses eu mesmo troquei a valvula termostatica da 2.8. Não é dificil. A Temperatura agora sobe até o meio, mesmo que um pouco devagar
FraguinhaRS
28/06/2021, 23:40
Boa noite galera,
Lendo os relatos, passei por isso com uma 98 2.5 gasolina, quase 2 anos... Temperatura do ar quente ficava no maximo morna, marcador de temperatura nao saia do minimo troquei 3 valvulas termostaticas, 2 sensores de temperatura, olhando videos sobre em sites americanos resolvi fazer um "Flush" ( remover as mangueiras que vai para o radiador do arquente e enfiar uma mangueira com água para tirar o barro do radiador do ar quente) resolveu e o ponteiro sempre fica no meio...
Espero que ajude, a agua circula por todo o sistema, se estiver entupido nao vai funcionar direto, agora tenho uma 2.3 16v 2011, so alegrias.
evandrothomaz
01/07/2021, 08:20
Bom dia conterrâneo. Sou nascido aí em Guaíba!
Agora que tem essa 2.3, vê se tb passa por isso: depois de um limpeza na TBI, quando vou para no semáforo ou trocar de marcha, o giro sobe até uns 1500 e demora uns segundos pra baixar. Imaginei que fosse a injeção e retirei os cabos da bateria pra dar um reset, mas não funcionou. Botei no scanner e não apontou nada, apenas uma leve entrada de ar, que não existe. Sensores e atuadores estão todos ok, não há mangueiras rachadas nem nada, tudo perfeito. Observe que a lenta não oscila, mas em relação ao que era antes da limpeza da TBI, a lenta agora opera em 1000, 1100, ao invés de 800 rpm.
Estava fazendo mais de 7,5 km/l e agora com esse probleminha faço 6.
Já passou por algo parecido ou conhece alguém com esse problema?
Um abraço!
rubão6cc
11/07/2021, 16:35
Essa questão do motor 2.3 consumir muito óleo eu tenho reparado na minha...antes de trocar a válvula termostática eu já tinha reparado que o óleo dava uma boa baixada a cada 5 mil km, quando sempre faço as trocas de óleo e filtro (sempre usei 5w30). Recentemente troquei a válvula termostática e resolveu o problema da temperatura baixa, mas tem essa questão do óleo...sinceramente não sei dizer se após a troca da válvula o consumo de óleo aumentou, mas fato é que sempre que chega perto dos 5 mil kms o nível do óleo já está quase no mínimo. Daí tenho uma dúvida..motores mais cansados normalmente usam óleo mais grosso. Quando saber o momento de começar a usar esse tipo de óleo e parar de usar o 5w30?
JPEDROSA2
12/07/2021, 17:29
Essa questão do motor 2.3 consumir muito óleo eu tenho reparado na minha...antes de trocar a válvula termostática eu já tinha reparado que o óleo dava uma boa baixada a cada 5 mil km, quando sempre faço as trocas de óleo e filtro (sempre usei 5w30). Recentemente troquei a válvula termostática e resolveu o problema da temperatura baixa, mas tem essa questão do óleo...sinceramente não sei dizer se após a troca da válvula o consumo de óleo aumentou, mas fato é que sempre que chega perto dos 5 mil kms o nível do óleo já está quase no mínimo. Daí tenho uma dúvida..motores mais cansados normalmente usam óleo mais grosso. Quando saber o momento de começar a usar esse tipo de óleo e parar de usar o 5w30?
Fala, galera!!!
Pois é.... Resolvi a baixa temperatura da minha xls 2.3 ano 2008, só gasolina... Era GNV e resolvi retirá-lo. Mas, como postei antes, com a temperatura normal, o consumo de óleo aumentou assustadoramente... Criei um problema: o carro não passava de jeito nenhum na vistoria do Inmetro/ rj, para legalizar só o combustível gasolina. Qual foi a solução após três reprovações por fumaça excessiva em 5.000 rotações? Voltar a velha termostática e "gelar" a ranger outra vez!. Passou na hora, hoje, sem reclamações.... Temperatura no pé outra vez ...
João/ Saquarema/RJ.
Jacson82
15/08/2021, 08:14
Bom dia!!!
Ainda estou na luta pela solução!!!
Vou ariscar mais uma vez trocar a Válvula termostática.
Jacson82
15/08/2021, 08:18
Notei nós comentários dos amigos alguns problemas que pelo jeito são comuns neste veículo!
Outra coisa que está acontecendo na minha, é que ela desliga as vezes... geralmente quando paro em algum cruzamento oi quando giro a direção, enfim toda vez que é acionado algo que faz a lenta oscilar ao ponto de desligar....
Mais alguém tem este problema?
Haendel Reis
20/12/2023, 15:03
Bom dia conterrâneo. Sou nascido aí em Guaíba!
Agora que tem essa 2.3, vê se tb passa por isso: depois de um limpeza na TBI, quando vou para no semáforo ou trocar de marcha, o giro sobe até uns 1500 e demora uns segundos pra baixar. Imaginei que fosse a injeção e retirei os cabos da bateria pra dar um reset, mas não funcionou. Botei no scanner e não apontou nada, apenas uma leve entrada de ar, que não existe. Sensores e atuadores estão todos ok, não há mangueiras rachadas nem nada, tudo perfeito. Observe que a lenta não oscila, mas em relação ao que era antes da limpeza da TBI, a lenta agora opera em 1000, 1100, ao invés de 800 rpm.
Estava fazendo mais de 7,5 km/l e agora com esse probleminha faço 6.
Já passou por algo parecido ou conhece alguém com esse problema?
Um abraço!
Boa tarde companheiro!
Comprei uma ranger 2007 com motor batido e o msm não deu retifica, comprei um motor da 2012 gasolina, coloquei no carro, ela esta com esse msm problema de marcha lenta, quando paro no sinal ela fica entre 1000 e 1500 giros, e quando tá rodando ela vai para 2000 giros quando tiro o pé, ela tbm não está dando retorno de água, e a temperatura
a fica sempre no zero, sabe me dizer oq pode ser? Conseguiu resolver o problema da sua?
Takenaga
27/04/2024, 11:21
Bom dia. Adquiri uma ranger 2.3 Duratec mod. 2011 que estava com o mesmo problema de trabalhar fria. Detalhe, adquiri porque a caminhonete estava num estado de conservação muito boa e a manutenção rigorosa. Ocorre que o antigo proprietário tinha outras duas ranger então acho que ele quis enfrentar esse problema.
Fui atrás de tudo o que poderia estar relacionado e, no fim, retirei pela segunda vez a termostática e fiz testes e percebi que ela abria com água morna já. E era motorcraft, só não sei se era a original de fábrica ou do varejo (creio que do varejo pq ainda estava com a etiqueta de papel com as informações intactas).
Comprei outra motorcraft e coloquei, solucionou o problema e subiu rapidamente a temperatura.
Ontem tinha ficado com o motor ligado e acelerando por mais de 30min pra ouvir o ronco forte da ventoinha.
Agora é andar e analisar o resto. Até sensor de temperatura da China eu comprei. Instalei o gadget no painel e ficou bem interessante.
Muito obrigado a todos, caso vejam esse reply e pelo excelente fórum.
Tmj!
rayllison
10/06/2024, 14:46
boa tarde, acho que a minha (ranger 2.3 16v 2009) esta parecida, porem eu tirei a termostatica e continuo usando sem, isolei tambem a viscosa, esta direto...e os eletros funcionam corretamente...vamos la: quando piso no acelerador ate o final rapido, sinto que ela meio que "afoga"e demora mais pra levantar a aceleracao.....se eu aliviar o pe um pouco ai ela "limpa"e acelera forte, mas mantendo o pé e deixando ela meio afogada.... ate a temperatura dela sobe, mesmo sem valvula, vai ate no meio e se eu continuar acelerando, chega no vermelho...ja troquei os bicos, bomba, regulador de pressao, limpei a flauta, troquei velas, cabos, bobina, sensor tps, sensor maf, sonda e sensor de temperatura...alguma ideia?