PDA

Ver Versão Completa : Óleo na correio dentada?



Indiana
26/05/2006, 19:59
Pessoal,

Acabei de trocar a embreagem da Land, e resolvi dar uma olhada no estado da correia dentada para aproveitar a estadia na oficina. Quando removi o bujão para verificar se haviam pedaços de borracha escorreu muito óleo do carter. Aparentemente o retentor da ponta do virabrequim está vazando, mas gostaria de saber se isso acontece mesmo, ou como pode ter acontecido.

Fazem 4 meses que comprei a Land do único dono, ela está atualmente com 90K rodados (7K comigo), e é ano 2000. Tive problemas com a bomba de vácuo, embreagem, e agora isso. To começanado a ficar cabreiro... Esses desgastes são normais pro tempo de vida dela?

Obrigado e abraços!

Indiana

José Augusto
27/05/2006, 22:39
Segundo o manual do motor maxion HSD 2.5, deve-se trocar as correias entre 90000 e 106000 km dependendo da versão, no caso da LAND acredito ser igual ao da RANGER que é aos 90000 km, agora retentores tem vida útil menor e se está vazando não tem jeito, tem que trocar.
Estes motores tem desgaste maior quanto mais tempo trabalham em alta rotação, problema na bomba de vácuo acredito não ter tanta influência com o modo de dirigir, já a embreagem sim.
Vc tem sorte de detectar o problema antes de ocorrer coisa pior, pois se a correia quebrar com o motor em movimento, as válvulas vão para o saco na melhor das hipóteses.

_portela
28/05/2006, 17:26
Indiana,

Concordo com o José Augusto...

Claro que tudo tem vida útil, principalmente borrachas, mas o que pode acelerar isto (no caso de retentores de motor) é, como já foi dito, dirigir de pé embaixo...
A embreagem também foi cedo...
Pelos dois sintomas eu já desconfiaria do jeito que o antigo dono dirigia...

Outra coisa é que a Land Rover, a despeito do motor dos nacionais ser "Maxion" (atual MWM-International) utilizado em outras viaturas como citado (e que nelas pode estar especificado a troca com 90000 km, não sei), recomenda a troca da correia dentada com 60000 km em climas tropicais ou uso severo e 120000 km nos demais casos (segundo o Manual de Oficina Land Rover)

Ao trocar a correia eu recomendo a troca dos esticadores, por preucação.

"Desgaste" "normal" "precoce" em Defender são: alternador e cilindros de embreagem e freio. Só.

A bomba de vácuo costuma das tchau na casa dos 120000 km, pelo menos.

:idea: Tempo de vida é muuuuuito relativo. O negócio é manutenção correta e na hora H e saber usar o bicho.

Abraço e boa sorte.

Ricardomkz
29/05/2006, 11:21
Indiana e demais amigos, NÃO SE DEVE USAR O BUJÃO EM USO NORMAL!!!
o uso do Bujão é recomendado somente para transpor rios e off-road mais pessado,
o normal é deixar sem o bujão, caso tenha problemas nos retentores,
o vazamento na garagem (e o grito da patroa) é indício de futuros problemas.
sds,

José Augusto
29/05/2006, 16:03
NÃO SE DEVE USAR O BUJÃO EM USO NORMAL!!!


Observação muito importante e pertinente. :palmas: :palmas: :palmas:

Cezar Moraes
01/06/2006, 08:20
Vc deve tomos muito cuidado com o nivel de óleo na troca,excesso de óleo aumenta o pressão e faz os retentores permitirem a passagem do óleo