Ver Versão Completa : Ranger xlt disel 2009 não pega no inverno.
Rarmilia
15/05/2020, 11:14
Olá pessoal. Tenho uma ranger xlt 2009 disel, que no inverno me dá uma dor de cabeça. Moro na serra gaúcha e no inverno as temperaturas são baixas passando de 0 graus. Começa o inverno e minha ranger não tem jeito de pegar quando a temperatura fica menor que 10 graus. O painel acende a bateria gira mas não tem jeito de pegar. A bateria está boa mas sempre preciso chamar o socorro para fazer uma direta ( que pega rapidinho) e vida que segue. Ando com ela uns minutos e durante o dia liga e desliga normal.. chega no dia seguinte..... Não liga..... Já levei a vários lugares e não consegui resolver..alguém já teve esse problema? E como resolveu? Obrigada
Muito provável que sejam as velas aquecedoras que estejam queimadas. É comum acontecer, é só vai notar no friozão mesmo.
RicardoFLN
25/05/2020, 16:24
Paulo, até onde eu saiba NGD 3.0 não tem velas aquecedoras, ao menos originalmente.
Pelo relato da colega, o problema pode ser falta de compressão. Tu vai lá e mata a tua bateria, nesse meio tempo queira ou não, teus cilindros/pistões vão ganhando um pouco de temperatura. Quando chega o resgate com uma bateria boa, já há um pré-aquecimento da câmara de combustão, de tanto tu teres girado o motor, aí pega normal.
Nos liga e desliga durante o dia, não há dificuldade de ligar pois o motor não chega a esfriar completamente, tem um "calor residual", fora que a temperatura do ar já é maior.
Pra ver se realmente é esse o problema, tem o método raiz que é colocar fogo em uma bucha de pano e aproximar da boca do filtro de ar e girar a chave. Motor vai admitir o ar aquecido e fica mais fácil de pegar.
Tem o método raiz feminino (que acabei de inventar:lol:) que ao invés de usar fogo usa um secador de cabelo!
Pode tb dar uma leve "sprayzada" de WD-40 ou qualquer óleo desengripante. Nesse caso é melhor abrir a caixa do filtro e tocar o spray direto no duto, assim não meleca o papel do filtro de ar.
Se essas opções fizerem ela pegar de pronto, então teu problema é realmente falta de compressão.
Sds.
Paulo, até onde eu saiba NGD 3.0 não tem velas aquecedoras, ao menos originalmente.
Pelo relato da colega, o problema pode ser falta de compressão. Tu vai lá e mata a tua bateria, nesse meio tempo queira ou não, teus cilindros/pistões vão ganhando um pouco de temperatura. Quando chega o resgate com uma bateria boa, já há um pré-aquecimento da câmara de combustão, de tanto tu teres girado o motor, aí pega normal.
Nos liga e desliga durante o dia, não há dificuldade de ligar pois o motor não chega a esfriar completamente, tem um "calor residual", fora que a temperatura do ar já é maior.
Pra ver se realmente é esse o problema, tem o método raiz que é colocar fogo em uma bucha de pano e aproximar da boca do filtro de ar e girar a chave. Motor vai admitir o ar aquecido e fica mais fácil de pegar.
Tem o método raiz feminino (que acabei de inventar:lol:) que ao invés de usar fogo usa um secador de cabelo!
Pode tb dar uma leve "sprayzada" de WD-40 ou qualquer óleo desengripante. Nesse caso é melhor abrir a caixa do filtro e tocar o spray direto no duto, assim não meleca o papel do filtro de ar.
Se essas opções fizerem ela pegar de pronto, então teu problema é realmente falta de compressão.
Sds.
Verdade Ricardo, a 3.0 só com o adaptador... se fosse vela estava fácil de resolver :(
Rarmilia
27/05/2020, 17:03
Olá Ricardo.. obrigada pelas dicas.. ainda não consegui testar o método esse sugerido.. mas hoje mesmo estamos a 11 graus na serra gaúcha e novamente fiquei na mão com a ranger... Chamei o resgate e na primeira virada de chave vida que segue. Como já estou incomodada com isso, levei ela em uma central de bateria ( menos de 2min dirigindo). Fiz os testes da bateria atual ( menos de 2 anos) teste no alternador e tudo deu ok... Liguei e desliguei ela várias vezes e pegou super bem.. como se nada tivesse acontecendo. Me indicaram levar ela em um eletricista pois poderia não estar chegando potência suficiente neste primeiro giro pela manhã... Não sei se o eletricista vai ajudar em alguma coisa, sendo que q pouco tempo troquei o filtro da bomba do combustível e a bomba da água e tensor.. vou comentar sobre essa questão sobre a falta de compressão..
Vale relatar que fiquei 10 dias viajando e como a ranger "dormia" fora e pela manhã mesmo estando frio ela pegava sol, não tinha problemas na primeira batida de motor... Foi só colocar na garagem que o problema retoma...
RicardoFLN
27/05/2020, 20:48
Olá Ricardo.. obrigada pelas dicas.. ainda não consegui testar o método esse sugerido.. mas hoje mesmo estamos a 11 graus na serra gaúcha e novamente fiquei na mão com a ranger... Chamei o resgate e na primeira virada de chave vida que segue. Como já estou incomodada com isso, levei ela em uma central de bateria ( menos de 2min dirigindo). Fiz os testes da bateria atual ( menos de 2 anos) teste no alternador e tudo deu ok... Liguei e desliguei ela várias vezes e pegou super bem.. como se nada tivesse acontecendo. Me indicaram levar ela em um eletricista pois poderia não estar chegando potência suficiente neste primeiro giro pela manhã... Não sei se o eletricista vai ajudar em alguma coisa, sendo que q pouco tempo troquei o filtro da bomba do combustÃ*vel e a bomba da água e tensor.. vou comentar sobre essa questão sobre a falta de compressão..
Vale relatar que fiquei 10 dias viajando e como a ranger "dormia" fora e pela manhã mesmo estando frio ela pegava sol, não tinha problemas na primeira batida de motor... Foi só colocar na garagem que o problema retoma...
Deixa pontuar mais algumas coisa. Dois anos em uma bateria se ela for dessas marca diabo pode ser bastante!
Em veículos diesel o mais importante em uma bateria é o CCA (cold cranking amps), deve ser o maior possível, 660, 700...
O "vigor" da bateria é algo relevante na partida com motor frio.
Bom, espero que teu problema seja um bode elétrico, é mais fácil e barato de resolver.
Sds.
Rarmilia
28/05/2020, 00:12
Estou utilizando uma bateria Moura de 75 amperes. Amanhã vou levar no eletricista, caso não resolva vou testar aumentar a bateria para 90 amperes. Se descobrir o problema aviso. Obrigada pelas dicas.
RicardoFLN
28/05/2020, 07:55
Estou utilizando uma bateria Moura de 75 amperes. Amanhã vou levar no eletricista, caso não resolva vou testar aumentar a bateria para 90 amperes. Se descobrir o problema aviso. Obrigada pelas dicas.
Não, tu não entendeu direito. Exemplo, vale mais a pena colocar uma de 75 com CCA de 700, do que uma de 95 com CCA de 600.
Sds.
Vale a pena investir em uma bateria EFB (veículos Stuart/stop). Acabei de trocar a minha moura de 70Ah por uma heliar EFB de 72Ah, o cca dela é 700ah. Outro colega (monster) também pegou uma EFB da moura para a ranger dele.
RicardoFLN
28/05/2020, 12:27
Vale a pena investir em uma bateria EFB (veículos Stuart/stop). Acabei de trocar a minha moura de 70Ah por uma heliar EFB de 72Ah, o cca dela é 700ah. Outro colega (monster) também pegou uma EFB da moura para a ranger dele.
Paulo, unidade do CCA é amper (A).:concordo:
Na última troca eu cheguei a avaliar a colocação de uma EFB. Na minha matriz decisória a pontuação foi menor que uma normal sem manutenção. Era 6% a mais de CCA na EFB, 11% a mais de massa e 28% maior no preço, para uma garantia igual de 2 anos.
Não sei quanto a durabilidade dessas EFB, mas isso é coisa que daqui um tempo tu consegues dar algum feedback.
Eu na verdade nunca consigo saber quanto dura uma bateria, pois não uso até o osso, apesar de minha Ranger poder pegar no tranco sem problema, e não ter frescuragens elétricas. Eu deixo na Ranger por algo entre 1 a 1,5 anos, depois migro ela pra uma Variant 1 e depois ela pula pra um Jeep Ford.
Abs.
Rarmilia
28/05/2020, 12:36
Então...... Acabai de sair da elétrica e o rapaz não acusou problemas elétricos. Me aconselhou a procurar o mecânico pois acredita que o problema seja na bombinha de combustível ( troquei ela a 1 ano aproximadamente) ou injeção.. Antes de levar ao mecânico ou tentar arrumar uma bateria Efb emprestada como sugestão de vocês, para ver se o problema resolve... Antes uma bateria que injeção em mecânico..
E a novela continua... Em seguida novos episódios...
Paulo, unidade do CCA é amper (A).:concordo:
.
:master:
galera me desculpem pelo erro GROTESCO, e cuidado pra não comprarem baterias com cca em ampère hora....
RicardoFLN
28/05/2020, 14:47
:master:
galera me desculpem pelo erro GROTESCO, e cuidado pra não comprarem baterias com cca em ampère hora....
kkkk, sem galho! Sinta-se livre pra me corrigir a qualquer tempo, acho que vou agradecer.:concordo:
(Tá lá a pessoa procurando as velas aquecedoras 6 anos depois!:lol:)
Francisco Casal
28/05/2020, 19:37
Olá Ricardo.. obrigada pelas dicas.. ainda não consegui testar o método esse sugerido.. mas hoje mesmo estamos a 11 graus na serra gaúcha e novamente fiquei na mão com a ranger... Chamei o resgate e na primeira virada de chave vida que segue. Como já estou incomodada com isso, levei ela em uma central de bateria ( menos de 2min dirigindo). Fiz os testes da bateria atual ( menos de 2 anos) teste no alternador e tudo deu ok... Liguei e desliguei ela várias vezes e pegou super bem.. como se nada tivesse acontecendo. Me indicaram levar ela em um eletricista pois poderia não estar chegando potência suficiente neste primeiro giro pela manhã... Não sei se o eletricista vai ajudar em alguma coisa, sendo que q pouco tempo troquei o filtro da bomba do combustível e a bomba da água e tensor.. vou comentar sobre essa questão sobre a falta de compressão..
Vale relatar que fiquei 10 dias viajando e como a ranger "dormia" fora e pela manhã mesmo estando frio ela pegava sol, não tinha problemas na primeira batida de motor... Foi só colocar na garagem que o problema retoma...
Boa noite parceiro, sou teu vizinho de cidade, e cara, ou teu motor não tem mais nada de anéis e perde muuita compressão, ou teu problema é outro, pq 11 graus não é frio suficiente para esse tipo de problema acontecer. Experimenta checar as escovas do motor de arranque, pq se elas estiverem gastas, o motor de arranque não tem "tesão" suficiente girando lentamente o motor fazendo com que a partida a frio fique demorada, isso aconteceu com a 2.5 qie tive, arrumei o motor de arranque e melhorou uns 80% a partida a frio pela manhã! Pq francamente se fosse compressão o problema, vc estaria emendando muito óleo no motor coisa de 1 litro a cada 1000 kms, mas acho que esse não é o caso!
Rarmilia
05/06/2020, 00:45
Então pessoal. Após vários testes e uma semana fria aqui no sul ( chegamos a 4°), veio o veredicto. Bateria!
Apesar de minha bateria estar boa, Moura 75ah com a carga dentro do limite aceitável e fechando 2 anos, aparentemente não estava sendo suficiente para as temperaturas baixas do sul. Levei a ranger ao mecanico que queria trocar bomba, mexer nos bicos e compreensão.. Achei melhor fazer um teste com uma bateria mais potente 90ah e bingo. Fiz o teste de uma semana em temperar frias e deixando ela até dois dias parada, não tive problemas. Partida rápida, bonita e de primeira. Percebi também que o motor está mais forte, principalmente logo nos 5min pós partida e não está mais "engasgando" quando passo dos 2000 giros. Resumindo: para meu caso a bateria nova e mais potente 90ah foi o suficiente para meu caso. Agradeço as ideias e trocas de informações e espero ajudar a outras pessoas com o caso. Poupei uma mecânica que certamente não iria sair barata. Abraço pessoal.
RicardoFLN
05/06/2020, 15:40
Então pessoal. Após vários testes e uma semana fria aqui no sul ( chegamos a 4°), veio o veredicto. Bateria!
Apesar de minha bateria estar boa, Moura 75ah com a carga dentro do limite aceitável e fechando 2 anos, aparentemente não estava sendo suficiente para as temperaturas baixas do sul. Levei a ranger ao mecanico que queria trocar bomba, mexer nos bicos e compreensão.. Achei melhor fazer um teste com uma bateria mais potente 90ah e bingo. Fiz o teste de uma semana em temperar frias e deixando ela até dois dias parada, não tive problemas. Partida rápida, bonita e de primeira. Percebi também que o motor está mais forte, principalmente logo nos 5min pós partida e não está mais "engasgando" quando passo dos 2000 giros. Resumindo: para meu caso a bateria nova e mais potente 90ah foi o suficiente para meu caso. Agradeço as ideias e trocas de informações e espero ajudar a outras pessoas com o caso. Poupei uma mecânica que certamente não iria sair barata. Abraço pessoal.
Que ótimo!:concordo:
Mas essa de sentir o motor mais potente é efeito placebo....rsrs
Sds.
Francisco Casal
09/06/2020, 20:44
Pode até ser que não, 3.0 tem bastante eletrônica embarcada, daqui a pouco não chegava corrente correta necessária em um sensor e dava esse sintoma. Na minha por exemplo, o vidro do motorista não abaixa se a bateria estiver fraca...
RicardoFLN
09/06/2020, 21:09
Pode até ser que não, 3.0 tem bastante eletrônica embarcada, daqui a pouco não chegava corrente correta necessária em um sensor e dava esse sintoma. Na minha por exemplo, o vidro do motorista não abaixa se a bateria estiver fraca...
Hmmm, interessante! Minha rusticidade não permite ter um veículo desses.....kkkk
Sds.
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