Ver Versão Completa : Restauração Jeep 79 4 cil
Marcos Eduardo de Aquino
08/05/2020, 22:57
Ola, sou novo aqui, não entendo nada de carros antigos e muito menos de jeep.. mas comprei um jeep ford 79 azul 4 cil... e achei ele bem conservado, queria indicações de especialistas em restauração... sou de SP Capital..
vou tentar enviar algumas fotos dele... acredito que tenha itens que ao longo dos anos foram alterados, mas o carro não tem um podre, um amassado, nada.. não sei nem quanto vale,
ele foi de um unico dono, ficou os ultimos 10 anos muito bem guardado
gostaria muito de deixar ele tão bonito quanto no dia que saiu da concessionaria
*sou pessimo fotgrafo e o carro esta em uma garagem muito escura... mas ele tem a pintura toda original, e pelo desgastes geral ele rodou os 84.00 km que constam no velocimetro..
queria realmente deixar ele todo original, mas estou tendo dificuldades em achar material para referencia e queira ter um profissional que conheça bem jeeps para poder cuidar de todo o processo
Rodrigo Baratti
09/05/2020, 20:24
Seja bem vindo Marcos!
Bom, saiba que tens um veículo antigo, robusto, duro, com freios péssimos, direção pesada, suspensão de carroça e sem frescura nenhuma.
Quem gosta fica a vida toda com ele, como o dono anterior desse aí ou como eu!
Vai deixar original mesmo, pra por placa preta ou pretende melhorar algumas coisas?
A parte externa parece toda original, somente as rodas foram trocadas, essas são da F1000.
Como está a mecânica? Original e tá rodando? Sistema de freios e direção geralmente são as primeiras adaptações feitas.
[]’s e boa sorte
Marcos Eduardo de Aquino
09/05/2020, 22:38
Ainda nao liguei ele, mas ele esta funcionando bem.. se ele for tão original quanto eu acho que ele é vou deixar ele o mais original possivel
matrakaum
20/05/2020, 21:44
Ainda nao liguei ele, mas ele esta funcionando bem.. se ele for tão original quanto eu acho que ele é vou deixar ele o mais original possivel
Vc vai fazer o que com ele? O que vc espera dele?
São perguntas essenciais para pautar o que vc deve fazer.
Eu, pessoalmente, que não curto trilhas destrutivas, acho que direção hidraulica, e freios é o mínimo e, pra o essencial.
Claro, além de dar um jeito de acabar, estirpar, sumir, com a desgraça do carburador.... mas isto sou eu que tenho uma relação conflituosa com carburadores.
Aristides Jr
21/05/2020, 09:25
Olá Marcos!
Parabéns pelo Jeep!
Voce está com uma Jóia nas mãos!
Pode até parecer natural e desejável que um veículo tenha os melhores freios e direção, mas isso não se aplica em veículos antigos originais, este seu Jeep é autêntico e genuíno!
Todos os sistemas deste Jeep são suficientes para fazê-lo funcionar de forma satisfatória, dá para acompanhar normalmente o trânsito atual, estando tudo em ordem, pode ir até o fim do mundo e voltar!
Quando digo todos os sistemas estou incluindo freio, direção e iluminação, ... enfim tudo, mantenha o original!
Não faça nenhuma modificação nele, a não ser que o objetivo seja deixá-lo mais original.
Abraço Aristides Júnior
Sydney66
21/05/2020, 20:05
Vc vai fazer o que com ele? O que vc espera dele?
São perguntas essenciais para pautar o que vc deve fazer.
Eu, pessoalmente, que não curto trilhas destrutivas, acho que direção hidraulica, e freios é o mínimo e, pra o essencial.
Claro, além de dar um jeito de acabar, estirpar, sumir, com a desgraça do carburador.... mas isto sou eu que tenho uma relação conflituosa com carburadores.
KKKKK, Matrakaum, essa sua observação foi ótima, pensei que essas relações conflituosas eram mais características de casamento, rsrsrs, mas no meu caso vou lhe dizer uma coisa, apesar dos altos e baixos, acho que gosto de uma "dor de cabeça" com esses indivíduos (carburadores), tanto que comprei mais um!!!
KKKK, isso é que é gostar de dor de cabeça!
572561
572562
calhiandro
22/05/2020, 12:26
KKKKK, Matrakaum, essa sua observação foi ótima, pensei que essas relações conflituosas eram mais características de casamento, rsrsrs, mas no meu caso vou lhe dizer uma coisa, apesar dos altos e baixos, acho que gosto de uma "dor de cabeça" com esses indivíduos (carburadores), tanto que comprei mais um!!!
KKKK, isso é que é gostar de dor de cabeça!
572561
572562
Meu amigo pagasse quanto nesse?
Sydney66
22/05/2020, 17:44
Boa noite amigo Calhiandro;
Estou lhe devendo uma visita a Garanhuns faz tempo! Mas nesse tempo nem viajar para Recife eu posso.
O carbura é o modelo para o jeep à álcool, já que nossa gasolina hoje tem mais álcool que gasolina....kkkkkk, mas é original.
Foi início do ano passado, acho, paguei R$ 600 ou 700 se me lembro bem.
Acho que ainda encontra no ML, mas acho que já passa dos mil hoje.
A outra peça é a base do modelo à gasolina, isso foi barato, nem lembro o preço mas baratinho, comprei em MG, para manter o meu carbura enquanto der, quando não der mais instalo esse, rsrsrsrs.
Abraços
calhiandro
22/05/2020, 20:10
Boa noite amigo Calhiandro;
Estou lhe devendo uma visita a Garanhuns faz tempo! Mas nesse tempo nem viajar para Recife eu posso.
O carbura é o modelo para o jeep à álcool, já que nossa gasolina hoje tem mais álcool que gasolina....kkkkkk, mas é original.
Foi início do ano passado, acho, paguei R$ 600 ou 700 se me lembro bem.
Acho que ainda encontra no ML, mas acho que já passa dos mil hoje.
A outra peça é a base do modelo à gasolina, isso foi barato, nem lembro o preço mas baratinho, comprei em MG, para manter o meu carbura enquanto der, quando não der mais instalo esse, rsrsrsrs.
Abraços
Meu amigo satisfação em falar contigo.
Olha tem como tirar mais fotos?
Por exemplo esse carburador tem o número de referência dele gravado no carburador? Na caixa deve ter a numeração queria saber se veio nele essa numeração?
Logo logo você poderá vir quando passar essa pandemia
Abração
Sydney66
23/05/2020, 17:21
Boa tarde amigo Calhiandro;
Sim veio na caixa Ford e tudo. E nele ainda tem uma chapinha com o código Motorcraft/Ford - 82BU-9510-A.
O código da Solex/Brosol é o H-40 DEIS.
É o que queria?
Abraços
calhiandro
23/05/2020, 21:36
Boa tarde amigo Calhiandro;
Sim veio na caixa Ford e tudo. E nele ainda tem uma chapinha com o código Motorcraft/Ford - 82BU-9510-A.
O código da Solex/Brosol é o H-40 DEIS.
É o que queria?
Abraços
Justamente esse código 82BU-9510-A teria que vir gravado no carburador, coisa que o meu não veio, por isso acho que é uma replica chinesa.
Era só essa informação
abraços meu amigo
Sydney66
24/05/2020, 19:10
Réplica chinesa?????
Estão reproduzindo carburadores Solex?? Sério? Comprou na internet? Tem fotos dele? Só vendo para acreditar!!
Mas se forem de boa qualidade....
Antes de adquirir esse tinha comprado um usado recondicionado com limpeza química, acho que você ainda encontra desses, são mais baratos.
Abs
calhiandro
25/05/2020, 16:15
Réplica chinesa?????
Estão reproduzindo carburadores Solex?? Sério? Comprou na internet? Tem fotos dele? Só vendo para acreditar!!
Mas se forem de boa qualidade....
Antes de adquirir esse tinha comprado um usado recondicionado com limpeza química, acho que você ainda encontra desses, são mais baratos.
Abs
Comprei no Mercado livre pela Horizonte auto peças. Não coloco a mão no fogo que é original principalmente por não vir com o código inscrito no carburador.
Sydney66
25/05/2020, 19:40
Ahhhhhhhh;
Já comprei nessa loja também, não lembro agora o que foi mas comprei por terem anunciado como original e era raro, mas quando recebi vi que não era.....cabeça ruim....lembrei foi o distribuidor eletrônico dos últimos jeeps, como o seu, original da bosch é raríssimo, e anunciaram como bosch, quando recebi não era, era chinês mesmo!!
Marcio Vargas
29/05/2020, 10:01
Legal,
Estou a procura de um neste estado (ou ate um pouco pior). Sem grandes modificações, com os sistemas originais em cima, mesmo nao funcionando, com documentos.
Projeto é depois de tantos anos no MSJ, mais de uma década, deixar ele como saiu da fabrica.
Já decidiu o que fazer com o seu?
Rodrigo Vieira Barreto
29/05/2020, 14:52
572731572732
galera, provavelmente nao tem relação com o assunto, mas alguém sabe pra que serve esses dois buracos perto do para brisa e esse no painel ?
Marcio Vargas
29/05/2020, 15:06
Provavelmente algum dono anterior tinha alguma gambiarra por ai.
matrakaum
29/05/2020, 18:49
KKKKK, Matrakaum, essa sua observação foi ótima, pensei que essas relações conflituosas eram mais características de casamento, rsrsrs, mas no meu caso vou lhe dizer uma coisa, apesar dos altos e baixos, acho que gosto de uma "dor de cabeça" com esses indivíduos (carburadores), tanto que comprei mais um!!!
KKKK, isso é que é gostar de dor de cabeça!
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Pois é, eu realmente não tenho sorte. Minha saga começou com aqueles carburadores semi eletrônicos, acho que era isto, da VW que equipavam a linha gol/parati 94. Depois de comprar mais de 05 daqueles e ninguém conseguir regular, depois de ter vendido o carro, meu irmão que é engenheiro e produz peças para montadoras, dentre elas a VW, com um amigo responsável exatamente pela área, descobriu que estes carburadores eram impossíveis de se regular sem equipamento especial. Tinham sei lá o que de vácuo.
No Jeep já comprei uns 5 carburadores. E olha que um deles foi para a Brosol/Solex para dar um jeito.
Sim, estes carburadores ainda são fabricados, tinha um conhecido que trabalhava na fábrica, que se não me engano fica na Barra Funda. Mas não tem jeito.
Referente a Horizonte, hmmm, já ouviu a expressão "ficar com um olho no peixe fritando e outro no gato do lado"? Pois, é. Meu último carburador comprei lá é nunca funcionou.
Eu, trabalhava com auto peças, tinha desmanche, e às vezes tinha contato com eles.
matrakaum
29/05/2020, 20:01
Provavelmente algum dono anterior tinha alguma gambiarra por ai.
Gambiarra???
Vou te contar uma história (com "H" pq. é verdadeira). Meu jipe veio com uma botoeira do lado esquerdo do motorista, bem próximo ao buraco na chapa do jipe do amigo aí em cima, que era chique. Tinham interruptores ali iluminados, fixos em um suporte plástico bem bacana.
Um dia aquele suporte quebrou, aí fui desmontar para ver de qual carro era e comprar outro. Comecei desmontar e a coisa começou a ficar complexa, pq. por trás estava cheio de massa plástica, mas coisa bem feita.
Fui desmontando, desmontando, percebi que os botões estavam fundidos naquela massa e fui indo.
Ao terminar ficou um puta buraco, um rasgo na lata, de uns 5 cm x 3 cm. Agora o trabalho era descobrir o que era aquele plástico bem bacana que estava lá.
Fiquei uns dias tirando aquela massa, até que consegui limpar a peça e ver um nome gravado. Liguei na empresa e nada. Mandei email explicando o ocorrido, inclusive que estava no meu jipe, e que queria comprar outra peça igual, mandei foto.
Passou uns dias me liga um kra, dizendo ser da empresa, e mais, era o dono que surpreso pediu para eu contar....
Contei, o cara se mostrou admirado e afirmou que aquilo era..... era... UMA MANTEGUEIRA... sim, amigos, era aqueles utensílios plásticos vendidos em lojas de quinquilharia para por manteiga.
DÁ PARA ACREDITAR KEVINHO!!!!!!!????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
xibiu!!!
29/05/2020, 20:18
galera, provavelmente nao tem relação com o assunto, mas alguém sabe pra que serve esses dois buracos perto do para brisa e esse no painel ?
572731572732
O furo interno do lado esquerdo do painel perto da porta é original de fábrica, e é por onde passa a mangueira do "motor" a vácuo do limpador do para-brisa do lado do motorista, nos sistemas mantidos originais, já que do lado do passageiro nos ainda originais, são manuais com acionamento por "manivela".
Os demais furos, concordo com a colega Márcio Vargas que são sobras de gambiarras que estavam instaladas no Jeep.
572745572746572747
Sydney66
30/05/2020, 15:45
Gambiarra???
Vou te contar uma história (com "H" pq. é verdadeira). Meu jipe veio com uma botoeira do lado esquerdo do motorista, bem próximo ao buraco na chapa do jipe do amigo aí em cima, que era chique. Tinham interruptores ali iluminados, fixos em um suporte plástico bem bacana.
Um dia aquele suporte quebrou, aí fui desmontar para ver de qual carro era e comprar outro. Comecei desmontar e a coisa começou a ficar complexa, pq. por trás estava cheio de massa plástica, mas coisa bem feita.
Fui desmontando, desmontando, percebi que os botões estavam fundidos naquela massa e fui indo.
Ao terminar ficou um puta buraco, um rasgo na lata, de uns 5 cm x 3 cm. Agora o trabalho era descobrir o que era aquele plástico bem bacana que estava lá.
Fiquei uns dias tirando aquela massa, até que consegui limpar a peça e ver um nome gravado. Liguei na empresa e nada. Mandei email explicando o ocorrido, inclusive que estava no meu jipe, e que queria comprar outra peça igual, mandei foto.
Passou uns dias me liga um kra, dizendo ser da empresa, e mais, era o dono que surpreso pediu para eu contar....
Contei, o cara se mostrou admirado e afirmou que aquilo era..... era... UMA MANTEGUEIRA... sim, amigos, era aqueles utensílios plásticos vendidos em lojas de quinquilharia para por manteiga.
DÁ PARA ACREDITAR KEVINHO!!!!!!!????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Caramba Matrakaum, você pilotava uma manteigueira 4x4!!! Putz. A imaginação do ser humano não tem limites, kkkkkkkkk.
Fpontes79
13/07/2020, 20:28
Ola, sou novo aqui, não entendo nada de carros antigos e muito menos de jeep.. mas comprei um jeep ford 79 azul 4 cil... e achei ele bem conservado, queria indicações de especialistas em restauração... sou de SP Capital..
vou tentar enviar algumas fotos dele... acredito que tenha itens que ao longo dos anos foram alterados, mas o carro não tem um podre, um amassado, nada.. não sei nem quanto vale,
ele foi de um unico dono, ficou os ultimos 10 anos muito bem guardado
gostaria muito de deixar ele tão bonito quanto no dia que saiu da concessionaria
*sou pessimo fotgrafo e o carro esta em uma garagem muito escura... mas ele tem a pintura toda original, e pelo desgastes geral ele rodou os 84.00 km que constam no velocimetro..
queria realmente deixar ele todo original, mas estou tendo dificuldades em achar material para referencia e queira ter um profissional que conheça bem jeeps para poder cuidar de todo o processo
Olá Marcos, acho que estamos “quase” no mesmo barco. Quase porque eu ainda não comprei um Jeep, mas vi um à venda na rua e fiquei com vontade.
Também não manjo de carros, muito menos de carros antigos, mas estou gostando de ler artigos, vídeos e fotos no Instagram.
Vamos ver se eu crio coragem logo e compro um - aí vou ter que ir até o final.
Aproveitando: esse que você comprou foi quanto?
Um abraço e boa sorte.
Marcio Vargas
14/07/2020, 08:40
Olá Marcos, acho que estamos “quase” no mesmo barco. Quase porque eu ainda não comprei um Jeep, mas vi um à venda na rua e fiquei com vontade.
Também não manjo de carros, muito menos de carros antigos, mas estou gostando de ler artigos, vídeos e fotos no Instagram.
Vamos ver se eu crio coragem logo e compro um - aí vou ter que ir até o final.
Aproveitando: esse que você comprou foi quanto?
Um abraço e boa sorte.
PAra revisão e "recomposição" mecanica recomento o Tonella
Endereço: Estrada Municipal Bela Vista, 917 , Santana de Parnaíba - São Paulo.
(11) 94537-9441
Fpontes79
14/07/2020, 14:56
PAra revisão e "recomposição" mecanica recomento o Tonella
Endereço: Estrada Municipal Bela Vista, 917 , Santana de Parnaíba - São Paulo.
(11) 94537-9441
Valeu pela dica Marcio
Fpontes79
20/07/2020, 00:22
PAra revisão e "recomposição" mecanica recomento o Tonella
Endereço: Estrada Municipal Bela Vista, 917 , Santana de Parnaíba - São Paulo.
(11) 94537-9441
Alguém tem alguma dica de mecânico/conhecedor na região de Sorocaba? Tem dois Jeeps sendo vendidos naquela região e gostaria que um especialista me acompanhasse pra dar uma opinião profissional
matrakaum
20/07/2020, 16:56
Caramba Matrakaum, você pilotava uma manteigueira 4x4!!! Putz. A imaginação do ser humano não tem limites, kkkkkkkkk.
KKKK... é cada gambiarra.
Uma vez comprei uma Santana Quantum, sucata para desmanchar, o carro tinha tudo original. Fui desmontar o carro e achei algo estranho com os bancos. Qdo desmontei, o assoalho do carro era inteirinho costurado com fio de arame.... Dá pra acreditar que alguém anda naquilo??? Eu não acreditei...desde o porta-malas até a frente era dos dois lados costurado.....
Já vi cada coisa....
matrakaum
20/07/2020, 16:57
PAra revisão e "recomposição" mecanica recomento o Tonella
Endereço: Estrada Municipal Bela Vista, 917 , Santana de Parnaíba - São Paulo.
(11) 94537-9441
Este endereço que o amigo postou é do Tonella?
Fpontes79
20/07/2020, 18:36
Este endereço que o amigo postou é do Tonella?
Parece que sim - conhece?
Sydney66
20/07/2020, 21:43
[QUOTE=matrakaum;2529949]"KKKK... é cada gambiarra.
Uma vez comprei uma Santana Quantum, sucata para desmanchar, o carro tinha tudo original. Fui desmontar o carro e achei algo estranho com os bancos. Qdo desmontei, o assoalho do carro era inteirinho costurado com fio de arame.... Dá pra acreditar que alguém anda naquilo??? Eu não acreditei...desde o porta-malas até a frente era dos dois lados costurado.....
Já vi cada coisa...."
kkkkkk
Esse carro era do Fred Flintstone!!! Para vender ele fechou o assoalho ora!!!
Fpontes79
11/08/2020, 14:26
PAra revisão e "recomposição" mecanica recomento o Tonella
Endereço: Estrada Municipal Bela Vista, 917 , Santana de Parnaíba - São Paulo.
(11) 94537-9441
Só um detalhe: entrei em contato via WhatsApp com a oficina do Tonella e eles mencionam que trabalham apenas com a linha VW a ar na oficina
Marcio Vargas
11/08/2020, 14:34
Só um detalhe: entrei em contato via WhatsApp com a oficina do Tonella e eles mencionam que trabalham apenas com a linha VW a ar na oficina
A bom...
Obrigado pelo retorno.
Indiquei porque vi no canal dele ele fazendo um CJ5.
abs
Fpontes79
11/08/2020, 19:28
A bom...
Obrigado pelo retorno.
Indiquei porque vi no canal dele ele fazendo um CJ5.
abs
Pois é, também vi. Alguém indica alguma outra oficina em SP pra fazer revisão de motores? Estou pra pegar um 1974 com motor Ford original, mas está vazando óleo. Queria dar uma geral nesse motor
matrakaum
16/08/2020, 10:31
Parece que sim - conhece?
Conheço ele pelo canal do Youtube. Aprendi muita coisa com ele. Uma vez tive contato com ele, acho que eu estava atrás de um treco de platinado que ele inventou. Mas nunca o vi pessoalmente.
Acho que vou dar uma passada na oficina dele. A julgar pelo endereço a gente mora próximo.
Queria ver umas dicas de motor de opala com ele.
matrakaum
16/08/2020, 10:34
Pois é, também vi. Alguém indica alguma outra oficina em SP pra fazer revisão de motores? Estou pra pegar um 1974 com motor Ford original, mas está vazando óleo. Queria dar uma geral nesse motor
Tinha uma oficina em Osasco. Jd das Flores. Acho que era CJ Check-up. Meio careiro..mas estes motores é raridade achar alguém que mexe.
Sydney66
16/08/2020, 18:57
Fpontes79;
O jeep 74 originalmente é com motor 6cc BF, o 4cc Georgia foi a partir da metade do ano de 75. Mas se for 4cc (podem mudar o motor por diversas razões), o vazamento de óleo se dá pelo lado da embreagem ou pelo lado da polia dianteira?
Fpontes79
16/08/2020, 22:14
Fpontes79;
O jeep 74 originalmente é com motor 6cc BF, o 4cc Georgia foi a partir da metade do ano de 75. Mas se for 4cc (podem mudar o motor por diversas razões), o vazamento de óleo se dá pelo lado da embreagem ou pelo lado da polia dianteira?
Olá Sydney, você tem razão. Na verdade o Jeep que estou negociando é um 1976.
Segundo o proprietário atual, o vazamento é nas “juntas do motor ou na graxeta”. Não sei bem o que isso quer dizer.
De qualquer maneira estou pra pegar esse Jeep, e quero revisar o motor, arrumar esse vazamento e também já ver de colocar freio a disco.
Sydney66
18/08/2020, 16:37
Fpontes, boa tarde;
Pela descrição do proprietário já imagino onde seja. Os modelos 4cc até o ano de 1979 não tinham retentor no lado do volante, mas um selo de óleo, que chama de "gaxeta" idêntico ao usado no motor 4cc do opala, é uma peça em 2 semicírculos, aquilo original de fábrica não era 100% e mais ainda que só se encontra de 2ª linha, e tem um "jeitinho" para se colocar que hoje pouco mecânico sabe, então você vai conviver com isso, como eu (o meu é 1978) se for coisa pouca.
Só vaza com o motor trabalhando, a mancha que faz ele parado é apenas aquilo que já passou e ainda está escorrendo.
A solução, para quem tem quem faça, é usinar a peça para que fique como os modelos de 1980 em diante, que mudou esse local para o uso de retentor, ai acabou o problema mesmo, como no meu o vazamento não compromete, eu resolvi não mexer nisso, vai que no meu caso piora!!! rsrsrs.
574070
Abs
Fpontes79
19/08/2020, 08:15
Fpontes, boa tarde;
Pela descrição do proprietário já imagino onde seja. Os modelos 4cc até o ano de 1979 não tinham retentor no lado do volante, mas um selo de óleo, que chama de "gaxeta" idêntico ao usado no motor 4cc do opala, é uma peça em 2 semicírculos, aquilo original de fábrica não era 100% e mais ainda que só se encontra de 2ª linha, e tem um "jeitinho" para se colocar que hoje pouco mecânico sabe, então você vai conviver com isso, como eu (o meu é 1978) se for coisa pouca.
Só vaza com o motor trabalhando, a mancha que faz ele parado é apenas aquilo que já passou e ainda está escorrendo.
A solução, para quem tem quem faça, é usinar a peça para que fique como os modelos de 1980 em diante, que mudou esse local para o uso de retentor, ai acabou o problema mesmo, como no meu o vazamento não compromete, eu resolvi não mexer nisso, vai que no meu caso piora!!! rsrsrs.
574070
Abs
Obrigado mais uma vez Sydney. Eu assisti à alguns vídeos no YouTube, vi um cara falando exatamente sobre essa gaxeta em um motor de Maverick - a dica era deixar as gaxetas embebidas em óleo por 24 horas e na hora de montar, deixar elas um pouco descentralizadas ao invés de ficarem alinhadas com o encaixe.
Enfim, vou ter que achar um mecânico pra me dar um diagnóstico e então decidir o que fazer (ou não fazer rs).
Mais uma vez se alguém tiver uma oficina ou mecânico em SP, especialista em Jeep, pra indicar, fiquem à vontade.
Obrigado
Fpontes79
28/09/2020, 12:18
Fpontes, boa tarde;
Pela descrição do proprietário já imagino onde seja. Os modelos 4cc até o ano de 1979 não tinham retentor no lado do volante, mas um selo de óleo, que chama de "gaxeta" idêntico ao usado no motor 4cc do opala, é uma peça em 2 semicírculos, aquilo original de fábrica não era 100% e mais ainda que só se encontra de 2ª linha, e tem um "jeitinho" para se colocar que hoje pouco mecânico sabe, então você vai conviver com isso, como eu (o meu é 1978) se for coisa pouca.
Só vaza com o motor trabalhando, a mancha que faz ele parado é apenas aquilo que já passou e ainda está escorrendo.
A solução, para quem tem quem faça, é usinar a peça para que fique como os modelos de 1980 em diante, que mudou esse local para o uso de retentor, ai acabou o problema mesmo, como no meu o vazamento não compromete, eu resolvi não mexer nisso, vai que no meu caso piora!!! rsrsrs.
574070
Abs
Fala pessoal, ainda estou na luta contra o vazamento de óleo.
Mesmo após trocar as juntas e a gaxeta (tenho que usar gaxeta pois o meu vira foi usinado), continuou vazando óleo - muito óleo.
Depois de abrir de novo, o mecânico fez um teste de compressão. Ele notou que a compressão está muito baixa, e que está dando pressão ("vazando ar") pra dentro do carter. Ele quer abrir o motor, trocar os anéis e dar uma retífica.
Alguém já passou por isso?
Sydney66
29/09/2020, 19:41
Boa noite FPontes;
Sim eu já passei por isso muitos anos atrás, em 2000, só que não aumentou vazamento, foi pelo assentamento das válvulas.
Mas tem outra coisa para você falar com seu mecânico, se encontrou baixa compressão ele tem que ver a questão das válvulas também e outra coisa, esse motor tem sistema de ventilação positiva do cárter, então não era para dar isso, a não ser que o sistema esteja obstruído.
Então verifique o corta-chama, que é uma peça que está no bloco, perto do filtro de óleo, e que leva a uma mangueirinha que vai para a válvula PCV, ela pode estar com defeito também, peça para testar todo o sistema.
Mas na minha humilde opinião, se seu jeep já estava vazando, é feita a troca e passa a vazar mais, não é de uma hora para outra que se perde compressão, se fosse isso o problema já existia, e não aparecer assim, pode ser que no aperto do mancal tenha havido má instalação da gaxeta e deformação da mesma, reduzindo a capacidade de vedação.
Mas quando abrir, tudo isso vai ser descoberto.
Então, antes de fazer o serviço mais caro (dar um corte no motor e trocar anéis), verifica esses itens.
Abs
Fpontes79
29/09/2020, 23:24
Boa noite FPontes;
Sim eu já passei por isso muitos anos atrás, em 2000, só que não aumentou vazamento, foi pelo assentamento das válvulas.
Mas tem outra coisa para você falar com seu mecânico, se encontrou baixa compressão ele tem que ver a questão das válvulas também e outra coisa, esse motor tem sistema de ventilação positiva do cárter, então não era para dar isso, a não ser que o sistema esteja obstruído.
Então verifique o corta-chama, que é uma peça que está no bloco, perto do filtro de óleo, e que leva a uma mangueirinha que vai para a válvula PCV, ela pode estar com defeito também, peça para testar todo o sistema.
Mas na minha humilde opinião, se seu jeep já estava vazando, é feita a troca e passa a vazar mais, não é de uma hora para outra que se perde compressão, se fosse isso o problema já existia, e não aparecer assim, pode ser que no aperto do mancal tenha havido má instalação da gaxeta e deformação da mesma, reduzindo a capacidade de vedação.
Mas quando abrir, tudo isso vai ser descoberto.
Então, antes de fazer o serviço mais caro (dar um corte no motor e trocar anéis), verifica esses itens.
Abs
Já vou mandar isso pro mecânico agora - valeu pelas dicas!
Infelizmente estamos com a impressão de que o proprietário antigo já tinha ou sabia de algum problema mas omitiu. Eu acabei achando que esse vazamento era algo simples de resolver e acabei passado pra trás por inexperiência... Agora é respirar fundo e resolver.
Logo mais posto o resultado.
Fpontes79
02/10/2020, 21:05
Já vou mandar isso pro mecânico agora - valeu pelas dicas!
Infelizmente estamos com a impressão de que o proprietário antigo já tinha ou sabia de algum problema mas omitiu. Eu acabei achando que esse vazamento era algo simples de resolver e acabei passado pra trás por inexperiência... Agora é respirar fundo e resolver.
Logo mais posto o resultado.
Retomando: 2 pistões trincados, todos arranhados, 2 com anéis quebrados, camisas espelhadas... a coisa tá bem feia.
Foi pra retifica pra fazer as medidas e passar um orçamento. Em casos assim existe alguma garantia de a coisa irá mesmo funcionar existe a possibilidade de mesmo gastando tudo isso daqui a 6 meses o motor abra o bico novamente?
Existe mais algo que eu deva me atentar ou aproveitar pra melhorar?
Sydney66
04/10/2020, 10:35
Bom dia fPontes;
Como mencionei meu motor já passou por retífica, é normal em motores de projeto mais antigo, os atuais também fazem, mas numa kilometragem maior, e tem uns que me falaram, não se faz por não compensar, mas nos nossos sim.
Seu motor vai ficar novo novamente, isso foi falta de cuidado e manutenção, depois que receber o motor é cuidar conforme o plano de manutenção e não vai "abrir o bico" por muitos anos, esse mesmo para chegar nisso, se passaram muitos anos de maus tratos.
O que você pode aproveitar nesse momento, é pedir para a retifica (se eles fazem) usinar o mancal traseiro para passar a usar o retentor dos modelos que saíram em 1981/83 e não ter mais dor de cabeça com a gaxeta e aquele vazamento chatinho.
O retentor existe e é fácil de adquirir, lojas de 4x4 tem, retentor traseiro do virabrequim motor Ford Georgia OHC.
É isso.
Abraços
Boa noite amigo Calhiandro;
Estou lhe devendo uma visita a Garanhuns faz tempo! Mas nesse tempo nem viajar para Recife eu posso.
O carbura é o modelo para o jeep à álcool, já que nossa gasolina hoje tem mais álcool que gasolina....kkkkkk, mas é original.
Foi início do ano passado, acho, paguei R$ 600 ou 700 se me lembro bem.
Acho que ainda encontra no ML, mas acho que já passa dos mil hoje.
A outra peça é a base do modelo à gasolina, isso foi barato, nem lembro o preço mas baratinho, comprei em MG, para manter o meu carbura enquanto der, quando não der mais instalo esse, rsrsrsrs.
Abraços
Boa Noite... quanto ao carburador que adquiriu 40 DEIS substituiu no lugar de um 40 EIS? Nao precisou trocar gicles etc? Att
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