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Ver Versão Completa : Barulho Tracker 2008



MB12345
29/04/2020, 17:24
Pessoal, boa tarde.

Recentemente comprei esse carro e ele depois de um mês está fazendo esse barulho, parece de uma chaleira. Tem horas que o barulho fica alto e não para, outras vezes fica bem baixo.

Alguém sabe o que é? Ele faz tanto com o ar condicionado ligado e desligado.

Pesquisei um pouco e encontrei a informação de que é a bomba de água ou um rolamento da polia da corrente do motor.

Segue o vídeo do barulho que gravei.


https://youtu.be/KhSsQRtMovI

Muito obrigado pela atenção.

luizcarlosw
30/04/2020, 09:49
Peguei barulhos semelhantes à estes de "chaleira" umas 4 vezes em diferentes carros.

Em um antigo carburado era a junta do carburador dando entrada de ar falsa, resolvido trocando a junta.
Em outro injetado que tive uma vez foi rolamento do alternador e depois retentor do virabrequim, resolvidos trocando o rolamento do alternador e o retentor do virabrequim.

Na minha Tracker também deu barulho parecido ano passado, era o rolamento da bomba dágua, resolvido trocando a bomba.

Nos mecânicos que levei eles costumam usar um estetoscópio adaptado encostando uma chave longa em cada parte do motor e o outro lado no ouvido para ouvir a vibração e achar a fonte, ou um pedaço de mangueira onde colocam um lado no ouvido e outro vão chegando perto de cada peça, assim facilita achar a fonte principal do barulho.

Outra coisa que pode fazer é pegar um WD40 e dar uma boa espirrada no eixo da bomba dágua e ver se some/diminui, em seguida faz o mesmo em uma parte de cada vez, no eixo do alternador, na base das polias etc ... Se assim que aplicar o barulho sumir ou mudar achou. Na tracker fizeram estas duas coisas, primeiro ele foi ouvindo e ficou em dúvida entre a polia esticadora e a bomba, jogou WD 40 no eixo da bomba e o barulho sumiu, dai encomendei a bomba e levei para trocarem, e 60 dias depois a polia esticadora que ele estava com dúvida abriu o bico também rs... só que no caso da polia apareceu um barulho de algo raspando.

Mas chutaria no rolamento do alternador, da bomba dágua, retentor do virabrequim, alguma polia ou algum problema na bomba hidráulica.

MB12345
30/04/2020, 11:19
Peguei barulhos semelhantes à estes de "chaleira" umas 4 vezes em diferentes carros.

Em um antigo carburado era a junta do carburador dando entrada de ar falsa, resolvido trocando a junta.
Em outro injetado que tive uma vez foi rolamento do alternador e depois retentor do virabrequim, resolvidos trocando o rolamento do alternador e o retentor do virabrequim.

Na minha Tracker também deu barulho parecido ano passado, era o rolamento da bomba dágua, resolvido trocando a bomba.

Nos mecânicos que levei eles costumam usar um estetoscópio adaptado encostando uma chave longa em cada parte do motor e o outro lado no ouvido para ouvir a vibração e achar a fonte, ou um pedaço de mangueira onde colocam um lado no ouvido e outro vão chegando perto de cada peça, assim facilita achar a fonte principal do barulho.

Outra coisa que pode fazer é pegar um WD40 e dar uma boa espirrada no eixo da bomba dágua e ver se some/diminui, em seguida faz o mesmo em uma parte de cada vez, no eixo do alternador, na base das polias etc ... Se assim que aplicar o barulho sumir ou mudar achou. Na tracker fizeram estas duas coisas, primeiro ele foi ouvindo e ficou em dúvida entre a polia esticadora e a bomba, jogou WD 40 no eixo da bomba e o barulho sumiu, dai encomendei a bomba e levei para trocarem, e 60 dias depois a polia esticadora que ele estava com dúvida abriu o bico também rs... só que no caso da polia apareceu um barulho de algo raspando.

Mas chutaria no rolamento do alternador, da bomba dágua, retentor do virabrequim, alguma polia ou algum problema na bomba hidráulica.

Entendi, irei tentar isso.
Segunda eu deixo o carro na mecânica para eles resolverem. Assim que tiver retorno eu volto aqui r atualizo a situação.

Muito obrigado!

MB12345
05/05/2020, 15:30
Resultado da novela:
Dois rolamentos das polias estavam bem gastos, quase não rodavam mais. Também trocaram a correia micro v, ela estava aparentemente boa, ela tinha 3 lascas de borracha penduradas, não sei dizer se foi feito ao remover a correia do carro ou era esse o problema.
A garantia da loja não quis trocar o tensionador, ele também estava gasto.

De qualquer maneira a brincadeira foi 235 reais e o barulho sumiu.

Agora tem um barulho de metal arranhando mas não aparenta ser do motor. Logo mais eu verifico e volto aqui se possível.

Fica aí a informação pra quem tem o Tracker, muito obrigado pela atenção de todos.