PDA

Ver Versão Completa : Pneus AT, normal sentir "trepidação" em altas velocidades?

Slade
25/04/2020, 13:42
Pessoal, minha situação é bem peculiar.

Fizemos uma viagem longuíssima em nosso GV3 4x4. Ao final da viagem, sentíamos a traseira "trepidando" ao trocar de faixa em alta velocidade, principalmente com asfalto irregular. Verificamos que as suspensões estavam sem ação. Fizemos a troca das quatro suspensões e melhorou bastante. Porém, também colocamos na traseira dois pneus AT no lugar dos HT que lá estavam.

Agora, com as suspensões novas e carro alinhado, ainda sentimos a carroceria "trepidar" um pouco ao trocar de faixa em altas velocidades. Essa sensação vem da roda traseira. Levei numa "casa de suspensão", verificamos balanceamento etc, e está tudo ok com os pneus.

A questão é: é normal sentir alguma perda de estabilidade com os AT no eixo traseiro em altas velocidades (acima de 90 até 120 km/l), ao trocar de faixa, especialmente com asfalto irregular? O que mais deve ser verificado nesse caso?

Em reta não sentimos nada. Agradeço se alguém já teve experiência com isso e puder ajudar.

paulorl
26/04/2020, 10:51
Amigo, essa velocidade em específico é sinal da balanceamento que não foi bem feito. Já tive esse problema VÁRIAS vezes com diversos tipos de pneus, normalmente quando faço o balanceamento já aviso o cara que eu pego pista, ai não sei se eles colocam mais chumbo, se fazem com mais atenção, sei lá.... Mas vai por mim, o carro da minha esposa (Tucson) está no momento exatamente com esse problema, entre 90 e 120km/h. Preciso levar novamente para acertar esse balanceamento, só não levei ainda porque os pneus já estão bem gastos e provavelmente trocarei eles antes. :(

MATOSWR
28/04/2020, 17:53
Concordo com o amigo, tem tudo pra ser balanceamento. O bom mesmo seria procurar um lugar que faz o balanceamento no lugar. Sem tirar a roda.

PHMello
08/05/2020, 22:01
Boa noite!
Se os pneus são novos, tente fazer o chamado "balanceamento local", que é qdo não se retira a roda do lugar (nem toda "casa" de suspensão tem a máquina), e pode ser um problema de desgaste nas buchas da suspensão traseira.